Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] Uma nova Odisseia - O Início dos Tempos: Big-Bang!


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

Atenção: Este tópico é melhor visualizado na Skin Dark.

 

 

deqj55.png

 

b07vr_s-200x150.gif

C O S M O S

Uma nova Odisseia

 

 

 

Bem vindo passageiro, nos capítulos anteriores conhecemos o Nascimento do Sistema Solar, descobrimos que nossa vizinhança cósmica é mais misteriosa do que imaginávamos, o Espaço Interestelar, e testemunhamos nossa insignificância diante de trilhões de Galáxias. Agora chegou a hora de concluirmos nossa viagem pelo cosmos, indo ainda mais longe, num período onde nenhum telescópio pôde registrar. O início dos Tempos. Prepare-se!

 

 

Se você ainda não viu ou gostaria de rever, confira os capítulos anteriores abaixo:

 

 

 

2a5y7ih.png

 

 

- O início dos Tempos -

Big Bang

 

24g7yad.png

Indo mais e mais longe no tempo, a medida que nossa viagem se aproxima dos confins do universo, na verdade, estamos voltando no tempo... Chegamos no marco zero, onde tudo se originou, onde um de nossos maiores mistérios nos espera. A partir deste ponto, não é possível ver além, tudo que conseguimos perante nosso total conhecimento sobre o cosmos parte dos 300.000 anos pós explosão do big-bang. É o mais perto que conseguimos chegar face a face com a raiz de tudo, a teoria que melhor se encaixa no quebra-cabeça astronômico.

 

 

 

3.jpg

Há 13,9 Bilhões de anos, menor que a cabeça de um alfinete, este era nosso universo, num ponto ínfimo, onde não existia-se tempo nem espaço, apenas um minúsculo ponto onde tudo que conhecemos estava concentrado. Com a temperatura elevada ao infinito, infinitamente denso, infinitamente poderoso, que de repente (ninguém sabe o motivo ou o quê surgiu isto)...

 

 

 

fmqvqq.png

 

15z5uly.jpg

2q39c3c.jpg

 

Bang !

Numa fração de tempo menor que milionésimo de milionésimo de milionésimo de milionésimo de milionésimo... Etc... de um segundo, ou o que chamamos de "Tempo de Planck" ou 10(-43) potência. O universo dá seu primeiro salto em expansão. Nasce o Tempo-Espaço, viajando mais rápido que a própria luz. Em questão de segundos, o universo passa de cabeça de alfinete para o tamanho de uma bola de basquete, sucessivamente para o tamanho do próprio planeta Terra e assim por diante em escalas cada vez maiores.

 

 

 

physicists-have-looked-in-the-first-moments-after_1.jpg

 

A medida que toda a energia infinitamente quente é resfriada, surgem as primeiras partículas subatômicas (menores que o átomo), energia sendo convertida em matéria... Mas, ainda há muita confusão e violência, a extrema temperatura e a agitação dessas partículas por estarem muito concentradas desencadeia a anulação delas mesmas, ou seja, elas passam a existir por uma fração ínfima de tempo e desaparecem (desintegram-se)... Quase lá!

 

2isfsdw.jpg

 

2emo6m8.jpg

 

landscape-1491071000-matteranti.jpg

A medida que a expansão continua afastando a energia e resfriando o universo, finalmente nascem as primeiras partículas de hidrogênio, fixas, porém não por muito tempo... Surge a força oposta, as partículas de anti-matéria, com cargas iguais as positivas... Começa o maior embate do universo.

 

Matter_V_Antimatter_medium.gif

Partícula de Matéria Versus Anti-Matéria

 

Para cada 100 partículas de anti-matéria, haviam 101 partículas de matéria. Parece algo premeditado, mas, incrivelmente as partículas de matéria venceram o embate por uma diferença de 1%. Fazendo com que nasçam os primeiros gases pesados (densos) por todo universo. Se as partículas de anti-matéria tivessem ganhado, nosso universo não existiria da forma como é hoje.

• Ainda existem as partículas de anti-matéria até hoje, porém é raríssimo encontra-las, valem muito mais que diamantes.

 

 

 

 

spotlight-first-stars-1.jpg

 

j817ip.jpg

O Universo Incendeia !

 

Com a dispersão dos gases por todo universo, um estágio sombrio e escuro... Onde só há gás, a gravidade começa a agir dentre os bilhões de anos que prosseguiram, voltamos ao princípio da formação das estrelas, e de repente, como uma árvore de natal... O universo incendeia-se. Estrelas surgindo por todos os lugares em infinitos flashes.

 

 

 

35dcbnr.gif

 

1znpwcl.jpg

 

34xm4d0.jpg

Primeiras Galaxias

Podemos ver no campo profundo do Hubble, as primeiras galaxias, eram mais agrupadas, e com diversas distorções no espaço tempo devido a expansão, atuação das forças matéria escura e energia escura. Os buracos negros são na verdade, grandes guardiões do universo, são essenciais na formação das galaxias, desde muito tempo atrás, já se explodiam milhares, bilhares de estrelas super gigantes que eram mais comuns e em consequência, ou jogavam os elementos químicos essenciais para a vida/tabela periódica, ou viravam buracos negros. O universo foi sendo regado de novas partículas, tempo pós tempo...

