Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Cotas raciais


Maasu
 Compartilhar

Posts Recomendados

Você é a favor ou contra o sistema atual de cotas raciais? Por que?

 

Para iniciar a discussão, vou me posicionar desde já.

Eu sou inteiramente a favor das cotas raciais. Quando eu digo isso eu não estou dizendo que pessoas negras tem menos capacidade intelectual que qualquer outra pessoa, no meu ponto de vista isso sequer deve ser discutido. A questão é que é fato que a maioria da população brasileira é constituída por pessoas negras, e lugares pobres (como favelas, por exemplo) são ocupadas majoritariamente por pessoas negras. Além disso, seguindo a lógica de "domínio" numérico por parte de pessoas negras no território brasileiro, faria sentido termos uma quantidade boa de pessoas negras em cargos de maior influência e prestígio, correto? Mas essa não é a realidade na qual vivemos. Tenho certeza que essas pessoas não chegaram nesse patamar por não terem vontade, mas por não terem a oportunidade. Quantas pessoas negras vieram dessa realidade que citei acima e conseguiram mudar sua vida e da sua família por terem conseguido entrar na faculdade? Quando falamos sobre entrar em uma faculdade pública, estamos colocando essas mesmas pessoas que são socialmente desfavorecidas com (muitas vezes, nem sempre) pessoas de classe média-alta que tiveram condições de estudar em escolas particulares a vida inteira e ainda fazer um bom curso pré-vestibular para prestar o enem. É ingênuo da nossa parte pensar que uma pessoa negra da favela tem a mesma chance de entrar na faculdade competindo diretamente com essas pessoas de classe média-alta que citei acima.

Meu intuito não é ofender ninguém, inclusive peço desculpas se isso ocorreu. Acho interessante debater sobre isso para conseguirmos sair um pouco da bolha da nossa realidade e se preocupar também e principalmente com os menos favorecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor de cotas raciais por causa de todo o contexto histórico. Parafraseando um artista aí, "esse cara tem 300 anos de opressão e humilhação pra cima dele, nada mais justo que uma reparação". O racismo ainda é muito forte no Brasil.

 

Vamos ver se os que são contra cotas vão usar o mesmo argumento de sempre.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, por outro lado, sou totalmente contra. Acho algo tão sem lógica, sabe?

Temos que parar de olhar pra um ser humano e ver uma cor. Negro, branco, amarelo, de que serve essas nomenclaturas? No final não somos todos feitos da mesma coisa? Não temos todos que nos alimentar igual? Não temos todos que nos hidratar igual? Não vamos todos morrer um dia igual?

 

O que eu quero dizer é que no final diferenças existem, mas são insignificantes, se você é mais escuro ou mais claro do que eu, se é mais alto ou mais baixo, mais gordo ou mais magro, você continua igual a mim lá no fundo, são diferenças que não fazem diferença :D. E pra mim, isso é mais do que motivo, pra dizer que cotas, ao invés de diminuir essa diferença, ela se transforma num agente divisor, separando o homem, "negros de um lado, brancos de outro".

 

É um assunto complicado de se discutir, porque nós vivemos essa realidade, o presente, é impossível olhar friamente, vamos sempre levar nossa ideologia, paixões e devaneios em conta ao formarmos nossa opinião. Talvez daqui 100, 200 anos, nós poderemos olhar para o passado e falar "Realmente cotas eram uma boa opção." ou "Por quê implementamos cotas? O que aquelas pessoas estavam pensando?".

 

Corrigindo o colega ali em cima, de acordo com o Censo demográfico mais recente (2010), a maior parte da população brasileira se denomina Branca, seguido por Pardos, Pretos, Amarelos e Indígenas, respectivamente.

Fonte

 

É ingênuo da nossa parte pensar que uma pessoa negra da favela tem a mesma chance de entrar na faculdade competindo diretamente com essas pessoas de classe média-alta que citei acima.

