Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Deus no panteísmo - Visionários Cosmonautas


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

KMdPhoo.pngKMdPhoo.pngKMdPhoo.pngKMdPhoo.png

Olá, pela primeira vez eu não sei como começar o tópico para lhes explicar uma visão diferente da maioria das pessoas do mundo. Mas irei tentar...

 

Antes de começar, gostaria de recomendar a leitura deste tópico para aqueles que conseguem abandonar por um momento todas suas crenças atuais e todas as "leis" vigentes sob pressão. Para abrir o pensamento a um outro tipo é preciso uma auto-reflexão e estado de curiosidade inimaginável. Se você está preparado, podemos prosseguir.

 

DEUS NO PANTEÍSMO

caracteriza-se por uma extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o universo, concebidos como realidades conexas ou como uma única realidade integrada. Esta é a definição, tentarei sintetizar a visão:

 

Após estudar um longo período de astronomia, a matéria mais antiga da humanidade e que como base nos deu toda arquitetura que construímos, pirâmides, astrologia (signos), filosofia, matemática, física, química etc... Passei a enxergar o próprio cosmos como um organismo vivo, assim como nós.

 

Apenas para ressaltar, eu sou batizado católico, já fui adventista fluente, evangélico, deísta, agnóstico teísta. Mas para entender o panteísmo é preciso esquecer toda religião que interliga você e deus como tomada de decisões da vida na terra. 

 

Para que entendas, é preciso meditar-se por um momento e este momento precisa ser calmo, vou propor um pensamento, pare e reflita:

 

- Você é um organismo multicelular, existem trilhões de células no seu corpo agindo neste exato momento.

- Você é o resultado de bilhões de anos de evolução celular.

- A primeira vida na terra foi um organismo unicelular.

- Você carrega a impressão genética do primeiro ser-vivo terrestre, o DNA é um padrão de informações proteicas de adaptação, existe um ancestral em comum.

- Para a evolução alcançar o topo da cadeia, os humanos, foram necessárias muitas falhas e oportunidades.

- A probabilidade matemática existe, é comprovada e mesmo que pareça impossível termos um resultado X, ele não é descartado. Assim como os incontáveis mundos que existem, as sextilhões de estrelas e o infinito (finito) universo.

- Nós somos poeira das estrelas, nossa mãe verdadeira morreu, a que vemos hoje é nossa madrasta que nos fornece energia para usufruirmos.

- Estrelas são gigantes fornalhas que esmagam átomos para criarem novos elementos químicos ( os conhecidos da tabela periódica), e os liberam em explosão de super-novas.

- tudo que compõe você, eu, e todas as coisas que vemos no planeta é matéria reaproveitada. Até mesmo o seu parente falecido é reaproveitado como adubo para um solo fértil dando lugar a novas plantas.

- Há um padrão de ordem para todas as coisas no universo assim como esse padrão funciona no seu corpo para te mante-lo vivo.

- Assim como possuímos um tecido para sustentar nossos compostos, o universo possui o tecido espaço-tempo para sustentar os astros.

- Assim como possuímos veias e ligamentos energéticos, o universo nos mostra energia escura impulsionando galáxias, e matéria escura como barreiras ou bifurcações. A própria terra nos mostra sua vida própria, ao chover e nos apreciar com seus raios e relâmpagos energéticos.

 

- Nossa semelhança com o universo é extrema, daria para citar mais milhares de exemplos, assim como nós o próprio universo pode ser um organismo expandindo, crescendo, com nós sendo parte disto, meras células em seus afazeres. Distantes, mas perto.

Veja você mesmo como um feto crescendo, coloque em paralelo o universo expandindo, se tornando criança, o universo em sua fase bebê ( a atual que vivemos agora).

 

As escalas do tempo não existem, nós a criamos para ordenar nossa vida. O tempo terrestre é insignificante ao tempo universal baseado em trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de anos em que passará expandindo e morrendo na entropia.

- Assim como nós, o universo um dia terá um fim.

- Deus não olha por nós, nós olhamos por Deus.

