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Criando um chat no Delphi 7


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Creditos: Thiago Melo

 

Criando Chat no Delphi 7

 

 

1ª Etapa

 

 

Para começar o Chat vamos criar a sua interface, neste caso adicione no programa os seguintes componentes:

 

Inserindo:

TMemo => Coloque o nome como Quadro.

Tmemo => Com nome de Status.

 

TGroupBox => Coloque o nome como C_Comandos

TEdit => Coloque dentro do TGroupBox (C_Comandos) com o nome de C_Texto

TEdit => Com nome de Host.

TEdit => Com nome de Apelido.

TButton => Com nome de Conectar.

 

TButton => Com nome de Servir.

2 Tlabel => Com caption Servidor e Apelido.

objetos.jpg

 

 

Agora adicione os seguintes componentes.

TclientSocket => Com nome de S_Cliente.

TserverSocket => Com nome de S_Server.

 

(VEJA FIGURA AO LADO)

 

Agora renomeie o Form1 para ChatFal. (Clique no Form depois vá em name e mude).

Vamos tentar deixar o Object Treeview mais ou menos assim:

objtree.jpg

 

Pronto agora tente organizar desta forma:

tela_xhat.jpg

 

2ª Etapa

 

Bom nesta etapa vamos começar a programar o chat.

 

a) O primeiro evento que o programa irá executar será o TchatFal.FormCreate, clique 2x no formulário, e deixe este procedimento assim:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

Explicação:

 

Com isto, assim que o formulário inicie, o conteúdo do componente QUADRO será apagado.

 

b) O segundo evento a ser programado será do componente C_Texto. Aqui vamos criar uma procedure para o evento OnKeyDown (Este evento ocorre quando um texto for digitado na Tedit).

 

Primeiro se declara a procedure.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Depois vamos programar a procedure.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

Nos criamos uma procedure que utiliza uma variável “Key” do tipo Word, e declaramos também o uso do Shift (Se não declarar o uso do shift não funciona).

 

if Key = VK_Return then => Se a tecla digitada for igual ao [ENTER] então execute.

 

S_Cliente.Socket.SendText(C_Texto.Text + '::::' + Apelido.Text); => Envia o texto para o servidor no formato (Mensagem::::Apelido) este formato será explicado mais na frente.

 

C_Texto.Text := ''; => Limpa o conteúdo da TEdit C_Texto.

 

c) Vamos programar a procedure do terceiro evento. Este será para o botão “Conectar” onde ao clicar o programa irá pegar o conteúdo da Tedit “Host” e tentar conectar-se.

 

Clique 2x em cima do botão Conecta, e deixe da seguinte forma:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

if S_Cliente.Active then => Primeiro verificamos se o TclientSocket esta ativo (isto é se a conexão já esta ativa).

 

S_Cliente.Active := False; => Se tiver ativo ele desativa (Desconecta).

 

Conectar.Caption := ‘Conectar’; => Altera o caption do TButton (Conectar) para ‘Conectar’.

 

else begin => Caso a conexão já esteja desativada, isto é S_Cliente.Active = False então ele vai se conectar.

 

S_Cliente.Host := Host.Text; => Pega o conteudo de Host isto é o endereço IP do servidor, e coloca na propriedade Host do componete S_Cliente.

 

S_Cliente.Active := True; => Ativa a conexão.

 

 

 

3ª Etapa

 

Agora vamo programar os eventos do conexão do Lado Cliente.

 

Primeiro declare os procedimentos abaixo:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Agora vamo programa-los um por um.

 

Primeiro OnConnect.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

Este evento somente ocorre quando há sucesso de conexão, isto é logo após estabelecer conexão com o servidor sem erros.

 

Status.Lines.Add(‘Cliente ::> Conectado a: ‘ + S_Cliente.Host); => Aqui escrevemos no status Status.Lines.Add uma mensagem informando o cliente que ele teve sucesso na conexão.

 

Conectar.Caption := ‘Desconectar’; => Muda-se o caption do TButton (Conectar) de ‘conecta’r para ‘desconectar’, pois agora sua função será encerrar a conexão.

 

Apelido.Enabled := False; => Depois desabilitamos o Tedit do Apelido (Apenas para o cliente não mudar de apelido durante a conexão o que não afeta nada caso mude).

 

S_Cliente.Socket.SendText(‘NICK::::’ + Apelido.Text); => Enviamos para o servidor um Texto seguindo o mesmo formato que a procedure de escrever S_Cliente.Socket.SendText. Repare que desta vez o formato muda um pouco, antes era (Mensagem::::Apelido) agora é (NICK::::Apelido). Isto serve para diferenciar o tipo de mensagem, a primeira é uma mensagem normal, a segunda informa que você entrou no servidor.

 

O Tratamento desses formatos fica no lado do servidor que veremos em breve.

 

Segundo evento é o OnDisconnect.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação

 

Este evento é o oposto do evento anterior, ele somente é executado quando a conexão é desfeita.

