Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

NVIDIA: Vendas de jogos para PC devem ultrapassar consoles até 2014


_Infinity_
 Compartilhar

Posts Recomendados

Algumas pessoas (fanboys consolistas) afirmam que os jogos para PC estão morrendo, mas as tendências recentes discordam disso. Na verdade, parece que os jogos para console estão prestes a ver um declínio, em parte graças a um número crescente de aspectos atraentes que os PCs oferecem ? incluíndo, no mínimo, jogos Free-to-Play. Vamos dar uma olhada nessas e outras tendências, e as razões por trás delas.

 

Durante uma conferência da NVIDIA, dados muito interessantes foram divulgados, dados estes que adicionam combustível à guerra "PC vs Console" - E desta vez, os dados parecem estar à favor do PC. Você acreditaria que em 2014 as vendas de jogos para PC irão superar as vendas de jogos para consoles?

 

Não tenho certeza sobre quando foi que os consoles ultrapassaram os PCs na venda de jogos, mas parece que este quadro está prestes à mudar. O fato de que a tendência mais provável é que este quadro reverta é bastante interessante e há muitas razões que apontam para isso.

 

Neste pequeno artígo vamos dar uma olhada em algumas tendências que a NVIDIA e suas fontes estão prevendo, e também dar uma olhada em algumas das razões (e potenciais razões) para que estas tendências sejam verídicas.

 

nvidia_trends_01.png

 

As vendas no PC estão crescendo rapidamente!

 

 

"O que define um 'PC'?" é uma pergunta que me veio à mente depois de ver este gráfico, mas parece que é só o que pensamos como resposta para essa pergunta é: ? um PC; desktop ou notebook. Dispositívos móveis como Tablets e SmartPhones não estão inclusos nesta previsão. (Provavelmente uma boa coisa, pois tenho certeza que isso seria usado como argumento para dizer que os dados não são válidos pois estariam inclusos jogos para telefones e tablets, porém, este não é o caso).

 

O Xbox360 foi lançado em 2005, e tanto Playstation 3 quanto Nintendo Wii foram lançados em 2006. Isso significa que houve um ciclo evolutivo de mais de cinco anos desde o lançamento do último console. Não é tão difícil entender por que os jogos para PC podem entrar em ascensão. Afinal, quando a Nintendo anunciou seu próximo console, o Wii U, vimos um console não tão impressionante em termos de performance, e embora hajam boatos aos montes, nem Microsoft nem Sony têm dado a entender que estão pertos do anúncio de seu próximo console.

 

Há também os rumores de que na próxima geração os consoles de Sony e Microsoft podem não ser exatamente o que esperamos, e sejam lá quais forem as mudanças, elas serão classificadas como boas mudanças para o jogador casual. Como os rumores de que o próximo console da Microsoft será "mais interativo" ou terá um tablet como joystick e tantas outras coisas que fazem com que Sony e Microsoft trabalhem cada vez mais para agradar o jogador casual - ou vocês acham que PSMove, Kinect e Wiimote foram lançados para agradar ao gamer hardcore? Se foram, por que diabos não vemos grandes lançamentos para o uso desses acessórios mesmo após mais de um ano do seu lançamento?

 

Uma coisa é certa: O "fascínio" pelos jogos de PC é maior do que nunca, por uma infinidade de razões. (e as razões são tantas que eu poderia escrever um outro artigo só citando-as)

Eis aqui uma das grandes razões:

 

nvidia_trends_02.png

 

O PC é 10x mais poderoso que os consoles.

 

 

Quando o Xbox360 foi lançado em 2005, ofereceu gráficos bonitos para a época, mas para o restante dos recursos (resolução, frame rate, capacidade de processamento) os PCs high end da época ainda eram cerca de 30% mais rápidos. A safra atual de consoles não investiu em termos de desempenho, enquanto a NVIDIA disse que a atual safra de GPUs tornou o PC 10x mais poderoso que os consoles ? e em alguns casos eu poderia apostar meu salário que essa diferença é ainda superior à 10x.

 

Ainda que Microsoft ou Sony lancem um novo console no ano que vem, ou no ano seguinte, ambos serão susceptíveis de superar imensamente seus antecessores em termos de gráficos e outros recursos. Porém, ainda vão ter o mesmo problema da geração passada, onde PCs são capazes de evoluir e ficarem cada vez melhores com o passar do tempo.

 

Isso acaba com a ilusão dos jogadores de console acharem que, quando Sony e Microsoft lançarem seus consoles eles serão infinitamente superiores aos PCs, pois, olhando para o passado, vemos que isso não aconteceu na geração passada, e muito menos irá acontecer na próxima.