- Deus é todos nós aprendendo o auto-conhecimento da existência.

- Ele não o salvará da possível tragédia, você terá uma probabilidade de viver numa situação quase impossível.

- Ele não fala com você, você fala com ele/si mesmo.

- Peça e receba, FAÇA e receba.

- Deus é incrível, é esta imensidão que vemos, nossos olhos são capazes de ver apenas uns 30% embora ainda seja muito com a evolução visual dos  organismos vivos, ainda há as visões em ultra-violeta, raio-x etc.

- Deus é o universo, nós somos o próprio universo. Tudo está interligado e fluindo, mas em nada ele nos manipula muito menos nos vê de fora para dentro. 

 

Gera um certo desconforto no começo, mas para ver tudo é preciso ir além do pensamento terrestre, é entender a dimensão de todas as coisas e ter humildade de aceitar seu lugar no cosmos, não como o favorito mas como parte de algo grande, algo imensamente grande.

 

Bom este é o máximo que posso chegar num resumo básico para quem quer entender, é muito difícil encaixar o pensamento numa sociedade que foi induzida a catequese desde os primórdios do país. Índios que eram catequizados evitavam punições severas quanto aos sem religiões ou de outras foram profanados, até mesmos padres que ousassem ler livros banidos também morreram de forma cruel , a religião sempre foi um poderoso instrumento de manipulação social.

 

~~ 

Ad Astras!

Agradeça ao universo! 

"A verdade vós libertarás"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom que você já está confortável com sua crença, durante uma época da minha vida eu tinha raiva das religiões, mas depois amadureci e vi que quem cria a polêmica somos nós (o homem). Assim como muitos, eu nasci sem o "órgão" da fé. 

E lendo esse tópico percebi que muito estudo te levou ao panteísmo, o mesmo comigo, só que para o ateísmo. E esse mesmo estudo te tirou do mainstream religioso. Foda.

dcby17m-1951e581-58ed-433b-8630-2d2c95486648.png.489d1f1a1d47c7dcd6debd5f989815b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está claro que essa, é igual toda e qualquer outra religião que se encontra em cada esquina, cada uma com um nome diferente.
Você pode achar milhares de similaridades entre a imensidão do universo e a pequenez humana, mas eu também posso achar milhares de similaridades entre um pedaço de pão velho e um ser humano, isso não significa que um pedaço de pão é uma divindade ou contém o sentido da vida.

2 horas atrás, Phefm' disse:

- Você é um organismo multicelular, existem trilhões de células no seu corpo agindo neste exato momento.

- Você é o resultado de bilhões de anos de evolução celular.

- A primeira vida na terra foi um organismo unicelular.

- Você carrega a impressão genética do primeiro ser-vivo terrestre, o DNA é um padrão de informações proteicas de adaptação, existe um ancestral em comum.

- Para a evolução alcançar o topo da cadeia, os humanos, foram necessárias muitas falhas e oportunidades.

Isso não o velho e bom evolucionismo?

2 horas atrás, Phefm' disse:

- A probabilidade matemática existe, é comprovada e mesmo que pareça impossível termos um resultado X, ele não é descartado. Assim como os incontáveis mundos que existem, as sextilhões de estrelas e o infinito (finito) universo.

Probabilidade matemática do que? O que é comprovado? Que por mais que a possibilidade seja pequena ela ainda é existente? Isso tem realmente algo a ver com o texto ou você só colocou ai pra encher linha?

2 horas atrás, Phefm' disse:

- Nós somos poeira das estrelas, nossa mãe verdadeira morreu, a que vemos hoje é nossa madrasta que nos fornece energia para usufruirmos.

- Estrelas são gigantes fornalhas que esmagam átomos para criarem novos elementos químicos ( os conhecidos da tabela periódica), e os liberam em explosão de super-novas.

- tudo que compõe você, eu, e todas as coisas que vemos no planeta é matéria reaproveitada. Até mesmo o seu parente falecido é reaproveitado como adubo para um solo fértil dando lugar a novas plantas.

