Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

matéria Mitologia Grega. (de onde vem a maioria dos nicks do fórum)


ODIN'
 Compartilhar

Posts Recomendados

tópicos E&D.png

 

Ola pessoal, tudo bem? 

Provavelmente muitos de vocês conhecem alguns dos Deuses que iremos ver aqui, é deles que vem grande maioria dos nicks do fórum, inclusive o meu.

 Hoje irei trazer uma pequena matéria sobre a Mitologia Grega, irei falar um pouco sobre o ano de tal Mitologia e também irei comentar sobre os seres mitológicos que era uma das suas principais características.

 

O QUE É MITOLOGIA GREGA?

Os Mitos geralmente retratam o mundo como ele era antes de o conhecermos e isso não é diferente da tão conhecida Mitologia Grega que no caso seria o corpo de Mitos e Ensinamentos que pertenciam à Grécia Antiga, sobre seus Deuses e Heróis. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas, alguns exemplos que posso citar são:

• Deuses: Eram eles que comandavam praticamente toda a Grécia Antiga além de que possuíam a vida eterna.
• Heróis: Mortais, porém, eles eram filhos de Deuses com seres humanos.
• Ninfas: Seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
• Sátiros: Figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
• Centauros: O seu corpo era formado pela metade de um homem e a outra de um cavalo.
• Sereias: Mulheres que geralmente tinham metade do seu corpo em forma de peixe e que atraía os marinheiros com o seu canto.
• Górgonas: Retratava mulheres, normalmente, aquelas que eram consideradas uma espécie de monstro com cabelos de serpentes.
• Quimera: Era uma mistura de Leão e Cabra que soltava fogo pelas suas ventas.
atatat.png
O QUE ERAM OS DEUSES GREGOS?

Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam uma religião na qual acreditava em vários Deuses ( politeísta ). E eles, apesar de serem considerados IMORTAIS possuíam comportamentos iguais a de um ser humano comum, maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força e outras características que, segundo o povo grego estava presente em todos os Deuses. E, de acordo com este povo esses Deuses habitavam um local denominado de Monte Olimpo, de onde decidiam a vida dos mortais. E nessa época também acreditava-se que eles desciam do Monte Olimpo para se relacionar com as pessoas e cada cidade da Grécia Antiga possuía um Deus no qual a protegia.

Cada entidade divina representava as forças ou algum tipo de sentimento humano, e essa mitologia grega era passada de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenômenos que ocorriam na natureza ou para passar conselhos de vida.

atatat.png
QUAIS ERAM OS DEUSES?

Zeus

É o principal Deus, aquele que governa o Monte Olimpo, rei dos Deuses e dos Homens. Era o senhor do céu e o Deus da chuva, aquele no qual possuía o temível poder do relâmpago, ele impõe justiça e ordem lançando relâmpagos construídos pelos Ciclopes.
A tempestade representava a sua fúria, sua arma era o raio e sua ave era a águia, animal em qual costumava se transformar. Zeus teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, teve diversos filhos semi-deuses e entre eles, Perseu e Hércules.

 

[IMG]


Hera

Era a mulher de Zeus e a rainha do Olimpo, Hera é a Deusa do matrimônio, do parto e da família e como Zeus, possui um animal que por sua vez é um Pavão, antes disso a vaca era relacionada a Hera. Ela tinha a fama de ser ciumenta com razão, pois Zeus era muito infiel e devido a este motivo ela também era considerada como Deusa protetora das mulheres casadas.
Hera também teve em sua mão um romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte.

 

[IMG]

Poseidon

O irmão mais velho de Zeus e Hades é Poseidon, o deus dos Mares / Oceano, representado por seu enorme tridente e as vezes com um golfinho, morava no fundo do mar e com seu tridente conseguia causar maremotos, tremores além de fazer brotar água do solo.
Em um momento, Poseidon foi chamado para ajudar na construção de um muro e foi prometido com uma recompensa, porém, foi enganado e não recebeu a recompensa, enfurecido, Poseidon se vingou de Tróia e enviou um monstro do mar que saqueou praticamente toda a terra de lá.

 

[IMG]


Hades

Ele, apesar de ser o irmão de Poseidon e Zeus, não vive no Monte Olimpo. Hades era o Deus dos Mortos e do Mundo Inferior, era um ser quieto, intimidativo e impiedoso. Hades por sua vez, causava medo na Grécia Antiga e diziam que alguns tinham medo até mesmo de pronunciar o nome de Hades, pois o consideravam um Deus sereno e frio.
E como alguns outros Deuses, Hades também possuía um ' companheiro ', que era o seu cão, Cérbero. Com uma aparência monstruosa, e com três cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do Reino dos Mortos.

