Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Mega Tutorial ~ Como Jogar Tibia


denwc
 Compartilhar

Posts Recomendados

2pt5a49.jpg

 

Analisando as buscas que as pessoas fizeram nessa área, encontrei uma série de dúvidas bem básicas sobre o jogo (tipo como fazer o cadastro no Tibia, como criar um personagem, como recuperar energia, como ir para uma nova cidade, etc.). Contudo, em nenhum local da área (até agora) havia uma explicação dos conceitos mais básicos do jogo.

 

Mas de nada adianta explicar coisas mais elaboradas, se a pessoa não souber antes o básico para começar o jogo e seguir em frente; e além disso, esta área tem a intenção de justamente falar sobre qualquer assunto relacionado ao jogo. Dessa forma coisas mais simples não poderiam ser exceção uma vez que ninguém nasce sabendo. Então começaremos uma mini-série de três artigos explicando o básico do básico para se jogar o jogo.

 

 

Índice:

Criando a Conta

Os Primeiros Passos

Iniciando a Jornada

 

__________

 

 

Criando a Conta

 

Nessa parte do tópico, começaremos a série falando sobre o que é o Tibia, como se registrar nele criar personagens e os tipos de mundo de jogo.

 

 

O que é o Tibia?

 

 

Tibia é um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game), o que é de jogo de interpretação de papeis (RPG) jogado via Internet. No Tibia os jogadores podem criar e evoluir os seus personagens, e interagir com os personagens de outras pessoas. O mundo do jogo não pára mesmo quando a pessoa se desconecta do jogo, a "vida" continua normalmente no mundo do Tibia para os outros jogadores e quando a pessoa voltar ela continuará no mesmo local e com as mesmas coisas e poder de quando saiu.

 

Em um RPG convencional de video-game todos os personagens com que você interaje são controlados pelo computador, e também há um objetivo final a ser atinjido para "zerar o jogo". No Tibia você interage com pessoas reais e não há um objetivo final, você é quem determina como seguirá a sua jornada. Ou seja, você não zera o Tibia, o jogo do continua por tempo indefinido. O Tibia regularmente recebe coisas novas (os chamados updates), assim você não vai ficar com aquele gostinho de "quero mais" depois de terminar um jogo bem legal de video-game :)..

 

No Tibia você pode explorar um vasto mundo virtual, lutar contra perigosos monstros e ficar mais forte, completar missões (quests), resolver enigmas, ir aos confins do mundo em busca de tesouros além da imaginação, aliar-se a outras pessoas para superar os desafios mais difíceis, combater outros jogadores (ou talvez não, dependendo do mundo de jogo que escolher) e por aí vai...

 

Tibia pode ser jogado de graça por quanto tempo você quiser, no entanto existe uma opção de conta paga chamada "Premium Account". Ela te dá acesso a ainda mais áreas dentro do jogo e mais algumas outras vantagens, como mais magias. A Premium Account é a única coisa do jogo que é paga com dinheiro real, os itens e magias dentro do jogo são comprados com uma moeda virtual chamada gold (ou GP), que pode ser obtida enquanto se joga.

 

 

 

Criando a conta

 

 

Aviso: O jeito de criar a conta mudou, por isso este capítulo está desatualizado. Ele será atualizado o mais breve possível, por enquanto clique aqui para assistir ao vídeo que mostra o novo jeito.

 

Para jogar é necessário primeiro criar uma conta no site oficial do jogo (Tibia - Free Massively Multiplayer Online Role-Playing Game - MMORPG). No menu lateral do site, vá em "Account" e escolha "Create Account" para criar a conta de acesso ao jogo.

 

menu-create.png

 

Na próxima tela você será solicitado a ler e concordar com o acordo de serviço, as regras do Tibia e a política de privacidade. Estes documentos estão em Inglês, mas há uma tradução (não oficial) em http://www.tibiabr.com/contratos_jogo. Se não tiver paciência de ler todos os textos, leia ao menos as Regras do Tibia, isto não vai levar mais do que poucos minutos e se espera todos os jogadores conheça elas (não saber as regras não é razão para reclamar de uma punição).

 

criando-a-conta.png

 

No campo "Account Name", digite aquele que você quer que seja o nome da sua conta. O nome da conta tem de obedecer essas três condições:

 

•ele só pode ter letras ou números

•deve ter no mínimo 6 caracteres e no máximo 30

•deve conter ao menos 1 letra (ou seja, não é possível criar um account name apenas com números mas é possível criar um só com letras)

 

Para fazer login no jogo, você terá de digitar o nome da conta que escolher e a senha que você receberá daqui a pouco, e esse nome só pode ter letras ou números sem espaço. Digite o seu endereço de e-mail no campo "E-mail Adress", marque os três quadradinhos dizendo que você concorda com os documentos e clique no botão "Submit". Na próxima tela será exibido o nome da sua conta de acesso, anote-o ou o memorize bem pois essa é a ÚNICA vez que ele será exibido para você no site. Se você não anotar ou sem lembrar do nome da conta agora, o único jeito é criar uma outra conta em outro endereço de e-mail. Você também receberá um e-mail contendo a senha de acesso (password), a qual pode ser mudada mais tarde (no entando, não é possível mudar o nome da conta).

 

account-name.png

 

Importante: nunca dê o nome da sua conta ou senha para ninguém, isso ajudará a evitar que invadam a sua conta e arruínem os seus personagens. Também nunca digite sua conta e senha em outros locais que não sejam o tibia.com ou o jogo, qualquer outro local que peça estes dados está tentando roubar eles.

 

Nessa tela do nome da você também poderá clicar no botão "download" para baixar o jogo. Estão disponíveis as versões para Windows ou Linux. Também é possível baixar o Tibia indo no menu lateral do site e escolhendo Account > Download Client. Depois abra o arquivo que você baixou para instalar o Tibia.

 

color]: nunca baixe programas para trapacear no jogo, normalmente eles possuem vírus que roubam sua conta e senha e as enviam para um <a href=hacker.

 

Tendo em mãos o nome da conta e a senha, já é possível criar o seu primeiro personagem (você pode ter até 20 personagens em uma conta).

 

 

 

Vídeo

 

 

Para ajudar a entender a explicação acima, o vídeo a seguir mostra o processo de criação da conta:

 

 

 

 

Como criar um personagem

 

 

Vá até o site do Tibia e clique no botão azul "Login" para acessar a sua conta, então digite a sua conta. Nessa página você pode editar a sua conta e criar personagens, para criar um clique no botão http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/create-character-buttom.png' alt='create-character-buttom.png'> . Na próxima tela:

 

criando-personagem.png

 

Digite um nome para o seu personagem no campo "name". Pense bem no nome, pois ele deve te acompanhar durante toda a carreira do personagem (em princípio) não pode ser mudado mais tarde (a não ser que viole as regras, mas nesse caso você também pode ser banido por alguns dias). Tem um tópico sobre como não escolher um nome, é bom ler.

 

Escolha um sexo para o personagem: masculino ("male", em Inglês) ou feminino ("female). Você não é obrigado a escolher o mesmo sexo da vida real, no entanto escolha direito pois é difícil mudar mais tarde (para mudar o sexo são cobrados 5 dias de Premium Account, a qual custa dinheiro de verdade).

 

Há uma lista de alguns dos mundos do jogo, e se você quiser ver todos eles clique em "Show all worlds". Por fim, escolha o mundo de jogo que o personagem vai pertencer e clique no botão "Submit", mas antes disso talvez você queira saber que diferença faz escolher um mundo ou outro. Então lá vamos:

 

 

 

Diferenças entre os mundos

 

 

Todos os 74 mundos de jogo possuem os mesmos mapas e locais, mas ainda assim existem diferenças notáveis. Como não é possível para um personagem mundar de mundo, cada mundo tem a sua própria população (e essa é a primeira grande diferença). Então se quiser jogar junto com seus amigos, vocês devem criar personagens no mesmo mundo.

 

Além do nome do mundo, a lista deles oferece algumas outras informações importantes sobre eles. O item "Online since" mostra desde que mês e ano o mundo de jogo está ativo. Mundos mais antigos tendem a ter uma comunidade e estrutura social bem mais consolidada, os personagens são em média mais fortes e também há um suprimento maior de equipamentos mais fortes (tenha em mente a lei da oferta e da procura, que é fundamental na hora de definir o preço das coisas dentro do jogo). O mais antigo dos mundos é Antica, que está online desde janeiro de 1997.

 

O item "Population" da tabela dá uma idéia do tamanho da população do mundo. "Empty" quer dizer que a população é pequena, "Normal" que a ela possui um tamanho médio, e "Full" que ela é grande. Se há muitas pessoas jogando ao mesmo tempo em um mundo, personagens sem Premium Account precisam ficar por alguns minutos numa lista de espera antes de entrar no jogo. Por isso, se você possui Free Account (a conta gratuita), é recomendável que você crie um personagem em um mundo com população "Empty" ou "Normal", assim será mais rápido entrar no jogo.

 

Já o item "Location" exibe a localização do servidor do jogo. No momento, existem servidores nos Estados Unidos (USA) e na Alemanha (GER). A diferença entre um e outro é a proximidade que o servidor está de você, o quanto mais próximo menor são as chances de haver problemas de conexão. Para quem mora no Brasil, os servidores nos Estados Unidos são os mais próximos. No entanto a qualidade técnica dos servidores aumentou bastante nos últimos tempos, e assim um brasileiro também é capaz de jogar em um servidor alemão com a mesma qualidade de conexão do que em um americano.

 

O item "Additional Information" é extremamente importante na hora de escolher o mundo de jogo, ele determina o quanto é permitido que os jogadores ataquem ou não uns aos outros. A maior parte dos mundos são do tipo "open-PvP", nesse tipo de mundo é permitido atacar outros personagens mas há um limite de quantos alguém pode matar (falaremos mais a fundo desse limite nos próximos artigo dessa mini-série). "Optional-PvP" significa que não é possível atacar outros personagens exceto em guerras entre guilds (apenas os personagens das guilds envolvidas podem se atacar), e "hardcore-PvP" significa que os personagens podem se atacarem sem qualquer tipo de limite.