Isso não a boa e velha introdução do livro Cosmos? (Exceto a parte da mãe e da madrasta)

2 horas atrás, Phefm' disse:

- Há um padrão de ordem para todas as coisas no universo assim como esse padrão funciona no seu corpo para te mante-lo vivo.

- Assim como possuímos um tecido para sustentar nossos compostos, o universo possui o tecido espaço-tempo para sustentar os astros.

- Assim como possuímos veias e ligamentos energéticos, o universo nos mostra energia escura impulsionando galáxias, e matéria escura como barreiras ou bifurcações. A própria terra nos mostra sua vida própria, ao chover e nos apreciar com seus raios e relâmpagos energéticos.

 

- Nossa semelhança com o universo é extrema, daria para citar mais milhares de exemplos, assim como nós o próprio universo pode ser um organismo expandindo, crescendo, com nós sendo parte disto, meras células em seus afazeres. Distantes, mas perto.

Veja você mesmo como um feto crescendo, coloque em paralelo o universo expandindo, se tornando criança, o universo em sua fase bebê ( a atual que vivemos agora).

Você pode achar milhares de similaridades entre a imensidão do universo e a pequenez humana, mas eu também posso achar milhares de similaridades entre um pedaço de pão velho e um ser humano, isso não significa que um pedaço de pão é uma divindade ou contém o sentido da vida.

1 horas atrás, Phefm' disse:

As escalas do tempo não existem, nós a criamos para ordenar nossa vida. O tempo terrestre é insignificante ao tempo universal baseado em trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de anos em que passará expandindo e morrendo na entropia.

Nós criamos as escalas de tempo? Isso não faz sentido, nós podemos observa-las por conta do nosso cérebro ter a capacidade de discernir padrões, mas nós não a criamos, podemos ter criado o nome, ter dado significado a palavra, mas ela existe, e mesmo que não o conseguíssemos observar, ainda existiria. Para uma semente cair no chão e nascer em forma de uma árvore, tempo é necessário, o tempo entre a semente cair ( X ) e a árvore nascer ( Y ) é uma escala de tempo. (e mesmo que não o conseguíssemos observar, ainda existiria.)
Com esse exemplo da árvore, podemos certamente dizer que, mesmo que não soubéssemos da existência de escalas de tempo, como dias, semanas, meses, anos, elas ainda teriam efeitos práticos na realidade, os mares, a lua, a estações, as plantações, tudo ainda sofreria desses efeitos.

De acordo com a Teoria da Relatividade, tempo não é algo universal.

1 hora atrás, Phefm' disse:

Gera um certo desconforto no começo, mas para ver tudo é preciso ir além do pensamento terrestre, é entender a dimensão de todas as coisas e ter humildade de aceitar seu lugar no cosmos, não como o favorito mas como parte de algo grande, algo imensamente grande.

Isso não é basicamente pegar um principio científico (princípio antrópico fraco) e tentar romantizar ou/e espiritualizar?
Você basicamente fala, "o universo não existe por causa de nós, não somos importantes, MAS MESMO ASSIM, eu faço parte de alguma coisa aí que eu não tenho certeza o que é, então vou chamar de deus". Dizer que estamos conectados a tudo ou dizer que não estamos conectados a nada não tem o mesmo efeito prático? Só muda o jeito que você olha pro universo. Isso me parece muito mais uma tentativa de fugir da realidade objetiva em que vivemos, se colocando dentro de algo grande, algo que de uma razão pra você suportar esse mundo, mesmo que você não saiba o que esse "algo" seja; se pegarmos o mesmo principio dessa ideia, podemos trocar o nome de deus, por uma gota d’água, posso falar que estamos vivendo dentre de uma gota d'água e que fazemos parte dessa gota d'água. Mesmo parecendo 300x mais idiota falar que somos parte de uma gota d'água do que falar que somos parte de deus, tem o mesmo efeito prático.

