Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Evolução I: O que não é Evolução


Kairs
 Compartilhar

Posts Recomendados

Considerações iniciais:

Olá, depois de algumas discussões inúteis ou improdutivas por aqui, e por sugestão do Phefm' de explicar melhor, resolvi criar esta série de tópicos desmistificando o que é Evolução e tentando trazer o conhecimento mais atual em termos evolutivos que temos na ciência hoje em dia.

 

Eu pensei em criar esses tópicos na área Escola, mas eu quero mais gerar debates e estar aqui para tirar dúvidas do que simplesmente colocar o conteúdo pra vocês e rapar fora.

 

Por fim, quero lembrar que não envolverei religião no assunto e peço para que não o façam. Por dois motivos simples: ciência e religião são dois tipos de conhecimento distintos, um baseado em evidências e outro em fé; o segundo motivo é que em ciência não precisamos usar deus para explicar ou não a natureza, já que assumimos apenas o que temos de evidência material.

 

Pra mim, o jeito mais simples de explicar o que é evolução, é explicar O QUE NÃO É EVOLUÇÃO. Porque muita gente tem concepções erradas sobre o termo e é preciso demoli-las antes de começar a construir nosso conhecimento.

 

>> Todos nós viemos de um ancestral comum (LUCA - Last Universal Commom Ancestor). Algum ser, em algum momento, é o ancestral comum entre nós e outros seres vivos. É como você pensar na sua avó. Imagine que ela teve sua mãe e uma irmã. Sua mãe teve filhos com um cara e sua tia teve com outro cara. Percebe que a árvore genealógica vai se ramificando?(É por isso que chamamos de ÁRVORE, inclusive).

>> Evolução não é uma tendência ao perfeito: muita gente pode pensar que nós, humanos, somos o ápice da Evolução por estar de alguma forma num patamar superior em relação aos outros indivíduos. Isso é errado porque nós e qualquer outra espécie viva hoje no mundo teve o mesmo tempo de história evolutiva, já que compartilhamos um mesmo ancestral. E se eles estão vivos hoje, é porque têm a mesma capacidade que nós de sobreviver em seus hábitats.

>> Evolução não tem um objetivo: não existe uma receita pré-escrita sobre como os seres vivos terão que ser daqui um milhão de anos. Os eventos no ambiente ocorrem ocasionalmente e podem definir os rumos de uma linhagem evolutiva ou não. Por exemplo, na história da vida na Terra já tivemos 5 extinções em massa que acabaram com mais de 75% das espécies vivas na época. A mais conhecida é a que deu fim à linhagem dos dinossauros (NA VERDADE OS DINOSSAUROS NÃO ACABARAM, ANOTE ISSO AQUI PORQUE VAMOS VOLTAR EM PRÓXIMOS TÓPICOS).

 

>> Evolução e Seleção Natural são coisas diferentes: o erro mais comum, talvez, seja achar que os termos são sinônimos. Evolução simplesmente significa 'mudança ao longo do tempo'. A seleção natural é um mecanismo pelo qual a Evolução se dá. Mas também poderia acontecer Evolução por motivos diferentes, como seleção sexual, seleção de fundo e outros mais complexos que não cabem aqui e agora. Uma que vale a pena citar é a seleção artificial, que nós humanos somos responsáveis. Até poucos séculos atrás, não existiam a couve de bruxelas, couve manteiga, etc. Essas espécies fomos nós que criamos ao ficar repetidamente cruzando plantas com as características que queríamos, e que acabaram se diferenciando ao longo do tempo.

 

>> Dois nomes estranhos: anagênese e cladogênese - essas duas palavras são conceitos fundamentais para qualquer pessoa que queira entender o mínimo sobre Evolução. Imagine que uma população de ratos vive numa região plana. De repente, um rio começa a cortar essa região plana no meio e os ratos não conseguem mais se comunicar com os do outro lado. Se levarmos em conta um tempo suficiente (centenas, milhares ou milhões de anos), as duas populações acabarão sendo espécies diferentes. Ou seja, tivemos uma cladogênese.

Dentro de cada população, em cada lado do rio, cada uma das populações de ratinho foi sofrendo a própria modificação ao longo do tempo, o que chamamos de anagênese. Vejam um exemplo na figura:

 

27337304_947131988770647_3416547844931517848_n.png?oh=19a14576aec0346769364ee6a45afcd6&oe=5B13CB40

 

 

Antes de terminar esse tópico, vou matar a curiosidade de vocês e responder logo: O QUE DIABOS É EVOLUÇÃO?

Eu disse anteriormente que a mudança ao longo do tempo. Mais especificamente, podemos entender que é a mudança das frequências genéticas ao longo do tempo.

Vamos pegar como exemplo as aves da imagem ao lado direito que coloquei acima. Percebam que nos tempos mais antigos existia apenas as aves pretas. Elas eram 100% das aves. Com o tempo, acabou surgindo a variedade verde. Algo mudou em seus genes e sua interação para formar as verdes. Ou seja, preta parou de ser 100%. Pode ser que agora 40% sejam verdes e 60% sejam pretas.

