Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Tuto C#] Como fazer uma calculadora de média básica


lgomes.leo
 Compartilhar

Posts Recomendados

Como Fazer uma calculadora de média básica em C#

 

Para este tutorial você vai precisar:

 

Visual Studio 2008/2010 (o Visual C# Express também serve);

Uma leve noção sobre variaveis (acho que tem um tópico aqui sobre isso);

Ter um teclado que Ctrl + C e Ctrl + v não funcione, para que você escreva o código e entenda para que ele serve;

 

Não copie, escreva, confie em mim, assim você aprenderá melhor!

 

As partes depois do "//" (anotações) que não ajudem na organização do programa não são necessárias.

Quando for programar comente bastante, para que em um futuro você saiba o que aquilo significa. Aqui eu comento mais que o necessário para que haja melhor entendimento do programa.

 

Vamos começar?

 

O design fica mais por conta sua, mas tenha certeza que em seu form tenha:

 

1 Botão;

3 Labels (Nota 1; Nota 2; Média);

3 textBox (uma delas, a da média, com a opção "Enabled" como "False");

 

O meu ficou assim:

 

calcbasica.png

 

textBox1 é para nota 1, o textBox2 para a nota 2 e o textBox3 para Média.

 

Vamos Programar:

 

no código do botão coloque o seguinte:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

As variáveis são declaradas dentro do bloco try para que caso a pessoa coloque uma letra ou outro caractere que não expresse numero o programa não trave ou "bugue".

 

Bom, este, que eu lembre, é o meu primeiro tópico aqui no fórum e eu espero que tenha sido bom. Se gostou clique em agradecer.

 

Este programa faz uma coisa boba que você pode fazer em uma calculadora tranquilamente, mas eu acho que é um bom programa para aprendizado da linguagem, principalmente para iniciantes. A partir dos principios desse programa da para fazer um programa mais avançado como uma calculadora de média que eu fiz em C# mesmo, que ainda calcula o peso do período e ve se você já passou de ano de acordo com a sua escola e tudo pode ser definido nas configurações, mais tarde eu edito e posto ele aqui.

Criado por: Lenno (em outros fóruns lgomes.leo).

 

SE FOR COPIAR PONHA OS CRÉDITOS!!

 

@EDIT

 

Caso você crie um com um design mais legal, mais funções e coisas do tipo, poste aqui um link para o seu programa e se quiser a source code também, eu ficarei interessado em ver.

 

P.S.: Poste o link do scan também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.