Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

E se descobríssemos o pior?


Ouma Shu
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vendo alguns vídeos sobre o espaço e vida inteligente, sempre me deparo com o Paradoxo de Fermi / Teoria do grande filtro.

 

150px-Arecibo_message.svg.png

(Mensagem de Arecibo)

 

Paradoxo de Fermi é a aparente contradição entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres e a falta de evidências para, ou contato com, tais civilizações.

Houve tentativas de resolver o paradoxo de Fermi tentando-se localizar evidências de civilizações extraterrestres, bem como propostas de que tal vida poderia existir sem o conhecimento humano. Argumentos contrários sugerem que a vida extraterrestre inteligente não existe, ou ocorre tão raramente que os humanos dificilmente farão contato com ela.

 

Seguindo o pensamento podemos concluir sobre vida extraterrestre não ter feito contato:

 

a) Poucas civilizações existem

 

b) Não existe nenhuma civilização além da nossa

 

c) A vida inteligente tende se auto-destruir

 

d) A vida inteligente tende a destruir as outras

 

Entre outras razões como, custo da viagem, distâncias gigantescas, comunicação diferente, etc...

 

Uma teoria que vi também é interessante:
O cosmologista Alan Guth propôs uma solução envolvendo multi-universos para o Paradoxo de Fermi. De acordo com esta teoria universos jovens ultrapassam em muito os universos velhos (por um fator de e1037 para cada segundo de idade). Portanto, universos com civilizações terão quase sempre apenas uma, a primeira a se desenvolver.
 

Enfim.. as possibilidades são várias, então, trago duas perguntas/discussões.

 

1. Entre as alternativas A e D qual a mais provável? Porque? Pensa em outra?

2. Se você descobrisse HOJE, pela nasa, que alienígenas existem, eles provaram que a vida é sem fator "religioso", depois da morte é simplesmente morte, e que daqui 1 semana viriam para terra nos exterminar, o que faria?

Hoje pensei sobre e me deu uns calafrios... realmente o ser humano tende a sempre pensar positivo para aliviar suas angustias...

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 'Administrador

Acredito que possa sim existir vida inteligente fora da terra, mas não como dizem, com uma evolução maior que a nossa,
ou que fiquem explorando o espaço e nos viajando. Se existe, está bem longe, mas muito longe mesmo, e talvez sejam

menos evoluídos que nós, e se for mais, não são tão evoluídos, apenas um pouco.

r4rK0sn.png

hznKDrd.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Azor' disse:

Acredito que possa sim existir vida inteligente fora da terra, mas não como dizem, com uma evolução maior que a nossa,
ou que fiquem explorando o espaço e nos viajando. Se existe, está bem longe, mas muito longe mesmo, e talvez sejam

menos evoluídos que nós, e se for mais, não são tão evoluídos, apenas um pouco.


Eu também pensava assim, mas se for seguir a lógica, não faz sentido.

A terra tem em torno de 4,6 bilhões de anos... a grande maioria dos planetas da nossa galáxia tem entre 6 e 7 bilhões de anos... ou seja, 2 bilhões de anos a nossa frente.
Porque não os vemos?
Porque não existem sinais deles?

De duas uma, ou eles existem mas estão para o outro lado da galáxia/fora dela OU não existem.

Na verdade, sempre que digito me surge mais hipóteses... por exemplo, cara... são 2 BILHÕES DE ANOS, se a tecnologia já existe, eles podem ir para onde quiserem... é difícil pensar que não existe vida desenvolvida fora da terra... mas sei lá... as chances também são altas observando os fatos.

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

A Teoria do Grande Filtro é algo que me intriga bastante, já li e vi muitos vídeos a respeito, é uma parada que da um nó na cabeça. rsrs

 

Se formos levar em conta como exemplo a raça humana, eu fico com a letra C. Embora eu não descarte a possibilidade que vida extraterrestre existe, inclusive mais avançadas que nós, e que não fazem contato por duas opções: Primeiro eles nos veem como uma espécie muito inferior, e por esse motivo não veem motivos para fazer contato conosco, seria como um humano tentando ensinar matemática à um cachorro. Segundo, eles estão de fato muito longe de nós e ainda não alcançaram os meios necessários para chegarem até aqui.

 

Eu ainda não tinha lido sobre a solução dos multi universos, achei nem interessante, quero dar uma lida sobre.

 

Deixar aqui também como indicação esses dois ótimos vídeos que falam de uma maneira bem didática sobre o paradoxo de Fermi, pra quem não o conhece e quer saber um pouco mais:
 

Citar

 

 

 

 

 

@edit

 

18 minutos atrás, Ouma Shu disse:

A terra tem em torno de 4,6 bilhões de anos... a grande maioria dos planetas da nossa galáxia tem entre 6 e 7 bilhões de anos... ou seja, 2 bilhões de anos a nossa frente.
Porque não os vemos?
Porque não existem sinais deles?

