Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Esquerda universitária


Morison
 Compartilhar

Posts Recomendados

Quando vou refletir sobre Direita x Esquerda me vem em mente as seguintes coisas:

  • O melhor professor de humanas que eu já tive em toda a minha vida (que não foi muito ainda kk) é de esquerda e ele aborrece as ideias da direita. E eu o considero o professor mais inteligente que eu já tive, não pelo seu apego pela esquerda.
  • Por que os intelectuais (como são chamados) são de esquerda? Por exemplo, você muito raramente vê professores e estudiosos com PhD de direita. Isso levando pro lado da estatística, "prova" que a esquerda é mais preferível do que a direita com base em pessoas mais esclarecidas.
  • A maioria das pessoas que são de direita não são estudiosos ou não tem nenhum embasamento filosófico, apenas conhecimentos breves de pesquisas no Google.
  • As universidades do Brasil são quase que 100% pró Lula/PT/esquerda.

Aí surge pessoas com argumentos dizendo algo como "Mas as universidades estão doutrinando e não ensinando!", porém quem diz essas coisas são estudantes de exatas ou pessoas que não estudaram de fato o assunto (claro que tem exceções).

 

Baseado nisso tudo eu entro num conflito de raciocínio. Eu não sou estudante de humanas e também não apoio nenhuma extremidade. Só surge a ideia de "eu sou burro por pensar que esquerda ou direita é ruim?".

 

Como um estudante de exatas, eu gosto de ter uma resposta certa e precisa de qualquer assunto. Quando o assunto é opinião, não só a minha, mas a cabeça de muita gente entra em conflito porque não há uma razão mútua como a gravidade ou a rotação da Terra.

 

Resumindo: O que você acha das pessoas consideradas mais inteligentes que você e que estudaram mais que você apoiar uma coisa que você não concorda? Você é ignorante porque opina sem estudar ou as ciências humanas é um debate sem fim e sem razão?

 

Em qualquer das situações, respeite a ideia dos outros.

Paz nesse tópico por favor <3

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Bem acredito q essas Faculdades são feitas apenas para uma lavagem cerebral nas pessoas ,

Como um plano do Foro de São Paulo para ter domínio sobre a sociedade .

Lula mesmo disse q controlando a igreja , as escolas e outra series de fatores eles conseguem qualquer coisa ...

Apenas Conspiração , Será mesmo ?

 

Apenas minha humilde opinião ...

Tj7vsQa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A direita no Brasil é uma piada porque ela carece de representatividade inteligente e flexível. Basta ver que os ícones da direta aqui no Brasil são os mais incapacitados (pra não dizer ignorantes mesmo). Nando Moura, Lobão etc, são tão radicais quanto os que os criticam, e que pateticamente tentam dar um ar de superioridade. Tem muita concepção errada no seu post, primeiro porque para ter doutorado em qualquer área não é preciso ser de esquerda, segundo porque é impossível fazer certas estatísticas.

 

Eu sei que é uma bosta a esquerda ter esse domínio ideológico e político, mas até agora eles se saíram melhor que nós. E preste bastante atenção, existem várias e várias vertentes da direita e da esquerda, de forma que colocar todo mundo no mesmo saco é burrice. Eu sou de direita e apoio o casamento gay, por exemplo, aborto e outras questões. Muitas pautas nem deveriam ser de determinada ideologia, mas sim pautas humanas.

 

Também é preciso entender que é de interesse de partidos políticos e empresas que se levantem bandeiras de esquerda. Pega bem, entende? E eu entendo, até certo ponto, porque isso acontece. Brasileiro ficou com trauma da ditadura. Eu sou de humanas também, mas não nego o estrago que certos pensamentos fizeram ao país. E só pra finalizar, sempre vai ter mais gente inteligente que você em tudo, sempre.

 

Uma galera aqui do fórum, seja de esquerda ou direita, não aguentaria cinco minutos de debate com um professor universitário top, tipo o

Roberto DaMatta. E por favor, antes de me quotarem, leiam e entendam o que eu escrevi, tô longe de ser defensor de comunismo/esquerdismo ou qualquer coisa do tipo.

 

P.S.: Essa discussão que você propôs vai longe, mas é preciso de respeito intelectual. E eu sei que quando você fala de direita, você quer dizer de um determinado grupo que está fazendo barulho e tal, mas como eu disse, existem várias direitas.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando sobre essa questão de direita e esquerda aqui dentro do Brasil.

 

Ambos os lados tem faces péssimas. Até porque dentro da direita e dentro da esquerda existe uma diversidade enorme de variações.