 

Se essa for a sua primeira vez no jogo, é altamente recomendável jogar em um mundo "Optional-PvP" (onde ninguém pode te atacar). Se você não tiver prática no jogo, pode acabar sendo morto por outros jogadores o tempo todo (e isso é especialmente frustrante no Tibia, pois as perdas ao se morrer dentro do jogo são bem grandes). Outra coisa, nunca escolha um mundo "hardcore-PvP" se essa for a primeira vez, ou vai se arrepender...

 

 

 

Vídeo

 

 

Para ajudar a compreender melhor como criar um personagem, o vídeo a seguir ilustra o que foi explicado no artigo:

 

 

__________

 

 

O Primeiros Passos

 

Na parte anterior começamos algumas partes com o objetivo de explicar o básico do básico do básico do jogo. Vimos anteriormente como criar uma conta e personagens. Adora explicarei os primeiros passos dentro do jogo.

 

Agora trataremos dos primeiros passos dentro do jogo. Veremos como mexer no jogo e executar as ações fundamentais (tipo se movimentar, subir escadas, comprar coisas, usar itens, recuperar vida e mana, conversar e lutar). Com esse conhecimento alguém deverá ser capaz de começar a explorar o mundo do Tibia.

 

 

Introdução

 

 

Essa Parte não tem a intenção de ser um guia passo-a-passo de todos os detalhes de como prosseguir no jogo (algo que normalmente as pessoas chamam de "detonado" ou "walkthough"), e nem teria como ser já que Tibia é um jogo que continua por um tempo indefinido e você quem determina os seus passos.

 

A intenção dessa parte é explicar como o jogo funciona. Com isso, você deverá ser capaz de ir prosseguindo no Tibia.

 

 

 

A tela inicial

 

 

Depois que você baixou e instalou o programa do Tibia, e já fez um personagem, você está pronto para jogar! Ao abrir o programa do jogo, você vê a tela do título e um menu de opções:

 

inicio.jpg

 

Enter Game: entrar no jogo, apertando esse botão você irá para a tela de digitar a o número da sua conta (account number) e a senha (password)

Acces Account: acessar a conta, te leva até a página de edição da sua conta no site do Tibia

Options: ajustar as opções do jogo, falaremos delas na próxima parte dO guia, por enquanto você não precisa se preocupar com elas

Info: visualiza o aviso de copyright e a versão do cliente que está usando

Exit Game: sair do jogo, fecha o programa do Tibia

 

 

Depois que você digitar a sua conta e senha, aparecerá na tela a lista dos seus personagens . Dê um clique duplo no nome do personagem que deseja jogar, e você entrará no jogo com ele.

 

Nota: Isso pode parecer óbvio para alguns, mas como ninguém nasce sabendo e já houve alguns pesquisando por isso aqui no blog, eu vou dizer. Não há outro jeito de se jogar Tibia, que não seja pelo programa do jogo que você baixa e instala.

 

É bom saber que existe um número máximo de pessoas que podem estar conectadas ao mesmo tempo em um mundo de jogo (aproximadamente 1000 pessoas por mundo). Se o número de jogadores online em um mundo estiver chegando perto deste valor, apenas jogadores com Premium Account (a versão paga da conta do Tibia) poderão entrar no instante que escolhem o personagem. Nesse caso os jogadores de Free Account (conta gratuita) entrarão em uma lista de espera, e terão de esperar alguns minutos para entrar no jogo.

 

Normalmente só costuma haver lista de espera nos horários de pico, quando o pessoal joga mais (durante a tarde e no fim de semana). Se você entrar na lista de espera, haverá uma janela na tela informando a sua posição na lista, quanto menor ela for, mais perto você está de entrar) e o tempo até que o programa tente automaticamente se conectar ao jogo:

 

Lista_de_Espera.png

 

No exemplo acima, você estaria na posição 211 da lista de espera e o programa tentaria se conectar ao jogo de novo em 2 minutos. Raramente uma lista de espera é tão alta assim, isso só costuma ocorrer se houver algum grande acontecimento no jogo, e você estiver tentanto entrar num horário de pico. Fora isso, a lista de espera costuma ser bem pequena ou nem ter lista de espera. Recordando, se você tiver a Premium Account não terá de passar pela lista de espera em nenhum caso.

 

Nota: Não há nenhuma forma de enganar a lista de espera já que a posição nela é controlada pelo servidor do jogo, e não pelo programa do Tibia no computador do jogador. Se você de alguma forma tentar se reconectar antes do tempo previsto na lista de espera, o servidor simplesmente irá ignorar a sua tentativa de conexão.

 

 

Aprendendo as ações básicas

 

Como se movimentar

 

 

Ao entrar no jogo com um novo personagem, você chega em Rookgaard de barco sem nenhuma coisa (por enquanto). A janela do jogo se parecerá com o seguinte:

 

andando-2.jpg

 

Agora é hora de seguir em fente! Essa janelinha que abriu logo de cara explica como se movimentar (clique em "Close" na janela para fechar ela). Movimentar o personagem não poderia ser mais simples, há várias formas de andar:

 

•usando as setas do teclado;

•clicando com o botão esquerdo do mouse na tela do jogo onde quer ir;

•ou clicando onde quer ir no mini-mapa que fica no canto superior direito.

 

Observe que as áreas no mini-mapa vão sendo reveladas a medida que você explora elas, e que se você clciar em um local para onde não há um caminho você não vi se movimentar. Siga para a esquerda onde está a ponte que te leva para a próxima área, uu você pode simplesmente clicar no marcador dela no mini-mapa, como mostra a imagem:

 

andando-1.png

 

 

marcador.pngNo começo, o próprio jogo já insere para você alguns marcadores dos locais mais importantes onde você tem de ir. Marcar locais no mapa será importante para você encontar as coisas ou seu caminho em uma aventura, quando quiser pôr uma marca clique com o botão direito do mouse no local do mini-mapa desejado e escolha "Set mark". E para ver a descrição de um marcador, basta deixar o ponteiro do mouse sobre o marcador (como na figura ao lado).

 

 

 

Interagindo com objetos

 

 

Quando você chegar na ponte, vai notar que há uma placa nela:

 

placa.jpg

 

 

placa-2.jpgHora de aprender a ler placas! Para interagir com alguma coisa na tela, basta clicar nela com o botão direito do mouse (isso funciona tanto para coisas na tela do jogo quanto as coisas que estão com você). Abrirá uma lista de ações disponíveis para aquele objeto, e você escolhe uma clicando nela com o botão esquerdo do mouse. Essa lista se chama "menu de contexto". Vamos treinar isso, clique com o botão direito na placa e esolha "Look" (que é "olhar" em Inglês). Aí aparecerá na tela o que a placa diz:

 

placa-3.jpg

 

Outra coisa: no menu de contexto da placa você notou a palavra "Shift" entre parêntes depois de "Look"? Isso quer dizer que a tecla "Shift" é a tecla de atalho para dar "Look" nas coisas, ou seja, para olhar elas. Funciona assim: você segura a tecla "Shift" e clica com o botão direito do mouse na coisa que quer olhar, dessa forma é mais rápido porque você não precisa abrir o menu de contexto toda hora que quiser olhar algo, mas você pode fazer como achar melhor ;).

 

Logo depois da ponte, você vai encontrar uma escada. Para subir esse tipo de escada ou rampas, basta andar por ela:

 

escada-1.jpg

 

 

 

 

Falando com NPCs

 

 

Subindo a escada, você encontrará o seu primeiro NPC, o Santiago. NPCs são personagens controlados pelo computador, eles por exemplo podem dar informações, vender coisas, comprar, dar missões, etc.

 

 

Para iniciar uma conversa com um NPC, basta dizer a ele "hi" ou "hello" (que são "oi" ou "olá" em Inglês"). No Tibia é super simples falar alguma coisa, basta digitar e apertar a tecla"ENTER" (todos os jogadores que estiverem na sua tela de jogo te ouvirão se você escrever a mensagem no canal default). Comece uma conversa com o Santiago:

 

Santiago.jpg

 

Perceba que quando você começa uma conversa com um NPC, abre um novo canal (chamado NPCs) na chanela do Tibia. Você deve continuar a conversa com o NPC dentro dessa janela, e só ele poderá te "ouvir", os outros jogadores não te ouvirão. É possível duas ou mais pessoas falarem com o mesmo NPC ao mesmo tempo, mas cada uma terá a sua própria janela de conversa com ele. Para finalizar a conversa, diga "bye" ao NPC.

 

 

Lembre-se de que os NPCs não são pessoas de verdade, eles são controlados pelo computador, assim não espere poder conversar com eles do mesmo jeito com que uma pessoa real. Os NPCs respondem a certas palavras chaves. Em alguns casos essas palavras estão marcadas em um tom mais escuro de azul para você perceber, em outros casos você tem de deduzir o que dizer. Mas não se preocupe muito com isso agora, já que no começo as coisas são bem facilitadas para você :).

 

Nunca se esqueça: para iniciar uma conversa com um NPC diga "hi" ou "hello", você vai precisar muito disso durante a sua jornada! A conversa pode ser terminada dizendo bye.

 

 

 

A sua primeira tarefa!

 

 

Ao começar a sua conversa com Santiago, ele te dirá que é bom te ver passando por Rookgaard e te pergunta se você pode ajudá-lo. Responda "yes" (que é "sim" em Inglês). Ele vai te dizer que está tendo um problema com baratas (cockroaches, em Inglês) na casa, mas ele diz que parece que você precisa de algum equipamento antes e te pergunta se é isso mesmo. Responda "yes". Aí ele te diz para você ir até a casa dele, que fica aí do lado onde vocês estão, subir a escada, pegar um equipamento que está dentro de um baú e voltar para falar com ele. Então ele pergunta se está tudo bem, responda "yes".

 

 

Bem-vindo à sua primeira quest no jogo! Quests são missões que você pode realizar dentro do jogo, as quais podem te dar os mais variados prêmios. Algumas quests são registradas no "Quest Log", onde você pode ver as quests que você fez ou está fazendo. Para acessá-lo, clique no botão "Quests" no Tibia:

 

quest_log-1.png

 

A janela do Quest Log, com a lista de quests:

 

quest_log-2.png

 

Por enquanto, essa quest que começamos é a única da lista. Clique em uma quest para ver as etapas dela e as suas descrições:

 

[imghttp://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/quest_log-3.png[/img]

 

Clique na etapa para ver a descrição dela. Por enquanto, há apenas essa primeira etapa da quest que é o problema com baratas do Santiago, mas a medida que você for completando mais tarefas aparecerão as outras etapas. O Quest Log é bem útil para saber quais quests você já completou com um certo personagem, saber em que ponto você parou ou se recordar do que tem de fazer caso tenha se esquecido.

