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Criando um mod para Minecraft [Java]


bragaman
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O meu computador está em inglês, ou seja, algumas coisas podem estar diferentes.

 

O que você vai aprender hoje:

 

>>> Configurar o MCP

>>> Criar o seu primeiro bloco (SuperBlock)

>>> Faze-lo compativel com o ModLoader

 

Configurando o MCP

Esta parte é só para windows, mas de qualquer jeito, o resto do tutorial é para qualquer sistema operacional.

 

>> Clique em "Iniciar", Clique com o botão direito no "Meu Computador" e clique em "Propiedades". Clique em configurações avançadas.

 

>> Clique em "Environmental variables" (Não sei traduzir isso)

 

>> Tem uma variável "PATH" no topo? O valor dela é "C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\bin"? Se SIM pode pular a parte do tutorial que tem as folhas.

 

Se você ainda está lendo esta parte é porque a resposta das perguntas acima é NÃO.

 

Baixe o JAVA JDK SE: Download (1/11/11) - Procure a Versão mais nova.

 

Instale o arquivo baixado!

 

Abra novamente o "Environmental variables", Clique em "novo" e digite "Path", o valor é "C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\bin"

 

Pronto você acabou de configurar o JDK :angel:

 

Se você teve algum problema com esse tutorial, assista esse

(Inglês)

 

 

Agora você ja tem o JDK, que é importante para qualquer programação em JAVA, mas ainda não tem o MCP, essa parte é rapida.

 

Vá até este link: MCP Releases - Minecraft ***** Pack (Em inglês)

E baixe a versão mais nova do MCP

 

Quando você ja tiver o arquivo ZIP, extraia ele para uma pasta chamada MCP na Desktop. Dentro, devem haver varias pastas e arquivos .bat

 

Você deve colocar os arquivos do minecraft dentro da pasta do MCP, para isso siga esses passos:

 

>> Abra o "Meu Computador"

 

>> Na barra de endereços digite "%appdata%"

 

>> Abra ".minecraft"

 

É importante que você tenha uma versão do minecraft sem mods, caso tenha, delete a pasta ".minecraft" e abra o Minecraft.exe.

 

>> Copie a pasta "bin" e a pasta "resources" para dentro da pasta "jars" que está dendro da pasta "MCP" na sua Desktop

 

>> Baixe um "Minecraft_server" também sem mods e cole na pasta "jar"

 

>> Abra o "Decompile.bat" dentro da pasta "Jars"

 

 

Se você fez tudo certo você não deve ter nenhum erro ao rodar o "Decompile.bat"

 

Abra os bats nesta ordem:

 

1. Decompile

2. Recompile

3. StartClient

4. Reobfuscate

 

Se na pasta reobf tiver algum arquivo é porque funcionou!

 

Por ultimo, baixe este programa: Notepad++ download - Baixaki

 

Agora vamos para a programação:

 

Crindo o seu primeiro bloco:

 

Agora nós vamos criar o... Super Bloco!!! (SuperBlock)

É basicamente, um bloco que brilha, é semi-transparente e tem uma propriedade estranha, ele te acelera a uma velocidade extrema!!!!

 

Vamos fazer todas estas coisas:

-Criar um bloco

-Mudar suas propiedades

-Alterar sua textura

-Fazer um nome para ele dentro do jogo

-Fazer uma receita

 

Vamos começar com... fazer o bloco:

 

>>> Abra seu editor de textos

>>> Clique em "Abrir arquivo"

>>> Vá até "MCP\src\minecraft\net\minecraft\src"

>>> Abra "BlocDirt.java"

 

 

Vamos dar uma olhada nos códigos:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Isto nem está tão ruim, poucas linhas. Você provavelmente não está intendendo nada, TUDO BEM!!! Eu vou explicar:

 

Agora o que você tem que fazer é criar sua própria class

 

Então no seu editor de texto clique em "Novo"

 

E cole isto:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Eu só mudei onde tinha "Dirt" Para "SuperBlock"

 

Salve como "BlockSuperBlock.java"

 

Nem foi tão difícil :p

 

Mas, e agora, como mudamos as propriedades?