1 horas atrás, Phefm' disse:

Bom este é o máximo que posso chegar num resumo básico para quem quer entender, é muito difícil encaixar o pensamento numa sociedade que foi induzida a catequese desde os primórdios do país. Índios que eram catequizados evitavam punições severas quanto aos sem religiões ou de outras foram profanados, até mesmos padres que ousassem ler livros banidos também morreram de forma cruel , a religião sempre foi um poderoso instrumento de manipulação social.

Na realidade acredito que é muito mais fácil colocar isso em uma cabeça que precisa de criar outra realidade para suportar esse mundo do que em uma cabeça que acredita que estamos aqui por coincidência e a realidade é, como a realidade é.

 

Não tenho nada contra nenhuma religião e as pessoas que as seguem, esse é meu ponto de vista.

 

lol ign: punk rock kid
osrs ign: ksihsselepoh

valorant ign: not a fiat uno#turbo

steam: hrq

PPWUHjc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, 'hisk disse:

Está claro que essa, é igual toda e qualquer outra religião que se encontra em cada esquina, cada uma com um nome diferente.
Você pode achar milhares de similaridades entre a imensidão do universo e a pequenez humana, mas eu também posso achar milhares de similaridades entre um pedaço de pão velho e um ser humano, isso não significa que um pedaço de pão é uma divindade ou contém o sentido da vida.

Não concordo, um pedaço de pão é apenas um pedaço de pão, entra o realismo aí. Estamos falando de ciência, uma análise minuciosa com fundamento. As religiões que você coloca como quaisquer tem como uma divindade externa ao meio, uma divindade que sub-julga os seres humanos ou que emerge deles.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Isso não o velho e bom evolucionismo?

E ele está mais do que provado não? Qualquer um que discorde é um ignorante. Há milhares de exemplos, observações, cálculos, adaptações.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Probabilidade matemática do que? O que é comprovado? Que por mais que a possibilidade seja pequena ela ainda é existente? Isso tem realmente algo a ver com o texto ou você só colocou ai pra encher linha?

Sim tem a ver, a probabilidade de você morrer amanhã mesmo existe mas dependerá de detalhes. Uma pessoa que sobrevive a uma queda de avião, e todos os outros passageiros morrem por exemplo, o cara sobreviveu porque houve a probabilidade de não ter sido atingido de tal forma que sobreviveu. Não é arquitetado por uma divindade, é apenas probabilidade. Ela está em toda extensão do universo, assim como tivemos a chance mínima para o surgimento da vida.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Isso não a boa e velha introdução do livro Cosmos? (Exceto a parte da mãe e da madrasta)

Não retirei nenhum texto externo, fiz com minhas palavras. Com base em estudos. Não entendi o seu ponderamento nesta parte.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Você pode achar milhares de similaridades entre a imensidão do universo e a pequenez humana, mas eu também posso achar milhares de similaridades entre um pedaço de pão velho e um ser humano, isso não significa que um pedaço de pão é uma divindade ou contém o sentido da vida.

Então por favor, comece listando as similaridades. Isto é ignorância.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Nós criamos as escalas de tempo? Isso não faz sentido, nós podemos observa-las por conta do nosso cérebro ter a capacidade de discernir padrões, mas nós não a criamos, podemos ter criado o nome, ter dado significado a palavra, mas ela existe, e mesmo que não o conseguíssemos observar, ainda existiria. Para uma semente cair no chão e nascer em forma de uma árvore, tempo é necessário, o tempo entre a semente cair ( X ) e a árvore nascer ( Y ) é uma escala de tempo. (e mesmo que não o conseguíssemos observar, ainda existiria.)
Com esse exemplo da árvore, podemos certamente dizer que, mesmo que não soubéssemos da existência de escalas de tempo, como dias, semanas, meses, anos, elas ainda teriam efeitos práticos na realidade, os mares, a lua, a estações, as plantações, tudo ainda sofreria desses efeitos.

