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Estratégia e Jogabilidade Geral Defensor (3°-Ronan)


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2bCmH.jpgEstratégia e Jogabilidade Geral

 

 

 

Abordarei aqui pontos-chave de uma estratégia estilo “tanker” que acredito ser a mais eficiente para ser adotada com o Defensor, além de muito divertida.

 

Essa estratégia consiste em avançar em alta velocidade em cima dos oponentes, sem se importar se eles estão atacando ou não. Enquanto avança, ao mesmo tempo que bloqueia os ataques e dá stun* com o brilho no escudo a cada block, você os ataca e comba. Sendo assim, além de sempre dispor de uma ofensiva muito elevada e não dando tempo algum para descansarem, você estará se protegendo no processo.

 

 

No 2x2 e 3x3 a atenção dos seus oponentes grande parte das vezes se voltará para você, sendo assim seu(s) parceiro(s) terá(ão) mais espaço para executar estratégias variadas com um melhor aproveitamento. O Defensor se sobressai muito para proteger seus aliados também, podendo se jogar na frente dos ataques para tomar os danos para si e os reduzindo com o block, além dos já mencionados stuns* com o brilho do escudo.

 

Válido dizer que essa é uma estratégia e é como geralmente se portará, mas tudo isso de maneira calculada e tendo em mente vários pontos. Não é ir “de qualquer jeito” pra cima e atacar. Além disso, um jogador completo se adapta a qualquer situação, então dependendo do momento pode ser necessária uma mudança de estratégia. Você deve ser criativo e estar preparado para isso, sempre criando novas formas de jogar e novas técnicas.

 

Listarei alguns pontos que deve-se ter em mente ao jogar com o Defensor (muitos deles valem não só para ele mas para qualquer classe melee** do jogo):

 

 

 

Precisão, bom uso do alcance, ângulo e prioridade nos ataques – O Defensor possui um alcance acima da média com sua espada, e o ângulo de seus ataques lhe dá uma bela vantagem ao utilizar da maneira correta.

Por possuir block e ter ótimo ângulo e alcance em seus ataques, ao dominar esses quesitos o Defensor se torna a classe com a maior prioridade em dividida do jogo, pois você pode avançar em cima dos ataques e ao mesmo tempo que acerta o adversário, bloqueia seu ataque.

Precisão, é aqui o ponto onde a maioria dos Defensores têm sua perdição, fora o fato de não se dedicarem ao block. O Ronan não é um personagem “spammer” (que pode ficar repetindo o mesmo ataque várias vezes rapidamente pelo mapa, atacando o tempo todo) como Vingador, Sentinela, Retalhador, Diva...

Isso significa que é preciso utilizar cada ataque de maneira que tenha muita chance de acertar, e não aleatoriamente.

Use o Ataque no Dash de maneira certeira, de preferência com dashs avançados para dar mais velocidade.

Ao usar o Pulo com Ataque de maneira ofensiva, faça-o de modo que vá de encontro a onde seu oponente provavelmente estará, visando o local onde ele está atualmente e as proximidades, tentando prever seu próximo movimento e sempre aproveitando bem o alcance, ângulo e prioridade. Não fique afastado soltando Pulo com Ataque no nada repetidamente e previsivelmente, na esperança que ele vá para cima e tome seu ataque. Isso é subestimar seu oponente, e só jogadores iniciantes e no máximo medianos poderão cair nisso. Lembre-se, agilidade e variação no jogo é essencial.

 

Block – Deve ser o seu foco principal na partida, junto com os quesitos acima. Algumas coisas que ajudam na hora de executar blocks:

1. Enquanto você está avançando em direção ao oponente, você terá idéia de em que momento chegará próximo dele. Sendo assim, ao mesmo tempo em que chegar perto para atacar foque em apertar repetidamente para frente o mais rápido que puder durante breves instantes, na hora que ele provavelmente lhe atacará.

2. Confiança e insistência: quando você vê um ataque, vá para cima dele tentando bloquear e tenha confiança que consegue. Insistindo, você aprenderá o tempo certo dos ataques e já estará acostumado a atacar agressivamente ignorando esses ataques que antes lhe incomodavam.

3. Dashs avançados: se acostumando a usá-los a maioria do tempo facilitará muito os blocks, pois você estará pressionando para frente enquanto os executa, se acostumando assim a focar ainda mais no “pra frente” na hora que prever os ataques a serem bloqueados. Pelo fato de estar sempre em movimento constante e rápido, você trabalha a agilidade nos seus dedos para também poder pressionar para frente mais rápido na hora do block.

 

 

Requer intenso treino e costume para conseguir bloquear mais freqüentemente do que falhar, ao fazer as tentativas. O timing varia para cada ataque diferente. Ao dominar o uso do block, é possível avançar atacando de forma muito segura e sem preocupações, surpreendendo os adversários que muitas vezes não saberão como lidar com esse tipo de estratégia.