 

Também é ingênuo pensar que somente negros são pobres. Sabe, eu sou pobre, bastante, não sei quantas vezes já vi a luz aqui em casa ser cortada, além de tantas outras coisas que não vou ficar citando por é duro pra mim, nunca tive oportunidade de fazer cursos pois trabalho desde cedo, mas nem por isso eu falei "Blz, não tem o que fazer, né? É isso.", eu aprendi falar inglês sozinho, eu estudo todo dia mesmo sem ter condição de pagar cursinho pra tentar fazer uma faculdade, e isso não é nada de mais, meu pai escolheu não estudar e eu tenho que pagar por isso, assim como eu faço isso pelos filhos que eu vou ter daqui 10 ou 20 anos, pra eles não passarem pelo que eu passo. E a única coisa que me difere de pessoas de pele negra, é que muitas delas elas ouvem desce cedo que todos estão contra ele, que tudo que da errado é pela cor de sua pele, e que eu, por ser branco do olho azul, sou privilegiado, não importa se eu me esforço ou não, não importa se eu fico até tarde lendo, eu só vou ter um futuro por ser branco.

Eu não vou ter um futuro prospero por que sou branco, eu vou ter por que eu quero, e me esforço pra ter. E nenhum negro está fadado a ter um futuro infeliz só porque todos lhe dizem isso.

lol ign: punk rock kid
osrs ign: ksihsselepoh

valorant ign: not a fiat uno#turbo

steam: hrq

PPWUHjc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor. É realmente interessante ressalvar o contexto histórico, mas é ainda mais relevante citar a realidade atual das pessoas negras. Eu gosto de trabalhar com números nessas horas (só nessas horas mesmo, rs).

 

Inclusive, também sou a favor de cotas às pessoas de baixa renda. Entretanto, em um percentual mais baixo que cotas às pessoas negras.

As cotas servem para ressalvar direitos que, devido a todo um agrupamento de problemas sociais, não podem (ou, melhor, não conseguem) ser concedidos. Eu não me sinto confortável ao considerar como uma dívida histórica, pois, se persistir nesse contexto, vocês me devem bastante, afinal, sou uma mulher e, uau, a conta está gorda, hein (imagine então para as mulheres negras? Caralhinhos!). :v Considero como política social absurdamente necessária se analisados os dados expostos (e não só estes). Quando provarem que o mundo de uma pessoa negra é igualmente cruel ao de uma pessoa branca, acreditem, sequer teríamos um tópico desses.

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Historicamente, há um "sentimento" de dívida por parte dos brancos com as demais raças pelos acontecimentos do passado deles. Mas isso porque o branco "reconheceu seus erros e se arrependeu".

 

Contextualmente, há um "sentimento" de culpa por parte dos brancos com as demais raças pelos acontecimentos da atualidade deles. Mas isso porque o branco "é empático, misericordioso e piedoso".

 

Sinceramente, eu não acho que as cotas resolvem os problemas, por isso sou contra. O governo não tem que dar ao favelado uma oportunidade maior de ingressar em uma faculdade, por exemplo. O governo tem que dar ao favelado um lugar seguro pra morar, com acesso às redes de ensino, com a mesma qualidade de ensino oferecida sem diferenças. Tratar como um ser humano também. Isso sim seria um "acerto de contas", não essas "migalhas" que oferecem atualmente.

mowbTn0.png0jL5HAR.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N é nada mais nada menos, do que a tentativa de diminuir o Racismo com mais Racismo

a questão da divida histórica n tem nada a ver com isso,

O negro também escravizou o Branco (durante a presença muçulmana na África) e nem por isso eles querem algum privilegio por isso

Sem falar q pela grande divisão de tribos na África constantes guerras eram travadas e ai q o negro começou a vender pessoas de outras tribos para os brancos.

Agora já questão das cotas é criar privilégios para tentar amenizar algo que n existe(Racismo[ps: n estou escrevendo q não existe racismo e sim usar Racismo como Vitimismo Político]),

se for assim cria cota pra Gordo, magro, loira, etc.

 

Acho q isso ai !

Gloria

Tj7vsQa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra.

O pobre com o mínimo de noção, "NEM" faz "ENEM", porque ESCOLA PÚBLICA é lixo e não dá o mínimo preparo para uma prova dessa(com raras exceções). Hoje tá até melhor, porque existem outros meios de se buscar conhecimento.

 

E essa coisa de "vontade" é esteriótipo que muito rico fantasia com pobre, morei em favela a maior parte da minha vida, tive contato com pobres de vários cantos desse país que cá "brotavam" pra tentar a vida... o número de pessoas que não querem nada com a vida é absurdo.

Muitos só correm atrás de um trabalho mesmo porque não têm a opção de ficar em casa coçando o saco.

