Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Ajuda com artigo


Ouma Shu
 Compartilhar

Posts Recomendados

 

Preciso escrever um artigo sobre o futsal nas escolas e um dos temas é: valores do futsal na escola.

Eu tenho que escrever um pouco e citar alguns autores que falem sobre o tema também.

Eu escrevi isso:

O jogo como precursor de valores

O futsal por ser um esporte muito noticiado e praticado, é uma das temáticas mais aceitas nas aulas de educação física, os alunos podem até não saber como pratica-lo, porém, em poucas aulas eles já tem o domínio básico das ações motoras do jogo, bem como suas regras e estratégias do jogo. Os professores podem utilizar dessas estratégias para moldar alguns conceitos de valores para os alunos e normas.

[...] entendemos por valores os princípios ou as ideias éticas que permitem às pessoas emitir um juízo sobre as condutas e seu sentido; as atitudes são tendências ou predisposições relativamente estáveis das pessoas para atuar de certa maneira, ou seja, é a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com valores determinados; por sua vez, as normas são padrões ou regras de comportamento que devemos seguir, em determinadas situações, que obrigam a todos os membros de um grupo social (Zabala, 1998, p.46-7). 

O futsal praticado na escola deve ter o enfoque nas habilidades motoras do aluno, além de mostrar a importância do trabalho em equipe. Mesmo o esporte sendo bastante comum e simples de se praticar, o professor sempre deve respeitar as diferenças e entender a dificuldade de cada aluno na pratica.

 “O esporte praticado na escola será de grande importância para o desenvolvimento integral da criança, desde que sejam respeitadas as individualidades dos praticantes” (VOSER & GIUSTI, 2002, p.23).

 

Sabemos que muito do que é aprendido na escola, é levado como base para a vida dos alunos fora dela, com o futsal não é diferente, o trabalho em equipe e o protagonismo que estão diretamente ligados ao jogo na escola servem como um ponto de referência para o aluno saber lidar com seus problemas e dificuldades ao longo da vida. A formação de um time em quadra onde cada um tem uma função no jogo, demonstra para o aluno que toda pessoa ao seu redor é importante e isso molda um cidadão que respeita e entende como as do seu dia a dia são fundamentais para o seu crescimento. 

“...se faz necessário explicitar que se trata de esporte como elemento de interação social, troca de conhecimentos, ampliação das possibilidades de convivência e instrumento educacional capaz de reduzir o comportamento antissocial...” (BROTTO, 2000, FREIRE, 1998; ROSSETTO JUNIOR et. al., 2005).

 

Até mesmo o protagonismo pode ser trabalhado como um ponto de partida na construção de valores nos alunos. O aumento da confiança e no desejo de ser o melhor da turma concede ao aluno uma das principais qualidades que uma pessoa pode ter, que é vontade de fazer a diferença. Os alunos em hoje em dia cada vez mais perdem a vontade de se expressar na frente das pessoas e isso acaba tornando-os “sombras”, eles têm vergonha de chamar atenção e não saem da sua zona de conforto, no futsal isso é diferente. 

 Por ser um esporte onde o espaço físico é relativamente grande, quando o aluno está com a bola dominada, ele chama atenção não só dos jogadores em quadra, mas também do professor e dos alunos que estão o assistindo, isso faz com que ele queira dar o seu melhor para passar uma boa impressão, tornando-o o protagonista em toda aula. 

“...o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias.” (BNCC).

Não está formatado só escrevi para mostrar..

Editado por Ouma Shu
www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Boa noite, Ouma Shu

Estive fazendo uma breve pesquisa sobre a temática e encontrei alguns conteúdos.

Li apenas os resumos e parecem se encaixar no que necessita, podem te ajudar tanto em conteúdo como em encontrar referências bibliográficas para vossa pesquisa e posterior elaboração do artigo.

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1352/leandrotcc.pdf?sequence=1

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_edfis_artigo_jucelia_da_silva.pdf

http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4570/1/2012_EdianaLacerdadeSouzadaSilva.pdf

http://repositorio.faema.edu.br:8000/bitstream/123456789/234/1/REIS%2C E. B. - A CONTRIBUIÇÃO DO FUTSAL NA INSERÇÃO SOCIAL DE ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf

 

Não sei se era esse tipo de ajuda que está necessitando mas espero ter ajudado de alguma forma.

 

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.