Brechas – Você deve ficar MUITO atento nesse quesito em suas batalhas. O simples aproveitamento das brechas dos adversários pode levar você à vitória rapidamente e facilmente. É crucial aproveitar cada brecha que o oponente der, seja entre os seus ataques comuns, skills, ataque ao levantar, delays, contra-delays, etc.

Tão importante quanto, é saber reduzir as suas brechas ao mínimo possível, para que seja muito difícil de seu oponente se aproximar de você levando a melhor. Isso depende de uma série de fatores, como o seu aproveitamento geral de precisão, defensiva e ofensiva, previsões, antecipações e visão de jogo. É basicamente, não abrir a guarda nunca e não deixar um ponto vulnerável para seu oponente atacar em vantagem.

Procure manter sempre uma forma de ataque, defesa, suporte e jogabilidade geral segura e consistente, combinando bem todos os fatores citados aqui na parte de estratégias. Lembre-se, você tem o block que pode suprir quaisquer pontos fracos em momentos de necessidade! Como não abrir brechas é um ponto difícil de se ensinar, isso virá com o tempo e você mesmo aprenderá como não abrir muitas brechas conforme for evoluindo seu nível de jogo. Procure jogar contra jogadores de alto nível, e esse processo será acelerado.

Logo farei um vídeo para demonstrar como aproveitar brechas e ótimas maneiras de fazer isso.

 

Formas de atacar – Para ataques agressivos, prefira geralmente o Ataque no Dash utilizado de maneira rápida e súbita, precisa. O uso de dashs variados em conjunto ajudam a moldar o ataque de maneira mais satisfatória, e adicionam flexibilidade. Dependendo do oponente, sua forma de ataque e alcance, o Pulo com Ataque será mais eficiente por possuir uma duração maior. Sempre que possível, utilize alguma forma de combo e/ou agarrão após esses ataques iniciais, e quando houver oportunidade finalize o Ataque no Dash com uma escudada para um bom dano adicional. Um Pulso Mágico como elemento surpresa é sempre bem-vindo, contanto que usado de forma prudente e imprevisível. Principalmente em times, eles abrem a guarda do oponente maravilhosamente para vários combos. Porém, não exagere em seu uso.

Tenha em mente sempre prever o oponente e se antecipar, atacando onde ele está e se necessário, onde ele provavelmente estará, aos seus arredores ou onde ele tentará escapar. Não fique esperando que ele vá para cima de você. Você tem o ótimo alcance, a melhor prioridade em divididas e o block. Vá você com tudo para cima, e acerte-o de jeito! Precisão é essencial!

 

Defensiva – Defensiva é o fato de você jogar recuado, não visando dar danos no oponente e sim se proteger, impedindo que os oponentes lhe tirem a vida e os afastando até seu HP subir suficientemente para que você volte atacar agressivamente. Você deve adotar essa tática quando seu HP estiver baixo, para não perder a vida facilmente. Nem sempre isso é necessário, depende do caso.

O Defensor possui a melhor defensiva do jogo, e também é excelente para proteger seus aliados com pouco HP.

Você utilizará principalmente o Pulo com Ataque, visando sempre utilizar da melhor forma seu ângulo e alcance para que os oponentes não cheguem em você, sendo acertados no processo. Ele é o melhor ataque para defensiva por causa de sua duração, alcance e ângulo ideal para ser utilizado numa altura superior à do oponente, sendo excelente para afastar. Procure sempre ficar em plataformas superiores a seus oponentes, os afastando. Dessa forma utilizará melhor o ângulo de seu ataque inclinado, o qual é difícil para a maioria das classes passar, se for utilizado de forma eficiente. Repito mais uma vez: não utilize o Pulo com Ataque aleatoriamente sem parar, e sim de maneira calculada! Vise o que eu citei acima, para não abrir brechas.

O block será um grande aliado, auxiliando muito a deixar sua defensiva ainda mais impenetrável. Treine block em conjunto com sua defensiva.

Você pode utilizar alguns Guards de vez em quando para atrasar os oponentes e se defender de skills, mas use com cautela. Não utilize o Ataque no Dash enquanto estiver na defensiva, ele não é muito bom para jogar recuado pois pode abrir brechas devido à sua duração menor.

Enquanto estiver na defensiva, você não perseguirá seus oponentes, nem fará movimentos arriscados. Se foque em fazer uso do seu alcance e ãngulo para afastar os oponentes, acertando sem ser acertado. Um dos melhores locais é a plataforma superior da Floresta Élfica, pois além do fato dos oponentes virem sempre por baixo (seu Pulo com Ataque tem um ótimo alcance inferior), caso você os derrube lá pra baixo enquanto tentam chegar perto, eles perderão um tempo precioso e o seu HP continuará a subir.

