Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Para os Iniciantes em Delphi =D


DragonBoss
 Compartilhar

Posts Recomendados

Aeww Galeraaa....

Resolvi escrever um tutorial para os novatos, pequenos iniciantes bunitinhos em delphi, e afins.

Isso nao vai ensinar tudo sobre delphi a voce ( ninguem sabe tudo ;D ), primeiramente, lhes digo: Apos entenderem um pouco de delphi, Leiam a Introduçao a delphi postada pelo surf e a minha kick list, para aprender mais sobre o programa e a manipula-lo.

 

 

Vou tentar explicar coisas simples aqui, de uma forma que todos, independente do tempo que mexam no delphi, entendam xD:

 

Vamos as coisas Mais basicas:

 

O que é um FORM ?

R: É o local aonde voce irá inserir os componentes.

 

O que sao componentes ?

R: São tudo que estao nas Abas do delphi ( button, image, panel, e tudo mais, como entre outros que vc pode baixar de terceiros na internet).

 

O que sao Abas/Palhetas?

R:São as 'divisorias' dos componentes ( aditional, system, ADO...)

 

O que é Object Inspector e Tree View ?

R: Object inspector é aonde tem as informaçoes sobre determinado componente que vc inseriu, como altura, largura, cor, e tals. Tree View é aonde vc ira localizar tal componente (quando por exemplo o form ta cheio e de dificil localizaçao de algo. )

 

Como Salvo um Projeto ?

R: simplesmente va em archive e em salve all e escolha o local aonde será salvo o Pas e o DPR.

 

O que sao arquivos .Pas e .DPR?

R: sao arquivos que podem ser abertos pelo delphi, fazem parte da source do programa.

 

O que é source ?

R: É o codigo do programa, que pode ser lido pelo delphi e alterado pelo mesmo, que quando copilado, fará com que o programa receba as modificaçoes feitas.

 

O que é copilar ?

R: É fazer a SOURCE virar um EXE para poder ser executado em computadores que nao tenham o delphi (essa foi a explicaçao mais simples que pensei =P ).

 

Como copilar?

R: Após salvar seu programa, apenas clique em project e va em Copile Project1 ( ou estara escrito : Copile e nome do seu projeto) e será criado um Executavel na pasta que vc salvou, ou simplesmente aperte F9, que o programa será executado e copilado.

 

Hum, axo que ja eh um bom começo neeeh ? xD

 

Agora vamos a algo que muitos perguntam:

 

Como declaro algo na 'uses' ?

R: É muito simples, no inicio do codigo do programa estará escrito Uses , e em baixo tera todas as uses do programa, vc soh deve inserir a use que vc quer em meio as outras.

 

Exemplo: inserindo ShellApi na uses:

 

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms;

 

Ficara assim :

 

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, ShellApi;

 

Agora vo explicar algumas 'girias' simples relacionadas a programaçao =P :

 

Leacher ou Leaacher ou Leeacher (depende de kem escreve --' ): Geralmente isso eh falado a alguem que copia um codigo e cola pra ganhar creditos, como se ele tivesse feito.

 

Ripper ou Riper : Cara que pega a source ou codigo de alguem e faz seu programa usando aquela source/codigo e nao poe creditos, ou seja, ele apenas altera uma coisa ou outra e quer ter meritos por ter 'feito' o programa.

 

Lammer : Isso ja eh mais relacionado a Hack/Crack, lammer nao passa de um Hacker/Cracker Noob, que tenta passar um virus a alguem tentando enganar de forma tonta que ninguem baxa, ou seja, Lammer é mesma coisa ke Hacker NOOB.

 

Algo que falo a todos (programadores e iniciantes):

 

Se voce copiou algo , seja ele uma source, um codigo, um tutorial, e for postar ou colocar em seu programa, coloque os devidos creditos do criador, pois nao custa nada, e colocar creditos é um jeito de manter o respeito entre os programadores e diminuir o numero de rippers. Ha muitos caras que começam a programar e apenas pegam uma source, muda os creditos e acham que sao programadores, voces tem que ver que exemplos como esses nao podem ser seguidos, pois se fosse assim, haveria diversos programas iguais apenas de criadores diferentes =P.

Outra coisa :

 

Muitos querem mostrar que "sabem" programar, e por isso, deixam de postar suas duvidas, quero esclarecer a todos, que o forum eh para aprender e ensinar, perguntar nao o faz "saber" menos que outro e sim mostra que vc quer aprender.

 

Quero finalizar falando Sobre topicos com mesmo conteudo:

 

Antes de postar algo, procure no forum, sim, use a ferramenta de busca. Nao achou ? procura no google, agora se vc nao conseguiu fazer algo, ou tem duvida, nao achou no forum, e nem no google, ae sim posta no forum, ou até mesmo se achou, mas nao esclareceu a duvida por completa, poste aqui. De preferencia esclareça a ajudar que quer no titulo, exemplo: '[Duvida-Delphi] Banco de dados Access' , e evitem coisas do tipo : '[duvida] Me ajudem' ou 'Preciso de ajuda'

 

Faça o maximo possivel para nao postar topicos com conteudos iguais, para isso que serve a quicklist e as ferramentas de busca =D.

 

Bom, expliquei um pouco para quem esta inciando em programaçao, depois de manjar o basico, ler quicklists,ler apostilas e topicos e ver exemplos de programas, voce verá que o Delphi eh um mundo de infinitas possibilidades de criaçao, ou como chamaram em um topico esses tempos : "uma ferramenta dos deuses" xD.

 

 

Créditos pelo topico:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Ehhh, eu que escrevi >..<

 

E tbm a :

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Ele me ajudou a arrumar uns pah de erros =D ... vlw.

OBS: qualker erro ou bobera que escrevi, me avisem =P.

 

Se curtiram, agradeçam ae =X

 

Flw, abraços pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, fiz esse topico, mais precisamente para os que querem iniciar programaçao, mas sem saber nada e veem perguntar coisas que sao simples, porem que pra quem nao sabe nada, parece um bixo de 7 cabeças, como declarar algo na uses por exemplo.

Espero que isso ajude alguem ^^

vlw os thanks ae pessoal =D

 

flw galera.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Muito Bom Veey!!

 

Vou enviar esse post para as pessoas ki me add no msn num sabe nem abrir o delphi... rs

 

Vlw Mesm Mann!!

 

[Add uma coisa ki todos novatos me perguntam... é bastante simples... Ir em Options>Project>Title... pra mudar o nome do Programa...T3nso!]

 

O tópico Tah Ótimo Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...

[quote=

Como copilar?

R: Após salvar seu programa, apenas clique em project e va em Copile Project1 ( ou estara escrito : Copile e nome do seu projeto) e será criado um Executavel na pasta que vc salvou, ou simplesmente aperte F9, que o programa será executado e copilado.[/size][/b]

aew sou novato da pra explicar melhor como compilar? nun entendi mto bem nun acho ond ta esse "Copile Project1"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum, mais facil... apenas salve o seu projeto ( tem no tutorial como salvar ^^ ).. ae simplesmente aperte F9... o seu programa vai ser executado e na pasta aonde vc salvou o projeto, sera criado um .exe (para ser executado sem o delphi ).. simples, copilar eh a mesma coisa ke fazer sua source (seu projeto) virar um executavel ( . exe).....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.