Olá,
Há cerca de dois anos, passei minha primeira temporada de WYD que durou uns três meses. Joguei em um servidor privado, mas tive a sorte de aprender diretamente com o pessoal da guild ALLIANCE, que era referência no servidor Malech da Ongame. Mesmo sem ter qualquer familiaridade prévia com o WYD ou com o cenário da Ongame, tive uma experiência muito rica e satisfatória. O jogo me surpreendeu bastante, ele tem uma abordagem única da mitologia nórdica, jogabilidade e caracteristicas próprias, algo que realmente o diferencia de outros MMORPGs.
Como alguém que teve apenas uma breve experiência, mas que gostou muito do jogo, vejo com bons olhos a ideia de uma versão modernizada, seja mantendo o jogo inteiro, porém, com gráficos mais atuais ou uma engine atualizada. Justamente por não ter uma relação tão enraizada com a versão clássica, talvez eu esteja mais aberto a mudanças do que jogadores veteranos, que carregam mais de uma década de envolvimento com o jogo.
Mas, entendo que esse tipo de projeto é delicado. Pela minha vivência com MMORPGs, salvo exceções como Lineage 2, Metin 2 e Guild Wars 2, é raro ver sucessores espirituais, continuações oficiais, ou até projetos privados que usem o jogo oficial como base de modificação, que realmente deram certo. Normalmente há um engajamento com a noticia do projeto ou até no seu lançamento, mas, em pouco tempo isso acaba indo para uma zona de que não é exatamente o que o pessoal está procurando. Acredito que muito disso se deve em grande parte ao peso da nostalgia, jogos como WYD não são apenas entretenimento, mas, uma memória afetiva. E qualquer mudança mais profunda, como uma nova engine ou até mesmo um "simples" remake visual, pode ser um divisor de águas: pode atrair novos jogadores, mas, também afastar grande parte da base que valoriza exatamente o que o jogo era e torna algo familiar para o individuo. Boa sorte em sua pesquisa.