Por exemplo, a esquerda pós-moderna ou new-left é uma tristeza.

Mas a direita consegue ser pior. No Brasil as raízes do pensamento conservador estão espalhados por toda a população. Se não é bem trabalhado esse conceito de conservadorismo, as pessoas ficam num senso comum incrível. E só ver o tipo de gente que pessoas que se dizem de direita apoiam.

 

Sobre as faculdades. Acredito que haja mais pessoas de esquerda em universidades públicas. Nas particulares ainda há uma onda muito forte da direita.

 

E sobre o Lula, varia bastante. Tem uma boa parcela da esquerda que acredita que devam se unir em torno de um candidato de esquerda (ou mais à esquerda) para evitar que a presidência caia nas mãos de gente como o Bolsonaro.

 

Eu estudo na USP, e só percebo um movimento bem forte do PT mesmo dentro da FFLCH. Que é onde o pessoal estuda de fato política(ciências sociais, história, geografia, filosofia) e acaba se envolvendo nisso de uma maneira ativa.

No restante da USP, percebo uma tendência a uma esquerda social-democrata(eu incluso) em cursos médios e predominância da direita em cursos como Engenharia e Medicina. No meu curso, por exemplo, há gente de todas as vertentes políticas. Mas a gente acaba notando sempre mais quem participa ativamente. Por exemplo, os anarquistas do meu curso sempre promovem alguma atividade e tal, e pode parecer que só tenha anarquista no curso, só que isso acontece mais porque pessoas mais à direita não se mobilizam como os anarquistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus dois professores prediletos tinham mentalidades políticas opostas. Um de história, outro de geografia. O de história era de direita (um dos únicos que conheci) e o de geografia era esquerda. Eles foram essenciais para minha formação. O papo de doutrinação é coisa de gente medrosa, em todo lugar que vamos vemos opiniões diferentes, por que não a de um professor? Se não fosse pelos meus professores, eu não teria nenhum entendimento político, pois minha família carece de conhecimento.

 

Não acho que o conhecimento dos professores seja o principal fator para sua inclinação política. Como disse, conheci dois professores muito inteligentes que viviam em lados opostos (e eram muito amigos), então não há um segredo que só quem estudou muito descobriu. Para mim, o que mais modela a inclinação de um professor é sua própria situação. Professores são desfavorecidos constantemente, portanto buscam uma certa afirmação. Claro que querem se proteger. Acredito que há mais atenção a esta parcela da população pela esquerda.

 

Realmente, falta muita representatividade nos dois lados da política brasileira, de um lado temos um condenado como líder ao lado de uma presidente que sofreu impeachment e do outro (que não é a Direita, apenas está mais a Direita) mais bandidos. Na minha opinião, não existe uma direita no Brasil. Quando digo isso, óbvio que entendo que existam grupos e pessoas que sigam os ideais de direita, mas não acho que há uma representatividade política que carregue a bandeira. O PSDB que é visto por tantos como um partido de direita é do centro, o FHC que todos falam que é político de direita, na verdade é de esquerda.

Ha-Joon Chang, um economista sul-coreano, já falou sobre algo assim: “Na Coreia do Sul e Japão, por exemplo, o tipo de política industrial que defendo é considerada de direita. Já na Inglaterra, onde vivo hoje em dia, é uma política de esquerda.”. O que quero dizer é: não há bem uma esquerda e direita aqui, apenas uma esquerda governamental e uma esquerda de oposição que se intercalam, uma sendo apenas um pouco mais inclinada a algumas ideias de direita. A direita real só recentemente ganhou força com o Bolsonaro, um dos poucos representantes ativos desta filosofia política. Na nossa concepção, há direita e esquerda, quando na verdade há um mais a direita e outro mais a esquerda. Se colocarmos PT, PMDB e PSDB em outro país, os governos agiriam basicamente da mesma maneira.

 

O que você disse é importante: como um estudante de exatas você quer respostas concretas. E para tudo nesse mundo há respostas concretas. Inclusive na política, porém não percebemos. A política é como um cálculo físico, você não obtém a mesma resposta para todos os cenários, por isso usa soluções diferentes para cada problema proposto. Certo? O governo precisa agir da mesma forma, não deveria haver esquerda ou direita na prática. Precisamos ser objetivos: o que resolve melhor este problema? Às vezes a resposta é de esquerda (como o S.U.S e outros sistemas universais), às vezes de direita (principalmente na economia). Da mesma forma que durante o cálculo você precisa de informações como resistência do ar e força gravitacional, na política você precisa ler a situação. Por isso vivemos em uma horrível crise política no mundo todo. Quem se identifica com a direita só quer resolver os problemas com ideias de direita, e a mesma coisa para esquerda, assim há solução não é tão efetiva quanto poderia ser.