Num passo posterior, as pretas acabaram se dividindo de novo, dando origem a um grupo de amarelas. Pode ser que agora tenhamos 30% amarelas e 30% pretas, além das 40% verdes que seguiram evoluindo, apesar de não ter uma mudança fundamental para mudar a cor delas.

 

 

Por enquanto é isso. Se odiarem, digam que odiaram. Se têm dúvidas, postem.

Se houver retorno positivo, continuo postando. Se me odeiam, podem me xingar à vontade. Estou às suas ordens.

 

Adios!

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

 

Cara, poderíamos usar alguns humanos espalhados pelo mundo pra exemplificar a cladogênese?

Tipo, devido ao clima ou algum fator, que possa interferir em habilidades e aparências como por exemplo os esquimós. Ou então, a cladogênese explicaria os olhos puxados dos Chineses, japoneses, coreanos etc?

 

Ou a cladogênese não tem mt a ver com isso e eu falei merd@?

 

Poderia me explicar melhor? Tipo, eu entendi só com a explicação do tópico e a foto, mas queria que trouxesse para a nossa espécie exemplificando melhor.

 

Exemplo, poderíamos citar as pessoas que vivem na África, China, Ártico etc como um exemplo de chadogênese? Devido as condições do ambiente, eles desenvolveram "habilidades", como suportar o calor/frio etc.

 

Se eu tiver falando besteira pf me corrijam e me esclareçam. Eu entendi a definição, mas queria entender ela sendo aplicada a nossa espécie.

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

 

Cara, poderíamos usar alguns humanos espalhados pelo mundo pra exemplificar a cladogênese?

Tipo, devido ao clima ou algum fator, que possa interferir em habilidades e aparências como por exemplo os esquimós. Ou então, a cladogênese explicaria os olhos puxados dos Chineses, japoneses, coreanos etc?

 

Ou a cladogênese não tem mt a ver com isso e eu falei merd@?

 

Poderia me explicar melhor? Tipo, eu entendi só com a explicação do tópico e a foto, mas queria que trouxesse para a nossa espécie exemplificando melhor.

 

Exemplo, poderíamos citar as pessoas que vivem na África, China, Ártico etc como um exemplo de chadogênese? Devido as condições do ambiente, eles desenvolveram "habilidades", como suportar o calor/frio etc.

 

Se eu tiver falando besteira pf me corrijam e me esclareçam. Eu entendi a definição, mas queria entender ela sendo aplicada a nossa espécie.

Cara, o que você falou tem tudo a ver com evolução mesmo. A gente só não usa o termo cladogênese pois estamos falando da mesma espécie, que é a espécie Homo sapiens. A gente usaria cladogênese para falar do surgimento de novas espécies. No caso, você está falando de populações (conjuntos de uma mesma espécie que habita o mesmo local ao mesmo tempo).

 

Cladogênese é a junção de duas palavras: clado, que vem do grego e significa 'ramo' (o ramo da árvore que falei ali, sabe?) e gênese, do latim que seria 'origem'. Então cladogênese é a origem de mais um ramo da árvore. No exemplo das aves ali, a gente começou com uma pontinha e terminamos com 3, ou seja, dois eventos de cladogênese.

Já em Anagênese, 'ana' significa 'pra cima', que representa a mudança ao longo do tempo sem gerar um novo ramo na árvore.

 

A questão humana é muito interessante, cara. Tanto que é meu sonho trabalhar com bioarqueologia. E apesar de não podermos falar da espécie humana em si, podemos falar dos nossos primos, os Homo neanderthalensis, Homo erectus e muitos outros que também são Homo, mas não são sapiens (ou seja, espécies diferentes).

 

Quando os humanos começaram a sair da África, tinham o nome de Homo erectus. Uns se dirigiram para a Ásia e outros foram indo, cada vez mais, para dentro da Europa e subindo mais, com as temperaturas ficando mais frias.

 

Como essas populações começaram a diferenciar e não terem mais contato entre si, foram se diferenciando. Até um ponto que podemos dizer que os que viviam na Europa mudaram tanto que passamos a chamá-los de Homo heidelbergenses.

Esses heidelbergensis foram os Homo que passaram a se adaptar ao clima europeu e depois, pelo que sabemos hoje, deram origem aos Neandertais.

 

O mais interessante é que enquanto todos esses grupos já se aventuravam pelo mundo, nós ainda estávamos pra surgir. E isso aconteceu há mais ou menos 300 mil ou 200 mil anos, lá na África. Nos diferenciamos de grupos de Homo erectus e começamos a sair da África para habitar o local. Por onde os sapiens passavam, iam acabando com os outros Homo.

 

Um debate muito grande é sobre como os sapiens tomaram o lugar do neandertais na Europa. Se foi por competição de comida que acabamos levando a melhor, se foi por matá-los diretamente, etc.

Há evidências que apontam que os sapiens foram, na verdade, bastante violentos em relação aos neandertais, e os exterminaram com o tempo por volta de 40 a 30 mil anos. Mas o mais legal é que temos genes de neandertais em nós. Provavelmente sapiens e neandertais safadinhos cruzaram (ou então sapiens estupraram neandertais) e foram sendo passados nossos genes. Por exemplo, muitos genes da sua imunidade vêm de neandertais.

