Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Discussão entre um ateu e um cristão.


~SataN~
 Compartilhar

Posts Recomendados

Yahazu, ou André. Parece que o debate vai se prolongar mais um pouquinho rsrs.

 

Vamos lá Phefm'. A biblioteca de Alexandria, inclusive, estudei particularmente na minha formação acadêmica. Alguns fatos.

Zenódoto de Éfeso, tido como primeiro bibliotecário de Alexandria, teve sua indicação direta pelo rei. Correto?

Alexandria em si, recebia papiros de vários locais. Havia um sistema de logística "inclusive", para entregar esse material para reprodução ou mesmo que se fosse guardado em Alexandria. Filho, tu tens noção do quanto um papiro tinha que andar para chegar as mãos desse bibliotecário? Tens noção de quanto era necessário reproduzir conhecimento? Precisava-se de escribas, e mais, era uma época de adesão a nova forma de escrita, que demandava o uso de mais de 1 escriba para fazer um único documento. Ou seja, não havia conhecimento "DO UNIVERSO" naqueles documentos. Geralmente se tratavam de documentos comuns, alguns com dicas "médicas", outros com conhecimento sobre ervas e etc. É leigo afirmar que essa biblioteca traria o mais conhecimento ínfimo mais filosófico que for, as condições não permitiam tais atos. E quem escrevia sob a escuridão, nunca ia permitir seus documentos numa biblioteca reconhecida em metade do mundo. Questão lógica, apenas. Se quiser ler mais sobre, te passo algumas referências.

 

 

Sobre a Igreja, novamente. A Igreja cristã nunca pode se opor a ciência. Esse não é o ensinamento de Jesus. Não podemos julgar toda a história da Igreja, por conta de um cenário mínimo. Aproveito a própria fala do River para respondê-lo, temos de diferenciar ciência de pseudo-ciência.

 

Quanto a parte que levantou alguns ânimos, sobre a Evolução. Primeiro, vamos diferenciar o que diz a Bíblia, do que diz o cristianismo, certo? Na Bíblia há muitas coisas que foram relatadas especialmente na época em que foi escrita, livros apócrifos que não são tidos como "originais" e que ajudam a sustentar a história. Eu crer que Deus fez o mundo, não quer dizer que eu creio exatamente que ele fez como a bíblia diz, correto? As várias versões dos apóstolos colidem entre si, pois cada um relata da forma como a escrita deles os permitiu, como eles tiveram certa interpretação. Não quer dizer que a história é falsa, quer dizer que os pontos de vistas abordaram focos diferentes.

 

É como se eu e você virmos 2 extraterrestres, e você ficar assustado com o OVNI deles, e eu ficar assustado com o tamanho do pé que eles tem, compreende isso?

 

Voltando a Evolução então, após essa breve separação lógica. O Papa já disse que não se opõe a teoria da Evolução, mas que precisaria de provas cabíveis. (Infelizmente não lembro a data em que ele disse essa frase).

 

E logo se levantou questões de que a igreja é ignorante, ultrapassada e etc. Mas cara, todas as "provas" até então, são mais relacionadas a quase "certeza" do que realmente a um fato. O verdadeiro cristão não é contra a teoria só por ela ir contra a bíblia, não. Contudo, carecemos de provas e evidências concretas da tal Evolução. Um peixe lá de trocentos milhões de anos, um passarinho que muda o bico, e várias falhas na teoria não a comprovaram. Enquanto isso, tendes certeza, a Igreja se mantém aberta, como sempre foi, a ciência provada.

 

edit: é mais que lógico que tem coisas que eu não compreendo. Eu nunca disse ser o rei do conhecimento e da verdade. Por mais que eu tente e goste de me atribuir de novos assuntos e conhecimento científico, há sempre um limite até onde nossa capacidade permite. Da mesma forma que você aparentemente gosta de física, eu prefiro a matemática. É isso que nos faz tão diferentes e tão extraordinários. Eu só relatei o que eu vi em alguns estudiosos comentando a Evolução. Por isso tal fato é ainda restrito para a Igreja. Não quer dizer que minha opinião, e a opinião da igreja não possa se abrir inteiramente para uma nova evidência.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso você, que está lendo esse post, não entenda nada sobre a natureza da ciência e sobre Evolução, sugiro que dê uma passeada por esse sitezinho bem legal e interativo: http://www.ib.usp.br/evosite/evohome.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vão parar com essa masturbação de ideias aleatórias á respeito de algo tão complicado?

 

Tem muita gente que passa a vida toda tentando provar que Deus existe e não consegue. Tem muita gente que passa a vida toda tentando provar que Deus não existe e também não consegue.

