Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

guia Senna [ADC] + Tahm Kench [SUP] - A Estratégia Mais Broken do Momento


Shader5
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Se você tem jogado ativamente, principalmente nos elos medianos e altos (Platina+) você já deve ter se deparado com essa estratégia que está simplesmente quebrando a meta do LoLzinho.

 

OBS.: Esse é um tutorial de minha autoria exclusivamente para a WC, procurei em vários lugares da internet e não encontrei nenhum tutorial completo, resumido e bem organizado como o que eu estou trazendo aqui pra vocês, portanto, se gostou, considere deixar o seu like. :2042_FeelsGoodMan:

 

Ela consiste basicamente na utilização da Senna na mão do ADC, e o Tahm Kench na mão do Suporte, entretanto a Senna atuará como uma espécie de suporte agressivo, seu papel será pokear e acumular almas de sua passiva e não farmar, enquanto que o TK deverá farmar como um Adcarry e proteger a Senna de engages.

 

 

1.    Senna

 

1.1.    Atuação na Lane:

O papel da Senna na lane será apenas de acumular almas da sua passiva. A vantagem dessa estratégia é que com ela a Senna consegue acumular muito mais almas que a Senna ADC.

  • Senna ADC: Chance de Drop de Almas > 1.5%
  • Senna Support: Chance de Drop de Almas > 25%

Para funcionar você deverá começar com o item de suporte Foice Espectral, com ele você atuará como um suporte de Poke, seu trabalho será Pokear durante a Lane Phase inteira, e adquirir assim o máximo de Almas possível. Vale lembrar que para a alta chance de drop de almas funcionar para Senna você não poderá farmar em hipótese alguma, o papel de farmer será desempenhado pelo TK e falarei disso mais a frente.

image.png

 

1.2.    Runas e Feitiços:

Nas runas primárias você deverá rodar Aprimoramento Glacial, isso porque o foco da Senna será o Poke, e com o Slow causado pela runa você conseguirá encaixar uma sequência maior de Pokes nos inimigos.

Calçados Mágicos para agilizar a construção da build, onde você terá as Botas da Agilidade para aumentar ainda mais a curva de Poke pelo combo com o Slow do Aprimoramento Glacial, ou Botas da Lucidez para aumentar  seu CDR e também conseguir Pokear os inimigos com maior incidência.

Entrega de Biscoitos para garantir o sustain de mana que será indispensável para o Poke.

Perspicácia Cósmica para auxiliar no CDR das skills.

 

Nas secundárias temos Feitiçaria, utilizando a Faixa de Fluxo de Mana para também aumentar o sustain de mana, e Tempestade Crescente para aumentar o Dano do Poke no Q e a finalização com a Ultimate.

image.png

 

Feitiços usaremos o básico para ADC, Flash e Curar em match ups mais tranquilas que não tem muito CC, e dependendo da composição do time inimigo você poderá até optar por Purificar.

SummonerFlash.png?image=q_auto,w_42&v=15       +       SummonerHeal.png?image=q_auto,w_42&v=158 OU SummonerBoost.png?image=q_auto,w_42&v=15

 

1.3.    Itemização:

Como já mencionei anteriormente, começaremos com o item de supporte de Poke AD: Foice Espectral, com 2 poções de Vida.

3862.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  2003.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  2003.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869

 

Nas botas poderemos optar por uma das duas: Botas da Rapidez, ou Botas da Lucidez. Essa decisão será situacional e você deverá analisar em quais match ups cada uma das duas será mais eficaz.

3009.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  OU  3158.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869


Nos itens de Dano utilizaremos exclusivamente Itens de Letalidade. O principal item da build será a Glave Sombria, que é um item extremamente útil, ele funciona como a antiga passiva da Drakhtarr, te dando de tempos em tempos uma aura reveladora de pinks, além disso com esse item você consegue tirar wards normais com apenas um AA, e Sentinelas de Controle com dois AA's. Seguidos dos demais itens de letalidade, Drakhtarr, Youmuu, Lâmina Sanguinária.

3179.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  3147.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  3142.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  image.png

 

Em algumas situações mais específicas você também poderá itemizar Limiar da Noite (para se proteger, funciona como um Véu de Banshee), e Lembrete Mortal ou Lord Dominik (feridas dolorosas e penetração de armadura quando estiver contra campeões que curam e tankam muito).