Para proteger seus aliados quando estiverem com baixo HP, mantenha-se perto deles utilizando o Pulo com Ataque e tentando bloquear os ataques que vem, mas cuide com aqueles adversários que vêm com tudo soltando skill. Preveja-os e desvie! Em muitos casos você pode utilizar o Guard para paralisar os oponentes, assim como bloquear skills caso tiver prática com isso. Também pode utilizar um Corte Divino para servir de “escudo” e parar a skill adversária que tenta chegar ao seu aliado.

Há também o que eu chamo de “Defensiva Absoluta”, que será explicada logo abaixo.

 

Defensiva Absoluta - Utilizada principalmente em 1x1. A Defensiva Absoluta consiste em focar unicamente e apenas em subir seu HP até 50%+ (se o oponente estiver com o HP cheio, preferencialmente espere até encher o seu quase por completo também, para não ficar em desvantagem) para só então voltar a atacar efetivamente seu oponente com o intuito de causar danos. Você deve começar a recuar com cerca de 20% a 30% do seu HP, ou com o quanto que houver restado caso menos que isso.

Utiliza os mesmos princípios da defensiva comum, porém, foca-se SOMENTE em não fazer nada arriscado e não perder a vida a qualquer custo. Por conta disso, ela só é recomendada para 1x1 e em casos de extrema necessidade em times, ou quando seu(s) parceiro(s) pode(m) lhe dar suporte ao mesmo tempo que consegue(m) se virar sozinho(s) para não morrer.

Jogando na Defensiva Absoluta, você poderá abusar do Corte Divino como forma de ganhar tempo, locomoção e invencibilidade, principalmente caindo de plataformas. Porém, tome muito cuidado com sua utilização, pois ser imprudente com isso pode significar sua morte.

Jogue cada vida como se fosse a última, lute e dê tudo de si para não perder cada uma, assim quando houver algum imprevisto e realmente não puder ter evitado a morte, ainda haverão 2 vidas lhe esperando. Assim, com cada vida sendo um sacrifício imenso para seu adversário lhe tirar, ampliará em muito suas chances de vitória.

Não tente de maneira alguma “aproveitar oportunidades” para atacar e dar danos no seu oponente, evite qualquer contato e brecha desnecessária quando estiver com HP baixo, ou poderá perder sua vida. Quando um pet seu travar um oponente, você não irá agarrar, pois poderá abrir brecha para que na seqüência você seja travado por um pet também, arriscando totalmente sua vida ao receber um alto dano. Nesse caso, ao invés disso, aproveite para tomar distância e ir para um local onde tenha vantagens em ângulo e alcance, e se prepare para continuar afastando o oponente.

Contra jogadores imprudentes ou que têm falta de paciência (a grande maioria), no seu processo de recuperação de HP eles mesmos terão perdido muito do HP deles, possivelmente ficando até com o HP crítico e sendo presa fácil para finalização. Grande virada, não?

Com prática nessa tática, grande parte dos seus 1x1 poderão ser vencidos de perfect, até mesmo contra ótimos jogadores.

Esse tipo de defensiva tem uso limitado em jogos em time, pelo fato de que você não pode deixar seus aliados sozinhos e pensar somente na sua sobrevivência, ou será quase como um 3x2. Porém, tal defensiva se mostra muito útil no caso de seus aliados terem mais vidas do que você, e você estiver para morrer sua última vida. É sempre melhor você resistir por mais tempo, mesmo que deixe seus parceiros sozinhos durante um tempo, do que ir para cima e estar “junto” durante alguns segundos a mais e então abandoná-los definitivamente.

Certamente ao realizar essa defensiva muitos lhe chamarão de “camper”, “speller”, “noob” e coisas do tipo no 1x1, principalmente jogadores iniciantes.

Não ligue para eles, são apenas chorões implorando coisas do tipo “por favor, venha me atacar de maneira suicida e me permita lhe tirar uma vida, pois assim está impossível para mim! Facilita aí, pô! ;~”. Eles nem mesmo sabem o que significam os termos que “xingam”. Dê o seu perfect e seja feliz. =)

Infelizmente, a efetividade dessa tática diminuiu bastante nas Seasons 3 e Chaos, devido a uma regeneração de HP mais lenta (mesmo com propriedades máximas, não chega ao que era naturalmente na Season 2) e a propriedade de crítico que pode dar alguns danos absurdos e tirar muito do HP suado que foi recuperado, de uma só vez. Porém, mesmo com efetividade menor ela ainda continua sendo muito útil.

 

 

Combos – O Defensor não tem um dano tão alto por si só em seus golpes isolados, sua principal fonte de dano são os combos. Abuse deles, da facilidade de iniciá-los e das oportunidades de iniciá-los, já que com prática no block, você terá bastante liberdade em aproximação nos oponentes. Use sua criatividade e sempre procure criar novos combos improvisados, as possibilidades de criação são inúmeras com o Defensor.