 

Fé é fé. Acredita quem quiser e fim de papo. Não adianta ficar nesse blábláblá, tem coisa mt mais importante acontecendo no mundo.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Hagaro']Quando vão parar com essa masturbação de ideias aleatórias á respeito de algo tão complicado? Tem muita gente que passa a vida toda tentando provar que Deus existe e não consegue. Tem muita gente que passa a vida toda tentando provar que Deus não existe e também não consegue. Fé é fé. Acredita quem quiser e fim de papo. Não adianta ficar nesse blábláblá, tem coisa mt mais importante acontecendo no mundo.[/QUOTE] E quando você vai parar de se incomodar com os outros? rsrs Já passou da fase ein Hagaro? Não estamos tentando provar nada, na verdade estamos compartilhando conhecimentos opostos, adquirindo novos e aceitando opiniões. Graças a este debate pude expandir um pouco mais minha curiosidade, assim como o Yahazu também pôde. Este tópico e a discussão nele tem um fundamento importantíssimo que torna o que é de fato um fórum, discussões e aprendizagem. O que eu tirei daqui foi conhecimento, e não cabe a você determinar o que devemos ou não fazer. Pelo visto não conseguiu enxergar este ponto, preferiu ser um ignorante. Não existe o absolutismo. Não funciona bem assim, só prova o quão mente fechada tu é assim como vem dando outros exemplos menosprezando a galera que gosta de animes e etc... Assim como você gosta de futebol, se você não entende de um assunto e não tem a mínima vontade de discutir sobre, é mais fácil sair fora, discute quem quer e fim de papo?! Como você disse, tem coisa muito mais importante que perder o seu tempo tentando denegrir um debate saudável e que está agregando valores. Eu nem queria chegar nesse ponto, mas como tomou a liberdade, peguei o direito de vir. @yahazu Se puder me mandar algumas referências de Alexandria via MP, agradeço. Não vou me manifestar mais a respeito aqui, acredito que tenha sido o suficiente. Abraços

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[QUOTE="Phefm', post: 9634994, member: 1167641"]E quando você vai parar de se incomodar com os outros? rsrs Já passou da fase ein Hagaro? Não estamos tentando provar nada, na verdade estamos compartilhando conhecimentos opostos, adquirindo novos e aceitando opiniões. Graças a este debate pude expandir um pouco mais minha curiosidade, assim como o Yahazu também pôde. Este tópico e a discussão nele tem um fundamento importantíssimo que torna o que é de fato um fórum, discussões e aprendizagem. O que eu tirei daqui foi conhecimento, e não cabe a você determinar o que devemos ou não fazer. Pelo visto não conseguiu enxergar este ponto, preferiu ser um ignorante. Não existe o absolutismo. Não funciona bem assim, só prova o quão mente fechada tu é assim como vem dando outros exemplos menosprezando a galera que gosta de animes e etc... Assim como você gosta de futebol, se você não entende de um assunto e não tem a mínima vontade de discutir sobre, é mais fácil sair fora, discute quem quer e fim de papo?! Como você disse, tem coisa muito mais importante que perder o seu tempo tentando denegrir um debate saudável e que está agregando valores. Eu nem queria chegar nesse ponto, mas como tomou a liberdade, peguei o direito de vir. @yahazu Se puder me mandar algumas referências de Alexandria via MP, agradeço. Não vou me manifestar mais a respeito aqui, acredito que tenha sido o suficiente. Abraços[/QUOTE] O problema não é esse, o que acontece é que todo dia criam um tópico diferente com o mesmo assunto, não tem nenhuma evolução, as opiniões do Bart de 4 anos atrás sobre esse assunto são as mesmas, assim como as suas e da maioria das pessoas. Não vai chegar em lugar nenhum punhetando isso. Só estou falando a verdade, mas se querem continuar que continuem, n vai mudar nada.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é esse, o que acontece é que todo dia criam um tópico diferente com o mesmo assunto, não tem nenhuma evolução, as opiniões do Bart de 4 anos atrás sobre esse assunto são as mesmas, assim como as suas e da maioria das pessoas. Não vai chegar em lugar nenhum punhetando isso. Só estou falando a verdade, mas se querem continuar que continuem, n vai mudar nada.

 

A diferença pros meus posts e os do Bart é que ele tem preguiça de sintetizar o conteúdo. Sacou a diferença? Sintetizar um assunto agrega mais conhecimento em quem possui curiosidade. Assim como o André sintetizou e me agregou algumas informações. Pra mim mudou, para o membro que não teve coragem de postar e tinha curiosidade, também pode ter mudado, e pra você não mudou. Assim segue...