 

Nota: Não são todas as quests que são registradas no Quest Log, são apenas aquelas que você tem de fazer mais de uma coisa para completar ela. Por exemplo, uma quest que tudo o que você tem de fazer é abrir um báu não é registrada (a quest atual é uma exceção, só para você poder ver o Quest Log funcionando)

 

Agora, faça o que o Santiago te disse: vá até a casa dele, suba a escada e pegue o que há no baú. Para abrir um baú, ou qualquer outro local de armazenar itens, é necessário clicar com o botão direito do mouse nele e escolher "Open" (que é "abrir" em Inglês):

 

bau-1.jpg

 

Lembra-se que anteriormente falamos que a palavra entre parênteses no menu de contexto são as tecla de atalho? Nesse caso a tecla de atalho para abrir algo é "Ctrl", o que significa que você também pode abrir algo segurando a tecla "Ctrl" e clicando no objeto com o botão direita do mouse.

 

 

Você ganhou uma bag (sacola) com uma roupa dentro, a qual servirá como a sua primeira armadura! Para equipar um item, o processo é exatamente igual ao famoso "arrastar e soltar" coisas no seu computador: clique e segure o botão esquerdo do mouse no item, mova o mouse até o espaço do seu invertário onde ele deve ser equipado e então solte o botão do mouse. Conforme mostrado a seguir:

 

equipando.png

 

Nota: Não se esqueça desse fácil processo de "arrastar e soltar", pois é com ele que você move os objetos dentro do jogo.

 

 

 

Batalhando

 

 

Depois volte até o Santiago e fale com ele (lembre-se, para começar uma conversa com um NPC diga "hi"). Ele te perguntará se você vestiu o casaco que encontrou, responda "yes" e então ele te dirá que agora é hora da parte divertida! Ele te pergunta se você está pronto para um pouco de ação, responda "yes". Então ele te explica que possui uma infestação de baratas no porão dele, e que precisã de alguém para ajudá-lo. Santiago te pergunta se você é esta pessoa corajosa, diga "yes". Ele diz que sabia que podi contar com você, então te dá uma arma para ajudar você.

 

 

Volte até a casa do Santiago, e dessa vez desca até o porão. Lá embaixo você não encontra nenhuma barata por enquanto, e está meio escuro. Talvez você encontre nesse baú do porão algo para ajudar a iluminar:

 

bau-2.jpg

 

Abra o baú para pegar uma tocha (em Inglês "torch"), que serve para iluminar o caminho. Use a tocha para acendê-la. Para usar algum item, clique nele com o botão direito do mouse e escolha "Use":

 

torcha.png

 

Também é possível usar algum item segurando a tecla "Ctrl" e clicando nele com o botão direito do mouse. A luz da tocha só funciona se ela estiver equipada ou nas mãos ou no espaço da flecha. Para apagar ela depois, apenas a use de novo.

 

 

Um pouco mais adiante no porão você pode encontrar uma tampa de bueiro, para descer por ela use-a:

 

bueiro.jpg

 

Descendo, você encontrará as baratas. Perceba que existe uma "Battle List" (lista de batalha) que mostra todas as criaturas perto de você, essa lista pode ser aberta clicando no botão "Batle" no Tibia. Você pode começar a atacar alguma coisa clicando com o botão direito nela na lista:

 

barata-2.png

 

 

chase.pngVocê também pode iniciar uma batalha segurando a tecla "Ctrl" e clicando no alvo com o botão direito do mouse. Por enquanto, a única coisa de que você dispõe para atacar é a sua arma. Para ela funcionar você deve estar encostado no oponente, você pode andar na direção dele ou fazer com que ele seja perseguido automaticamente. Para fazer isso, clique no botão "chase opponent" (o com uma pessoa correndo nele, que é mostrado na figura ao lado). Assim você persseguirá automaticamente todos os inimigos que enfrentar, para parar desligar isso simplesmente clique no botão logo acima (que é o com uma pessoa parada desenhada). Os botões da esquerda são a estratégia de combate corpo-a-corpo: o das duas espadas são o modo ofensivo (que aumenta o ataque mas diminui a defesa), o do esudo e espada é o modo balanceado (ataque e defesa intermediários entre os outros dois modos), e o escudo é o mode defensivo (aumenta a defesa, mas diminui o ataque).

 

Quando você derrota um oponente, normalmente você pode abrir o corpo dele e pegar o que há dentro. Você abre um corpo da mesma forma que abre qualquer outra coisa que pode ser aberta, da mesma forma com que já fez antes com os baús clique com o botão direito e escolha "Open", então arraste o que tem no corpo para dentro de sua bag:

 

loot-1.jpg loot-2.jpg

 

O conteúdo no interior de um corpo chama-se "loot", acostume-se com essa palavra pois vai ouvi-la muito em sua brilhante carreira no Tibia ;)

 

 

Dica: Caso a sua bag esteja fechada, para abri-la é preciso clicar nela com o botão direito do mouse e escolher "open".

 

Ao todo, você precisa coletar três pernas de barata (o nome em Inglês é "cockroach leg"), o qual é um item que vêm no loot delas, e então voltar para o Santiago (ela sempre vem no loot, então não é difícil). Recordando: para pegar o item cockroach leg abra o corpo da barata, e então arraste o cockroach leg de dentro da janela "Dead Cockroach" para dentro da janela da sua bag. (o procedimento para coletar os loots dos monstros é sempre nesse sentido).

 

No caminho de volta para o Santiago, você tem de escalar uma escada. Para subir esse tipo de escada clique nela com o botão direito do mouse e escolha "Use".

 

Importante: Observe que cada item tem o seu peso, e que há um peso máximo que você pode carregar (ganhando level esse peso máximo aumenta). Você deve ter notado no seu inventário o o Cap, que é o número do peso que você ainda consegue carregar.

 

 

 

Recuperando vida

 

 

Comece outra conversa com o Santiago, ele te parabeniza e te dá 100 pontos de experiência. Isso é o bastante para você avançar até o level 2. Você pode conseguir pontos de experiência matando monstos, e quando atingir um certo valor avança para o próximo level (baratas não dão experiência, por isso você não tinha ganhado nenhuma enquanto caçava elas). Ganhando level você fica um pouco mais forte, o seu HP (pontos de vida) e o seu mana (pontos de magia) aumentam um pouco, você anda um pouco mais rápido, pode carregar um pouco mais de peso e usar equipamentos mais fortes.

 

Depois ele te perguntará se as baratas te machucaram, responda "no". Ele te dirá que você parece saldável, e perguntará se pode mostrar algo, fale "yes". Assim ele tirará um pouco do seu HP para poder te explicar uma das formas de se recuperar vida, diga "yes" para ele te explicar. Ele te dará comida (um peixe), e te dirá que para recuperar vida tem de comer algo. Para fazer isso, simplesmente use o alimento (você se lembra que pode usar um item clicando nele com o botão direito e escolhendo "use").

 

Comer recupera a vida e o mana aos poucos durante alguns segundos. Mais para frente você terá acesso a poções que recuperam eles instantaneamente. Existem vários tipos de comida, e cada um recupera vida por um tempo diferente. Alimentos podem ser conseguidos caçando monstros ou comprando.

 

Então ele te perguntará se você entendeu, responda "yes". Ela falará que você pode conseguir comida caçando as criaturas da região, e te perguntará se você já falou com a Zirella. Diga "no", e ele te falará que ela está procurando por alguém para ajudá-la e que ela fica a leste do local.

 

 

 

Movendo objetos

 

 

Siga para a direita até encontrar com a Zirella. Alguns NPCs dão quests se você dizer a eles a palavra "quest", e a Zirella é um deles. Comece uma conversa com ela e diga essa palavra. Ela te explicará que precisa que você colete 2 pedaços de madeira e os traga até o carrinho dela (que fica do lado dela):

 

carrinho-1.jpg

 

Ela irá te explicando como fazer e te perguntando se você entendeu, simplesmente vá respondendo "yes" (são umas 5 vezes).

 

Para você fazer o que ela pediu, primeiro procure por uma árvore morta na floresta que fica a sul de onde vocês estão. Então "use" a árvore para arrancar um pedaço de madeira, que aparecerá de baixo de você. Como ele é pesado demais para carregar, você terá de ir arrastando ele pelo chão até chegar perto do carrinho. Para mover algum objeto é só usar o "arrastar e soltar" com o seu mouse, simplesmente solte o objeto para onde quer mover ele.

 

Quando chegar perto do carrinho, é necessário usar a madeira no carrinho. Alguns itens podem ser usados em outro, nesse caso clique na madeira com o botão direito e escolha "Use with". O cursor se transformará em uma cruz, então clique com o botão esquerdo do mouse no carrinho:

 

carrinho-2.jpg carrinho-3.jpg

 

Você precisa fazer o mesmo com mais um pedaço de madeira para terminar a missão. Quando acabar, volte a falar com a Zirella. Ela te agradecerá, e te perguntará se você quer a recompensa, diga "yes". Então ela te falará que você pode entrar na casa dela, que fica aí perto dela, e pegar o que há no baú.

 

 

 

Usando pá e corda

 

 

Para abrir uma porta, basta "usar" ela. Note que a porta da Zirella possui uma fechadura vermelha, esse tipo de porta só pode ser aberto após cvocê atingir algum requerimento (nesse caso o requerimento era completar a quest da Zirella). No baú dentro da casa dela há uma pá (qie em Inglês é "shovel"). A pá serve para abrir buraco em algumas pilhas de pedras, para isso basta usar a pá na pilha:

 

shovel.png

 

Seguindo para a direita de onde está a Zirella, você poderá encontrar uma pilha de pedras. Use a pá nela para abrir um buraco, e caia nele. No Tibia existem muitas cavernas que podem ser abertas e acessadas desse jeito, então sempre procure carregar uma pá com você!