Talvez eu tenha me expressado mal nessa parte, mas quis dizer que o tempo aqui na terra é diferente do tempo astronômico para ocorrência de fatores.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Isso não é basicamente pegar um principio científico (princípio antrópico fraco) e tentar romantizar ou/e espiritualizar?
Você basicamente fala, "o universo não existe por causa de nós, não somos importantes, MAS MESMO ASSIM, eu faço parte de alguma coisa aí que eu não tenho certeza o que é, então vou chamar de deus". Dizer que estamos conectados a tudo ou dizer que não estamos conectados a nada não tem o mesmo efeito prático? Só muda o jeito que você olha pro universo. Isso me parece muito mais uma tentativa de fugir da realidade objetiva em que vivemos, se colocando dentro de algo grande, algo que de uma razão pra você suportar esse mundo, mesmo que você não saiba o que esse "algo" seja; se pegarmos o mesmo principio dessa ideia, podemos trocar o nome de deus, por uma gota d’água, posso falar que estamos vivendo dentre de uma gota d'água e que fazemos parte dessa gota d'água. Mesmo parecendo 300x mais idiota falar que somos parte de uma gota d'água do que falar que somos parte de deus, tem o mesmo efeito prático.

Esse comentário, vai me perdoar mas fugiu totalmente dos fundamentos. Não foge da realidade que vivemos, pelo contrário, faz parte. O próprio universo pode ser uma divindade, como a primeira criação e dentro dela contida todas as coisas. Ele pode sim ter  surgido do nada, sem algo arquitetar seu desenvolvimento, é algo que está num nível de complexidade a qual ainda estamos lutando para entender. Mas como disse, chamar de DEUS não muda o fato de também não chamar, pois não interage com o interno, não manipula. Não espiritualizei nada, você que interpretou mal.

 

20 horas atrás, 'hisk disse:

Na realidade acredito que é muito mais fácil colocar isso em uma cabeça que precisa de criar outra realidade para suportar esse mundo do que em uma cabeça que acredita que estamos aqui por coincidência e a realidade é, como a realidade é.

Você se enganou, o panteísmo não foge da realidade. Ele aceita ela como é, como resultante. Não estou criando outra realidade meu caro, estou apenas nomeando o cosmos como uma divindade pois desde nossos primórdios recorremos a algo superior a nós, algo que tentamos sentir, as religiões norteiam as pessoas desconcentradas no mundo para que não se rebelem. Por fim, o panteísmo não cria algo fantasioso ele engrandece o próprio cosmos com base no fundamento científico total que se tem conhecimento até os dias de hoje.

 

 

 

 

 

 

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Phefm' disse:

Não concordo, um pedaço de pão é apenas um pedaço de pão, entra o realismo aí. Estamos falando de ciência, uma análise minuciosa com fundamento. As religiões que você coloca como quaisquer tem como uma divindade externa ao meio, uma divindade que sub-julga os seres humanos ou que emerge deles.

Se um pedaço de pão é apenas um pedaço de pão, um ser humano é apenas um ser humano, e uma estrela é apenas uma estrela e o universo em si, é apenas o universo. Não tem porque colocar isso como uma divindade.

12 horas atrás, Phefm' disse:

E ele está mais do que provado não? Qualquer um que discorde é um ignorante. Há milhares de exemplos, observações, cálculos, adaptações.

Exato, é uma tese provada. É por isso que mais pra frente nessa minha resposta eu falo que o que me parece é que você está pegando fatos e princípios científicos e os romantizando, você não tá falando nada de novo, está apenas dando outro nome, no caso, "panteísmo".

12 horas atrás, Phefm' disse:

Sim tem a ver, a probabilidade de você morrer amanhã mesmo existe mas dependerá de detalhes. Uma pessoa que sobrevive a uma queda de avião, e todos os outros passageiros morrem por exemplo, o cara sobreviveu porque houve a probabilidade de não ter sido atingido de tal forma que sobreviveu. Não é arquitetado por uma divindade, é apenas probabilidade. Ela está em toda extensão do universo, assim como tivemos a chance mínima para o surgimento da vida.

Isso não responde minha questão de por que isso está no texto. A possibilidade de eu comer um hot dog e na primeira mordida minha salsicha cair existe, eu preciso morder no lugar certo, com a força certa, mas até eu fazer o ato de morder, a possibilidade dela cair existe e a de não cair também. Mas isso é simplesmente probabilidade, não tem nada pra fantasiar aqui.

