Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Ciência X Cientificismo


̶Aʟғa.
 Compartilhar

Posts Recomendados

Ciência:

A ciência é a atividade de explorar o mundo natural em busca das respostas sobre seu funcionamento. É um dos modos pelo qual o homem tenta explicar a realidade a sua volta. Representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".

 

Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos.

 

A ciência sempre está aberta a mudanças, teorias podem ser invalidadas se uma outra teoria se mostrar mais coerente. Vemos como exemplo as teorias da origem da vida (panspermia, criacionista, abiogênese e biogênese etc).

 

A ciência é limitada pelo método que utiliza,além de que outros discursos, como o da Filosofia e das Artes, por exemplo, também podem abordar satisfatoriamente muitos aspectos da realidade. Muitas vezes de maneira bem mais profunda do que a ciência.

 

 

Cietificismo:

Cientificismo é a crença de que o único discurso capaz de trazer a verdade sobre o mundo, que o único discurso "correto" é o científico. É acreditar que toda a realidade humana pode ser descrita pela ciência e somente por ela. O cientificismo é uma visão de mundo.

 

Os cientificistas defendem que a ciência (no caso, as ciências naturais) é a única fonte válida de conhecimento; outras áreas, como as ciências humanas (incluindo a Filosofia), a arte, a religião, são, na melhor das hipóteses, inferiores; na pior, totalmente irrelevantes ou descartáveis.

 

 

Como podemos ver, a ignorância e o extremismo pode estar presente em qualquer área e não só na religião como muitos focam.

Muitos usam a ciência como uma "religião" e é aí que caem no cientificismo.

 

A ciência é modelável. O cientificismo considera a ciência como a única porta para a verdade.

 

Da mesma forma que Ciência é diferente de cientificismo, religião é diferente de religiosidade.

 

Nem quero entrar muito nesse assunto religioso, apenas estou mostrando que a ignorância está presente em todo canto, inclusive, na ciência...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

discurso cientificista

 

Esses cientificistas mancham a imagem da ciência.

 

O cientificismo é uma das coisas mais chatas desse século

 

E olha q tem mta gente q o pratica sem saber kkk.

 

Parabéns por repassar este confuso detalhe para que as pessoas saibam diferenciar as coisas

 

Disponha ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei. Não conhecia esse termo cientificismo. Eu já percebia que isso acontecia, só não sabia que chamava assim.

Mas pior que o cientificismo eu acho a pseudociência. Quando alguém afirma com mais plena certeza de que algo é fato/verdade sem ter provas o suficiente disso. É bem parecido com teoria da conspiração.

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara! Gostei do termo. Já vou aderir e polarizar. rsrsr

O pessoal quer algo fixo para acalmar o coraçãozinho e só. Daí, negam a religião, mas criam o mesmo fanatismo em outro campo. Adiantou de quê? Bulhufas.

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.