Quem quer brother, corre e vai buscar, passar a vida culpando fulano , exigindo de ciclano ou somente se lamentando, não dá em nada.

 

Um exemplo de superação. Os japoneses chegaram aqui pra substituir os escravos negros...ficaram sob degradantes condições de existência, mas hoje tão ai...é fácil encontrar um japonês que subiu na vida, parece até algo normal vindo de um japonês...complicado isso pra quem já foi chamado de "negro amarelo".

 

___

 

a questão da divida histórica n tem nada a ver com isso,

O negro também escravizou o Branco (durante a presença muçulmana na África) e nem por isso eles querem algum privilegio por isso

Sem falar q pela grande divisão de tribos na África constantes guerras eram travadas e ai q o negro começou a vender pessoas de outras tribos para os brancos.

Exatamente, se pararmos para olhar essa situação, o mundo tem que reparar o mundo, porque todo mundo se escravizou. Branco escravizou branco/negro, Negro escravizou negro/branco, árabe escravizou árabe/negro/branco, até índio escravizava... e assim vai, vira uma centopeia, daí vai um enchendo a boca do outro com "reparação" lkkkkkkk Em suma, escravidão é um crime de humanos contra outros humanos, eu nunca escravizei e nunca fui escravizado, assim como todo mundo aqui...então

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor porque o enriquecimento desenfreado oriundo da escravidão e do racismo que exclui ate hoje os negros dos postos de trabalho (tirando os braçais) e forçando com que seus filhos comecem a trabalhar desde cedo, atrapalha e muito no estudo da criança. As cotas são um meio de reparar aquilo que a sociedade fez com essas pessoas e tem mostrado resultados, os alunos negros cotistas são os alunos mais esforçados da turma, pois eles sabem na pele o que é passar necessidade e dificuldade por "apenas" ser negro. Negar que o preconceito existe na nossa sociedade é uma falta de empatia pelas pessoas, pessoas que dizem que não existe isso, são as mesmas que trocam de rua quando vê um garoto negro mal vestido vindo na sua direção, por medo de ser assaltado, isso, é preconceito. Mas também não podemos falar somente de cotas raciais, e sim em cotas no geral, o Brasil tem cotas para pessoas pobres e/ou que estudaram em escola pública durante ao menos o ensino médio inteiro, isso é bom e necessário por dois motivos, existem brancos que passam necessidade também e eles não devem ser esquecidos, e digo isso por que os filhos deles também estudam em escolar publicas ou ganham bolsas de estudos para estudar em uma escola particular (o que também dá o direito as cotas), eles passam dificuldade desde que acordam, enquanto a maioria das pessoas acorda as seis e meia para o pai levar para a escola de carro, eles acordam as 4 para sair da periferia e ir para uma escola cujo o ensino é um pouco "melhor", e não vou nem entrar no assunto de alimentação e material escolar, o outro motivo é pela baixa qualidade das escolas, os professores estão la pra ensinar, mas ganham um salário tão ridículo que não desperta o interesse em (na maioria) ajudar essas crianças, e os que tem interesse mesmo assim, não consegue, pois o governo em um sistema que o aluno não pode reprovar por vários anos. Cotas ainda são necessárias sim. Agora por falar em educação, 82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil estão no Ceará, é muito importante que saibamos como fazer a nossa parte na hora de escolher os nossos candidatos, esse ano de eleição é a prova disso, pesquise em quem você vai votar, saiba quais são as propostas, duvide, pergunte pra outra pessoa, não fique divulgando fake news como os vídeos do MBL que como o próprio Arthur disse "Eu edito mesmo, e é pra causar". Como vocês devem ter percebido, eu voto no candidato Ciro, pois ele contempla as melhores propostas que o país precisa e alem de ser honesto (o que não é mais do que sua obrigação) ele já mostrou serviço e sabe como fazer.

ESfbVN0.jpggrhYwBl.jpg

Evoluindo sempre

Partiu NodeJs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou contra as cotas raciais, não faz sentido é uma coisa que criaram para ganhar votos. Sem falar que os negros que vejo na minha faculdade em sua maioria vieram de familias bem estruturadas.

No entanto, cotas para famílias de baixa renda sou parcialmente a favor, ao meu ver seria justo visto que a educação de ensino médio e fundamental públicos são péssimos.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.