Jump to content

Turbine o seu Perfil

Confira a atualização e participe do clube!
Clique e saiba mais

Junte-se ao Clube de Membros VIP

Tenha destaque e diversos benefícios!
Confira Aqui

Acesse nosso Discord

Conheça nossos canais interativos
Confira Aqui
Notícia
  • Adquira já o seu VIP!
Shader5

ps2 PS2 completa 20 anos - relembre o legado do console

Recommended Posts

Lançado em 4 de março do ano 2000 no Japão, o PlayStation 2 foi um marco na indústria. God of War, Devil May Cry, Guitar Hero e Kingdom Hearts são apenas algumas das franquias que nasceram no console, cujos games mais notáveis incluem ainda jogos revolucionários como Final Fantasy X, Resident Evil 4 e Grand Theft Auto 3.

 

Desde o lançamento, o PlayStation 2 ultrapassou 155 milhões de unidades vendidas, tornando-se o console mais popular da história. Seria impossível abordar todos os games que marcaram as histórias de jogadores do mundo inteiro, mas alguns jogos são fundamentais para entender a dimensão do PS2.

 

O ano 2000 não foi tão movimentado em termos de grandes títulos para PS2, mas foi nesta época que surgiu aquela que viria a ser uma das três principais franquias de corrida arcade do console: Need For Speed, Burnout e Midnight Club. Sim, o primeiro Midnight Club, intitulado Street Racing, foi um game de lançamento do PlayStation 2. O auge da franquia só viria em 2005, com o lançamento de Midnight Club 3, mas convenhamos que este já era um bom presságio.

 

Em 2001, Onimusha: Warlords, o primeiro da série, seria lançado para PlayStation 2 logo em março, quando o console completava pouco mais de um ano. Também em março, Zone of the Enders, jogo produzido por Hideo Kojima, chegou ao PS2. O ano havia começado bem, mas a chegada de Final Fantasy X, em julho, causou um verdadeiro choque de realidade na indústria.

 

O jogo protagonizado por Tidus foi o primeiro da série Final Fantasy a não se aproveitar de cenários que apenas simulavam uma tridimensionalidade. Todo em 3D e com dublagem, Final Fantasy X foi o primeiro grande exemplo de quão superior esta nova geração conseguia ser tecnicamente. Não à toa, a popularidade do game levou à primeira continuação na história da série: Final Fantasy X-2, lançado em 2003.

 

Como se não fosse o suficiente, Silent Hill 2 também foi lançado em 2001 para PlayStation 2 e imediatamente tornou-se um dos maiores clássicos na história do gênero terror, sendo celebrado até hoje como o jogo de terror psicológico mais assustador de todos os tempos.

 

Outubro de 2001 traria nada mais nada menos do que Devil May Cry, game que revolucionaria o gênero hack and slash e continua recebendo continuações até hoje. Neste mesmo mês, chegaria ao mercado Grand Theft Auto III, que mostrou a todos um mundo aberto visualmente realista genuinamente rico e contínuo usando a perspectiva da câmera nas costas do personagem principal. O conceito de mundo aberto nunca mais foi o mesmo após este lançamento, que viabilizou um dos jogos mais queridos de todos os tempos — GTA: San Andreas.

 

O primeiro Burnout, uma das séries de corrida mais importantes do PS2, chegaria em novembro, mesmo mês no qual foi lançado Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Sim, 2001 foi o ano que realmente mostrou do que o PlayStation 2 era capaz — e, se isso serve de lição, talvez valha a pena esperar pelo menos um ano para avaliar quão bem ou mal começará a era PlayStation 5/Xbox Series X.

 

2002 seria um ano muito mais calmo para o PlayStation 2, embora tenham sido lançadas duas franquias de extrema relevância e popularidade: Fatal Frame, jogo de terror que traumatizou quase tantas pesssoas quanto Resident Evil e Silent Hill, e Kingdom Hearts, RPG no qual personagens da Disney se encontravam com outros de games da Square Enix. Uma fusão muito peculiar que acabou se provando uma aposta certeira. Aliás, o segundo semestre ainda nos traria Mortal Kombat: Deadly Alliance e Grand Theft Auto: Vice City.