Eu acredito que se existem de fato outras formas de vida inteligente, não encontraremos elas na nossa galáxia, mas em outras galáxias, nos vídeos que linkei no comentário anterior eles explicam um pouco sobre essas probabilidades. Matematicamente existe uma quantidade considerável de planetas no universo com a mesma composição da terra onde seriam bons ambientes para surgir a vida.

62QMw7T.png.7fb04ebe57269eec0f1bb515e1089dfa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shader5 disse:

A Teoria do Grande Filtro é algo que me intriga bastante, já li e vi muitos vídeos a respeito, é uma parada que da um nó na cabeça. rsrs

 

Se formos levar em conta como exemplo a raça humana, eu fico com a letra C. Embora eu não descarte a possibilidade que vida extraterrestre existe, inclusive mais avançadas que nós, e que não fazem contato por duas opções: Primeiro eles nos veem como uma espécie muito inferior, e por esse motivo não veem motivos para fazer contato conosco, seria como um humano tentando ensinar matemática à um cachorro. Segundo, eles estão de fato muito longe de nós e ainda não alcançaram os meios necessários para chegarem até aqui.

 

Eu ainda não tinha lido sobre a solução dos multi universos, achei nem interessante, quero dar uma lida sobre.

 

Deixar aqui também como indicação esses dois ótimos vídeos que falam de uma maneira bem didática sobre o paradoxo de Fermi, pra quem não o conhece e quer saber um pouco mais:
 

 

@edit

 

Eu acredito que se existem de fato outras formas de vida inteligente, não encontraremos elas na nossa galáxia, mas em outras galáxias, nos vídeos que linkei no comentário anterior eles explicam um pouco sobre essas probabilidades. Matematicamente existe uma quantidade considerável de planetas no universo com a mesma composição da terra onde seriam bons ambientes para surgir a vida.

 

Eu acho mais provável contato na nossa galáxia. Mais perto e mais prático.

Custo a acreditar que e vida mais evoluída que a nossa, tecnologicamente falando, porque como eu disse, o nosso planeta é muito novo... bilhões de anos separam nossa espécie das outras...

Ainda me pego acreditando que a chance da vida existir fora da terra é baixa e se existe, é bem simples.
Como eles citam no vídeo do Nerdologia, a criação de células com mitocôndrias ocorreu 1x só na terra, e demorou quase 2 bilhões de anos.... é extremamente raro. 

Quem sabe somos realmente os primeiros?

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 'Administrador
49 minutos atrás, Ouma Shu disse:


Eu também pensava assim, mas se for seguir a lógica, não faz sentido.

A terra tem em torno de 4,6 bilhões de anos... a grande maioria dos planetas da nossa galáxia tem entre 6 e 7 bilhões de anos... ou seja, 2 bilhões de anos a nossa frente.
Porque não os vemos?
Porque não existem sinais deles?

De duas uma, ou eles existem mas estão para o outro lado da galáxia/fora dela OU não existem.

Na verdade, sempre que digito me surge mais hipóteses... por exemplo, cara... são 2 BILHÕES DE ANOS, se a tecnologia já existe, eles podem ir para onde quiserem... é difícil pensar que não existe vida desenvolvida fora da terra... mas sei lá... as chances também são altas observando os fatos.

Planetas podem existir bilhões e bilhões de anos, mas e as especies que neles habitam?
 

r4rK0sn.png

hznKDrd.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ouma Shu disse:

1. Entre as alternativas A e D qual a mais provável? Porque? Pensa em outra?

2. Se você descobrisse HOJE, pela nasa, que alienígenas existem, eles provaram que a vida é sem fator "religioso", depois da morte é simplesmente morte, e que daqui 1 semana viriam para terra nos exterminar, o que faria?

D, sem sombra de duvidas, porque seres inteligentes sempre querem recursos, seja la em que sentido vantagens então sempre vai querer a do outro ser inteligente e então entrarão em conflito como sempre aconteceu na nossa história, esse foi o motivo de todas as guerras e continua sendo

 

Participaria de qualquer movimento internacional para evitar nossa extinção mas caso não existisse então iria transar o máximo e morrer de overdose

Discord: OneThinker#5451

Se a URSS tivesse ganhado a guerra fria, estaríamos bem melhor agora...

source.gif

o6L4gAm.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Entre as alternativas A e D qual a mais provável? Porque? Pensa em outra?
C. Nós estamos nesse planeta a 200 mil anos e estamos a eminência de causar a nossa própria extinção nos próximos 100-200 anos.