 

Status.Lines.Add(‘Cliente ::> Desconectado ‘); => Informamos ao cliente com uma mensagem no status Status.Lines.Add.

 

Conectar.Caption := ‘Conectar’; => Mudamos o caption do TButton (Conectar) para “conectar”.

 

Apelido.Enabled := True; => Habilitamos a TEdit (Apelido).

 

Terceiro evento é o OnError.

 

procedure TChatFal.S_ClienteError(Sender: TObject; Socket: TCustomWinSocket; ErrorEvent: TErrorEvent; var ErrorCode: Integer);

begin

Status.Lines.Add('Cliente ::> ERRO ao tentar conectar a: ' + S_Cliente.Host);

 

end;

 

 

Explicação:

 

Bastante simples, em caso de erro de conexão informa no status a mensagem ERRO ao tentar conectar a: ‘ + S_Cliente.Host.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Explicação:

 

Este evento ocorre quando o TClientSocket recebe dados através da conexão ativa. Como a mensagem já vem formatada pelo servidor basta apenas adicionar no quadro Quadro.Lines.Add(Socket.ReceiveText); .

 

Pronto aqui finalizamos a programação do lado Client do nosso chat.

 

EDITANDO AS PROPRIEDADES DO COMPONETE TClientSocket (S_Cliente).

Agora vamos parar um pouco a programação, e vamos alterar as propriedades do nosso componente TclientSocket. Onde aqui vamos configurar a porta de comunicação e também vamos colocar os eventos que programamos nos seus devidos lugares.

 

Primeiro selecione o ícone do componente TclientSocket (S_Cliente) no formulário, depois vá na janela do “Object Inspector” e em propriedades coloque Active em FALSE (Para iniciar desconectado) e em Port abaixo de Name coloque a seguinte porta (666) ou outra que você quiser e que não esteja sendo usada pelo sistema.

 

Agora vá na aba Eventos e configure os eventos como esta abaixo na IMG.

client_event.jpg

 

Pronto o lado cliente já esta pronto agora vamos programar o lado servidor do nosso chat.

 

 

 

4ª Etapa

 

Nesta etapa vamos primeiro programar o evento do TButton “Servir” (Eu coloquei a caption deste botão como (Iniciar Servidor).

 

Clique 2x no botão para programar o evento.

 

view source

print?

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

 

Primeiro da mesma forma que o botão de conectar primeiro verificamos o estado do servidor. Se ele está servindo ou esta parado.

 

if S_Server.Active = True then => Caso esteja ativo, isto é caso ele esteja esperando conexões na porta configurada, então vamos desligar.

 

S_Server.Active := False; => Desliga o servidor.

 

Status.Lines.Add(‘Servidor ::> Servidor Desligado!’); => Informa no status que o servidor foi desligado.

 

Servir.Caption := ‘Iniciar Servidor’; => Muda o caption do TButton (Servir) para ‘iniciar servidor’.

 

S_Cliente.Active := False; => Desativa a conexão do cliente. (Ao iniciar o servidor automaticamente o programa se conecta ao servidor).

 

Host.Enabled := True; => Abilita o campo de escolha do IP.

 

Conectar.Enabled := True; => Abilita o botão de conectar.

 

else begin => Caso o servidor não esta ativo, então ative.

 

S_Server.Active := True; => Ativa o servidor, e neste momento o servidor fica esperando conexões na porta configurada.

 

Servir.Caption := ‘Parar Servidor’; => Muda o caption do TButton (Servir) para ‘parar servidor’ pois sua função agora é parar.

 

Host.Enabled := False; => Desativa o campo de escolha do IP (O cliente vai se conectar no localhost).

 

Conectar.Enabled := False; => Desativa o botão de conectar, pare evitar desconexão do cliente com o servidor local.

 

S_Cliente.Host := ‘127.0.0.1′; => Força o host do S_Cliente para localhost (127.0.0.1).

 

S_Cliente.Active := True; => Conecta no servidor como cliente.

 

O IP ‘127.0.0.1′ Corresponde a própria maquina, neste caso ao ligar o servidor ele também se conecta como cliente e desabilita as opções de conexão, caso desligue o servidor ele também se desconecta.

 

 

Agora o passo seguinte e declarar os procedimentos dos eventos do S_Server.

 

view source

print?

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Os eventos são parecidos com os eventos do S_Cliente com diferença que não usa o evento OnError e agora existe o evento OnListen.

 

Vamos aos eventos.

 

Primeiro o evento OnListen.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

 

Este evento ocorre quando o servidor é ligado, isto é quando ele começar a escutar na porta determinada. Quando isto ocorre ele simplesmente escreve no status a mensagem de que o servidor está ligado. Status.Lines.Add(‘Servidor ::> Servidor Ligado!’);

 

Segundo evento será o OnClientConnect.

 

 

view source

print?