3814.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  image.png  image.png

 

 

2.    Tahm Kench

 

2.1.    Atuação na Lane:

Bom, se o papel da Senna é basicamente Pokear e nunca farmar, o do Tahm Kench será farmar o máximo que conseguir e proteger a Senna a todo custo, e é por esse motivo que o TK é o campeão mais indicado para executar essa estratégia, por Senna ser um campeão muito squeezy (pouco resistente) e não ter basicamente escape algum, o papel do TK é engoli-la e protege-la a todo custo, por esse motivo o papel secundário de TK será farmar para obter recursos, itemizar armadura e resistências para assim faze o seu papel primário com mais eficiência. 

Vale ressaltar que apesar de o papel do TK ser o de farmar o máximo que conseguir e proteger Senna a todo custo, ele também será deverá sempre que possível pokear o time inimigo com seu Q.

 

2.2.    Runas e Feitiços:

Toda a árvore de skills selecionada para o TK nessa estratégia é voltada para melhor proteger Senna. Temos nas runas primárias Guardião para aumentar a resistência de Senna ao ser atingida por ataques.

Golpe de Escudo que comba com E do campeão, que é a Pele Grossa que da um shield absurdo para o TK, esse shield é então convertido em dano verdadeiro para o seu próximo ataque.

Osso Revestido também para aumentar a resistência de TK e deixá-lo livre para absorver mais dano que poderia ser direcionado para a Senna.

Crescimento Excessivo, uma runa de Scale para combar com a itemização de resistência e transformar o TK em um tanque de guerra no late game.

 

Nas secundárias temos Calçados Mágicos para agilizar a aquisição da bota, e Velocidade de Aproximação também com o intuito de aumentar a eficiência de TK em proteger Senna, com essa runa ele poderá se aproximar mais rápido e engolir Senna quando ela receber algum tipo de controle de grupo ou lentidão.

image.png

 

Feitiços também os básico para suportes, Flash com Ignite preferencialmente em lanes mais fáceis e em match ups que tem mais dano para afetar a Senna utilize a Exaustão.

SummonerFlash.png?image=q_auto,w_42&v=15       +       SummonerDot.png?image=q_auto,w_42&v=1583 OU SummonerExhaust.png?image=q_auto,w_42&v=

 

2.3.    Itemização:

O item inicial nessa estratégia é um tanto quanto diferente, afinal essa é uma estratégia diferente. Na Lane Phase, como eu disse anteriormente, TK terá muitos objetivos a cumprir, ele terá que farmar, proteger Senna e pokear os inimigos uma tarefa muito difícil de se concluir sem abusar ao máximo de suas skills. Como ele não precisará utilizar item de suporte aqui nós traremos como item inicial um Anel de Doran para garantir pro TK todo o sustain de mana que a realização de suas tarefas exigirá.

1056.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  2003.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  2003.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869

 

O objetivo dessa build não é dar roamming, mas sim ficar colado na Senna o tempo todo, então esquece essa ideia de fazer Bota de Mobilidade pro TK, aqui vamos focar nas resistências, então a bota da build será escolhida de acordo com a match up, se tivermos um time com mais dano AP e controles de grupo utilizaremos a Passos de Mercúrio, e se tivermos um time focado no AD vamos de Tabi Ninja.

3111.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  OU  3047.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869

 

O item principal dessa build será a Couraça do Defunto. Esse item irá combar com todas as runas que selecionamos para ele e que utilizam efeitos de movimento, além de ajudá-lo a reposicionar os demais campeões do time com seu engolir. Outro item muito bem aplicado nessa build é Placa Gargolítica, ela trará uma resistência e um shield a mais no momento mais crítico da batalha. No mais toda a itemização do TK será construída sobre itens de resistência e protetivos como Juramento do Cavaleiro, Semblante Espiritual, Presságio de Randuin, Elmo Adaptativo, etc. Tudo o que puder contribuir para transformar o TK em um tanque de guerra.

3742.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  3193.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  3109.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  3065.png?image=q_auto,w_42&v=1583298869  image.png  image.png

 

 

E é basicamente isso a build. É algo bem simples de se executar, porém precisa de prática mas pelos números é uma build que vale muito a pena. Deixarei aqui como um bônus um vídeo de uma análise feita pelo Ucla sobre a estratégia que foi executada pela Cloud9 em um jogo da LCS, o campeonato da América do Norte:

 

 

Como eu disse anteriormente, esse foi um tópico que deu trabalho, então deixa o like aí vai, não custa nada... :6491_FeelsOKMan:

Editado por Shader5

62QMw7T.png.7fb04ebe57269eec0f1bb515e1089dfa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.