 

Enfim, todas essas mudanças de cores da nossa pele foram respostas ao ambiente. Na Europa, a incidência solar é bem menor que na África, e como o sol é fundamental para sintetizarmos vitamina D, ter uma pele clara parece ter sido um fator importante para pessoas com peles mais claras sobreviverem que pessoas com peles mais escuras.

Sobre a questão dos olhos dos asiáticos e tal, eu não tenho tanto conhecimento pois não cheguei a estudar a Evolução dos asiáticos em si, mas posso procurar depois.

 

Enfim, eu contei tudo isso pra você formar a imagem na sua cabeça da ramificação da nossa árvore de ancestrais. Aqui tem uma imagem legalzinha:

florescladogram.gif

 

É importante lembrar que a relação de cada grupo não está bem resolvida ainda. É preciso fazer estudos genéticos para podermos conhecer mais ainda a relação entre cada grupo. E é isso que temos começado a fazer na última década com desenvolvimento de novas técnicas pra olhar o DNA deles (antigamente tinha um custo altíssimo e demorava muito, mas hoje em dia tem baixado cada vez mais).

 

Se quiser ver uma linha do tempo:

 

http://humanorigins.si.edu/evidence/human-evolution-timeline-interactive

 

Nesse mesmo site tem um material ótimo para pessoas curiosas darem uma olhada, se souberem inglês.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado cara, agora entendi. Pesquisei bastante sobre a nossa história, não de hoje, mas faz um tempo já e os neandertais foram excepcionais para a nossa espécie.

 

Um debate muito grande é sobre como os sapiens tomaram o lugar do neandertais na Europa.

 

Fico tbm com o mesmo questionamento. Oq pode ter feito a nossa espécie prevalecer sobre eles.

 

Por exemplo, muitos genes da sua imunidade vêm de neandertais.

Caraca mano, dessa eu não sabia.

 

Ótimo conteúdo, sempre que puder, traga mais posts assim, meu caro.

 

Abraços.

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, Bart. Agora você fez algo digno de aplausos. Toma meu like.

 

Bem melhor que criar tópico inútil perguntando sabor de sorvete.

"Não tenha medo das grandes despesas; tenha medo das pequenas receitas." John Rockfeller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Dosbachy']Muito bem, Bart. Agora você fez algo digno de aplausos. Toma meu like. Bem melhor que criar tópico inútil perguntando sabor de sorvete.[/QUOTE] Nada impede eu criar tópicos bons e tópicos inúteis, dá pra fazer os dois e viver bem @Kush. Tô pensando ainda nisso. Do jeito que você falou pode ser bom, mas não quero também escrever coisas muito aulinha de ensino médio, sabe. Queria fazer algo mais diferente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

 

Cara, poderíamos usar alguns humanos espalhados pelo mundo pra exemplificar a cladogênese?

Tipo, devido ao clima ou algum fator, que possa interferir em habilidades e aparências como por exemplo os esquimós. Ou então, a cladogênese explicaria os olhos puxados dos Chineses, japoneses, coreanos etc?

 

Ou a cladogênese não tem mt a ver com isso e eu falei merd@?

 

Poderia me explicar melhor? Tipo, eu entendi só com a explicação do tópico e a foto, mas queria que trouxesse para a nossa espécie exemplificando melhor.

 

Exemplo, poderíamos citar as pessoas que vivem na África, China, Ártico etc como um exemplo de chadogênese? Devido as condições do ambiente, eles desenvolveram "habilidades", como suportar o calor/frio etc.

 

Se eu tiver falando besteira pf me corrijam e me esclareçam. Eu entendi a definição, mas queria entender ela sendo aplicada a nossa espécie.

 

O bart te explicou de forma mais sintetizada, mas te respondendo sobre os olhos puxados, veio da característica do frio e ventos fortes. Ou seja, uma população ancestral que enfrentava um clima constante frio e ventania forçava as pessoas a proteger os olhos constantemente, daí a adaptação. Aquela brincadeira com japones ter .... pequeno, é real mesmo hahaha da mesma forma que na africa ter os cara grande pá, é pelo relaxamento do orgao ao calor... etc, tudo é adaptável.

 

Boa Leo, continue...

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bart te explicou de forma mais sintetizada, mas te respondendo sobre os olhos puxados, veio da característica do frio e ventos fortes. Ou seja, uma população ancestral que enfrentava um clima constante frio e ventania forçava as pessoas a proteger os olhos constantemente, daí a adaptação. Aquela brincadeira com japones ter .... pequeno, é real mesmo hahaha da mesma forma que na africa ter os cara grande pá, é pelo relaxamento do orgao ao calor... etc, tudo é adaptável.

 

Boa Leo, continue...

 

Sim, eu já sabia dessa. Só queria saber mesmo se equiparava haha.

De qualquer forma, valeu pela explicação Phelfm ^^

tumblr_p2uvuaDrwq1vhmslwo1_500.gif
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.