Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] - Maior Eclipse Lunar Total do Século 27/07


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Um oferecimento de:

 

 

 

209ljz9.png

 

Saudações viajantes ! As expectativas para a segunda temporada logo poderão ser descobertas. Não percam os melhores tópicos sobre astronomia exclusivo para o fórum e o tema é você quem faz: dê sua sugestão

aqui.

 

Se você ainda não viu ou gostaria de rever os capítulos da primeira temporada, consulte-os abaixo:

8ww60k.png

latest?cb=20140328064642

 

O maior eclipse lunar do Século

 

A mídia sensacionalista o chama de "Lua de Sangue". Mas este termo já viria de muito tempo atrás, quando nossos ancestrais costumavam ou celebrar ou condena-lo ao apocalipse. Uma das lendas relaciona uma lua de sangue à origem da bandeira da Turquia (que possui uma lua e uma estrela sobre um fundo vermelho). Durante a batalha de Kosovo, em 1448, a Lua teria recebido os reflexos do sangue que cobria toda a região.

 

Já os Incas acreditavam que um Jaguar estava devorando a Lua e então, tomavam uma cachaça (sempre tem uma desculpa rsrs) e faziam uma algazarra aqui na Terra para tentar espantar esse suposto felino cósmico, antes que ele resolvesse vir aqui e comer todo mundo.

Esta relação entre a Lua eclipsada e o Sangue é muito antiga. Aparece em diversas escritas antigas e inclusive na Bíblia, como um sinal da chegada do "Grande e terrível Dia do Senhor"...

No mundo moderno, era um termo em desuso, mas voltou a aparecer com frequência nos últimos anos. Talvez como uma estratégia sensacionalista para "vender" os eclipses, afinal, o sangue nos jornais sempre chama mais atenção que a ciência.

 

Mas o importante mesmo é que a lua não será devorada, eclipses nada tem a ver com sangue e não são prenúncio de nenhuma catástrofe nem o fim do mundo.

 

8ww60k.png

2018-01-31-zm-mozaika-cc.jpg

 

 

Será nesta sexta feira dia 27/07. Estará visível para o Brasil, porém melhor visto na costa Leste do país, quanto mais próximo do litoral (praia) > melhor.

 

 

A melhor capital para ver será Recife, de acordo com o astrofísico Gustavo Rojas. É fácil entender: a Lua nasce às 17h15 para a cidade pernambucana, sendo que a fase total do eclipse termina às 18h13 minutos (quando a lua está inteira dentro da sombra). A parcial termina às 19h19. O eclipse já vai estar rolando antes, as 15h no horário de Brasilia (por isto é o mais longo), mas a Lua não vai ter nascido na maior parte do Brasil.

 

 

Horário do nascer da Lua no dia 27 de julho

 

CIDADE HORÁRIO

BELO HORIZONTE 17h34

BRASÍLIA 17h57

CURITIBA 17h47

FLORIANÓPOLIS 17h40

FORTALEZA 17h36

NATAL 17h19

PORTO ALEGRE 17h46

RECIFE 17h15

RIO DE JANEIRO 17h26

SALVADOR 17h22

SÃO PAULO 17h39

VITÓRIA 17h18

Fonte: Gustavo Rojas

 

 

Um ponto positivo do eclipse da Lua é que, ao contrário da versão solar, não é necessário um óculos especial para admirar. Vale conseguir um binóculo ou uma luneta. Outro detalhe: a Lua será de sangue também – quando adquire um tom avermelhado – mas veremos muito pouco, já que fica mais visível na fase total. Vamos ter que esperar até 2019, quando um teremos um eclipse lunar total "na íntegra" no dia 21 de janeiro. É brasileiro!

 

eclipse-lunar-total-no-brasilve.png

 

 

8ww60k.png

 

2h4eqn4.png

 

 

- Aproveite para desfrutar deste raro evento cósmico parcialmente. Se der, ao registrar uma foto, poste aqui pra gente!

 

 

Créditos:

 

Phefm

Sociedade Astronômica do Brasil

G1

Gustavo Rojas

 

 

 

 

Até o primeiro capítulo da nova temporada! Em breve!

 

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Olouco, esse vitória é Vitória - ES ou Vitória-BH? Se for do ES, talvez então eu consiga ver e quem sabe registrar umas fotos rs (mesmo eu não morando na capital mesmo). Belíssimo tópico phe, fazer o que gostamos é bom demais!

 

Abraços.

4b0a63ecdfb46d12255752f0fec82014303e7680

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano é bastante interessante seus tópicos você poderia fazer alguns em vídeo tenho certeza que iria ficar legal

 

Gostaria de ver sua opinião sobre buraco de minhoca e vida em outros planetas,não sei se foge muito do seu conhecimento mas confesso que esses assunto me intriga bastante !!!! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olouco, esse vitória é Vitória - ES ou Vitória-BH? Se for do ES, talvez então eu consiga ver e quem sabe registrar umas fotos rs (mesmo eu não morando na capital mesmo). Belíssimo tópico phe, fazer o que gostamos é bom demais!

 

Abraços.

 

Opa, não esquece as fotos! rsrs

 

Estava esperando você fazer essa postagem, um evento como esse não poderia passar em branco

 

Está sendo bastante aguardado pelo país, estaremos atentos rs.

 

Mano é bastante interessante seus tópicos você poderia fazer alguns em vídeo tenho certeza que iria ficar legal

 

Gostaria de ver sua opinião sobre buraco de minhoca e vida em outros planetas,não sei se foge muito do seu conhecimento mas confesso que esses assunto me intriga bastante !!!! Abraços

 

Agradeço mano, é uma honra.

 

Sobre a distorção do tecido tempo-espaço, a teoria buraco de minhoca seria a interligação de dois tempos-espaços. Para esclarecer a vocês, seria como pegar um atalho. A---------------B. Com o buraco de minhoca os pontos A e B se encontrariam numa dobra espacial virando AB. A teoria não evidencia nenhum buraco de minhoca até o presente momento, mas supondo que existisse, os calculos mostram que este buraco seria muito pequeno para que pudessemos entrar, e pior, ele se fecharia muito rápido. Teria que existir uma tecnologia capaz de segura-lo e expandi-lo. Portanto, podemos concluir que buracos de minhoca ainda não passam de ficção científica.

 

* só um adendo, para que exista um buraco de minhoca é preciso gravidade, muita gravidade, similar a um buraco negro.

 

 

Já a vida em outros planetas acredito que exista sim, mas não são todos, e conforme nossa tecnologia... Ainda é algo inalcançável para nós testemunharmos.

 

Pode ser que exista vida primitiva, diferente ou como nós e até mesmo mais inteligente, os cálculos absurdos da física quântica nos revela que é possível haver outro eu e outro você em outro canto do universo existindo paralelamente e isto se aplica ao multiverso também. Dá pra imaginar a imensidão que é o universo observável? Nossa mente não é capaz de assimilar hahaha esse é o mais legal, nós sendo o topo da cadeia alimentar e intitulados como os seres mais inteligentes não conseguimos, pelo menos ainda, ultrapassar o entendimento do cosmos. Seria como comparar formigas conosco, e nós perante a o que está além... A astronomia nos revela humildade e nos une como uma raça só, aqui, não existem fronteiras, ou políticas. Existe apenas a raça humana tentando compreender a sua própria criação e evoluindo em conjunto para proteger nosso único lar que conhecemos, o planeta Terra. Pra finalizar, o universo evoluiu até nós, e cada um de nós somos um pequeno universo em particular...Somos o próprio cosmos tentando se autocompreender-se.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.