 

 

 

107a0r9.jpg

 

csu1u.jpg

 

52ywz6.jpg

 

674f4l.jpg

Expansão do Universo

Através da matéria-escura que é uma forma de gravidade superior à gravidade convencional, que não interage com a matéria e nem a si mesma, e compõe cerca de 26% da energia de todo universo. Temos também a energia-escura, que compõe os outros 68,3% e impulsiona através do que parece canais ou teia, toda a matéria universal para a expansão contínua e infinita desde a grande explosão. Os 4% restantes se devem a composição bariônica (prótons, elétrons, nêutrons) que formam o restante de todas as partículas que existem.

 

 

23kxddv.jpg

 

 

15s99oy.jpg

 

2584aah.jpg

O Grande Colisor de Hádrons (LHC)

Novos Horizontes

 

É o maior acelerador de partículas do mundo, e de energia também. O computador mais poderoso, envolvido por um canal que liga um túnel de 27km de circunferência e 150 metros abaixo do solo. Na fronteira franco-suiça.

 

Seu objetivo é decifrar momentos após o big-bang, as primeiras partículas sub atômicas e a talvez possível explicação para a matéria escura e energia escura. Acelerando as partículas perto da velocidade da luz para que se colidem à extremas temperaturas, onde é possível registrar com exatidão em uma pequena fração, o rastro dessas possíveis partículas. E encontraram...

 

 

 

24cwltj.jpg

6h6mxc.jpg

 

Bóson de Higgs

( A partícula 'Deus' ).

Como o Grande Colisor apenas consegue ver o rastro e não a partícula em si, por que precisaria de uma energia muito maior do que a utilizada ( O que poderia acarretar em uma grande explosão no Planeta ) ao tentar recriar um big-bang em laboratório. Através dos cálculos feitos, os cientistas encontraram o rastro da partícula de Bóson, uma das primeiras partículas a surgir no estágio inicial do universo, que comprova tudo isto que foi dito até agora no tópico. O rastro possui as mesmas características de um bóson de higgs, que é a chave para a criação das partículas elementares que alternam suas massas e cargas eletromagnéticas.

 

 

 

18kqxc.jpg

 

2z7ftlj.jpg

 

Lá e de volta ao Lar.

(Comentários Finais)

Espero que vocês tenham curtido nossa viagem! A Odisseia termina aqui, mas aos curiosos, não se preocupem, ainda tá pra vir um tópico com curiosidades mais isoladas, deixei algumas pontas soltas para não ficar muito extenso o projeto. Aos boys, estes conteúdos costumam dar uma bela reforçada para as girls rsrsrs, aproveitem! Conhecimento ninguém tira. Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre Astronomia e como é um ramo que realmente é levado a sério internacionalmente. Não se gasta dinheiro atoa com isto, é em prol da busca pela verdade, do que nos rodeia, de nossos maiores enigmas. Este conhecimento é passado de geração em geração, um dia, seremos capazes de ver mais além, e quem sabe descobrir afinal o que antecede o Big-Bang.

 

 

6fy2hy.jpg

 

 

 

 

2uo6peb.png

 

Continue olhando para os céus!

 

 

 

 

 

 

 

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido os outros capítulos...Mais tive que me manifesta nesse...

Fico pasmo( O.o ) vendo quanto conhecimento você possui e ainda compartilha isso com a galera....

Curti muito a parte da batalha da Partícula de Matéria Versus Anti-Matéria, dando até uma boa reflexão no fator que de 1% pode mudar muita coisa.

 

Parabéns pelo tópico, curti muito...Não para de posta...Por favor

QqvMP2G.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido os outros capítulos...Mais tive que me manifesta nesse...

Fico pasmo( O.o ) vendo quanto conhecimento você possui e ainda compartilha isso com a galera....

Curti muito a parte da batalha da Partícula de Matéria Versus Anti-Matéria, dando até uma boa reflexão no fator que de 1% pode mudar muita coisa.

 

Parabéns pelo tópico, curti muito...Não para de posta...Por favor

 

 

Hahahaha magina, o que eu aprendi ainda não é nada comparado à muitas pessoas, por exemplo, na própria Nasa vejo crianças de 10,15 anos já com todo este conhecimento que foi repassado pra vocês. Isso é um tapa na minha cara. Hahahaha, por aqui no Brasil ser um país mais puxado para a religião, acaba ofuscando muito o campo da ciência e noção real das coisas na vida dos brasileiros. Me vejo como obrigado a compartilhar com a galera, sem comparar ou fazer alguma menção à religião durante o projeto que é essencial no quesito respeito.

 

Também curti bastante quando soube que foi assim, em relação à batalha primordial entre duas forças opostas que criam o universo. E faz sentido, tudo funciona como uma carga positiva e negativa.

 

Sobre parar de postar, preciso dar uma descansada kkkk, mais pra frente trago mais algumas curiosidades. São tantas, o campo astronômico tem novidades a todo instante e é bem legal ver o interesse do pessoal nessa área pouco explorada por aqui :/

 

Deixo aberto pra vocês, o que me entristece é que aqui no fórum era mais utilizado assim, compartilhando conhecimento. Alguns ainda fazem isso, em minoria. Não é algo difícil, apenas por uma boa playlist e uma boa dose de paciência. Pra mim criar tópicos sempre foi uma grande terapia contra ansiedade. A galera só precisa se conscientizar mais, unir-se, criar e projetar sem algo em troca.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.