12 horas atrás, Phefm' disse:

Então por favor, comece listando as similaridades. Isto é ignorância.

Um pedaço de pão velho tem milhões de átomos que o formam, assim como nós.
Um pedaço de pão velho apodrece e se desfaz, assim como nós.
Um pedaço de pão velho ocupa um espaço no espaço, assim como nós.

O fato é, nós não vivemos em um pão, não somos parte de um pão, assim como não somos parte de deus ou qualquer coisa que você queira chamar, nós só existimos por que existia uma ou várias possibilidades matemática para que a evolução nós trouxesse aqui.

12 horas atrás, Phefm' disse:

Talvez eu tenha me expressado mal nessa parte, mas quis dizer que o tempo aqui na terra é diferente do tempo astronômico para ocorrência de fatores.

Se foi isso que quis dizer, então se contradiz no texto original onde cita "tempo universal".

12 horas atrás, Phefm' disse:

Esse comentário, vai me perdoar mas fugiu totalmente dos fundamentos. Não foge da realidade que vivemos, pelo contrário, faz parte. O próprio universo pode ser uma divindade, como a primeira criação e dentro dela contida todas as coisas. Ele pode sim ter  surgido do nada, sem algo arquitetar seu desenvolvimento, é algo que está num nível de complexidade a qual ainda estamos lutando para entender.

Foge da realidade que vivemos. Afirmar que o universo é uma divindade é apenas colocar uma lente de espiritualização sobre os olhos, porque na pratica, isso não muda nada.
Concordo, com a evolução dos estudos da mecânica quântica, é cada vez mais aceito pela comunidade científica, que para o inicio do universo é possível que seja necessário uma singularidade.

12 horas atrás, Phefm' disse:

Mas como disse, chamar de DEUS não muda o fato de também não chamar, pois não interage com o interno, não manipula. Não espiritualizei nada, você que interpretou mal.

Isso é contraditório com o que você me respondeu mais cedo, isso é uma tentativa de fugir da realidade. Se tudo e nada tem o mesmo efeito, então não passa de um placebo para conseguir ter um olhar enfeitado do mundo.

12 horas atrás, Phefm' disse:

Você se enganou, o panteísmo não foge da realidade. Ele aceita ela como é, como resultante. Não estou criando outra realidade meu caro, estou apenas nomeando o cosmos como uma divindade pois desde nossos primórdios recorremos a algo superior a nós, algo que tentamos sentir, as religiões norteiam as pessoas desconcentradas no mundo para que não se rebelem. Por fim, o panteísmo não cria algo fantasioso ele engrandece o próprio cosmos com base no fundamento científico total que se tem conhecimento até os dias de hoje.

Então você está apenas mudando o nome das palavras, meu caro. Chamar o Cosmos de deus não muda o fato de que ele vai continuar o mesmo, só muda o SEU olhar. Você está colocando uma lente de espiritualidade sobre os olhos, para enxergar o mundo como gostaria que ele fosse.

-


Depois do texto original, sua resposta e alguma pesquisa sobre o termo, chego a conclusão que não passa de uma terminologia alternativa para o ateísmo, nesse caso, como posso dizer... um ateísmo hippie.

 

Editado por 'hisk

lol ign: punk rock kid
osrs ign: ksihsselepoh

valorant ign: not a fiat uno#turbo

steam: hrq

PPWUHjc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2019 em 01:11, 'hisk disse:

Se um pedaço de pão é apenas um pedaço de pão, um ser humano é apenas um ser humano, e uma estrela é apenas uma estrela e o universo em si, é apenas o universo. Não tem porque colocar isso como uma divindade.

é uma reflexão profunda, você está sendo ignorante.

o ser humano e as formas de VIDA, são compostas por elementos químicos que são produzidos apenas dentro das estrelas pela força esmagadora da gravidade que une átomos. Um pedaço de pão que é inanimado não possui os mesmos compostos essências para fazer o próprio sistema funcionar, o pão é um nutriente do sistema orgânico.