Abra o "Block.java" que esta na mesma pasta do "BlockDirt.java"

 

Um pouco maior não? XD

 

Vá abaixando até chegar em algo parecido com isso:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Cole logo abaixo isso:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Isso só diz ao computador "Ei eu existo e estou aqui!!!!!"

E você ainda não sabe como mudar as propriedades... * desça mais um pouco *, desça até achar algo semelhante a isso:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Bom, vamos adicionar nosso bloco ao final da lista:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Mas o que são esses dois números, (3, 2)?

São duas variáveis

3= O id do bloco, não podem existir dois blocos com o mesmo id

2= A textura do bloco

 

Se você abrir o "terrain.jpg" você vai ver:

terrain.png

 

O primeiro quadrado da esquerda é o numero 0 o proximo é o 2 e assim vai...

 

Você vai precisar editar esta imagem para fazer sua textura

 

Não use a imagem acima, é velha e está desatualizada, usei apenas como exemplo

 

Mas e agora, o que são todos aqueles ".setAlgumacoisa()"?

Bom sinta-se livra para edita-los

Depois de olhar o código das tochas achei um ".setLightValue()", adicione no seu código e coloque o valor como (1.0F), quanto maior, mais luz.

O seu código deve se parecer com esse:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Mas, depois de analisar o código do gelo, vemos isto "slipperiness = 0.98F;" isto é o que importa, coloque para (5.0F) e você irá praticamente voar.

 

Agora vamos testar... mas como vamos conseguir nosso novo bloco?

 

Precisamos adicionar uma receita, abra o "craftingmanager.java"

Procure algo semelhante a isto:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

E logo abaixo coloque isto:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

A sua receita é, um bloco de terra em qualquer lugar da grid vai gerar 16 SuperBlocks

 

Salve tudo

 

Agora vamos testar:

 

Abra o "reobfuscate.bat" na pasta MCP

Abra o "startclient.bat"

 

Mas o seu bloco ainda está sem nome! Que medo!

 

Não tem problema, nós resolvemos!

 

Abra: C:\Documents and Settings\Owner\Desktop\MCP\temp\minecraft\lang

E edite: en_US.lang usando o notepad++

 

Ache algo semelhante a isto:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

E cole logo em baixo isto:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Aqui está um exemplo do código funcional

 

Fazendo ele compatível com ModLoader:

 

O nosso bloco é incrivel... mas não é compativel com modloader, é pior que quando ele ainda estava sem nome!

 

Bem, vamos começar.

 

-Baixe o ModLoader - [V1.8.1/1.9p5] Risugami's Mods - Everything Updated. Prerelease included. - Minecraft Forum

 

-Abra "MCP\jars\bin" e abra o "Minecraft.jar" com o winrar.

 

-Cole os arquivos os modloader lá dentro

 

-Isso é tudo que você tem que fazer

 

Abra o "BlockSuperBlock"

O código atual é este:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Nós vamos adicionar isso tudo aqui:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Bem, está tudo resumido aqui então voc~e tera de tirar o que você colocou nos outros arquivos. Você terá que renomear o arquivo para "mod_SuperBlock.java"

E... olhem para esse código:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Você não terá mais que editar o "terain.jpg", agora, dentro do minecraft.jar você terá que criar uma pasta com o nome que você quiser e colocar o arquivo da textura, ele deve ter 16x16 pixels e ser .PNG.

 

Agora clique em "recompile.bat" e em "reobfuscate.bat" e depois em "startclient.bat"

e teste seu mod.

 

Para poder passar para galera, comprima os arquivos da pasta "reobf" e mande pra todo mundo.

 

Lembrando, caso faça algo legal, envie para min, eu quero ver XD

 

 

 

Ajudei? Clique em reputação XD!!!

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