2. Se você descobrisse HOJE, pela nasa, que alienígenas existem, eles provaram que a vida é sem fator "religioso", depois da morte é simplesmente morte, e que daqui 1 semana viriam para terra nos exterminar, o que faria?
Suicídio, provavelmente. Se eu vivo na esperança de um futuro melhor, se não tem futuro, não tem por que sofrer.

lol ign: punk rock kid
osrs ign: ksihsselepoh

valorant ign: not a fiat uno#turbo

steam: hrq

PPWUHjc.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Co-Administrador

Primeiro de tudo, parabenizo pelo tópico. É sempre bom ver pessoas discutindo sobre vida fora da terra e com suas teorias. 

Bom, vamos lá...

 

 

 

1. Entre as alternativas A e D qual a mais provável? Porque? Pensa em outra?

 

c) A vida inteligente tende a se auto destruir. como nosso amigo hisk citou, somos nosso exemplo perfeito disto, olha só, estamos aos poucos caminhando para nossa própria extinção (diga-se de passagem, se nenhum fator externo vier primeiro, vamos conseguir!)

 

Também levanto outra questão, o universo é infinito (hoje se acredita multiverso) por mais que alguns odeiem admitir, a probabilidade de estarmos sozinhos é quase (se não) nula.

Mas, nossa tecnologia tem muto a avançar, nossos fogueies mais rápidos, nossas naves mais potentes não chegam aos pés do necessário para viajar por todo esse espaço.

 

Acredito que exista vida inteligente, talvez ela esteja por ai, talvez ela esteja nos procurando, ou talvez não, pode ser que ela ainda esteja se desenvolvendo a esse ponto, ou realmente não queira um contato, fato é, que sozinhos neste infinto, não estamos.

 

2. Se você descobrisse HOJE, pela nasa, que alienígenas existem, eles provaram que a vida é sem fator "religioso", depois da morte é simplesmente morte, e que daqui 1 semana viriam para terra nos exterminar, o que faria?

 

Não sei... não é como uma lista de 1001 itens antes de morrer, sabe? acho que ninguém saberia. Mas acredito que experimentaria mais, faria mais... tentaria coisas que hoje não faço. Enfim, aquele velho clichê de pessoa que só tem 1 semana de vida, me entende? aproveitaria "melhor" cada segundo.
 

 

 

 

Editado por ORION'

zzxjxZP.gif

 

Me pergunto se aqui ainda bate algo...

 

Membro - [E]stagiário - Designer - Mod. Global - Coordenador - Co-administrador - Banido - Gold Member - Designer - Entretenimento & Diversão -

Gold Member - Coordenador - Co-administrador

 

 

 

Gosta de filmes e séries e quer ajudar a Entretenimento & Diversão? Solicite entrada em nosso clube!

 

 

Pessoas que sou fã:

o6L4gAm.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimos comentários... adoro debater sobre estes assuntos.

Eu ainda acho que falta um "algo a mais" para me fazer acreditar 100% que não estamos sozinhos.

Eu ainda bato na tecla, gente, são BILHÕES DE ANOS de diferença. Não há uma explicação para não termos tido contato com outras espécies. Se eu tivesse que decidir hoje em o que acreditar, eu diria:

- Não estamos sozinhos na terra, eles estão entre nós e nunca vamos saber.

 

Tentem imaginar o mundo a 100 anos atrás e 100 anos daqui para frente.. agora imaginem 1.000 anos, 10.000 anos, 1 BILHÃO DE ANOS....

Eu lembro do vídeo que postaram aqui sobre como o universo ia acabar... a morte térmica.

"A morte térmica é como se especula um possível estado final do universo, no qual ele "cairia" para um estado de nenhuma energia livre que pudesse sustentar movimento ou vida. O estado de morte térmica não implica uma temperatura absoluta em particular. Apenas requer que as diferenças de temperatura então existentes não poderiam ser utilizadas para realizar trabalho. Em termos físicos, a morte térmica significa que o universo terá alcançado entropia máxima."

 

No final do vídeo, começam a especular sobre Multi-verso... realmente, essa teoria me intriga.

250px-Multiverse.png

 

"Dr. Ranga-Ram Chary, após a análise do espectro de radiação cósmica, encontrou um sinal de que é cerca de 4.500 vezes mais brilhante do que deveria ter sido, com base no número de prótons e elétrons cientistas acreditam que existia no início do universo, assim, demonstrando sinais de colisões com outros universos."

Realmente... intrigante.

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

1. C) e D)

 

Justificativa: É Impossível (Para Mim) Que No Universo Inteiro Aja Apenas Nós.

Além Disso, Uma Civilização Á Beira Do Colapso (Auto-Destruição) Pode Muito Bem Procurar Por Recursos E Etc. Em Outros Planetas, Destruindo Assim, Outras Civilizações.

 

2. Simplesmente Aproveitaria Ao Máximo Tudo O Que Possuo, Além De Tentar Ajudar Com Alguma Solução Para O Problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.