 

 

Na pequena caverna onde você caiu, há um baú com uma corda, abra ele para pegá-la. Para sair da caverna, use a corda no local do buraco (é possível ver uma sombra circular no chão onde há um buraco para subir):

 

rope.png

 

Muito importante: Sempre, eu disse SEMPRE, mas sempre mesmo carregue pá e corda com você; eles são dois dos itens mais necessários durante o jogo, e vão fazer bastante falta na hora de suas viagens se você não trazê-los (você não vai querer ficar preso em uma caverna por não poder subir ou sem poder entrar em uma...). Já mencionei que você deve SEMPRE carregar eles?

 

 

 

Mudando a sua aparência

 

 

Continuando a seguir para a direita, você encontrará o NPC Carlos Comece a conversar com ele, e ele te dirá que você precisa fazer algo em relação a sua outfit (outfit é a aparência do seu personagem, ou seja, a roupa e cores dele). Diga "outfit" a ele, e abrirá a janela para você personalizar a sua aparência:

 

outfit-1.png

 

Você pode ir clicando nas setinhas para trocar a roupa, e ao lado você pode escolher o tipo de roupa, e ao lado escolher cores para quatro áreas do seu corpo: "Head" é a cor do cabelo, "Primary" e "Secundary" as cores do corpo, e "Detail" a cor das botas. Quando terminar, clique em OK. Você pode mudar a sua outfit a qualquer momento clicando em você com o botão esquerdo, e escolhendo "Set Outfit":

 

outfit-2.jpg

 

 

 

Comprando e vendendo de NPCs

 

 

Depois, fale novamente com o carlos. Ele te perguntará se você pode ajudar ele, responda "yes". Ele te explicará que está com fome, e te perguntará se você pode trazer carne para ele, diga "yes". Você pode conseguir carne caçando os animais que ficam na floresta aí ao lado, basta pegar carne do loot deles (serve tanto "meat" ou "ham", que são dois tipos de carnes).

 

Quando tiver pelo menos uma meat ou ham, volte ao Carlos. Você precisa vender a carne para ele. Para vender ou comprar coisas de NPCs, diga "trade" para eles. Então se abrirá uma janela de compra e venda:

 

trade.png

 

A opção "Buy" é para ver a lista de coisas que alguém compra e opção "Sell" é para ver a lista de coisas que alguém vende. A janela também mostra a quantidade do item (Amount), o preço total (Price) e o dinheiro que você está carregando (Money). Clique na lista no nome da carne que quer vernder, e use a barrinha para escolher o quanto quer vender. Para vender, clique em OK (a venda só vai funcionar se você não estiver vendendo mais do que possui.

 

 

 

Conversando em particular com outro jogador

 

 

Eu ía tocar nesse assunto apenas na próxima parte da mini-série, mas como ele é fundamental e vários novatos não sabem como fazer isso, vou adiantar algumas coisas dele agora.

 

Para abrir uma nova janela de conversa particular com outro jogador, aperte Ctrl+O (segure Crtl e aperte a letra O), então digite o nome de quem você quer conversar a tecle ENTER. Daí você e o outro jogador poderão conversar particularmente dentro dessa janela não importa onde estejam, e ninguém mais vai ouvir vocês. Você também pode iniciar uma conversa com outro jogador clicando com o botão direito do mouse sobre a pessoa ou em uma mensagem dela e escolhendo "Message to...".

 

 

 

Para a vila de Rookgaard!

 

 

Com isso você completou o treinamento em aprender os comandos básicos do jogo, e está pronto para começar a sua grande aventura no Tibia! Agora cruze a ponte ao norte, que te levará para a vila de Rookgaard!

 

ponte.jpg

 

Agora é hora de explorar o restante da ilha de Rookgaard! O jogo já marcou automaticamente no seu mini-mapa os locais das coisas na vila, como por exemplo as lojas para comprar equipamentos. O seu próximo grande objetivo será atingir o level 8, quando poderá escolher uma vocação e partir para o continente principal. Com o que aprendeu até aqui, você deverá se capaz de explorar a ilha. Procure áreas de caça, ganhe experiência e dinheiro, suba de level, compra equipamentos, divirta-se!

 

 

 

Vídeos do tutorial

 

 

Para ajudar a entender os primeiros passos no jogo, fizemos alguns vídeos do que foi explicado nesse artigo.

 

Fizemos três vídeos. Nesse primeiro, explicamos como completar as quests (missões) que o Santiago te dá:

 

 

 

No segundo vídeo, explicamos como completar a quest da Zirella:

 

 

 

No terceiro vídeo, explicamos como completar a quest do Carlos:

 

 

__________

 

 

Iniciando a Jornada

 

Nas parte anteriores começamos um guia explicando o básico do básico do jogo. Primeiro vimos como criar a conta, e então os primeiros passos dentro do jogo. Nessa terceira e última parte, veremos o início da jornada no mundo do Tibia.

 

Veremos como escolher uma vocação quando o personagem chegar no level 8, as principais vantagens e desvantagens de cada uma, como viajar para outras cidades e lugares, bem como usar alguns serviços úteis de dentro jogo (o depot para armazenar itens, o banco para guardar e transferir dinheiro, e o correio para enviar cartas ou itens para outras cidades ou personagens) , como comprar e usar magias e uma visão geral sobre as outras coisas que podem ser encontradas no jogo.

 

 

Rookgaard

 

 

Na parte anterior aprendemos o básico para mexer no jogo, o que nos deixou prontos para começarmos a jornada. Vimos que todos os personagens iniciam suas jornadas na ilha introdutória de Rookgaard, onde ficam até alcançarem o level 8 quando podem escolher uma das quatro vocações e partir para o continente principal (também conhecido por mainland ou main).

 

Importante: é possível sair de Rookgaard depois do level 8, mas é extremamente recomendável que o faça no level 8. Caso contrário, o seu personagem será mais fraco do que um do mesmo level que saiu de Rookgaard no level 8 , e não há como recuperar essa força perdida depois.

 

Agora veremos um pouco mais sobre esse local onde você ficará no começo de sua brilhante carreira no Tibia.

 

 

 

Locais de interesse

 

 

Rookgaard.png

 

Os locais indicados pelos números são:

 

Os locais indicados pelos números são:

 

1.Templo: É onde fica o NPC Cipfried, ele dá dicas aos novatos e pode te curar se o seu HP (vida) estiver bem baixo ou se estiver envenenado. Para ser curado fale "heal". Quando o seu personagem é derrotado, ele reaparece no templo. O templo é uma "Protection Zone" (Zona de Proteção), e nela não é possível atacar ou ser atacado, e a comida também não funciona para recuperar HP e mana.

2.Academia: No térreo dela fica o NPC Seymour, que dá dicas aos novatos, e uma biblioteca sobre o mundo do jogo (isso se nenhum jogador engraçadinho não pegou os livros).

No subsolo há uma sala de treinamento no subsolo (Seymour vende a chave para ela), a misteriosa NPC Amber, que pode ter alguma missão (quest) para você, e o banco do NPC Paulie. Para depositar o dinheiro no banco diga "deposit valor" e para retirar fale "withdraw valor", por exemplo "deposit 100" ou "withdraw 100" (é possível acessar o dinheiro na conta bancária de qualquer banco do mundo do Tibia).

Mas o maior interesse na academia é o Oracle, que se encontra no primeiro andar dela, pois é com o Oracle que você deve conversar no level 8 para sair de Rookgaard.

3.Loja do Obi e da Dixi: no andar térreo a loja do Obi (que vende armas), e no primeiro andar a loja da Dixi (que vende armaduras, escudos e capacetes).

4.Loja da Norma: ela vende comida.

5.Tom: ele é açougueiro, e compra dos jogadores corpos frescos de alguns dos animais encontrados na ilha.

6.Loja da Al Dee: ela vende equipamentos em geral, como corda, pá e outros instrumentos.

7.Willie: é fazendeiro, ele compra e vende comida

8.Loja da Lily: ela vende poções de cura e antídotos, e também compra de volta frascos (vials ou flasks) vazios e amoras (berries, você pode encontrar elas em alguns arbustos)

9.É a ponte que te leva para a área Premium de Rookgaard. Apenas jogadores que possuem Premium Account podem atravessá-la.

10.Willie: é fazendeiro, compra e vende comida.

11.(dentro da cidade) Loja da Lee'Delle: vende armas, armaduras, capacetes, escudos e instrumentos.

(fora da cidade) Hyacinth: um druid eremita que vende poções de cura, ele também compra frascos (vials ou flasks) vazios

12.Saída da cidade

13.Ponte que leva para a porção noroeste da ilha

 

Os X representam as entradas dos principais locais de caça da ilha.

 

Eu intencionalmente não dei grandes detalhes sobre os locais de caça, e nem falei muito das quests que você pode encontrar, já que a exploração também faz parte da diversão do jogo. No entanto vou fazer alguns comentários sobre as áreas de caça a seguir.

 

 

 

Caçando

 

 

Os seus equipamentos são fundamentais na hora de caçar. O tutorial que você completou quando iniciou o jogo já te deu uma jaqueta e uma arma. Você pode comprar armas e outros equipamentos melhores nas lojas descritas acima, e no começo pode conseguir dinheiro para eles caçando monstros (vender carne, que é fácil de encontrar, para o Billy também é uma boa idéia no começo).

 

Dica: Você pode verificar os atributos de um item na loja clicando com o botão esquerdo do mouse sobre ele, assim você pode saber a força de uma arma ou outro equipamento. Na parte anterior explicamos como comprar e vender.

 

Outra dica: Assim que você tiver um dinheiro sobrando, compre na loja da Al Dee uma backpack (mochila) por 10 GP. Ela tem bem mais espaços para guardar coisas do que a bag (sacola). É útil saber que é possível por uma backpack ou bag dentro de outra backpack ou bag, apenas não se esqueça que há um peso máximo (Cap) que você consegue carregar (mas ele aumenta quando você ganha level).

 

Para recuperar a sua vida enquanto caça, é fundamental ter comida. Você pode comprar ela, ou consegui-la caçando os bichos que ficam a sul da cidade na superfície (normalmente toda a cidade tem próxima a ela bichos que são fonte de comida).