Em breve haverá uma seção no tutorial com vários combos, assim como vídeo de demonstração.

 

Previsões e antecipações – Esse é um dos principais pontos que separam os jogadores experientes dos amadores. Conforme você evolui seu nível de jogo, aprenderá a prever seus oponentes e influenciá-los a fazer o que você quer que eles façam. Depois de um tempo, você saberá exatamente o que eles tentarão fazer antes de eles pensarem na possibilidade de fazer, e então poderá se antecipar e impedir facilmente suas estratégias. Em batalhas entre jogadores experientes e não facilmente previsíveis e influenciáveis, isso torna-se mais difícil e desafiador. O ato de tentar prever os oponentes é algo natural conforme você joga, e ter boas previsões potencializará muitos quesitos, lhe dando boa vantagem nas partidas. Você deve sempre estar preparado para contra-atacar todas as possibilidades de avanço do seu oponente, para levar vantagem nas investidas.

 

Preparação de armadilhas – Excelente complemento para adicionar variação e eficiência à jogabilidade do Defensor. Grande parte das armadilhas utilizam o Pulso Mágico ou um pet para a preparação. Geralmente as armadilhas abrem uma boa brecha no oponente, possibilitando um alto dano. Muitas delas focam-se em simplesmente encurralar.

Um bom exemplo de armadilha com mascote consiste em: com o adversário no chão depois de ser derrubado, solte o mascote atrás dele e fique na frente dele utilizando Pulo com Ataque ou Ataque no Dash, encurralando-o para ambos os lados que ele for escapar. Se ele ir para o seu lado, haverá grande chance dele receber seu ataque e ainda cair no pet, sendo trancado e ficando vulnerável a combos. Se for para o lado do pet sem ter total cautela (o que no calor da batalha, na maioria das vezes se afobam e não conseguem ter), haverá grandes chances de ser parado por ele e ocorrer o mesmo que acima.

Outro exemplo é preencher totalmente uma área perto dele e atacar do outro, deixando ele sem opções de fuga.

Armadilhas em time são ainda mais eficientes, quando você e seu parceiro buscam o tempo todo encurralar os oponentes, atacando em conjunto e sem chances de escapar.

Utilize dos pulsos para encurralar seu oponente em fuga, ou mesmo como elemento surpresa. As preparações de armadilhas incluem o que citei acima, mas há muito mais que se pode fazer, mesmo sem o uso desses dois recursos. Use a criatividade e surpreenda seus adversários!

 

Uso dos Dashs – Usar o necessário para ter uma agilidade alta no seu jogo. Quanto mais rápido você se movimentar (contanto que você também consiga atacar com precisão, bloquear, esquivar e moldar bem seus movimentos), melhor poderá perseguir seus oponentes, pegá-los de surpresa e ser imprevisível. Fazer bom uso da movimentação e variar bastante nos movimentos e formas de aproximação é essencial.

O dash nunca deve ser usado “de qualquer jeito”, ou de uma forma que prejudique o que eu já citei acima. Você deve usá-lo com algum objetivo em mente, seja para perseguição e atacar rapidamente de maneira certeira, para confundir o oponente, para escapar de situações difíceis, preparar armadilhas, etc.

 

Glossário:quando os oponentes encostam no seu escudo ao executar um block ou guard, eles levantarão seus braços e ficarão sem poder se mover por alguns momentos. Todos os ataques dos mesmos serão interrompidos, e eles ficarão impossibilitados de fazer qualquer movimento enquanto estiverem se recompondo.

 

Melee : ataque corporal, corpo-a-corpo. Quando alguém se refere a classes “melee”, inclui somente aos que usam ataques corpo-a-corpo como forma primária de ataque, ou seja, Elesis, Lass, Ryan, Ronan, Amy, Jin, Sieghart, Dio e Zero. Lire, Arme e Mari são personagens que utilizam poucos ataques corporais, e são geralmente referidas como “ranged” (embora a Mari utilize um pouco mais de ataques físicos, não chega a ser melee).[video=youtube;p8slNSH0cjk]

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creditos: pelo post :

EU

e pelo video:

jogandogccom

 

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  • Velha Guarda

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Varie na cor pois uma cor só dá a sensação que o topico nunca vai acabar.

 

Com algumas dessas técnicas seu topico poderá ser adicionado na Quick de Dicas/Tutoriais.

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Jogo de Defensor em PvP,na parte em que o oponente vai pro alto não é muito bom da um pulo reto,é melhor pular pra cima do boneco e aperta z faço asism.

 

Quando você faz a 2skill quando o oponente ainda estiver no alto solte a 1skill irá fazer um aerial.Ainda não consigui resolver o problema da velocidade,ele é meio lento.

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