 

Vamos exemplificar isso com imagens. Abaixo estão quatro imagens, na ordem "velho-novo-velho-novo", incluíndo Battlefield 2, lançado em 2005 (no mesmo ano em que o Xbox360) e Battlefield 3, lançado no outono do ano passado. Simplesmente não há comparação. Este último tem detalhe de textura muito maior, bom uso de oclusão de ambiente, profundidade de campo e técnicas de iluminação, enquanto o primeiro só parece... bem... fora do prazo de validade.

 

nvidia_trends_03.jpg

 

nvidia_trends_04.jpg

 

nvidia_trends_05.jpg

 

nvidia_trends_06.jpg

 

Para o desenvolvimento de Battlefield 3, a EA decidiu fazer do PC a plataforma que oferece a melhor experiência de jogo. A versão de PC utiliza um motor de iluminação completamente diferente da versão dos consoles, DirectX11, entre outras capacidades (mapas maiores, mais jogadores por mapas).

 

Devemos nos perguntar ? Onde estaremos daqui há seis anos? Estaremos jogando Battlefield 5 e olhando para o Battlefield 3 com saudosismo, nos perguntando "porque é que ficamos tão impressionados com isso?"

 

Outra estatística interessante que a NVIDIA coloca é esta:

 

nvidia_trends_07.png

 

Estatística comparativa entre vendas digitais e físicas.

 

 

A partir de 2008, cópias físicas de jogos passaram a ter vendas insignificantes em comparação com as vendas digitais, e as coisas não parecem estar caminhando para que esse quadro mude. Durante 2011, quase US$ 15 bilhões foram atribuídos às vendas digitais, enquanto 2,5 bilhões de dólares pertencem à cópias físicas. Esta é uma tendencia que eu, sinceramente, não estou nem um pouco surpreso em ver. Nunca mais comprarei uma cópia física de jogo, se for pra ajudar estatística.

 

A morte para os jogos no PC tem sido motivo de chiste de jogadores de console, mas as tendências recentes mostram que o PC na verdade está cada vez mais presente como plataforma. Uma dessas tendências é o Free-to-Play, onde os jogos são livres e gratuitos para jogar, mas contém serviços pagos, tais como vendas de itens no jogo. Isso provou ser um sucesso estrondos, e fez com que até mesmo estranhos ao gênero MMORPGs começassem a jogar e, consequentemente, a dar lucro. É por este motivo que jogos tradicionais como DC Universe Online se tornaram Free-to-Play e por isso também que têm saído vários jogos F2P.

 

Outro excelente exemplo é o jogo League of Legends. Com mais de 15 milhões de jogadores em todo o planeta, hoje há mais pessoas jogando LoL que World of Warcraft. Jogos como este simplesmente não funcionam tão bem em consoles (onde a maioria dos lucros é obtida com a venda de jogos que já não são mais lançamentos), nas no PC... este tipo de jogo está prosperando. Mesmo a Valve entrou na onda de lançar regularmente jogos Free-to-Play em sua plataforma Steam.

 

nvidia_trends_08.jpg

 

League of Legends: 15 milhões de jogadores - 5 milhões em premiação para a segunda temporada.

 

nvidia_trends_09.jpg

 

World of Tanks: 4 milhões de jogadores em um ano - Mais de 100 mil usuários jogando simultaneamente.

 

 

Uma das grandes vantagens do PC é o modding, e sem ele, jogos como League of Legends e Defense of the Ancients não poderiam sequer existir. Há mais de 15 milhões jogando League of Legends e tenho certeza que estes números são comparados com DoTA, Heroes of Newerth e uma infinidade de outros jogos Free-to-Play.

 

Admito que não sou fã da mecânica Free-to-Play, mas não há dúvidas de que eles são muito bons para gerar ainda mais interesse em jogos de PC, o que deve fazer bem para a plataforma como um todo. Estes jogos não são a única coisa com alta popularidade entre os gamers, mas também as competições que são realizadas regularmente e oferecem milhões de dólares como prêmio. Em uma das fotos abaixo, podemos ver uma sala cheia com 20.000 espectadores assistindo a uma competição de StarCraft II, e cerca de 35 milhões de jogadores assistindo o jogo pela internet de 171 países diferentes.

 

nvidia_trends_10.jpg

 

Major League Gaming (Julho de 2011): 1.000 Competidores - 20 mil espectadores ao vivo - 35 milhões de espectadores via streaming em 171 países.

 

nvidia_trends_11.jpg

 

Gamescon: Maior evento de games do mundo - 275.000 participantes.

 

nvidia_trends_12.jpg

 

China Joy: Maior show mostra gamer da Asia - 300 companhias de games - 150.000 participantes.

 

 

Eu acho que é seguro dizer que os jogos de PC estão vivos, e bem vivos. Agora, se vocês não se importam, estou indo imergir em um mundo espetacular... Em alta resolução, claro.

 

Arquivo escrito por Rob Williams para o site TechAge.com

 

Antes que venham me azucrinar, eu apenas traduzi o que o cara falou... Não venham me encher a paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.