Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

crítica Revisão de regras, conceitos e condutas administrativas do fórum


xxnelaxx
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá WC, recentemente tenho voltado à acompanhar um fórum depois de algum tempo. Com esse retorno pude perceber algumas coisas que, ao meu ver, não são saudáveis para o fim que vejo em um fórum(Compartilhar e Obter Informações, conhecimento, recursos etc.)

 

Partindo do principio que:

Citar

"Um fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas abordando uma mesma questão." Conceito retirado do Wikipédia.

Não acreditam que algumas regras, assim como a conduta, muitas vezes parcial, da equipe devem ser revistas?

 

Olhemos as regras e alguns comentários:

Regras gerais do fórum:

Os termos e regras abaixo foram criados na intenção de manter a organização e o respeito em todo o fórum, sendo assim colabore conosco.

Regras:

1. Tópicos:
1.1. É proibido criar tópicos e/ou comentários simultâneos/consecutivos ou comentários inúteis(flood) em qualquer área do fórum;

  • O Conceito de flood estaria sendo levado a sério mesmo? Ter mais mensagens em um tópico não seria gratificante ao fórum? Ter maior discussão não seria interessante

1.3. É proibido usar de expressões, palavras e frases que atinjam o fórum, seus membros, seus moderadores e administradores.

  • O Conceito de flame estaria sendo levado a sério? Aparentemente qualquer "ranhetada" é considerada flame, ofensa etc.

1.5. Se a discussão não estiver se saindo bem, não parta para a briga, mande uma mensagem privada para um moderador com o link do tópico, ou use o botão reportar.

  • É notável que vários tópicos são fechados pq havia alguma discussão no mesmo, não seria melhor apagar as ofensas, adverter os envolvidos etc?

1.13. É proibido postar em tópico que tive sua última postagem há mais de 15 dias e não estava na primeira página da área.

  • Vejamos o intuito de um fórum não é debater? compartilhar ou obter conhecimento? Quem busca conteúdo, não vai se limitar a primeira página da área.

 

 

3. Feedback (Dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias):
3.1. A área de “Suporte” deverá ser usada apenas para tirar as dúvidas do usuário.

  • Voltamos a  àquele conceito... "destinada a promover debates".

3.2. Opiniões e reclamações deverão ser postadas "aqui", contanto que sejam criticas construtivas visando ajudar o fórum a resolver suas deficiências.

  • Acredito que estava faltando a palavra destacada.

 

4. Respeito e organização:
4.1. Como já foi abordado no artigo 1.3 da seção 1, é proibido usar palavras de baixo calão/palavrões para atingir usuários, o fórum e seus moderadores.

  • Ora, aqui temos algo bem melhor definido que na regra citada acima.

 

*Quem desrespeitar essas regras estará sujeito a suspensão, advertência e banimento. *

  • Definir melhor o que é punível ou não ao invés de usar dedocracia também é interessante.

 

Bônus: 

1.2. É proibido divulgar outros fóruns e/ou sites em tópicos e/ou assinaturas; 

2.2. É proibido divulgar outros fóruns e/ou sites em tópicos e assinaturas;

  • Lembro disso desde a concorrência com a falecida, porém vejo que muitas abstrações dessas regras são utilizadas de maneira incorreta ou a favor do inquisidor. Acredito que manter um ambiente mais favorável ao utilizador seja mais atrativo do que tentar impedir que ele saia de alguma maneira. 

 

Faço esses relatos mais abstratos pois tenho me deparado com algumas situações em que tópicos são fechados sem uma real necessidade, conteúdo é deletado pois "é de autoria" do amigo de algum "cacique", não se pode mais ter uma boa discussão em algum tópico pois vira flood, não dá pra falar nada alguém que é considerado flame, não da pra perguntar algo sobre um conteúdo antigo ou alguma explicação em um tópico especifico que estou ressuscitando um tópico, etc. Trago esses relatos pois já participei ou participo de outros fóruns com outras abordagens, como https://autoforum.com.br/https://usinavirtual.com/forum/ e é possível ver que algumas das regulamentações e atitudes administrativas empregadas na WC acabam por ir em contramão com o que eu acredito ser o objetivo de qualquer fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.