 

[IMG]


Ares

O terrível Deus da Guerra, um dos filhos de Zeus e Hera. Representado como um homem de caráter violento e forte, tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha conseguia matar um mortal com apenas um grito de guerra, ele, com essas características passou a ser muito cultuado em Esparta, uma das mais importantes Cidades-Estados da Grécia Antiga. Muitos Deuses não gostavam de Ares, até mesmo seu pai não gostava dele, embora Ares gostasse muito das guerras não era invencível, perdeu diversas vezes por uma outra Deusa.
Muitos Gregos costumavam pedir a ajuda do Deus Ares para suas lutas e para isso matavam animais na noite anterior a do combate.

 

[IMG]

Atena

É a Deusa da Sabedoria, imbatível na guerra, ela era completamente virtuosa, estrategista, habilidosa e com um grande senso de justiça. Atena era uma linda guerreira na qual protegia seus heróis escolhidos e também de sua cidade, Atenas, onde atualmente se encontra em ruínas um dos principais símbolos da arquitetura da Grécia Antiga, o Partenon. Ela conseguia com toda sua sabedoria derrotar até mesmo Ares, na qual venceu ele diversas vezes, carregava com si uma lança e um escudo chamado Égide. Ela era virgem devido ao fato de que não queria que ninguém se apaixonasse por ela, pois assim teria de deixar a vida de guerras e passar a viver uma vida doméstica.
Um dos seus símbolos era a mais sábia das aves, a coruja.

 

[IMG]


Deméter

É considerada a Deusa da Agricultura, das Terras Cultivadas, das Plantas, das Colheitas e das Estações do Ano. Deméter era a responsável por nutrir a terra, era também considerada como a protetora do casamento. Teve uma filha com seu irmão, Zeus, a chamada Core porém, foi raptada por Hades e acabou se tornando Perséfone, a Rainha dos Mortos. Após este momento, Deméter desesperada saiu do Olimpo para procurar sua filha, enquanto esteve fora a terra se tornou estéril, animais morreram, o arado quebrou e os grãos não germinaram.

 

[IMG]

Apolo

Era o Deus Grego da Beleza, do Sol e da Luz, na verdade, os próprios Gregos acreditavam que ele era o prórpio Sol, também era conhecido como o Deus da Música, Poesia e da Arte de Atirar com o Arco. Ele conduzia uma carruagem dourada e resplandecente no céu, a noite, no oceano os seus cavalos se banhavam. Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia.


[IMG]


Artêmis

Ela se tornou a Deusa da Vida Selvagem e da Caça. Possuía cabelos negros e olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a Deusa da Noite Enluarada. Dizem que ela era constantemente seguida por criaturas selvagens, tais como leões ou cães, trazia consigo um arco dourado, no ombro um coldre de setas e vestia uma túnica de tamanho curto. Desprezava a companhia de homens pois era uma caçadora e, diferente de Apolo suas flechas eram prateadas.
Apesar de portar um Arco e ser a Deusa da Caça, ela era também uma protetora de animais.

 

[IMG]

Hefesto

Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o Arquiteto, o Forjador, construtor de todas as obras de Olimpo. Foi ele que, com ajuda dos Ciclopes forjou o raio de seu pai Zeus, também construiu o Tridente de Poseidon e as Flechas de Apolo. acreditava-se que as erupções vulcânicas eram causadas por ele. Dizem que ele nasceu tão feio que sua mãe Hera ficou envergonhada a ponto de jogar Hefesto no mar, mais tarde seria recolhido pela Deusa Tétis.
De acordo com essa mitologia ele também foi responsável pelo Escudo de Zeus usado na batalha contra os Titãs e pela criação de Pandora, a primeira mulher mortal.

 

[IMG]


Afrodite

Deusa do Amor, da Beleza e do Sexo. É a mais bela das Deusas, causava tumulto no Monte Olimpo, pois os Deuses batalhavam para conquistá-la, inclusive Zeus. Com medo de que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos Deuses e também como forma de agradecê-lo por ter forjado os seus raios.

 

[IMG]

Hermes

Filho de Zeus, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de seu pai. Ele era o mensageiro dos Deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Era representado como um homem de sandálias e capacete com asas e portando em uma de suas mãos o Caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.

 

[IMG]


Dionísio

Possuía o conhecimento e segredos do plantio e colheita da uva, por isso era considerado o Deus do Vinho e das Farras, filho de Zeus e da princesa tebana Semele. Foi o único Deus gerado por uma mortal, tinha um atributo que o permitia amansar e domesticar animais selvagens e ferozes, realizar o plantio e colheita da uva, assim como a produção do Vinho. E foi com essa sua fama de produzir vinho e do prazer que lhe rendeu vários festivais teatrais em sua honra.

 

[IMG]

O QUE SÃO OS HERÓIS?