 

Se todos os membros fossem ignorantes ao ponto de apenas falar "gozando nas coxas", realmente, não mudaria nada.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença pros meus posts e os do Bart é que ele tem preguiça de sintetizar o conteúdo. Sacou a diferença? Sintetizar um assunto agrega mais conhecimento em quem possui curiosidade. Assim como o André sintetizou e me agregou algumas informações. Pra mim mudou, para o membro que não teve coragem de postar e tinha curiosidade, também pode ter mudado, e pra você não mudou. Assim segue...

 

Se todos os membros fossem ignorantes ao ponto de apenas falar "gozando nas coxas", realmente, não mudaria nada.

Realmente mano, é notório que vc busca aprender, só que alguns querem debater pra se mostrar mais inteligente que o outro, e não pra aprender com o debate e tirar coisas positivas... Tanto é que tem diversos tópicos todo mês iguais sobre política e religião, com o tempo vai ficando cansativo isso em repetição, igual os tópicos debatendo o estado atual do fórum... Mas de qlq maneira que bom que vc está aprendendo um pouco, não tive intenção de lhe ofender. Fica na paz.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só que alguns querem debater pra se mostrar mais inteligente que o outro, e não pra aprender com o debate e tirar coisas positivas

 

Tem gente que adora exibir a pouca inteligência que tem e gosta de parecer grande.

 

Procuro smp evoluir e tirar proveito de um debate. Os argumentos da outra parte (se forem bem sintetizados e coerentes) podem até fazer eu mudar meus conceitos.

 

Tem gente que acha que debate é disputa de quem sabe mais.

 

Pra mim, debate é a troca de conhecimentos.

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença pros meus posts e os do Bart é que ele tem preguiça de sintetizar o conteúdo. Sacou a diferença? Sintetizar um assunto agrega mais conhecimento em quem possui curiosidade. Assim como o André sintetizou e me agregou algumas informações. Pra mim mudou, para o membro que não teve coragem de postar e tinha curiosidade, também pode ter mudado, e pra você não mudou. Assim segue...

 

Se todos os membros fossem ignorantes ao ponto de apenas falar "gozando nas coxas", realmente, não mudaria nada.

Sintetizar o que? Tô até postando link educacional pra galera

 

O cara não tem ideia do que é evolução, eu falo que ele está equivocado e ele repete a mesma coisa

 

Quer ter aula de bio? Me paga 30 reais por 2h de aula, que é o que cobro nas minhas aulas particulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sintetizar o que? Tô até postando link educacional pra galera

 

O cara não tem ideia do que é evolução, eu falo que ele está equivocado e ele repete a mesma coisa

 

Quer ter aula de bio? Me paga 30 reais por 2h de aula, que é o que cobro nas minhas aulas particulares.

 

 

kkkkkkk...

 

manolo, a vida é tão passageira... Cobrar por explicar algo tão simples é perda de tempo. Levar tudo como um negócio, capitalista assim, é ruim. Creio que você tenha um conhecimento muito maior que o meu, até mesmo eu estava curioso para lhe arrancar alguma coisa. "Chegará um tempo em que as pessoas conseguirão se compreender". Aprendi com meu primo que foi pro exterior que lá as pessoas não negam ajuda ao próximo seja qual for o problema. Ele passou por muitas situações de risco e o ajudaram de forma extraordinária, tirei isso como exemplo.

 

Nosso país é ruim por causa disto Bart, as pessoas mais cagam para o próximo do que realmente ajudam. Bom, isso é tema para um outro tópico, fica a reflexão.

Abraçs

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk...

 

manolo, a vida é tão passageira... Cobrar por explicar algo tão simples é perda de tempo. Levar tudo como um negócio, capitalista assim, é ruim. Creio que você tenha um conhecimento muito maior que o meu, até mesmo eu estava curioso para lhe arrancar alguma coisa. "Chegará um tempo em que as pessoas conseguirão se compreender". Aprendi com meu primo que foi pro exterior que lá as pessoas não negam ajuda ao próximo seja qual for o problema. Ele passou por muitas situações de risco e o ajudaram de forma extraordinária, tirei isso como exemplo.

 

Nosso país é ruim por causa disto Bart, as pessoas mais cagam para o próximo do que realmente ajudam. Bom, isso é tema para um outro tópico, fica a reflexão.

Abraçs

Bom, eu dou aula em cursinho popular também.