 

O que foi dito pelo... Bart (eu suponho?) também é importante. Cada grupo tem sua maneira de se organizar. As pessoas de esquerda costumam ser mais ativas em seus discursos e organizam eventos públicos. A direita é mais fechada, normalmente tem algo para dizer na internet. Então mesmo que nas universidades haja um grande grupo de direita, a esquerda tende a prevalecer pela forma que se organiza e se expressa.

 

Infelizmente, acredito que este tipo de polarização irá continuar enquanto houver presidentes. Eleger apenas uma pessoa para um cargo, em uma situação que há dois lados brigando pela posição, cria uma divisão, foi assim que aconteceu com Clinton e Trump. Porém, se você cria uma maneira de colocar mais de uma pessoa ali, gerar um debate que mova para qualquer que seja o lado que funcione melhor, então você não se preocupa mais com esquerda ou direita, apenas com o que funciona e o que não funciona. Claro que no momento esta ideia parece viajada, mas com um pouco de trabalho de pessoas capacitadas, podemos criar algo melhor. Pois claramente um sistema com um representante no poder não é saudável para o Estado.

 

Em suma, escolher lados na era da informação não faz mais sentido, Esquerda e Direita são maneira de resolver problemas políticos, não são dois heróis da Marvel que você debate qual venceria a luta. No Brasil atual há dois lados brigando pelo poder, porém não é Esquerda vs Direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos universiotários são bêbados irresponsáveis e se acham as pessoas mais importantes dentro da sociedade.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q essa dicotomia política só fez piorar o senso comum. Cada vez mais o pacote esquerda (lacre, ciranda, sarau) e direita (mitada, machismo e homofobia) tem se consolidado e tá ficando impossível um diálogo/debate. Junta isso com mídias tendenciosas/fake news piora ainda mais o chorume q a gente vê na internets de ambos os lados. Tá ficando muito tenso que questões humanas como violência contra a mulher, racismo, homofobia e etc tem se tornado políticas e a gente tem um cenário como bem disse o jovem aqui:

 

O que você disse é importante: como um estudante de exatas você quer respostas concretas. E para tudo nesse mundo há respostas concretas. Inclusive na política, porém não percebemos. A política é como um cálculo físico, você não obtém a mesma resposta para todos os cenários, por isso usa soluções diferentes para cada problema proposto. Certo? O governo precisa agir da mesma forma, não deveria haver esquerda ou direita na prática. Precisamos ser objetivos: o que resolve melhor este problema? Às vezes a resposta é de esquerda (como o S.U.S e outros sistemas universais), às vezes de direita (principalmente na economia). Da mesma forma que durante o cálculo você precisa de informações como resistência do ar e força gravitacional, na política você precisa ler a situação. Por isso vivemos em uma horrível crise política no mundo todo. Quem se identifica com a direita só quer resolver os problemas com ideias de direita, e a mesma coisa para esquerda, assim há solução não é tão efetiva quanto poderia ser.

 

Eu não creio que a situação seja resolvida com a extinção dos presidentes. Eu sou mais drástico quanto a isso. É inegável que os dois lados da política tem enfiado uma espiga de milho no cu da gente e rodando até cagar pipoca. E o brasileiro continua defendendo seu time com unhas e dentes. É necessário que criemos um inimigo maior do que a direita e a esquerda (que por sinal temos): a classe política. Simplesmente temos que quebrar algumas vidraças (ou ossos) pra que o povo mostre quem é que manda numa democracia (é lindo no papel, mas a gente sabe que é impossível organizar um movimento depois de quebrar uns engravatados no meio. vai ter um monte de mula querendo assumir o poder e 0 democracia)

 

Na conta dos fins, eu acho que não tem muita solução agora não.

 

A maioria dos universiotários são bêbados irresponsáveis e se acham as pessoas mais importantes dentro da sociedade.

 

ASDHAKLSDANLKSJKDNASJDALSJLDADSADUSA bem isso, mano, só litrão boletos coxinha xerox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vou refletir sobre Direita x Esquerda me vem em mente as seguintes coisas:


  • O melhor professor de humanas que eu já tive em toda a minha vida (que não foi muito ainda kk) é de esquerda e ele aborrece as ideias da direita. E eu o considero o professor mais inteligente que eu já tive, não pelo seu apego pela esquerda.
    Por que os intelectuais (como são chamados) são de esquerda? Por exemplo, você muito raramente vê professores e estudiosos com PhD de direita. Isso levando pro lado da estatística, "prova" que a esquerda é mais preferível do que a direita com base em


Ser esquerdista não traz reações químicas nos seus neurônios que desativam a capacidade de raciocinar e aprender.

