Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

A TRÍADE DO DESENVOLVIMENTO WEB PARTE #2 [CSS]


Nxtt
 Compartilhar

Posts Recomendados

Após uma longa jornada de estudo sobre HTML acredito que está pronto para saber mais sobre a tríade da dominação do desenvolvimento web, pois estruturada a página com nossas varias tags e elementos, precisamos dar estilo as coisas, afinal oque seria dá internet com apenas HTML.

Então passamos mais um passo e iremos ao CSS.

CSS

O CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem utilizada para definir a aparência de documentos que usam linguagens de marcação, como o HTML, XML e etc... O CSS define como os elementos contidos no documento serão exibidos em tela.

A sua criação se deve a grande crescente das tecnologias de desenvolvimento,  as tecnologias estavam adotando cada vez mais estilos e variações para deixá-las mais elegantes e atrativas para os usuários.

Inicialmente o estilo era todo realizado a partir de tags e atributos para o HTML. Mas isso era uma tremenda dor de cabeça aos programadores, pois era impossível definir padrões, era tudo feito manualmente elemento por elemento.

Destas complicações, nasceu o CSS. Com isso, as linguagens de marcação passaram novamente a exercer sua função de marcar e estruturar o conteúdo do documento, enquanto o CSS encarregou-se da aplicação de estilos necessários para a aparência dela. Hoje em dia ainda é possível definir estilos por meio de atributos em tags, mas é completamente inviável desenvolver dessa forma.

O CSS também permite que as mesmas marcações de um documento sejam apresentadas de diferentes estilos, conforme o método de renderização (como em uma tela, impressão, via voz, dispositivos táteis e etc...). A maioria dos menus em cascata, estilos de cabeçalho e rodapé de páginas da internet, por exemplo, atualmente são desenvolvidos em CSS.

Sintaxe

Assim como no HTML, para escrever código CSS é necessário seguir uma regra. A nossa regra é composta de três partes principais: um seletor, uma propriedade e um valor a se aplicar.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Explicando de uma forma grotesca, o seletor nada mais é do que o nosso elemento HTML ao qual queremos aplicar a regra.

Um exemplo prático seria:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Neste caso estamos aplicando a propriedade de background-color (que muda a cor do background) com o valor de #000 (preto) ao tag body do HTML.

Classes

As classes são uma forma de identificar um grupo de elementos. Através delas, pode-se atribuir a mesma formatação de estilo a vários elementos. Exemplo:

CSS:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Desta forma declaramos no CSS uma classe chamada "classe", note que o nome das classes são declaradas com o precedente " . " (Isto é importante pois separa os elementos visto primeiro exemplo, as classes e os IDS que vamos ver no próximo exemplo.)

Já no HTML:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

As IDS, só podem ser declaradas uma vez, então é impossível reutilizar uma ID dentro de um código HTML, vamos entender isso.

Para declararmos uma tag no HTML devemos fazer o seguinte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Neste caso, a página será exibida com erros pois duplicamos um ID, mas vamos entender como estilizar isso no CSS:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Neste caso o elemento HTML que tiver o id #idUm será exibido com o background na cor azul, já o #idDois será exibido com a cor vermelha. Note que precedemos o nome do id com o caractere "#".

Com esses precedentes o CSS identifica os elementos, classes e ids.

 

Muito obrigado pela companhia mais uma vez e por hoje é só criançada, continue seus estudos nos links abaixo e caso não tenha visto a primeira parte dessa série, deixarei o link hehe.

Até a próxima

Links

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.