O universo em si é muito mais complexo do que falar que apenas é o universo. Nós mesmos não possuímos tamanha inteligência para entende-lo por completo ainda.

 

Em 22/09/2019 em 01:11, 'hisk disse:

Um pedaço de pão velho tem milhões de átomos que o formam, assim como nós.
Um pedaço de pão velho apodrece e se desfaz, assim como nós.
Um pedaço de pão velho ocupa um espaço no espaço, assim como nós.

O fato é, nós não vivemos em um pão, não somos parte de um pão, assim como não somos parte de deus ou qualquer coisa que você queira chamar, nós só existimos por que existia uma ou várias possibilidades matemática para que a evolução nós trouxesse aqui.

Isso sim é romantizar, onde está os princípios científicos de realidade? A diferença do pão entre nós é gritante. A mesma física minuscula é também aplicada a macro, para funcionar algo grande necessitamos de certos compostos, sistemas, evolução e adaptação. Novamente um pão é apenas um nutriente manipulado por nós, já nós somos o resultado de uma sopa proteica aprisionada em um corpo. Com bilhões ou trilhões de coisas acontecendo neste instante, enquanto penso e digito, o pão não tem tal habilidade.

 

Em 22/09/2019 em 01:11, 'hisk disse:

Se foi isso que quis dizer, então se contradiz no texto original onde cita "tempo universal".

realmente me expressei mal, me referia ao tempo astronômico.

 

Em 22/09/2019 em 01:11, 'hisk disse:

Foge da realidade que vivemos. Afirmar que o universo é uma divindade é apenas colocar uma lente de espiritualização sobre os olhos, porque na pratica, isso não muda nada.
Concordo, com a evolução dos estudos da mecânica quântica, é cada vez mais aceito pela comunidade científica, que para o inicio do universo é possível que seja necessário uma singularidade.

Como espiritualização? Você está achando que estou sendo "espírita" algo do tipo, mas não estou. O próprio universo pode ser um organismo. Não há espíritos envoltos aqui. Não existe nenhuma prova que somos espíritos vagantes, agora a possibilidade do universo ser um organismo existe, ele é um sistema funcional em crescimento. Separe as religiões da Terra, não estou romantizando, estou falando de uma possibilidade extraordinária sem incumbir a religiosidade adepta humana que coloca por exemplo estátuas como divindades e que é preciso dançar pra fazer chover, ou rezar pra conseguir algo ou que aquela estátua ou algo atribuído como Deus manipule sua vida e decisões.

 

Singularidade é o mesmo que dizer "Não sei", ainda não desvendamos. O mesmo ocorre na explicação de buracos negros em seu horizonte de eventos, ao fundo não há explicação sobre o que ocorre com a matéria.

 

Em 22/09/2019 em 01:11, 'hisk disse:

para enxergar o mundo como gostaria que ele fosse.

-


Depois do texto original, sua resposta e alguma pesquisa sobre o termo, chego a conclusão que não passa de uma terminologia alternativa para o ateísmo, nesse caso, como posso dizer... um ateísmo hippie.

Não é gostaria, mas sim uma possibilidade. Somados a maior parte do conhecimento astronômico e as funcionalidades do universo, concluo um sistema assim como o sistema vivo, se tirarmos um conceito físico, então o universo se desmoronaria e seria caótico, a matéria jamais existiria e nossos textos não poderiam ser prescritos. 

Não é um ateísmo hippie, é o panteísmo. Assim como há células dentro de você, sinapses, impulsos elétricos etc, todo um composto para que você discorde deste texto, há essa mesma relação intensa dos organismos VIVOS, ANIMADOS, etc com o organismo universal. Nós poderíamos ser meras células que compõe o cosmos, estamos dentro da inflação, do cosmo. Não existe espiritualidade ou romantismo, a realidade propriamente dita e está tudo bem com isto. Somos parte de algo grande, pode ser que não há consciência no "Deus universo" e que talvez essa consciência sejamos nós a sua própria evolução para um nível consciente, não estou separando deus - humanos - universo, unindo-os.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.