 

Dentro da cidade de Rookgaard há entradas para algumas cavernas. A que fica perto do templo costuma ser o primeiro local de caça de quem chega em Rookgaard, a entrada dela é uma tampa de bueiro no chão, e ela também tem outras entradas (que ficam a sul da cidade). Nessa caverna tudo o que você vai encontrar são ratos, que são bem fáceis de se derrotar. Ainda dentro da cidade também há outras cavernas, nelas você já pode encontrar algo mais forte como spiders, poison spiders e bugs.

 

Fora da cidade é onde ficam a maior parte dos monstros. Tenha em mente que também existem alguns monstros na superfície, então é recomendável que ao sair da cidade você tenha pelo menos um escudo uma arma mais forte do que aquela com que você começa. Na superfície os monstros que você encontra costumam ser snakes (serpentes), spiders (aranhas) e wolfs (lobos).

 

A norte da cidade há o "Old Temple", local no qual você pode encontrar trolls, orcs e minotauros. Todos eles costumam ser demorados demais para matar sozinho para quem está começando em Rookgaard , por isso que não é boa idéia caçar eles se você não estiver em grupo ou já esteja razoavelmente forte. A leste do Old Temple há uma caverna com alguns monstros mortos-vivos, e uma península com uma caverna só de lobos.

 

Na porção noroeste da ilha você pode encontrar, dentre outras coisas, uma torre de orcs, uma área na superfície com vários bears (ursos), uma outra entrada para o Old Temple, e na ponta oeste da ilha uma caverna de spiders e poison spiders (a qual muitos jogadores consideram o melhor local da ilha para ganhar experiência).

 

 

 

Ficando mais forte

 

 

Quando você derrota um monstro, você normalmente ganha pontos de experiência (observe que os bichos que não te atacam não fornecem experiência, como por exemplo os coelhos que você pode caçar por comida, todas as demais criaturas dão experiência). Quando mais forte for o oponente derrotado, maior será a experiência.

 

p><p> [img]<a href=http://i207.photobucket.com/albums/bb274/tpaolini/Blog/oracle.jpg' alt='oracle.jpg'>

 

 

map_islandofdestiny.jpgEle te perguntará se você está pronto para enfrentar o seu destino, responda "yes", e depois perguntará se você tem certeza disso já que não poderá voltar mais a Rookgaard, responda "yes". Então você será transportado para a "Island of Destiny" (Ilha do Destino), onde poderá escolher uma vocação e pegar o barco até o continente.

 

Na Island of Destiny há quatro casas, e em cada uma há o mestre de uma das vocações: Druid Yandur, Paladin Narai, e Sorcerer Estrella, Knight Hykrion. No centro da ilha está o Raffael, ele é um comerciante que vende uma grande variedade de itens úteis para a vocação que você escolher (tem de você escolher uma vocação antes de poder comprar na loja dele), ele também vende comida e compra os seus equipamentos de Rookgaard (como você em breve ganhará os equipamentos básicos para a sua vocação, os de Rookgaard não são mais necessários). Você também pode acessar a sua conta bancária do jogo com o Raffael, e assim retirar ou depositar o seu dinheiro com ele. No extremo norte da ilha se encontra o Captain Kurt com o seu barco, o qual te levará para o continente principal mais tarde.

 

Importante: A superfície da ilha é uma Protection Zone, o que significa que não é possível recuperar vida comendo alguma coisa. Se você precisar se curar, vá até a casa do Druid Yandur e use em você a runa de cura que tem lá (a imagem ao lado Intense_Healing_Rune.gif mostra como é a runa).

 

Os mestres de cada uma das vocações podem te dar detalhes sobre as vocações, dos quais eu vou falar a seguir:

 

 

 

Diferenças entre as vocações

 

 

Cada uma das vocações tem as suas vantagens e desvantagens, a idéia é que não haja uma vocação completa ou perfeita, e sim que elas se completem. As quatro vocações disponíveis são:

 

Druid: É um mago que se especializa em magias de cura, e magias do elemento ice (gelo) e do elemento earth (terra). É a única vocação capaz de curar as outras pessoas, o que os tornam peças importantes em caçadas em grupo. Suas magias não são tão poderosas quanto as dos sorcerers, mas ainda assim conseguem fazer um bom dano com elas. São bem fracos fisicamente, o que os torna péssimos em combate com armas e em manuseio de escudos e faz com que não consigam carregar um grande peso de itens. Possuem um grande mana (pontos de magia ou MP), mas um HP (pontos de vida) bem baixo. Como para atacarem eles confiam praticamente só em seu poder mágico, eles gastam bastante com poções de recuperar MP.

 

Knight: É um forte lutador corpo-a-corpo, e possui grande força e resistência física. Os knights são os que melhores manuseiam os mais variados tipos de armas de combate de curta distância, e com sua grande força são capazes de darem um bom dano com elas. A força dos knights também os faz a vocação capaz de carregar o maior peso de itens, o que significa (por exemplo) que eles podem caçar e coletar os itens ganhos por um tempo bem maior ou carregarem os suprimentos para uma caçada em grupo. Graças a sua resistência física, e a sua boa habilidade no uso de escudos, conseguem resistir bem a ataques físicos; além disso, os knights são a vocação que possui o maior HP. Dessa forma, os knights são a vocação mais difícil de morrer, e em batalhas perdidas eles costumam ser os últimos a caírem. No entanto, knights são horríveis no uso de magia, apesar de serem capazes de usar uma ou outra, e dessa forma possuem grande dificuldade de lutarem contra um grande número de oponentes de uma vez e também não conseguem se curar com facilidade. Para se curarem, é necessário gastar com poções de cura ou terem um druid companheiro de caçada. Além disso, como os knights têm te absorverem a maior parte do dano e como precisam de armas poderosas, eles são a vocação que mais dinheiro gastam em equipamentos.

 

Paladin: É um lutador de longa distância, normalmente caça usando algum tipo de arco-e-flecha ou algum tipo de projétil, como lança ou faca, que possa ser arremessado nos oponentes. Um paladin habilidoso é capaz de atacar seus oponentes sem ser tocado, e os paladins têm a sua disposição um grande número de munições para os mais variados casos. Eles não são usuários de magias tão bons quanto os sorcerers, no entanto são bem melhores com elas do que os knights; e ainda por cima os paladins são a única vocação capaz de usar magias do elemento holy (sagrado, as quais são fortes contra monstros mortos-vivos). No entanto, como o arco-e-flecha de arma exige o uso das duas mãos, eles não podem usar escudos junto com elas, o que os tornam vulneráveis a ataques físicos diretos, por isso é fundamental que um paladin saiba como manter distância de seus oponentes. Ainda por cima, paladins têm de freqüentemente gastar com munições, já que dependem muito delas, ainda mais que eles estão bem longe de serem tão bons no uso de armas de combate corpo-a-corpo quanto os knights (apesar de os paladins serem melhores do que os druids e sorcerers nesse aspecto). Os paladins não possuem nem os maiores e nem os menores HP e MP de todas as vocações, no entanto apresentam o maior equilíbrio entre esses dois valores.

 

Sorcerer: É um mago que se especializa em magias do elemento fire (fogo) , do elemento energy (energia) e podem criar a poderosa sudden death rune, ele se concentra principalmente em magias ofensivas. Aliás, as suas magias de ataque são as mais fortes do jogo. São bem fracos fisicamente, o que os dá um HP tão baixo quanto os dos druids, são péssimos no combate corpo-a-corpo e ruins do uso de escudos (por isso basicamente dependem de suas magias para lutarem), e não conseguem carregar muito peso de itens (carregam tão pouco quanto os druids). Possuem um grande MP, tão grande quanto o dos druids, e como dependem bastante de suas magias precisam gastar bastante com poções de MP.

A vocação que você escolher para o seu personagem não pode ser mudada mais tarde, no entanto você sempre pode criar novos personagens e escolher outras vocações para eles.

 

Importante: Como os paladins gastam bastante munição, e como os druids e os sorcerers precisam de MP para atacar, eles precisam constantemente ficarem gastando com suprimentos para poderem lutar. É mais do que possível ganhar em uma caçada mais do que o que foi gasto em suprimentos, no entanto pode haver um pouco de dificuldade para quem está começando no jogo em conseguir gerenciar os gastos e os ganhos, mas não é nada que não possa ser superado. Tenha isso em mente se for escolher uma dessas vocações. Por outro lado, os knights gastam bastante em armas e equipamentos (mais do que qualquer outra vocação) pois eles não se esgotam como a munição ou magia das outras vocações. A vocação com armas mais baratas é o paladin, as quais dependem de ter munição, enquanto que sorcerers e druids praticamente não usam armas (só magia).

 

É recomendável que a escolha da vocação se dê pelo seu estilo de jogo e gostos. Prefere fritar os seus oponentes com as magias mais poderosas? Os sorcerers, com o seu grande poder de fogo, são uma boa escolha. É do tipo que prefere ajudar os seus companheiros de batalha e ainda assim fazer bonito na luta? Os druids, com seus grandes poderes de curar e suas magias de ataque, são uma bela opção. Prefere um lutador decente que também é capaz de usar magias? Os paladins, com a sua excelente habilidade de ataque a distância e poder mágico razoável, são uma grande alternativa. Prefere estar na linha de frente e enfrentar seus oponentes cara-a-cara? Os knights, com a sua grande força e resistência física, são uma preferência bem legal.

 

Quando se decidir sobre qual vocação escolher, vá até o mestre da vocação e fale a ele o nome da vocação. Ele te perguntará se você tem certeza de que quer a vocação, responda "yes", e depois vai pedir para você confirmar se quer mesmo, responda "yes" mais uma vez e pronto! Você oficialmente deixou de ser um novato e tem uma vocação :)

 

 

 

A sua primeira caçada com uma vocação!

 

 

Depois que escolheu a vocação, desça para o subsolo da casa do mestre de sua vocação. Lá você encontrará baús com os equipamentos básicos de sua vocação. Você receberá equipamentos de proteção e armas apropriados para a vocação que escolheu.

 

Como no começo os druids e sorcerers ainda não podem suas melhores magias, eles recebem wands (sorcerers) ou rods (druids), que são cajados capazes de lançarem ataques mágicos à distância. Eles gastam MP, então é bom sempre ter comida para ir recuperando o MP. Existem outras wands e rods, que possuem outros elementos mágicos e para levels maiores, e elas podem ser compradas no continente principal. Wands ou rods não foram feitas para serem as armas principais dos druids e sorcerers, e sim para ajudá-los a caçar no começo já que ainda não são capazes de usarem magias boas. Com o passar dos levels, as wands e rods vão perdendo a sua utilidade e passa a ser necessário confiar mais em magias.

