Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

tutorial DicioLOL - Todas as Gírias, Expressões e Siglas do LoLzinho


Shader5
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Salve rapaziada minha história com o LoLzinho começou através do CBLoL, comecei a assistir ao campeonato e aquilo foi me encantando, o estilo de jogo, como cada decisão dos jogadores era decisiva e cada errinho mínimo que fosse fazia toda a diferença no resultado final da partida.

 

Muitas pessoas assim como eu também começam seu laço com o LoL assistindo campeonatos do game, até porque o LoL não é um jogo simples de se jogar, e é muito mais fácil aprender assistindo e depois jogando. Porém pra quem é iniciante as transmissões do CBLoL, ou de outro campeonato podem dar um certo nó na cabeça, são tantas gírias e expressões que os Casters utilizam durante suas transmissões que muitas vezes a gente fica perdidinho... Por esse motivo trago aqui pra vocês um compilado que encontrei na internet com boa parte, se não todas, as gírias, expressões e siglas que são utilizadas no League of Legends.

 

Vamos começar...

 

 

Feedar: Significa morrer várias vezes, porém pode ser utilizado de outras maneiras, como feedado, feedando, feedei e por ai vai. Vem do inglês feed que significa alimentar e fomos dando o jeitinho brasileiro de verbalizar o conceito.
Trash Talk/Rage: Normalmente usado quando um aliado ou adversário está xingando os jogadores, seja ele da sua equipe ou da adversária.

 

Gank: Utilizado normalmente por jogadores da selva quando vão fazer alguma emboscada em uma das rotas.


Roaming: Parecido com o gank, porém utilizado quando algum campeão sai da sua rota de origem para ajudar outra.


Red/Vermelho: Termo utilizado para citar o bônus que o Rubrivira (monstro neutro da selva) disponibiliza ao ser feito.
Blue/Azul: Termo utilizado para citar o bônus que o Azuporã (monstro neutro da selva) disponibiliza ao ser feito.


Ward: São as sentinelas, porém chamadas também de Ward. Existe o termo Wardar que é muito comum quando você pede ou avisa para um aliado que irá colocar uma sentinela em algum local especifico do mapa. E para avisar para um aliado que possui uma sentinela em determinado local normalmente é utilizado “Este lugar está Wardado!”.


Sustain: Significa a capacidade de um campeão conseguir manter-se ou manter outros campeões na rota por mais tempo. Exemplo de campeões que curam e dão escudo: Soraka, Janna, Nami, Sona. Exemplos de itens que tão sustentação: Sedenta por Sangue, Hydra Raivosa, Armadura de Warmog.


Counter: Por si só é o ato de se sobre sair contra algo, por exemplo: Fazer itens de Armadura contra um campeão de Dano de Ataque ou itens de Resistência Mágica contra um campeão com Poder de Habilidade.
Counter Jungle: é o ato de conseguir roubar a Selva de seu adversário não o deixando roubar a sua.  
Counter de campeões: é o ato de pegar um personagem que se da melhor contra seu oponente.


Match Up: Significa o confronto em uma rota contra certo campeão. Exemplo de uma frase comum de se ler/ouvir é “O Match Up de Vayne contra Caitlyn é ruim para Vayne”.


Meta Game: Meta Game é a melhor escolha estratégica e ação que pode ser executado em um jogo naquele momento, geralmente o Meta Game é definido pelas equipes profissionais que estudam o jogo diariamente.


Peel: É o ato de proteger alguém do seu time, mais utilizado quando vamos proteger alguns dos carregadores (Meio e Atirador).


Buff: É os bônus que seus aliados te disponibilizam como, velocidade, dano, escudo, ou qualquer outro tipo de beneficio que seu personagem venha ter é considerado um buff. Os monstros neutros também disponibilizam buffs, como o Rubrivira, Azuporã, Barão, Dragão, Arauto do Vale, etc.
Debuff: Ao contrario do bônus ou buff, o debuff é tudo o que trás malefícios ao seu personagem como envenenamento, lentidão, atordoamento, entre outros. O debuff pode ser causado pelo dragão de água com seus ataques, dando o debuff de lentidão e o Barão com alguns ataques causando envenenamento, atordoamento e lentidão.


Farmar: É o ato de desferir o último ataque em tropas e mata-las, conseguindo ouro para seu campeão.