Eu n conheço seu prof, então n dá pra falar sobre.

Sobre o final, eles não se tornam esquerdistas depois de estudarem, eles já são esquerdistas desde o ensino fundamental.

Assim como Gramsci queria, tornar as pessoas socialistas sem que elas soubessem. Só que na faculdade é que começa o processo avançado de alienaçã, e é ali que se firma não só as ideias de esquerda, mas a convicção. Psé, não se vê mesmo, mas onde eles irão aparecer? na tv dos "esquerdistas"? kkkkkk a era da internet está só começando, vms com calma kkkk

 

 

A maioria das pessoas que são de direita não são estudiosos ou não tem nenhum embasamento filosófico, apenas conhecimentos breves de pesquisas no Google.

 

As universidades do Brasil são quase que 100% pró Lula/PT/esquerda.

 

Assim como a maioria das pessoas de esquerda... e não, pesquisas no Google não devem ser desvalorizadas.

 

.

Aí surge pessoas com argumentos dizendo algo como "Mas as universidades estão doutrinando e não ensinando!", porém quem diz essas coisas são estudantes de exatas ou pessoas que não estudaram de fato o assunto (claro que tem exceções).

Todos sabem como, e o porquê. A doutrinação nas universidades é um fato, não em todas.

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Hagaro'][B]se acham as pessoas mais importantes dentro da sociedade.[/B][/QUOTE] Acho que isso piora conforme for a instituição em que o aluno estuda. Na própria USP, por exemplo, já li um comentário de um ex-estudante falando que muitos estudantes lá se acham demais, [B]apenas[/B] por estudar lá. Me corrijam se eu estiver errado, mas fazer faculdade tem toda uma questão de status e pressões sociais, e aí vem a arrogância. O mais importante da faculdade é o networking. @Tópico Tem intelectual de direta (no Brasil e fora) mas eles tem menos fama, mas são igualmente inteligentes que os de esquerda. Só pesquisar.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande merda ser intelectual de esquerda ou de direita.

As pessoas que fazem esse país ir pra frente trabalham ao invés de querer pagar de intelectual de inclinação de merda política.

 

Sem falar que isso de ser esquerdista de faculdade pra pagar de cool tá ficando ultrapassado, aqui no meu campus tá crescendo muito os liberais, estilo mbl, daqui uns dias vai acabar isso de esquerdismo universitário, pq tudo passa é moda.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande ***** ser intelectual de esquerda ou de direita.

As pessoas que fazem esse país ir pra frente trabalham ao invés de querer pagar de intelectual de inclinação de ***** política.

Você realmente pensou antes de escrever isso ou foi só no impulso?

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não.

Pois parece que fumou, só de dizer que Nando Moura é icone de direita já é digno de um drogado.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ícone da direita dessa molecada jovem.

Vc não sabe o que é direita, o Nando é só um falastrão ganhando grana pra falar coisas em um canal de youtube, realmente tem mt gente sendo alienada pelas ideias dele, que nem tudo que ele fala é absurdo, mas nem tudo é certo. Mas dizer que ele é icone de direita é um grande desgosto.

O Kim do mbl por exemplo movimenta muito mais jovens que o Nando Moura.

Na vdd se for fazer uma fila de icones de direita atuais o Nando ficaria bem atrás, se for fazer um da história então... Ele nem entra na fila.

 

Mas enfim, ser intelectual em política não serve pra nada. A não ser que queira ser político, abrir um canal no youtube ou escrever livros. Fora isso ninguém liga, vai estudar matemática que vc ganha mais.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Li todos os comentários e vou tentar ser sucinto nas respostas. Tenho um pouco de conhecimento de causa já que curso História (estou no último ano).

 

Seria interessante definir quem são esses "intelectuais." Os intelectuais das ciências humanas no geral diferem dos intelectuais das exatas e por aí vai. Isso muda de acordo com o país e até mesmo a região. Colocar tudo no mesmo balaio não é interessante. Os intelectuais que você se refere e que são pró-Lula o fazem por uma simples questão de interesse. São funcionários públicos em sua maioria. O período do Lula foi de "expansão", diferente de outros (tipo FHC) que foram marcados por contenção e vários cortes. Aí polarizou-se os dois períodos (FHC/Direita e Lula/Esquerda). O intelectual, portanto, não defende o Lula por achar que a esquerda é moralmente superior ou mais intelectual, mas porque isso significa que ele vai ter mais verba para autorizar projetos, bolsas, ou ter aumentos substanciais de salários (me refiro aqui a professor universitário, não de educação básica). Coisa que num governo dito de Direita talvez não fosse ocorrer. Outros o fazem por uma questão ideológica. Geralmente são pessoas mais velhas e com alguma ligação anterior com a luta contra a Ditadura. Acho que o que ocorre aqui é uma falsa simetria. No final das contas, a maioria que defende A ou B não o faz por uma questão intelectual mas por interesse. O pessoal que faz isso por motivação intelectual é minoria. Vai por mim.