 

Chegamos a 2003, quando o PlayStation 2 completou três anos de existência. Em abril, Manhunt, da Rockstar, e Siren, mais um jogo icônico do gênero terror, chegaram ao mercado. Em agosto viria Silent Hill 3, que pode não estar entre os melhores da franquia, mas ainda é lembrado com carinho por todos que se decepcionaram com tudo que o sucedeu. Novembro deste ano traria Prince of Persia: The Sands of Time, game que reergueu uma das séries mais tradicionais dos anos 1990, e também Beyond Good & Evil, cuja continuação esperamos até hoje.

 

Logo em maio de 2004, o mundo conheceria Red Dead Revolver, predecessor de Red Dead Redemption, uma das mais aclamadas séries da Rockstar. Need For Speed também alcançaria um novo patamar de qualidade com Underground 2, jogo de corrida que implementou conceitos de mundo aberto ao gênero como ninguém havia feito. No mesmo ano, a Rockstar agraciou os jogadores com Grand Theft Auto: San Andreas em outubro de 2004. Este jogo, sim, foi o que levou o conceito de mundo aberto ao ápice nesta era.

 

Ninguém havia sequer se aproximado de proporcionar uma experiência tão livre e cheia de modificações quanto GTA: San Andreas. Carros voando, pessoas andando nas ruas com bazucas; tudo era possível, inclusive simplesmente seguir a história — uma das mais memoráveis na história da série.

 

Metal Gear Solid 3: Snake Eater, considerado por muitos como o melhor da série, chegaria em novembro ao PlayStation 2, mesmo mês nos quais foram lançados Spider-Man 2 e Dragon Ball Z: Budokai 3, dois dos games mais aclamados das franquias às quais pertencem.

 

Começamos 2005, ano que precedeu o lançamento do PlayStation 3, com o lançamento de Devil May Cry 3, em março, game que disputa com Devil May Cry 5 o posto de melhor Devil May Cry da história. No mesmo mês, o primeiro God of War foi lançado, apresentando Kratos para o mundo em um jogo que unia perfeitamente violência, mitologia grega e mecânicas viciantes. A continuação do jogo viria em 2007, otimizando todos os recursos do primeiro game e renovando a fórmula apenas o bastante para que todos continuassem se esbaldando ao massacrar inimigos.

 

Outubro de 2005 foi marcado pelo lançamento de Shadow of The Colossus e do port de Resident Evil 4, jogo lançado originalmente para Nintendo Gamecube. A esta altura, o console já enfrentava no final do próprio ciclo de vida, mas ainda trazia opções excelentes para os fãs que continuavam investindo nele.

 

No mês seguinte, inclusive, seria lançado o primeiro Guitar Hero, jogo que se tornou extremamente popular no mundo inteiro e rendeu muitas continuações — oficiais e não-oficiais, aliás. Em dezembro viria Kingdom Hearts II, jogo que consolidou a franquia nos corações de muitos fãs.

 

2006 foi um ano mais morno, mas ainda nos trouxe games importantes como Grand Theft Auto: Liberty City Stories, Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII e Ōkami. Bully foi lançado no mesmo ano e, desde então, milhões de pessoas esperam uma continuação do polêmico game.

 

Muitos outros games clássicos poderiam ser citados aqui, mas este texto acabaria se tornando ainda mais longo. O mais importante, afinal, nem é a quantidade de jogos bons lançados para o console, mas quantos desses título estão entre os mais importantes na história da indústria.

 

Foi no PlayStation 2 que vimos o conceito de mundo aberto atingir um patamar de qualidade sem precedentes. O console da Sony ainda revolucionou a maneira como histórias são contadas nos videogames, como bem comprovam Metal Gear Solid 3 e Final Fantasy X. Jogos de corrida nunca mais foram iguais após Need for Speed: Underground 2. Os méritos são numerosos demais para se contar, e é por isso que tantos jogadores guardam o console no coração com tanto carinho.

  • Like 2

62QMw7T.png.7fb04ebe57269eec0f1bb515e1089dfa.png

Arte By: Wolfpack 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui em casa ainda faz sucesso!

Junta uma galera aqui p/ zerarmos games antigos nele, agora além de tudo é uma experiência nostálgica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui em casa ainda faz sucesso!

Junta uma galera aqui p/ zerarmos games antigos nele, agora além de tudo é uma experiência nostálgica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui em casa ainda faz sucesso!

Junta uma galera aqui p/ zerarmos games antigos nele, agora além de tudo é uma experiência nostálgica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...