Kiting: É uma tática de andar e desferir dano a um oponente sem deixar que ele encoste-se a você, normalmente utilizado por campeões que causam dano a distancia. Também utilizam o termo Kitar que pode significar que um oponente ou aliado saíram do jogo ou que eles estão fazendo o ato de Kiting, então preste atenção no contesto da frase para não entender erroneamente.


Last Hit: Ato de desferir o último golpe em tropas ou campeões adversários para abatê-los, conseguindo assim uma quantia maior em ouro.


Mia: É usado para avisar se um inimigo saiu de sua rota e isso serve para seus aliados ficarem em alerta para não tomarem uma emboscada de seus oponentes.
Re: Pouco utilizado, porém não custa cita-lo aqui. Aviso quando um oponente retorna a rota depois de ter sumido (ou “mia”).


Dive: É o ato de entrar no alcance da torre e tomar dano dela para matar determinado inimigo.


Backdoor: O ato de invadir base do time inimigo de uma forma inesperada para levar um objetivo e/ou finalizar o jogo.


Leash: Normalmente utilizado por jogadores da Selva, para pedir ajuda a seu time, para conseguirem matar algum monstro neutro no inicio da partida.


Poke/Harass: Ato de desferir poucos ataques em seu adversário para que ele fique com a vida baixa e encher seu saco incomoda-lo.


Zoning: Ato de ficar a frente das tropas adversárias e não deixar o oponente matar suas tropas, o fazendo perder ouro e experiência.


Silence: A tradução literal é silenciar, mas isso significa que um inimigo ou aliado silenciado não poderá utilizar nenhuma habilidade a não ser ataques básicos.


Stun: Significa que algum aliado/oponente está atordoado, ou seja, impossibilitado de utilizar habilidades, ataques básicos e andar.


Slow: Significa que algum aliado/oponente está com velocidade de movimento comprometida (lentidão).


Hook: Significa puxar ou agarrar algo, normalmente utilizada para citar algumas habilidades de campeões específicos como Thresh e Blitzcrank.


Bush: São as gramas dos mapas de League of Legends, possibilitando emboscadas em oponentes.


Fog: É o ato de perder a visão de um oponente.


Lane: Utilizada para falar sobre as rotas do jogo como, Top lane, Mid lane e Bot lane.

Skillshot: São habilidades de campeões que não são teleguiadas e precisam da mira do seu mouse para acertar os oponentes.


ACE: Utilizado pelo próprio jogo para dizer que uma equipe toda está morta.


Rushar: Basicamente é utilizar todos seus recursos para alcançar um determinado objetivo, seja matar um campeão ou destruir uma estrutura, uma frase de exemplo seria “Rusha esse Dragão”.


Troll: Definição para um jogador que está jogando mal propositalmente.


Rage Quit: É quando algum jogador sai do jogo de proposito, semelhante ao Troll.


Ban: Significa literalmente banimento ou o ato de banir.


Split push: É o ato de puxar uma rota para tentar levar estruturas do time adversário, enquanto seu time se encarrega de segurar os oponentes sem começar uma batalha em grupo.


Minions: Nome utilizado para as tropas do jogo League of Legends.


Waves: Em alguns jogos utilizam este termo para algumas habilidades de certos personagens, já em League of Legends é utilizado para Ondas de Tropas em determinadas rotas ou agora que você já está aprendendo melhor os termos pode dizer Wave de Minions em determinadas Lanes :).


Smurf: Normalmente são contas secundarias feita por jogadores que já possuem um alto nível de jogabilidade.


Engage/Desengage: O Engage é utilizado em League of Legends como o ato de começar uma luta com seu oponente, assim como Desengage é o ato ao contrario, ou seja, sair da batalha.


Role: Role é qual posição você joga, por exemplo: “Eu jogo de ADC/Atirador/Carregador”, logo eu jogo na Role atirador.


Knock Up/Knock Back: É definido também como um Controle de Grupo ou CC. O Knock Up joga um campeão para cima e o Knock Back é jogar o campeão para frente ou para trás.

 

Blind: É o ato de ficar cego ou cegar alguém com a habilidade de alguns campeões.

 

Fear: A tradução literal é Medo, porém isso também é um tipo de CC/Controle de Grupo que alguns campeões têm em suas habilidades.