 

Os paladins recebem arco, flechas e lanças. Lembre-se que não é possível usar escudo se estiver caçando com arco-e-flecha, e saiba que lanças (bem como as outras armas de arremessar) possuem uma certa chance de quebrar quando usada (a chance é menor conforme o level e o skill de combate à distância aumentam). Os paladins têm de freqüentemente gastar com munição, e no começo é possível que eles gastem mais do que ganhem, mas não se preocupe que logo o skill de distância vai aumentar e eles vão fazer um belo dano com armas de distância. Em todo o caso, é recomendável sempre ter uma arma de ataque corpo-a-corpo de reserva, para o caso de acabar a munição ou simplesmente economizar munição ao enfrentar monstros bem fracos.

 

Os knights receberão uma arma de combate corpo-a-corpo, e você poderá continuar caçando como caçava em Rookgaard, com a diferença de que a partir de agora tanto o seu ataque e a sua defesa serão mais fortes! Os knights podem manusear bem três classes de armas: swords (espadas), clubs (clavas) e axes (machados). Existem skills para cada um desses tipos, no entanto é recomendável escolher um e ficar evoluindo nele (já que evoluir em todos pode tomar o tempo necessário para ficar bom em um único), mas se você tiver bastante paciência pode tentar evoluir nos três tipos.

 

Independentemente da vocação escolhida, todos ganham a magia "Light" que serve para iluminar um pouco ao seu redor. Entraremos em maiores detalhes no uso de magias mais adiante, mas por enquanto basta você saber que para usar uma magia é necessário dizer suas palavras mágicas (para usar a "Light" fale "utevo lux"). Há um jeito mais fácil de usar magias do que sempre ficar digitando suas palavras mágicas, é possível configurar teclas (as chamadas "hotkeys") para usá-las: aperte Ctrl+K para configurar (entraremos em maiores detalhes sobre esse processo daqui a pouco, quando falarmos de hotkeys).

 

Descendo ainda mais de onde você pegou os equipamentos, há uma caverna feita especialmente para a sua vocação, lá você pode testar sua nova vocação em combate. Os oponentes vão ficando mais fortes à medida que avança na caverna, mas não são nada que não possa ser derrotado por um iniciante na vocação. Lembre-se de que o comerciante Raffael, no centro da ilha, pode vender comida e suprimentos úteis para a sua vocação, e que com ele você também pode depositar ou retirar dinheiro de sua conta bancária do jogo. Também não se esqueça que na casa do Druid Yandur há uma runa com a qual você pode se curar.

 

Se você foi knight, sorcerer ou druid, basta equipar a sua arma, wand ou rod (respectivamente) na mão e começar a atacar os monstros. Quanto aos paladins, para usar o seu bow equipe ele em uma de suas mão e deixe a outra mão vazia (pois usar arco-e-flecha exige as duas mãos), e então equipe a munição no espaço do seu personagem com o desenho de uma flecha; agora basta atacar os seus oponentes. Paladins também tem a opção de caçar com alguma arma de arremessar (por exemplo uma lança), para alguma arma desse tipo basta equipá-las em uma das mãos (nesse caso dar para equipar um esquido também, pois essas armas requerem apenas o uso de uma mão).

 

É permitido ficar caçando nessa caverna até o level 9, e eu recomendo que o faça. Quando atingir esse level, você terá 10 minutos para sair da caverna. Se não sair dentro desse tempo, o jogo gentilmente te teletransportará para fora dela. Não é possível voltar nessa caverna depois que alcançou o level 9.

 

Agora você finalmente está pronto para partir para o continente principal!

 

 

 

Para o continente!

 

 

Até ao momento você se limitou a Rookgaard e a Island of Destiny, mas finalmente chegou a hora de partir para o mundo e iniciar a sua verdadeira jornada! Há muitas batalhas a serem enfrentadas, muitos tesouros a serem encontrados, muitos mistérios a serem resolvidos, muitas pessoas interessantes a serem conhecidas e um mundo inteiro esperando para ser desbravado (clique no mapa para ampliar):

 

map_small.jpg

 

O Captain Kurt, da Island of Destiny, é quem te leva para o continente. Antes de partir, você precisa escolher aquela que será a sua cidade natal e então ele te levará para ela (é possível mudar de cidade natal mais tarde). Agora vamos conhecer um pouco as cidades disponíveis.

 

Tibia possui dois grandes continentes, e uma série de ilhas. Observe que certas áreas do jogo são exclusivas para quem possui Premium Account. As cidades abaixo com o nome em vermelho são acessíveis apenas com a Premium, e as com o nome em verde são acessíveis a todos. Note também que o barco do capitão Kurt não pode viajar para algumas cidades, apesar de mais para frente você poder fazer delas a sua cidade natal; isso será mencionado na lista abaixo quando for o caso.

 

As cidades disponíveis para serem a sua cidade natal são:

 

Ab'dendriel: É a cidade dos elfos, localiza-se no meio de uma floresta e suas casas são nas árvores.

 

Ankrahmun: É a cidade das pirâmides, é governada por um faraó morto-vivo localiza-se no meio de um deserto com monstros extremamente perigosos do subterrâneo.

 

Carlin: É uma cidade governada exclusivamente por mulheres e rivaliza com Thais pelo controle do mundo tibiano, é governada pela rainha Eloise.

 

Darashia: É uma cidade no meio de um deserto, onde podemos encontrar vários perigos.

 

Edron: É uma cidade famosa por sua academia de magia, e possui áreas de caça para jogadores dos mais variados levels.

 

Kazordoon: É a cidade subterrânea dos dwarfs (anões), há várias minas próximas a ela. Como a cidade fica abaixo da terra, evidentemente o barco do capitão Kurt não pode viajar para ela.

 

Liberty Bay: É uma cidade no paradisíaco arquipélago de Shattered Isles, onde há muitos piratas na proximidade, ela é famosa por seu rum e sua cana de açúcar.

 

Port Hope: É uma cidade no coração da selva de Tiquanda, ela é toda construída em bambu e monstros fortes se localizam próximo.

 

Svargrond: É a cidade dos bárbaros, e fica nas geladas Ice Islands, a cidade é coberta por neve o tempo todo. Como os bárbaros têm suas próprias leis de quem pode ou não ficar na cidade, o barco no Captain Kurt não viaja para essa ela.

 

Thais: É a cidade mais antiga do Tibia e também a sua capital, é governada pelo rei Tibianus III.

 

Venore: É uma cidade famosa por seus muitos comerciantes, ela é construída no meio de um pântano. Se você resolver se aventurar nele, é bom ter um ótimo senso de direção ou vai se perder.

Além dessas cidades, há várias vilas espalhadas pelo mundo do Tibia, é só uma questão de explorar ;). Mas essas cidades que eu listei acima são as maiores e são aquelas as quais são possíveis de serem a sua cidade natal.

 

As cidades mais populares dentre os que estão começando suas aventuras são Carlin e Thais, uma vez que elas possuem bastante áreas de caça para jogadores de level baixo, o que por outro lado também pode fazer dessas cidades superlotadas. Venore e Kazordoon também têm áreas boas para level baixo, no entanto você precisa se acostumar a andar por elas para não se perder (dica: se estiver em Venore, compre na loja um "machete", o qual é um facão que serve para cortar a grama alta e assim abrir caminho pelo pântano). Se quiser a minha opinião, recomendo escolher Thais ou Carlin para começar se não for Premium Account. Caso contrário, a minha recomendação é Edron (que possui áreas de caça para levels baixos boas e não tão lotadas).

 

Quando estiver pronto para partir, converse com o capitão Kurt. Ele te fará várias perguntas para confirmar se você estar certo de que quer partir e se já pegou tudo o que precisa, responda todas com "yes". Depois ele te perguntará para qual cidade deseja ir, então diga o nome da cidade onde quer começar. Por fim ele te perguntará se quer mesmo ir para essa cidade, responda "yes". E finalmente você será transportado para o continente!

 

 

 

 

Vídeo

 

 

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então um vídeo vale mais do que mil imagens e assim ajuda a compreender melhor :)

 

O vídeo a seguir mostra o que explicamos acima sobre escolher uma vocação e ir para o continente:

 

 

 

 

A vida no continente

 

 

Quando você chegar no continente, logo perto do barco há um guia ("guide", em Inglês). Ele pode marcar no seu minimapa os locais das coisas na cidade, e também pode transportar personagens até o level 10 para o depot da cidade (onde você pode armazenar em segurança os seus itens). Para ele marcar locais no seu mapa, comece uma conversa com ele e diga "mark" e então "yes". Caso queira que ele te leve até o depot, você pode dizer "depot" então yes. Ou você pode simplesmente explorar a cidade. Cada grande cidade, menos Svargrond, tem o seu guia (o qual fica perto do barco); recomendo você pedir para o guia marcar locais no seu minimapa a cada vez que visitar uma cidade nova.

 

Caso queira mudar sua cidade natal, basta ir para a cidade que deseja e passar pelo portal da cidadania (citizenship portal) que fica nela. Normalmente esse portal se encontra no templo da cidade.

 

Agora é quando as possibilidades do jogo se abrem. Vai explorar o mundo? Vai procurar quests? Vai buscar áreas de caça para ficar mais forte? Vai caçar e se divertir com amigos? Vai participar de algum evento? Ou o que? É você quem determina o que vai fazer, e por isso não tem muito sentido em eu te dizer aonde ir e o que fazer.

 

No entanto, vou explicar alguns elementos comuns da vida tibiana para você conhecê-los e se acostumar com eles.

 

 

 

Depot

 

 

É onde você pode guardar em segurança os seus itens, cada grande cidade do Tibia tem um depot. Apenas você, e ninguém mais, tem acesso às coisas que você guardou. Guarde no depot as suas coisas para economizar espaço no seu inventário, já que há um limite do peso máximo que você pode carregar. Os itens armazenados no depot estão protegidos contra perda para o caso de você morrer

 

Em cada depot há vários baús para você guardar as suas coisas. Tanto faz o baú que você escolher, em todos você pode acessar as suas coisas guardadas. Cada depot tem o seu próprio armazenamento de itens, você só pode retirar os itens que pôs no depot de uma cidade nessa mesma cidade. O depot de cada cidade tem 1000 espaços para você guardar seus itens, mas se você for Premium Account o espaço é de 2000.