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

 

Este evento ocorre quando o servidor recebe uma conexão de algum cliente. Quando isto ocorrer vamos escrever no status do servidor uma mensagem informando que um novo usuário se conectou e qual seu IP (Socket.RemoteAddress).

 

Status.Lines.Add(‘Servidor ::> Usuário Conectado => ‘+ Socket.RemoteAddress

 

Terceiro evento será o OnClientDisconnect.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Explicação:

 

 

Este evento ocorre quando o servidor termina uma conexão de algum cliente. Quando isto ocorrer vamos escrever no status do servidor uma mensagem informando que o usuário se desconectou e qual seu IP (Socket.RemoteAddress).

Status.Lines.Add(‘Servidor ::> Usuário Desconectado => ‘+ Socket.RemoteAddress);

 

Quarto e mais importante evento OnClientRead.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Explicação:

 

 

Este evento é o mais importante do chat, pois é nele que realmente o chat irá funcionar. O evento ocorre quando o servidor recebe dados do cliente, neste caso ele terá que receber a mensagem e repassar para todos os clientes conectados (Broadcasting).

 

Esta parte foi difícil desenvolver, pois no exemplo que vem no Delphi (WinSocket) ele não envia para todos os usuários a mensagem, ele

apenas adiciona na Memo a informação recebida.

 

 

 

Bom vamos passo a passo do código.

 

 

var texto: array[0..1] of string; => Este array será necessária para formatação dos dados.

 

temptexto: string; => Está variável será necessária para formatação dos dados.

 

Index: integer; => Variável de controle para o loop de broadcast.

 

temptexto := Socket.ReceiveText; => Variável temptexto recebe os dados enviados pelo cliente Socket.ReceiveText.

 

texto[0] := Copy(temptexto, 1,Pos(‘::::’, temptexto) -1); => Separa a informação em duas partes, texto[0] pega tudo que estiver antes do separador ‘::::’ (Lembre-se do formato de envio). OBS: Procure no HELP do Delphi explicações sobre as funções Pos, Length e Copy. Pois são muito uteis.

 

texto[1] := Copy(temptexto, Pos(‘::::’, temptexto) + Length(‘::::’),Length(temptexto)); => Aqui texto[1] pega tudo que estiver depois do separador ‘::::’.

 

if texto[0] = ‘NICK’ then => Se o que estiver antes de ‘::::’ for NICK então foi mensagem de entrada.

 

WITH S_Server.Socket DO BEGIN => Bom aqui eu estou dizendo que com o Objeto S_Server.Socket Faça. No help do Delphi tem uma explicação sobre ‘WITH’.

 

FOR Index := 0 TO ActiveConnections-1 DO BEGIN=> Um laço usando FOR, até o final das conexões. (ActiveConnections vem do objeto S_Server através do WITH).

 

Connections[index].SendText(texto[1] + ‘ entrou na sala: ‘); => Vai enviando mensagens para todas as conexões da primeira até a ultima, informando quem entrou no servidor.

 

Else => Se não for ‘NICK’ o que vem antes do separador ‘::::’, então deve ser mensagem.

 

WITH S_Server.Socket DO BEGIN => Denovo WITH.

 

FOR Index := 0 TO ActiveConnections-1 DO BEGIN => Laço de 0 até o final das conexões.

 

Connections[index].SendText(‘(‘ + texto[1] + ‘) escreveu: ‘ + texto[0]); => Envia para todas as conexões a mensagem enviada.

 

Status.Lines.Add(‘Servidor ::> ‘ + texto[1] + ‘ (‘ + Socket.RemoteAddress + ‘) escreveu: ‘+ texto[0]); => Adiciona no status do servidor uma cópia da mensagem.

 

Pronto agora terminamos de programar os eventos do componente S_Server. Agora vamos editar suas propriedades no Object Inspector da mesma forma que configuramos o S_Client.

 

Deixamos Active = False

e Port = 666 (Ou a porta que você usou no S_Client).

 

e os eventos (Events)

 

OnClientConnect = S_ServerClientConnect

OnClientDisconnect = S_ServerClientDisconnect

OnClientRead = S_ServerClientRead

OnListen = S_ServerListen

 

O resto dos eventos ficam em branco como na imagem abaixo:

objserver.jpg

TESTANDO O CHAT

 

 

Pronto salve tudo e compile, agora vá na pasta em que o programa foi compilado e abra 3 janelas do programa.

 

No primeiro coloque o apelido como Administrador e clique em iniciar o Servidor.

No segundo coloque como usuario1 digite o endereço local (127.0.0.1) e clique em conectar.

No Terceiro coloque como usuario2 digite o endereço local (127.0.0.1) e clique em conectar.

 

Pronto agora teste a comunicação entre os 3.

xhat_usando.jpg

Bom espero que tenha funcionado seu CHAT, você pode baixar o código fonte completo do chat e a versão binária do mesmo neste link abaixo:

http://reiserfs.killermonkeys.net/Thiago/Delphi/xhat/c_h_a_t_f_a_l.zip

 

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