 

O preço foi modo de falar, porque eu já expliquei e mandei o link pros caras mas ele insiste em falar que evolução é peixe sofrendo uma evolução pokémon pra macaco. Aí fica difícil.

 

Se tiver qualquer dúvida sobre as áreas de Biologia, pode vir falar comigo que não cobro. As minhas aulas eu dou só pra pagar o aluguel da república senão fico sem onde morar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso país é ruim por causa disto Bart, as pessoas mais cagam para o próximo do que realmente ajudam. Bom, isso é tema para um outro tópico, fica a reflexão.

Abraçs

 

Phefm', não vou quotar todas suas postagens. Te considero de verdade... És um cara com uma paz interior imensa. E consegue transpassar essa calma aos outros, já te disse isso, mas realmente te considero muito. Repito, é uma pena você não estar a frente da WC.

 

Sobre o tópico, só queria finalizar algumas coisas, e fomentar algo diferente. Um bom tempo atrás, gerei um discurso bem agressivo sobre o deGrasse Tyson. Bom, ele usou de uma forma de conduta no COSMOS que é totalmente "repugnante" quanto a Igreja. Mas somos sensatos, e como tal, deveríamos conduzir as coisas com certa diplomacia.

 

Só explicando. Giordano Bruno não foi o ás na manga do avanço do pensamento do "COSMOS". Não foi a leitura do livro proibido (isso é uma temática complexa, depois podemos falar melhor) que o fez ter certeza das coisas que ele dizia. Na verdade, o próprio deGrasse diz que Giordano não tinha conhecimento científico algum.

Quanto as "punições" que ele sofrera. Veja bem. O cara leu um livro proibido, foi banido de diversas igrejas. Anos depois voltou a Itália causando o mesmo alvoroço solitário, e a igreja ainda propôs alternativas ao caso dele. Só depois de 8 anos é que ele foi condenado.

Uma coisa importante, não é porquê você tem uma opinião nova que pode ser verdadeira, que deva pregar isso aos quatro ventos, impondo um pensamento as pessoas, e tudo sem provar uma vírgula.

 

E ainda sobre o Giordano, as obras dele não levavam a lugar algum. Havia muita escrita vacilante, e diria até superficial. Um pouco de introdução a conhecimento místico, mas que fica na incredulidade de quem tem a mente sóbria.

 

Quanto aos seus outros comentários, só tenho a agradecer. Não é por pensarmos diferentes que somos adversários ou inimigos, pelo contrário, eu aprendo contigo e gostaria que eu pudesse te passar alguma informação novas também.

 

Hagaro, é o debate que nos leva a frente, que nos engaja a pensar e procurar. É a conversa que nos traz algo novo, um horizonte não visto. É nas palavras que podemos nos compreender, avançar, ter a magia do conhecimento. Se você não se interessa, é uma pena. Mas eu me permitiria inúmeros papos com o Phefm e qualquer outro que trouxer sua opinião. O fórum já foi tão amargo e incoerente, que deixe alvorecer a oportunidade de novos aprendizados.

 

Bart, permita-me uma prosa. Dei aulas de estatística e matemática, em sua maioria não cobrei. Vi casos da falta de conhecimento que assustou, e até fez rir. Mas, voltando a mim. Me senti um lixo depois, todas as vezes que zombei da falta de "inteligência" de alguém. Eu ter a condição de ensinar alguém a fazer uma conta matemática, não deveria causar isso em mim.

Acontece que como qualquer outro, eu falhei no que eu mesmo acredito. E as inúmeras casualidades do nosso dia nos faz achar que somos maiores do que realmente somos. E estou te dizendo isso, pois se o senhor acha que sou tão ignorante como realmente acha, não seria mais lógico me esclarecer? Não seria mais óbvio me trazer a sua luz, e me ensinar um pouco do que sabes?

Não acha que apenas me ofender, me criticar, e usar de falácias ad hominem (como você adora dizer que eu faço) é apenas muito raso para o que você vê da própria ciência?

Bom, eu pagaria por uma aula sua, mas confesso que estou sem dinheiro nesse começo de fevereiro. Poderia ser no final do mês?

 

Abraços.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yahazu, não sei que espantalho tá querendo montar aqui contra o que falei. Desde o início disse que você não sabia o que era evolução e você, nem sequer em um momento, mostrou-se aberto a saber a definição biológica e como poderia ser melhor explicado. Eu deixei um link muito didático produzido pelos docentes do IB-USP e, aparentemente, você nem viu, porque está falando que não quis lhe explicar. A Evolução é uma área do conhecimento muito extensa, não dá para eu te dar um curso de Evolução aqui.