 

 

 

Banco (Bank)

 

 

Cada grande cidade tem um banco, onde você pode guardar o seu rico dinheirinho virtual do Tibia. Cada personagem possui uma conta bancária, a qual pode ser acessada de qualquer banco do mundo do jogo, e o dinheiro guardado no banco está seguro para o caso do personagem morrer.

 

Você deve fala para o NPC o que quer fazer no banco. Os comandos disponíveis para dizer são:

 

•deposit VALOR: deposita um certo valor, por exemplo "deposit 500" (diga "deposit all" se quiser depositar todo o dinheiro que tem com você)

•withdraw VALOR: retira do banco um certo valor, por exemplo "withdraw 300"

•balance: checa o quanto você tem guardado na conta

 

•transfer VALOR to NOME DO PERSONAGEM: transfere um certo valor da sua conta para a de outro personagem, por exemplo "transfer 1000 to fulano de tal" (só é possível fazer transferências para personagens do mesmo mundo de jogo e que possuam uma vocação)

•change gold, e depois o número de moedas de platinum que quer receber: troca as suas moedas de gold (que valem 1 GP cada) por moedas de platinum (100 GP cada), evidentemente é necessário ter gold o bastante para fazer a troca

•change platinum, depois diga se quer trocar moedas de gold ou de crystal, então quantas delas quer: troca suas moedas de platinum (100 GP) por moedas de gold (1 GP) ou de crystal (10.000 GP)

 

Para cada um dos comandos acima, menos o "balance", o NPC vai te perguntar se você tem certeza de que quer mesmo fazer o que pediu. Responda "yes" para confirmar.

 

 

 

Comunicação

 

 

botao.pngInteragir com outros jogadores é uma parte fundamental de qualquer jogo online. O Tibia oferece várias formas de você conversar com outras pessoas. Para abrir uma nova janela de conversa, aperte Ctrl+O (a letra O) ou clique no botão com o desenho de uma pasta na janela de conversa (mostrado na imagem ao lado). Será aberta a lista de canais:

 

abrir_conversa.png

 

Caso queira abrir uma janela particular de conversa com outro personagem, digite o nome dele e clique em "Open". Ou você pode escolher um dos canais da lista e clicar em "Open" para abri-lo. Mais detalhes sobre os canais de conversa:

 

conversa particular com outro jogador: só você e ele, e mais ninguém, pode ler a conversa (você só pode conversar em particular com um jogador que esteja online.)

Private Channel (apenas jogadores Premium Account podem criá-lo, mas qualquer um do mesmo mundo pode ser convidado para ele): abre um canal particular no qual você pode convidar quais e quantos personagens quiser (para convidar alguém para o seu canal digite #i Nome do Personagem e aperte ENTER, e para expulsar digite #x Nome do Personagem e aperte ENTER)

Game-Chat: canal público disponível para todos no mundo do jogo para conversarem sobre qualquer assunto que tenha a ver com Tibia (é obrigatório usar Inglês nesse canal)

Trade: canal público onde é possível anunciar a compra e venda de itens (é obrigatório usar Inglês nesse canal)

 

RL-Chat: canal público disponível a todos no mundo de jogo para conversarem sobre qualquer assunto em qualquer idioma

Help: canal público onde você pode tirar dúvidas com os tutores e outras jogadores experientes (é obrigatório usar Inglês nesse canal, no entanto você pode pedir por um tutor que fale Português ou outro idioma, aí você poderá conversar com ele em particular nesse idioma)

NPCs: abre a janela de conversa com NPCs, a qual você já deve estar acostumado a essas alturas

 

Você também pode abrir uma conversa particular com alguém clicando na pessoa ou em uma mensagem dela com o botão direito do mouse e escolhendo "Message to".

 

Há uma outra forme bem interessante de se comunicar com outros personagens que é através do correio de dentro do jogo. Vamos falar dele agora.

 

 

 

Correio (Post Office)

 

 

Toda grande cidade tem o seu correio, que na maioria dos casos fica dentro do depot. Nele você pode comprar "letters" (cartas, em Inglês) por 8 GP cada, "parcels" (que são pacotes que servem para enviar itens) por 15 GP e "labels" por 1 GP (que são etiquetas para você escrever o destinatário de um parcel).

 

Para escrever uma carta a alguém, clique nela com o botão esquerdo do mouse e escolha "Use". Abrirá uma janela para você digitar a carta. Na primeira linha escreva o nome do personagem que vai recebê-la (pode ser qualquer personagem do mesmo mundo de jogo), e na segunda linha escreva o nome da cidade (serve qualquer cidade que possua depot, na dúvida o correio possui uma placa com o nome nas cidades para as quais ele entrega). No restante da carta escreva a sua mensagem, quanto terminar clique em "OK" (cada carta comporta até 1999 caracteres).

 

É possível editar a carta quantas vezes quiser antes de enviá-la (observe que a carta registra o horário da edição mais recente e o nome do personagem que a escreveu). Para enviar a carta, arraste-a e solte-a em cima de uma das caixas de correio azuis. Se ela estiver preenchida corretamente ela desaparecerá e será enviada para dentro do depot do destinatário na cidade especificada, caso contrário ela ficará em cima da caixa de correio (nesse caso pegue ela e a preencha direito). Não é possível editar ou enviar novamente uma carta que já tenha sido enviada.

 

Para enviar um parcel é necessário comprar também uma label. A label serve para informar quem vai receber o parcel, para editá-la clique nela com o botão esquerdo e escolha "Use". Da mesma forma como em uma carta, escreva na primeira linha o nome do personagem que vai receber e na segunda o nome da cidade para onde será enviado, e aperte OK quando terminar. Ponha a label dentro do parcel, juntamente com todos os itens que quer enviar, e então arraste o parcel e o solte em qualquer uma das caixas de correio azuis. Se tudo estiver preenchido corretamente ele será enviado ao destinatário no depot da cidade especificada, caso contrário ele ficará no topo da caixa de correio (pegue-o rapidamente!). É possível você enviar parcels para você mesmo, esse é um jeito bem fácil de enviar itens de um depot para outro.

 

Dica: Se você precisar enviar um parcel que pese mais do que consegue carregar, o melhor jeito é encontrar um baú de depot que fique de frente para uma caixa de correio. Aí você pode arrastar o parcel de dentro do depot direto para a caixa de correio.

 

Informação: Caso você esteja enviando parcels ou cartas para um depot que excedeu o limite de itens permitido, o parcel e a carta serão entregues normalmente. Porém o depot não poderá receber mais itens até que se remova o bastante para ele ficar abaixo do limite.

 

 

 

Comprando e vendendo coisas para jogadores

 

 

Já vimos como comprar coisas em lojas, no entanto logo você vai perceber que os melhores equipamentos não estão disponíveis em lojas, é necessário comprá-los de outros jogadores (uma vez que a maior parte dos equipamentos só pode ser obtida matando certos monstros ou completando quests).

 

Para ou comprar algo de alguém, antes você e o outro jogador têm de entrar em acordo quanto a um preço (anunciar no canal Trade o que você quer comprar ou vender é uma boa idéia). Para realizar a troca de maneira segura, é necessário que ambos os personagens estejam na mesma tela.

 

safetrade.jpgEntão cada um clica com o botão direito do mouse no item ou dinheiro que quer trocar (se quiser trocar várias coisas de uma vez, ponha elas dentro de um contêiner com uma bag ou backpack), escolhe a opção "Trade with...", então o cursor do mouse se tornará uma cruz e daí é só clicar com ela (botão esquerdo) no personagem com quem quer trocar. Daí abrirá uma janelinha de troca mostrando todas as coisas que cada um está trocando (imagem ao lado); se uma pessoa estiver trocando algum item dentro do outro, as coisas no interior também serão exibidas. Se estiver contente com a troca, aperte o botão "Accept" (a troca apensa ocorrerá se ambos clicarem em "Accept"), do caso contrário clique em "Reject".

 

 

 

Lista de itens

 

 

A essas alturas você já deve estar curioso de quais equipamentos ou outros itens você pode comprar ou achar, e quais os atributos deles. Por isso é sempre bom consultar uma tabela de itens. Isso seria uma lista extensa demais para pôr aqui, mas quase todos os sites de Tibia tem uma. Eu recomendo a lista do Portal Tibia

 

Perceba que alguns equipamentos ou outros itens só podem ser usados por quem tiver pelo menos um certo level e/ou vocação.

 

 

 

Protection Zone

 

 

Em Português significa "Zona de Proteção". Esse é um conceito extremamente importante, especialmente se você está num mundo de jogo com combate de jogador-contra-jogador (PvP) habilitado. Protection Zones (ou PZ, para encurtar) são locais nos quais você não pode atacar ou ser atacado, além disso a comida não funciona para recuperar HP ou MP (no entanto magias de cura e poções funcionam). Se você recentemente atacou outro jogador, não poderá entrar em uma PZ por 1 minuto (se não matou ele) ou por 15 minutos (se matou ele).

 

Os seguintes locais são sempre PZ:

 

•Dentro do depot

•Os barcos que transportam para outra cidade

•O templo da cidade

•A superfície externa das pirâmides da cidade de Ankrahmun

 

Existem alguns poucos locais ao longo do mundo do Tibia que não os listados acima os quais também são PZ. Esses locais normalmente são algumas das áreas nas quais você tem de resolver algum enigma de uma quest (você não ia querer ser atacado enquanto quebra a cabeça para solucionar algo difícil...).

 

 

 

Magias

 

 

Até agora já vimos como usar a magia "Light Healing", mas você já deve estar querendo usar outras ^_^. As cidades possuem professores que ensinam (por um certo preço em GPs) magias a personagens de uma certa vocação (cheque as marcas que o guia pôs no seu minimapa para saber onde eles ficam), note que nem toda a cidade possui professores de todas as vocações.

 

Para aprender uma magia é preciso ter ao menos o level mínimo preciso para usar a magia que se quer. Cada vocação possui um conjunto de magias que pode aprender, recomendo consultar a lista de magias do site oficial para saber quais são e o preço. Para comprar a magia, diga para o professor o nome dela e então "yes". Para saber quais são as palavras mágicas da magia, você pode ou olhar em um spellbook (item que você pode comprar) ou na lista de que eu acabei de falar.