 

Top/Mid/Bot/Jungle: São as Rotas/Lanes do jogo League of Legends, também conhecidas como Topo, Meio, Inferior e Selva.

 

Kill: Tradução literal de abate ou morte.


Snowball: A tradução literal seria Bola de Neve, é dado quando um campeão ou alguma equipe começa ficar forte e apenas cresce durante o jogo, causando o efeito Snowball.

 

ULT: Abreviação de “Ultimate”, nome dado para a última e mais forte habilidade de um campeão.

 

Range: Tradução literal de “Alcance”, utilizado normalmente para falar sobre o Range alto de um campeão ou de uma torre.

 

Melee: Diferente do range é algo ou um campeão que ataca corpo-a-corpo.

 

Bait: Esse termo é utilizado quando um jogador serve de isca para que o inimigo acredite e então caia em sua Emboscada/Gank ou Roaming.

 

Power Spike: O termo é utilizado para especificar o momento em que determinado campeão alcança o ápice de seu poder.
Burst: Normalmente utilizado quando acontece uma explosão de dano. Alguns exemplos de campeões que causam isso com suas habilidades são: Annie, Zed, Katarina, LeBlanc, Syndra, Veigar, etc.

 

Freezar a Lane: É o ato de você não avançar sua rota. E como você faz isso? Apenas de os Últimos Ataques nas tropas ou Last Hits nos minions, assim deixando sua Lane parada onde ela está. Muito eficiente para não tomar Ganks/Emboscadas ou não deixar seu oponente pegar ouro e experiência.

 

CC: “Crowd Control” ou controle de multidão, são algumas habilidades que os campeões possuem para desferir lentidões e atordoamentos.
BG: Normalmente utilizado no final do jogo para dizer “Bad game” ou Jogo Ruim.
GG: Também utilizado no final do jogo para dizer “Good game” ou Bom Jogo.
WP: Sigla para “Well Played” que significa Bem Jogado.
GJ: Sigla para “Good Job” que significa Bom Trabalho, normalmente utilizado quando algum jogador do seu time faz uma bela jogada ou ajuda sua equipe em algo.
GL HF: Sigla para “Good Luck, Have Fun” que traduzido literalmente significa Boa Sorte, Divirta-se.
CD: Sigla para “Cooldown” que significa Tempo de Recarga.
MR: Sigla para “Magic Resist” que significa Resistência Mágica.
AD: Sigla para “Attack Damage” que significa Dano de Ataque.
AP: Sigla para “Ability Power” que significa Poder de Habilidade.

TF: Está sigla pode ter dois significados dependendo do contexto, pode significar o campeão “Twisted Fate”, assim como pode significar “Team Fight” ou traduzindo, batalha em grupo.
FW: Sigla para “Free Week” são os campeões gratuitos de determinadas semanas.
AFK: Sigla para “Away from Keyboard” ou Longe do Teclado, significa que o aliado ou oponente está fora do jogo ou ocupado.

MB: Sigla para “My Bad” que significa Minha Culpa, utilizado normalmente como se fosse um pedido de perdão e reconhecendo que foi erro seu.

OP: Sigla para “Over Power” normalmente utilizada para dizer que algo ou alguém está muito poderoso.

TY: Sigla para “Thank You” que significa Obrigado.

KS: Sigla para “Kill Stealing” é utilizada quando um jogar “rouba o abate do seu oponente” e também significa "Kill Security" utilizada quando o aliado perde o alcance do inimigo quase morto e algum outro o finaliza para garantir o abate!.

IP: Sigla para “Influence Points” que é o dinheiro fictício do LoL.
RP: Sigla para “Riot Points” que é o dinheiro fictício do LoL, porém só é possível tê-lo comprando-o com dinheiro real.

DPS: Sigla para “Damage per Second” que significa Dano por Segundo, normalmente utilizada por habilidades que causa o Debuff de envenenamento.
TP: Sigla para Teleporte, que é uma magia de invocador utilizada dentro do jogo.

DC: Sigla de “Disconnect” ou desconectado.

 

 

Espero que esse "dicionário" ajude vocês como me ajudou.

Boa sorte pra todos, e se gostou considere deixar o seu like:feelsmm:

 

Fonte: Fórum Oficial - League of Legends

Editado por Shader5

62QMw7T.png.7fb04ebe57269eec0f1bb515e1089dfa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.