 

Então eu vou repetir antes que você se faça de coitado incompreendido pelo ateu malvadão: vá ao link, leia os tópicos que sejam de seu interesse(recomendo todos), e depois reconsidere afirmações absurdas que fez sobre evolução.

 

Eu também fui bem claro sobre a separação epistemológica entre ciência e religião. Não faz sentido eu debater ciência utilizando argumentos religiosos pois é como comparar quilogramas com quilômetros.

 

A nossa diferença se encontra simplesmente no fato de que você crê que o universo pode ser explicado por raciocínios que transcendem as evidências, e eu não. Ou seja, a menos que você se torne agnóstico, ou eu cristão, não iremos concordar na raiz do que toca esse debate.

 

Em nenhum momento fiz chacota de você. Aposto que seus alunos, apesar do desconhecimento, se esforçaram para tentar, ao menos, entender o que você estava dizendo. Em qual momento você se esforçou em saber o motivo de eu ter afirmado 10 vezes que você não sabia o que era Evolução? Apenas me ignorou e seguiu trocando textos com o Phefm.

 

Se você ao menos se der ao trabalho de ler o que eu escrever, farei posts imensos aqui explicando ponto a ponto de qualquer assunto que você quiser com o maior prazer. Mas se for para ignorar o que eu digo e, depois de eu falar que você não sabe o negócio, dizer que eu tô sofismando contra você, aí eu prefiro direcionar meu tempo para tarefas mais proveitosas pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ateu é ignorante ao extremo kkk, um universo que existe do nada... É fictício. Tudo se sucede de algo. É muito capaz de existir um progenitor mas não é da forma como humanos pensam que é e muito menos feito à imagem. Não somos capazes de compreender a força divina e ela não intervém em nada.

 

Já o cristão é um alienado, mente fechada. E era assim que a igreja manipulava a sociedade. E quantos já morreram por causa de religião?

 

Discussão hard, nem um nem outro vai querer aceitar diferenças. Porém o mais certo é o Ateu que seguiu um fundamento.

Uau, achei bem diferente esse seu ponto de vista, há coisas que concordo e coisas que não concordo. Eu sou cristão, porém eu consigo enxergar as coisas do ponto de vista cristão, e do ponto de vista ateu... Respeito a sua opinião e é a primeira vez que eu vejo algo assim RS..

egu4KjR.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita treta. Eu já fui católico, ateu, budista, agnóstico, respectivamente, pra mim a igreja católica sempre serviu como forma de controle e manipulação social, acho que não deveriamos temer ser punidos ou ir pro inferno para termos que amar o próximo, deveria ser uma questão apenas de caráter, hoje eu acredito que Deus existe e que ele nos deu a vida, fora isso o resto pra mim não passa de mito, ele nos deu a vida e nossas ações e de outras pessoas que vão dar o rumo na nossa vida e não uma vontade divina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Já o cristão é um alienado, mente fechada. E era assim que a igreja manipulava a sociedade. E quantos já morreram por causa de religião?

 

Concordo plenamente com você. A religião foi imposta na sociedade apenas para a manipulação da queles que possui a mente fraca e necessitam de uma força superior,são como ovelhas em um rebanho e precisam de seu pastor para guia-las mais esquecem que nós temos capacidade para fazer coisas grandiosas e não precisamos da fé para seguir o caminho correto ou tomar certas decisões.

 

A Fé para mim não é nada mais que o poder da mente a capacidade de acreditar em nós mesmos.

Servir e proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
  • Velha Guarda

Meu antigo prof da faculdade era mais ou menos como o religioso fanático; Não tinha prova de nada, era histérico e não conseguia debater racionalmente. Até o dia que eu reclamei com a secretaria da faculdade por fanatismo religioso, intolerância religiosa; Eu e mais 5 alunos reclamamos dele, e conclusão: No outro semestre o cara havia sido mandado embora, foi processado por um aluno que ele arrumou confusão na sala, pelo que eu fiquei sabendo.

 

Ainda sobre o caso do vídeo, geralmente o que mais vejo são religiosos, em sua maioria, que não entendem de ciência/história e dão argumentos sem provas, baseados em fé (crença), ou em livros religiosos (bíblia/alcorão), largando a questão da racionalidade e não provando nada.

 

No mais, a religião deve ser usado para você se sentir bem, não para você tentar algo que não pode provar ou querer enfiar goela a baixo. Até porque, a própria questão de ter uma crença não envolve e nunca envolveu lógica, e sim simplesmente algo para poder se agarrar para enquanto vive, ter algo a que acreditar para quando chegar a hora de morrer, não temer.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.