Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Tutorial][C]Aula 1 - Introdução a Linguagem C


maxleon
 Compartilhar

Posts Recomendados

[Tutorial][C++]Aula 1 - Introdução a Linguagem C++

 

Essa é a minha primeira aula de Como programar em C. Resolvi dar uma série de aulas para todos vocês. Então, se querem mesmo aprender C, preparem – se para estudar bastante!

Antes de mais nada, precisaremos de um compilador para poder compilar os nossos códigos. O compilador que eu mais recomendo é o DEV C++, mas existe outra opção de compilador muito boa que é o Borland C++ Compiler.

 

Links De Download:

 

DEV C++

Dev-C++ download - Baixaki

 

Borland C++ Compiler

Borland C++ Compiler download - Baixaki

 

Bom, Agora mãos a obra!

 

Indice:

 

1. Olá Mundo

2. Tchau Mundo

 

 

Olá Mundo

 

há muito tutoriais por ai pela net que ensina o básico da linguagem C. Se você tiver reparado, o primeiro exemplo de linguagem C que todo aprendiz tem em mãos é o velho “Olá Mundo”. Então Não vou quebrar a tradição, Pois, Apesar deste programa ser muito simples, ele ilustra a estrutura básica da linguagem C.

 

Exemplo:

 

#include <iostream.h>

int main(){

cout<< ”Ola Mundo”;

return 0;

}

 

Este código exibe “Olá Mundo” na tela.

 

Provavelmente você não conseguirá ver o texto sendo impresso na tela, pois neste código, não há nenhum comando de entrada de dados. Por isso que a janela fecha antes que você veja o que está escrito nela. Para que o seu programa fique aberto com o texto que você digitou, você simplesmente insira a função getchar(); abaixo do cout.

 

Então seu código vai ficar desta maneira:

 

#include <iostream.h>

int main(){

cout<< “Alo Mundo”;

getchar();

return 0;

}

 

Agora você pode visualizar o seguinte:

 

Alo Mundo!

 

Bom, agora irei explicar cada código:

 

include <iostream> - O include inicia uma espécie de biblioteca de funções, que é o iostream, para que todos os códigos rodem no compilador de acordo com a biblioteca incluida.

 

main – Esta função é diferente de todas as funções da linguagem C. Pois é esta função que inicializa o programa, E as outras função existentes, inicializam comandos dentro do programa.

 

cout – Este é uns dos comandos de exibição de dados da linguagem C.

 

getchar – Armazena a entrada até que ENTER seja pressionado.

 

return – Este comando além de especificar a resposta da função, faz com que o controle retorne ao ponto de onde ele foi chamado no programa, interrompendo imediatamente a sua execução.

 

Bem, agora que você conhece alguns comandos e funções da linguagem C, vamos a mais um código.

 

Tchau Mundo

 

 

Salve o projeto anterior e crie um novo. Agora nós iremos dizer Alô e depois dar um Tchau.

 

Exemplo:

 

#include <iostream.h>

int main(){

cout<< “Alo Mundo ”;

getchar();

cout<< "Tchau Mundo ";

getchar();

 

return 0;

}

 

 

Bom, neste código é um pouco diferente do primeiro. Você primeiro verá na tela "Alo Mundo", e logo depois que você apertar Enter, a sequência de escape '\n' pula uma linha e imprime na tela "Tchau Mundo".

Bem, postarei aqui o exemplares dos nossos exercicios da nossa aula.

 

4shared.com - free file sharing and storage

4shared.com - free file sharing and storage

 

 

Exercicios

 

Caso terminem o exercicio, me mandem por PM.

 

Eu quero que escrevam um programa que contenha o seguinte:

 

Citação

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

* Dica: Use a sequência de escape '\n' para por cada frase em uma linha.

Bom...Esta aula termina por aqui. Na próxima aula aprenderemos a criar comentários dentro de nossos códigos, e conheceremos alguns tipos de dados da linguagem C. Até mais.

 

Tags De Busca:

C/ C++

Programação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Cara eu estou querendo começar a aprender essa linguagem, e você poderia dizer para que servem e quando usar esses #{(<<;"

e entendi tudo mas não consegui entender esses símbolos para que servem[/size]

 

Sou iniciante, sei que iniciante ajudando iniciante não da muito certo, mas cada um destes simbolos servem para uma tarefa, # para includes { para abrir o código, " para valor e assim por assim .

 

espero ter ajudado abrass .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu estou querendo começar a aprender essa linguagem, e você poderia dizer para que servem e quando usar esses #{(<<;"

e entendi tudo mas não consegui entender esses símbolos para que servem

 

# é usado para indicar que estamos usando o preprocessador.

 

Exemplo:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

{ e } indicam que você vai escrever um bloco de código que será executado, geralmente é utilizado quando você:

1 - Detalha uma função

Ex:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

2 - Expressa qualquer tipo de condição que necessite de mais de uma expressão a ser executada:

Ex1:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

EX2:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

( e ) são utilizados pra definir e inserir um parâmetro a ser utilizado:

EX:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

< e > são usados para incluir um arquivo .h que já existe no programa que vai compilar.

<< e >> indica deslocamento, é comumente utilizado na função cout e cin.

 

EX:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

; indica que você já terminou de digitar um comando, e que o compilador pode executar a linha.

 

"e" é usado para digitar uma string ou incluir um header criado pelo usuário...

 

 

OBS: Eu não usei o include <iostream.h> nos exemplos acima porque não achei necessário, mas na hora de compilar, é necessário incluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.