Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

CS:GO e o Envelhecimento - Quando os Pro Players estão no Seu Auge?


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

autor: Michal Ciezadlik

 

Um estudo recente ajudou a determinar como a passagem dos anos afeta a forma na competição profissional de CS:GO. As estatísticas determinam se a juventude tem uma vantagem sobre a experiência.

 

388254520.jpg

 

Há muitas teorias sobre a idade em que um jogador de esports deve pendurar o mouse (ou gamepad) e se aposentar do jogo. Afinal, não só os jovens adultos ganham com o jogo profissional, mas também os jogadores que já ultrapassaram a idade de 30 anos.

 

UM RESUMO:

  • Uma pesquisa entre os melhores jogadores de CS:GO mostra que existe uma correlação entre o aumento da idade e a diminuição do desempenho no jogo;
  • Em média, o melhor desempenho dos jogadores profissionais ocorre entre as idades de 20 e 24 anos;
  • Os jogadores mais experientes frequentemente mudam seu papel no time de estrela para líder tático.

 

Ao contrário dos esportes tradicionais, os jogadores não precisam estar excepcionalmente em forma física, mas diz-se que a passagem do tempo também tem seu preço para os jogadores de esports (por exemplo, em termos de reflexos).

 

Do outro lado da barricada, temos exemplos de jogadores experientes que ainda são bem-sucedidos.

 

hltv.org, um site que fornece estatísticas sobre o Counter-Strike: Global Offensive, decidiu responder à pergunta: "Com que idade os jogadores profissionais de Counter-Strike da Valve têm o melhor desempenho e quando começa a declinar?".

 

Old but gold?

 

O estudo levou em consideração os desempenhos individuais dos jogadores que foram classificados entre os 20 melhores jogadores nas listas anuais deste influente site. Limitar-se quase que exclusivamente ao melhor dos melhores foi feito para tornar a amostra do estudo mais confiável - é difícil comparar atiradores excepcionais com jogadores em funções de liderança ou apoio.

Por razões metodológicas, o estudo não se baseia em resultados de 2012-2014 e alguns dados de 2015.

 

Primeiro: frags


O primeiro fator examinado foi a correlação entre a idade do jogador e a taxa de KPR (abates por rodada).

 

620838265.jpg

Fonte: hltv.org

 

  • O gráfico mostra uma tendência decrescente que avança com a idade. O melhor resultado foi alcançado por jovens de 20 anos de idade - 0,74 NRP. O pior foi o grupo de jovens de 29 anos de idade, onde o resultado médio foi de 0,65 NRP.
  • O grupo mais numeroso entre os melhores jogadores profissionais de CS:GO era o de 24 anos; o menor comparecimento foi nos grupos mais jovens e mais velhos - 16 e 32 anos de idade.


Quando os profissionais atingem seu auge?


Ao acompanhar as carreiras de estrelas individuais do CS:GO, os autores do estudo concluíram que os profissionais estão no seu melhor entre os 20 e 24 anos de idade.

 

  • É claro que estamos lidando apenas com dados enxutos que mostram o KPR, mas observando como as carreiras dos jogadores em questão têm progredido, surge um certo padrão.
  • Aqui está um exemplo. No quadro abaixo, temos o desempenho de alguns dos jogadores mais experientes (alguns já aposentados) - Kenny "kennyS" Schrub, Olof "olofmeister" Kajbjer, Marcelo "coldzera" David, e Christopher "GeT_RiGhT" Alesund.

 

620839218.jpg

No gráfico, a forma dos jogadores experientes manifestada através do NRP. Fonte: hltv
 

  • Você pode ver aqui um claro declínio na forma com o passar do tempo. É claro que não é assim que, depois de cruzar a idade de 25 anos, a habilidade cai como por magia, mas a tendência é visível.


Para comparação, hltv.org forneceu um gráfico mostrando o desempenho dos jogadores atualmente considerados como os melhores.

 

620840171.jpg

O gráfico mostra o desempenho das "estrelas" do CS:GO de hoje em dia. Fonte: hltv
 

Aqui vemos jogadores tais como Oleksandr "s1mple" Kostylev, Nikola "NiKo" Kovac, Mathieu "ZywOo" Herbaut ou Nicolai "device" Reedtz. A maioria deles está atualmente no chamado "pico" - no topo. A exceção pode ser o último destes acima, device (26 anos de idade), que na última temporada teve uma queda na fase.

 

Ter experiência compensa

 

Olhando para estes resultados, pode-se concluir que os jogadores que estão se aproximando dos 30 anos não têm lugar nos níveis mais altos de competitividade CS:GO, mas seria uma afirmação exagerada.

 

Embora no papel haja uma tendência descendente no número de eliminações, há exceções a todas as regras e isto não deve ser tratado como um jogo de soma zero.

 

O estudo também descobriu que jogadores mais experientes ainda podem ser bem-sucedidos - especialmente se mudarem de papéis. Jogadores maiores de 25 anos são mais propensos a serem "líderes dentro do jogo" que, além de treinadores, desempenham um importante papel tático na equipe. É ai que esta experiência pode valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente estudo.

É como numa empresa, depois de um certo tempo você pode acabar liderando um setor porque tem a experiência/habilidade, mas talvez o seu rendimento seja na tarefa X seja menor que o da mesma galera que você está treinando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.