 

Existem certas magias especiais que requerem runas em branco (blank runes) para serem usadas. Quando essas magias são usadas com uma runa em branco na mão, a magia é armazenada na runa para ser usada mais tarde. Você pode comprar runas em branco por 10 GP cada em qualquer loja de coisas mágicas. Note que essas lojas também vendem runas já com magias, que saem muito mais caro do que a runa em branco.

 

Como muitos se confundem com o que são runas e para que servem ,eu vou explicar essa história de runas em maiores detalhes com exemplos. Observe que em qualquer lista de magias do Tibia, lá diz se ela é uma magia de runa ou uma magia instantânea. Uma magia instantânea é usada no instante que você diz as palavras mágicas, por exemplo a magia Ultimate Healing: ao dizer "exura gran" você é curado na hora.

 

No entanto, quando você diz as palavras mágicas de uma magia de runa, a magia não é usada na hora. Em vez disso, a magia é armazenada em uma runa para ser usada mais tarde. Você tem de ter na sua mão uma blank rune equipada, e a magia será armazenada nela (note que a aparência da blank rune mudará, cada magia de runa dará uma aparência diferente).

 

A magia Ultimate Healing Rune é a versão de runa da magia Ultimate Healing. Quando você diz as palavras mágicas da Ultimate Healing Rune (adori gran) com uma blank rune equipada na sua mão, essa runa se transforma numa runa azul de cura (o pessoal costuma chamar essas runas de UH). Quando alguém usar em si próprio ou em alguém essa runa, a pessoa será curada.

 

Uma magia instantânea gasta mana na hora que você usa ela, mas uma magia de runa só gasta mana na hora de criar a runa. Ou seja, alguém que use uma runa UH para se curar não vai gastar mana. A grande vantagem do uso de runas é economizar o mana na hora de usar a magia.

 

Observe que algumas runas podem ser usadas mais de uma vez. O exemplo da UH que eu te dei é uma runa com apenas uma carga, mas existem runas com mais cargas. A runa da magia Great Fireball (criada com as palavras mágicas "adori mas flam"), ou GFB para encurtar, possui 4 cargas, o que significa que você pode usar cada runa GFB 4 vezes para atirar bolas de fogo nos seus oponentes.

 

Agora quanto às magias Premium. Eu contei um total de 87 magias no Tibia, das quais 41 podem ser aprendidas por jogadores free account. Mas as runas criadas com as magias Premium podem ser usadas por free também.

 

Manter o jogo e a empresa que faz ele custa dinheiro, por isso é os criadores do Tibia precisam da Premium Account para pagar os gastos, e é necessário dar atrativos para alguém comprar a Premium.

 

Mas ainda assim, observe que as lojas mágicas vendem runas prontas também, aí você pode usar essas magias mesmo se não for Premium para criar as runas delas.

 

É possível configurar teclas para usar automaticamente uma magia ou uma runa, veremos isso agora.

 

 

 

Hotkeys

 

 

Hotkeys são teclas que você configura para usar alguma magia, runa, outro item ou simplesmente dizer uma frase qualquer. Para configurar elas, vá nas opções (o botão "options") e escolha "Hotkeys", ou em vez de acessar o menu de opções basta apertar Ctrl+K. Abrirá a janela de configuração de Hotkeys:

 

hotkeys.png

 

Escolha a tecla que deseja na lista. Para configurar uma magia, digite as palavras mágicas dela,;e se quiser que ela seja usada assim que você apertar a respectiva tecla, marque o quadradinho "Send Automatically" (caso não marque, apertar a tecla apenas fará aparecer o texto da magia, mas será preciso apertar ENTER para dizer ele).

 

Para configurar uma runa ou outro item, escolha a tecla e clique no botão "Select Item". O cursor do mouse se transformará em uma cruz, e clique com ela no item que quer pôr para ser usado com tecla. Note que há para você clicar três opções de como usar o item:

 

Use on yourself: usa ele em você mesmo (é especialmente útil para poções ou runas de cura)

Use on target: usa no alvo que você está atacando (é especialmente útil para runas de ataque)

Select with crosswairs: o cursor do mouse vira uma cruz para você escolher onde usar

O botão "clear object" serve para remover o item da Hotkey.

 

Quando acabar de editar as suas hotkeys, clique em OK.

 

Importante: As suas hotkeys são salvas na sua conta de usuário do PC que estiver usando, e não no servidor do jogo. Isso significa que você terá de configurar suas hotkeys de novo se for jogar num PC ou conta de usuário diferente.

 

 

 

Indo para outros locais

 

 

Jogadores com Premium Account podem usar barcos e tapetes voadores (por um certo preço em GPs) para irem de uma cidade para outra, é só ir para o capitão deles e dizer o nome da cidade e "yes", que você será transportado caso o transporte em questão possua rota para lá. Se não for Premium, o único jeito é ir a pé (recomendo consultar os mapas para isso).

 

 

 

Party mode

 

 

"Party" é uma equipe de jogadores. Estar numa party dá os seguintes benefícios

 

•a possibilidade de compartilharem pontos de experiência ganhos, para isso o líder deve clicar em si próprio e escolher "Enable Shared Experience"; o que só funcionará se o menor level da equipe for pelo menos 2/3 do maior, se todos estiverem participando de alguma forma da caçada (mesmo se for só curando ou bloqueando os ataques do oponente), e se todos estiverem a pelo menos 30 passos do líder

•todos da equipe podem abrir os corpos dos monstros mortos por ela

•em mundos PvP, os membros da equipe podem se atacar sem qualquer penalidade

 

Para convidar alguém para uma equipe, clique nele com o botão direito do mouse e escolhe "Invite to party", e para aceitar o convite para equipe de alguém clique nele com o botão direito e escolha "Join party". Há outras opções de clicar com o botão direito na pessoa: "exclude" para expulsar da equipe (só funciona se você for líder) e "Leave Party" para você sair da equipe.

 

 

 

Combate jogador contra jogador (PvP)

 

 

PvP é a abreviação de player-versus-player. Se o PvP estiver habilitado no seu mundo, você pode atacar um jogador da mesma forma que um monstro (a diferença é que os danos no combate PvP são metade dos contra monstros).

 

Se você está num mundo optional-PvP ou em Rookgaard, não há como atacar ou ser atacado por outro jogador, exceto se a sua guild estiver em guerra com outra guild (caso você não queira lutar, é só não estar em guilds que estejam guerreando). Se você está num mundo hardcore-PvP, não há restrições quanto a atacar ou matar outros jogadores. Mas se você está num mundo de open-PvP, há certas restrições que você tem de ter em mente.

 

Para entendê-las, é preciso saber o que é uma "morte justa" e uma "morte injusta" para o jogo. A morte de outro jogador é considerada "justa" pelo jogo quando a pessoa mata um personagem marcado com uma caveira, e "injusta" quando mata alguém não marcado.

 

Há varias cores de caveira, um personagem é marcado com uma caveira ao lado do nome dele quando:

 

•com caveira branca: quando ataca alguém não marcado com caveira, essa marca dura por 1 minuto (se não matou ninguém) ou 15 minutos (se matou alguém)

 

•com caveira amarela: quando estiver atacando você em qualquer caso que seja (só você vê a caveira amarela)

•com caveira verde: se é membro de sua equipe (party mode)

•com caveira vermelha: se ultrapassou o limite de "mortes injustas" permitido, essa marca dura por 30 dias; e além do mais personagens com caveira vermelha SEMPRE perdem TODOS os itens consigo caso morram (mesmo se estiverem usando o Amulet of Loss)

 

Os limites de "mortes injustas" são:

 

•no máximo 3 em 24 horas

•no máximo 5 em 7 dias

•no máximo 10 em 30 dias

 

Caso em algum momento um personagem atinja o dobro de qualquer um dos valores acima, ele será marcado com um "black skull" (caveira preta), o qual dura por 45 dias. Personagens com black skull recebem o dobro do dano normal em combates PvP, não podem atacar personagens não marcados, não podem usar magias ou runas de área, ao morrerem são revividos sem mana e com 40 de HP e também ao morrerem perdem todos os itens que estavam carregando.

 

Note que para poder atacar um personagem não marcados, é preciso clicar antes no botão combatcontrols6.gif do cliente do Tibia (isso só funciona se você não tiver black skull), caso esse botão não esteja apertado não é possível atacar personagens não marcados. Para voltar a não poder atacá-los, clique no botão combatcontrols7.gif.

 

 

 

Se protegendo

 

 

Alguns jogadores maliciosos podem te enganar para roubar os seus itens. Para evitar isso, nunca, em hipótese alguma, não importa o que te digam, jamais ponha os seus itens fora do seu depot, do seu inventário ou casa. Esses são os únicos locais onde seus itens estarão seguros.

 

Para maiores detalhes de como se proteger, recomendo ler este artigo: Não seja roubado.

 

 

 

Caçando

 

 

Quer saber onde caçar? Eu peguei uma série de artigos só sobre áreas de caça.

 

__________

 

 

Palavras finais

 

Isso conclui a série de artigos sobre o básico de como jogar Tibia . Espero ter ajudado a conhecer melhor o jogo, e lembre-se que nunca um ser humano sabe tudo de tudo, sempre há a possibilidade de se aprender coisas novas. Para aprender mais sobre o jogo, você pode por exemplo explorar ele, aprender com amigos que jogam, e consultar outros jogadores, visitar sites sobre Tibia, etc.

 

__________

 

Créditos:

 

Eu

tudosobretibia.com

tibia.com

portaltibia.com

google.com

look_by_denwc-d4wlgc0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Galera Pelos Elogios

Criei o Tópico Para Facilitar Mais Na Hora de Começar a Jogar o Jogo

 

Valeu Yogotibia Pelo Fixo

 

Obrigado Caio2810

Pelos Elogios

e Tamem Acho Que Irá Ajudar Muito a Área

 

Rullez \\grandecolega

Coloquei os Spoiller's Porque Se Não o Tópico Iria Ficar Enorme !

look_by_denwc-d4wlgc0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
  • 3 semanas atrás...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas atrás...
  • 3 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.