Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

guia Como vencer de Tanks com Lutadores


'hisk
 Compartilhar

Posts Recomendados

Como vencer de Tanks com Lutadores
Um guia para a Top lane

OX88sOk.jpg

Quanto mais alto fores, maior o tombo

No League of Legends, existem bons matchups, matchups idem e matchups que faz você pensar o porquê ainda joga isso. A Top Lane é uma das mais viáveis lanes para subir de elo no jogo, com um leque de campeões enorme para se jogar. De tanks à lutadores, magos à atiradores - a Top Lane é muito volátil, pode ser a mais disputada lane ou a mais unilateral da partida.

Nesse guia, vamos conversar sobre o que fazer quando está jogando com um campeão duelista/lutador contra um tank. Antes de começarmos, gostaria de esclarecer que tudo nesse guia é situacional. Dependendo do matchup que se encontrar, algumas das informações podem não ser viáveis. Nesse caso, você precisará se adaptar e mudar seu playstyle e jogar de acordo com a situação.

Itens iniciais

Quando se joga com um lutador, seu primeiro pensamento pode ser começar a partida com uma Espada de Doran. A Espada de Doran te possibilita causar mais dano na fase de rotas, por conta disso, também te da a oportunidade de matar seu inimigo. Esse é um ótimo item inicial para muitos campeões lutadores e duelistas, pois eles se aproveitam muito bem do dano extra, cura e o roubo de vida que a Espada de Doran te da.

Contudo, se você se encontra em um matchup onde o campeão inimigo tenha muito sustain, você pode ser impossibilitado de aproveitar os benefícios da Espada de Doran como item inicial. Isso porque o inimigo te dará out-sustain na rota e regenerará parte do dano que você lhe causa. Um exemplo é o Maokai, em que a passiva lhe garante cura ao longo da partida.
Além disso, alguns tanks escolhem a Poção Corrupta pelo sustain no começo do jogo, já que sabem que não serão capazes de matar o inimigo.

Se você, como lutador, tentar trocar com um campeão que tem muito sustain, eles serão capazes de regenerar a vida perdida, e você não. Isso pode te deixar em maus lençóis caso o caçador inimigo apareça na sua lane, ou mesmo que não apareça, você terá que jogar recuado e não lutar com o inimigo, já que você está com a vida baixa da ultima troca.

Então ao invés de pegar o item inicial sugerido, de uma olhada em qual é o inimigo que você enfrentará. Substituir seu primeiro item vai te permitir fazer mais na fase de rotas, e isso lhe dará um melhor começo de jogo.

  • Se você se encontra contra um inimigo com sustain, você provavelmente vai preferir pegar a Poção Corrupta.
  • Se você se encontra contra um inimigo tank que dá muito dano (colossos), você também provavelmente vai preferir a Poção Corrupta ou Escudo de Doran.
  • Se você se encontra contra um inimigo que não tenha a fase de rotas muito boa, ai sim, você pode pensar em pegar a Espada de Doran ou a Poção Corrupta*.

*Muitos podem não ter conhecimento, mas Poção Corrupta te da dano extra para as trocas quando ativa.

Camille-probuilds.jpg
Camille - Probuilds

Um bom exemplo é a Camille. Ela é uma das melhores duelistas, mas seus leveis primários são incrivelmente fracos se comparado com outros. Na maioria dos casos, ela preferiria começar com Escudo de Doran ou Poção Corrupta para se prevenir de ficar para trás.

Muitos podem pensar que pegar a Espada de Doran é bom para ela, já que ela é uma lutadora: você pode se aproveitar dos benefícios da Espada de Doran, mas na maioria dos casos, você não vai ser beneficiado sem ser punido. Além disso, você não terá sustain nenhum após cada troca. A Camille se beneficia de trocas pequenas com o inimigo, e dificilmente vai dar 100-0 em alguém na fase de rotas. É melhor para ela fugir do inimigo e apenas se envolver em pequenas trocar durante a fase de rotas.

Controle de Wave

Controle de Wave é um assunto complexo que envolve muitas fatores e variáveis. O controle de Wave em um matchup contra tanks é especialmente importante para vencer a lane. Quando você se encontra em um desses matchups, você deve manter a wave ou idem, ou perto da sua torre (fora do range da torre); eu recomendo deixar a wave perto da sua torre.