Também denominados de Semi-Deuses são eles que lutam pelos Deuses ou até mesmo contra eles, se encontravam em uma posição intermediária entre os Homens e Deuses. Possuíam poderes superiores aos dos Humanos tais como força, inteligência e velocidade, mesmo assim ainda eram considerados mortais e de acordo com a Mitologia eles eram filhos de Deuses com Seres Humanos.
Aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, eles são capazes de vencer os temíveis monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos Seres Humanos. Porém, por outro lado estes Heróis apresentavam alguns defeitos humanos ( psicológicos e corporais ).

atatat.png
QUAIS ERAM OS HERÓIS?

Herácles

Também conhecido com Hércules, provavelmente o mais famoso Herói Grego, sua principal característica era a Força e com ela realizou uma das mais famosas estórias da Mitologia Grega, ' Os Doze Trabalhos de Hércules '. Com apenas sua incrível Força Física conseguiu cumprir diversos desafios que seriam impossíveis para os Humanos.

 

[IMG]


Perseu

Um dos filhos de Zeus, ele ficou conhecido como o Herói que matou a Medusa, sabendo que mesmo com todo o seu poder ele morreria os Deuses desceram do Olimpo concedendo a Perseu armas para lutar contra a Medusa, ganhou de Atena um Escudo tão bem feito que sua superfície era quase a de um espelho, Hades lhe entregou um Capacete que lhe permitia ficar invisível e ganhou de Hermes Sandálias para que pudesse voar, também era conhecido pela sua coragem e ousadia.

 

[IMG]


Teseu

Foi um grande Herói Ateniense porém, não era filho de Deus nenhum, mas sim do Rei de Atenas, nasceu em terras distantes de e já com dezesseis anos descobriu sua verdadeira identidade e logo ele decidiu retornar a Atenas e durante esta sua jornada para assumir o trono de seu reino ele enfrentou diversos monstros e entre eles estava o tão temido e conhecido Minotauro que foi derrotado no Labirinto de Creta.

 

[IMG]


Belerofonte

Foi um Herói que ficou conhecido por ter matado a Quimera e por possuir o cavalo alado, Pégaso. Foi detentor de vários feitos, se julgou digno o bastante para visitar o Olimpo montado em Pégaso, Zeus ficou ofendido de ele ter ido ao Olimpo sem convite e mandou uma Vespa para matar Pégaso que logo caiu e por mando de Atena se tornou macio, portanto ele não morreu com a queda, Belerofonte teve sua morte ao ficar procurando por Pégaso.

 

[IMG]


Orfeu

Foi um Herói abençoado por Apolo com o Dom da Música. Orfeu participou da expedição dos Argonautas e também foi um dos dois Mortais que viajaram pelo Reino dos Mortos e voltaram vivos ( o outro Mortal foi Herácles ). Orfeu tinha perdido sua mulher, então resolveu ir ao Sub-Mundo para buscar a sua amada, ele conseguiu voltar devido a sua Música ter acalmado as ameaças.

 

[IMG]


Aquiles & Ulisses

Aquiles foi um dos maiores guerreiros da Mitologia Grega, quando nasceu foi banhado no Rio Estige, o que garantiu a ele poderes como inteligência, força e habilidade de combate. Aquiles também participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória Grega, um excelente guerreiro e com diversas qualidades nesta área, porém ele morreu ao ser atingido no seu ponto fraco por uma flecha arremessada por Paris, que no caso era o calcanhar.

Ulisses foi um dos mais ardilosos guerreiros de toda Epopeia Grega, mesmo depois da guerra quando do seu longo retorno ao seu reino. Teve a ideia do Cavalo de Troia e durante a Odisseia, Poseidon tentou matá-lo, mas ele atravessou o Oceano inteiro e todas as tentativas de matar Ulisses falharam.

 

[IMG]

atatat.png
Então é isso galera, espero que tenham gostado. se vocês curtirem, e comentarem, eu posso trazer uma segunda parte, abraços! 

Editado por ODIN'

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Amei, ja pode fazer o próximo rsrs.

Solta pra gente uma matéria sobre a mitologia egipicia, na minha opinião é a mais interessante de todas.

119Hb0l.png

 

 

Use e abuse:
o6L4gAm.gif
Tem meu respeito:

ezgif-4-08b402fc19.webp

 

_______________________TIME LINE______________________

gc.png mod.png.76d6a2d07d78720a94c62761e27496c7.pngcoord.png

guardian.png.6084103acc94042060d6c6059edwByjCgU.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2019 em 08:54, Predator ! disse:

Amei, ja pode fazer o próximo rsrs.

Solta pra gente uma matéria sobre a mitologia egipicia, na minha opinião é a mais interessante de todas.

Pode deixar que faço o proximo, e o da mitologia egipicia.
 

 

2 horas atrás, Azor' disse:

Só conheço dois no fórum com nick de mitologia grega.
Mas muito daora a matéria;

Sim sim, de mitologia grega sim, mais Deuses mitologicos, tem varios, inclusive o meu.

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.