 

Sobre a doutrinação no ensino superior... ela não existe de forma intencional por parte dos professores, ao menos levando em conta aquilo o que eu vivenciei. Entretanto o conteúdo e os professores em si tem um viés progressista, e isso é claro e notório. Na minha experiência dentro do curso de História tive somente um professor de direita (liberal e pró-mercado). Todo o restante se definia como progressita/esquerda. Destes, somente dois realmente faziam algum tipo de doutrinação (demonizar o capitalismo e exaltar o socialismo). Mas esses professores eram motivos de chacota até pelos próprios alunos de esquerda do curso. O restante, embora fossem de esquerda, eram todos sérios e responsáveis.

 

Quando eu digo que o conteúdo tem um viés de esquerda, me refiro a questão que várias bibliografias boas (que são de direita) são deixadas de lado pelos professores. Isso cria o que tu coloca no tópico (não existe nenhum PhD de direita). Existem excelentes autores de direita. Tanto clássicos quanto contemporâneos. Agora, os professores estão dispostos a realizar essa discussão entre autores? Eles conhecem e sabem mobilizar essa bibliografia? Acho difícil. E quem sai perdendo são os alunos, que na minha opinião, sendo bem radical, sendo alunos de ensino superior, deveriam ter a obrigação moral de ir atrás das coisas, questionar, e ter condições de investigar por si mesmos.

 

No campo intelectual, tanto esquerda quanto a direita e suas mais variadas vertentes mobilizam raciocínios, argumentos, estruturas morais, ética. Cabe a você ir analisando e julgar o que tu acha mais real, concreto, certo e verdadeiro. Tu não vai ser mais inteligente do que outra pessoa pois escolheu um caminho contrário. Tu vai ser diferente, e a partir da discussão tu vai refinando as idéias, ou até mesmo mudando elas. Se tu for um autêntico pensador, no final do dia, tu não será nem de esquerda nem de direita, mas será você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No campo intelectual, tanto esquerda quanto a direita e suas mais variadas vertentes mobilizam raciocínios, argumentos, estruturas morais, ética. Cabe a você ir analisando e julgar o que tu acha mais real, concreto, certo e verdadeiro. Tu não vai ser mais inteligente do que outra pessoa pois escolheu um caminho contrário. Tu vai ser diferente, e a partir da discussão tu vai refinando as idéias, ou até mesmo mudando elas. Se tu for um autêntico pensador, no final do dia, tu não será nem de esquerda nem de direita, mas será você.

ah plautz sabia que ia te fazer ser um social-democrata

 

mas dizer que n existe direita e esquerda é coisa de doente mental

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
ah plautz sabia que ia te fazer ser um social-democrata

 

mas dizer que n existe direita e esquerda é coisa de doente mental

 

Num sentido histórico existe e é concreto. Agora num sentido político eu acho besteira. Como diz o queridíssimo Neil deGrasse Tyson: "o único ista que eu sou, é cientista."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente resposta, agora vai se foder, vai.

Mano, pq em todos países vermelhos existe repressão?

Pq derrubaram a estatua de Lenin na Ucrania?

O que explica a queda do muro?

Pq cubanos nadam correndo risco de vida para ir aos EUA?

Pq nos países da europa oriental ninguém gosta de comunismo?

Pq na polônia vc corre risco de ser lixado se promover o comunismo?

Pq Russos não querem de jeito nenhum a volta do comunismo?

Pq é interessante a ideia de dividir tudo com o governo, inclusive o brioco?

Pq o filho do Fidel Castro se suicidou?

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num sentido histórico existe e é concreto. Agora num sentido político eu acho besteira. Como diz o queridíssimo Neil deGrasse Tyson: "o único ista que eu sou, é cientista."

Neil é isentão, igual Karnal

 

É possível sim definir pessoas à esquerda e à direita.

Bolsonaro é de direita

Lula é de esquerda

Ciro é de esquerda

Alckimin é de direita

Eu sou de esquerda

O yahazu é de direita

Você paga de isentão mas é centro-direita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.