Tem diversos motivos para você querer manter a perto da sua torre:

  • Muitos campeões tank não tem habilidades de escape, o que significa que se eles derem overextend, estarão propensos a gank ou serem solados.
  • Mantendo a wave nessa posição, te permite manter fazendo pequenas trocas com o inimigo. Se você puxar para debaixo para torre dele, não será capaz de lutar ou aplicar pressão nele. Isso porquê a torre ira protege-lo.
  • Isso também te possibilita zonear e negar farm do inimigo. Nem todo tank é naturalmente tank, alguns precisam de itens para se tornar tank. Enquanto seu inimigo não está tão tank ainda, você pode fazer pequenas trocar, até que ele vá para base ou que você o mate.
  • Te permite se proteger de ser campado; a maioria dos campeões tanks tem algum tipo de CC, que pode ser usado muito facilmente pra setar um gank. Mantenha a wave perto de sua torre para prevenir o overextend e punir o overextend do seu adversário.

Como já adiantei, controle de wave é um assunto complexo, mas darei uma versão "lite" do tema. Se você quer que a wave fique idem, você precisa que o seu número de minions seus e os minions do adversário seja o mesmo. Para trazer a wave para mais perto da sua torre, é preciso que tenha mais minions inimigos do que seus.
Essa imagem explica bem, as cores representam a quantidade de minions necessária para freezar em cada posição.

Freeze-image.png

Respeite-os!

É fácil cair na armadilha de acreditar, quando se está jogando esse tipo de matchup, que você como lutador está com a lane nas mãos e que deve duelar sempre com o inimigo e esmagar eles na lane. Alguns lutadores realmente counteram tanks no early game, mais isso não é sempre o caso!

Quando se pensa em um tank no League of Legends, pode vir a mente alguém fraco (sem dano), imóvel e fácil de abusar, isso realmente pode ser o caso para alguns matchups, mas isso não é o padrão. Você pode se surpreender de quanto dano um tank pode dar com alguns itens nas mãos. Se o inimigo que você se encontrar contra tiver metade de um neurônio, ele começara a buildar itens que counteram diretamente seu dano. Traduzindo, significativamente menos dano = maior dificuldade para abusar deles.

Um erro que é comum no low elo é os players sempre querendo lutar com o inimigo não importa o que! Quando se está jogando com um campeão que se beneficia de trocas pequenas, você deve trocar somente quando isso te beneficia. Não tem razão nenhuma para trocar com um inimigo se a troca não sairá boa pra você. Muitos players acreditam que para vencer a lane você precisa de kills, kills são legais para snowballar, mas não são sempre necessárias.

Troque quando VOCÊ tiver a vantagem

Eu acabei de falar que você precisa respeitar seu inimigo e seu dano, porém, você não quer dar a ele a lane de graça por jogar muito safe. Se você não for uma ameaça ao inimigo, você não será capaz de abusar dele.

Como você é um lutador, você é bom em duelar com o inimigo, mas você só quer fazer isso quando está ao seu favor. Existem vários diferentes cenários onde você vai querer trocar com o inimigo. Lembre-se, você precisa jogar nas suas forças e abusar das fraquezas do inimigo.

  • Uma hora boa para trocar com o inimigo é quando ele não tiver nenhuma forma de escapar. Por exemplo, se o Maokai usar seu W, ele são será capaz de fugir de seu engage ou troca, já que ele não conseguira usar o W em um minion para fugir. Nem todo campeão tem um habilidade de escape, mas para os que tem, você deve abusar disso.
  • Quando o inimigo usar uma das principais habilidades de seu kit. Se o inimigo usar uma habilidade para pokear ou apenas para farmar, você pode ir para uma troca com ele, já que ele está na desvantagem de ter uma habilidade no countdoown, assim, trocando menos dano com você, já que tem uma habilidade a menos para causa-lo.
  • Quando o inimigo estiver farmando. A maioria dos tanks são melees e precisam de se aproximar para matar um minion. Você pode abusar deles quando estiverem na animação de auto-attack. Assim, o auto-attack entrará em countdown, e eles não serão capaz de trocar de volta com você.
  • O melhor momento para trocar com o inimigo é quando o inimigo está dando overextend, já que ele estará longe da torre dele, e como o top é uma lane longa, você terá muito tempo para abusar dele.

Se você joga Top, você deve saber quão irritante jogar contra tanks pode ser. Alguns dão uma quantidade insana de dano e ainda conseguem tankar; campeões duelistas nem sempre serão fortes no early game, e precisam de tempo e paciência pra jogar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse tópico é uma tradução que fiz de um dos tutoriais oferecidos pelo Mobalytics.gg, How to beat Tanks as a Fighter (Top Lane Guide), também fiz algumas modificações para ficar mais fácil a compreensão e resumi um pouco alguns assuntos. 

Todos os créditos são deles. :3_grin:

lol ign: punk rock kid
osrs ign: ksihsselepoh

valorant ign: not a fiat uno#turbo

steam: hrq

PPWUHjc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.