Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Brasil..Bom ou Ruim?


~Cleyton
 Compartilhar

Posts Recomendados

Estava lendo umas matérias na internet, e um texto que estava lendo me surpreendeu o que foi dito no mesmo, muito bom, Leiam abaixo:

 

Escritora holandesa, falando sobre o Brasil. Texto bárbaro!

 

"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

 

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

 

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

 

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

 

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

 

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

 

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

 

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

 

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

 

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? :)

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria d.esgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

 

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!"

 

 

Fica a dica, tenho orgulho de ser Brasileiro, como todos os lugares temos coisas ruim e boas.

nQ3rEGL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Eu li e a cada item eu me arrepiava mais. Eu tenho muito orgulho de ser Brasileiro, apesar dos nossos problemas, a felicidade aqui reina.

 

Falo mal, mas falo pro bem e nunca esqueço de que preferi nascer aqui do que em outro lugar.

 

BRASIL (L) Tenho orgulho de ser Brasileiro. Lindo texto, realmente é motivante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa!

Só posso dizer que tenho o maior orgulho de ser brasileira!

É tão engraçado né? Termos que esperar as pessoas de fora "jogar" isso na nossa cara para percebermos isso!

O Brasil tem tanta coisa boa, tanta gente por aí inventando coisas maravilhosas, invenções incríveis, descobertas para medicina e tudo mais...

A única coisa triste é que ninguém sabe...

Ninguém sabe das nossas grandes conquistas..

Por que nós não temos o orgulho de divulgar, nós não temos o orgulho de nos expor!

Tudo na vida tem os pontos positivos e negativos. Aqui tbm não é diferente!

Mas porque lembrar somente deles...?

Acho que me empolguei bastante... Rs'

Deve ser meu orgulho de ser brasileira falando alto!

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brasil 86° Colocado no Ranking do IDH ? Esse é o mesmo que você está falando ? Brasil onde tem escolas caindo aos pedaços e mesmo assim , da auxilio a diversas crianças ? Brasil onde 80% dos políticos são corruptos e desviam verbas de educação , segurança etc... Brasil onde um professor ganha uma miséria comparado ao seu trabalho ? Brasil onde idolatram cultura do exterior ? Preconceito ? Deputados escolhidos pela população que não sabe ao menos ler ? Onde a maior mídia da Televisão manipula tudo e todos ?

 

Esse é o mesmo Brasil da pergunta ? Citam Rio de Janeiro onde tem Mil Maravilhas , mas esquecem que no Nordeste há muito pobreza? Rio de Janeiro cidade mais solidário ( cumulo do dia ) ... Tomem como exemplo Japão , onde sofre de um explosão nuclear e em menos de 1 anos já se reconstrói muita coisa pelo esforço de todos ? Tomem como exemplo a Coreia , que quando se manda alunos estudarem 2 Turnos é levado com Honra por eles e aqui ? Alunos Matando aula ? Indo na escola apenas para atrapalhar ?

 

Brasil é um país desigual ... Corrupto ... Eu tenho sorte de estudar em uma escola descente , com bons professores , nunca faltou nada em minha casa ... Agora são 190.000.000 de habitantes no Brasil enquanto eu tenho essa sorte , muitos sofrem pelo contrario !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Só discordo de uma coisa.

 

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

 

Se o unir for através de imposição de uma crença maior ai sim a frase faz sentido, do contrário não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sabia que o texto era velho, mas a intenção da postagem do texto aqui, é mostrar que o Brasil não é formado apenas por coisas ruins, mas também por coisas boas, claro que temos o lado pró e contra, isso é inevitável, vivemos em um pais com várias opiniões, logo pessoas desonestas, espero que vocês pensem igual eu quando o li o texto, tive outra percepção do Brasil, não posso esquecer as coisas ruins, porém vamos dar valor aos nossos princípios e coisas que só nós temos.

nQ3rEGL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando vi também pensei que era de agora, joguei no google porque queria postar em meu face, achei muito interessante o texto é como falei "não é querendo estragar nada, vi e achei interessante compartilhar."

uma parte do conteúdo do site que achei interessante:

Quando Deus criou o mundo, disse: “Vou criar alguns países com enormes desertos e falta d’água. Outros com furacões devastadores. Outros ainda assolados por terremotos, maremotos e vulcões. Mas vou criar um país chamado Brasil em que não haverá desertos, a água será abundante, não terá terremotos, vulcões, maremotos nem furacões. As terras serão férteis e não existirá um inverno longo e inclemente.

 

A esta altura um anjo observou: “Mas, Senhor, isto não é extremamente injusto?! E Deus respondeu: “Espere só, para ver o povo que eu vou colocar nesse país.”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema do povo brasileiro é a falta de patriotismo. Se você for na Europa, nos EUA, etc, você verá que 90% das pessoas têm um patriotismo tão grande a ponto de fazer qualquer coisa pelo país quando preciso. Na França, você é SUPER maltratado pelos franceses, apenas por saberem que somos brasileiros. Tudo bem, aqui no Brasil temos muitos problemas a melhorar, porém temos muitas qualidades. Para nosso país crescer precisamos de mais patriotismo, pois as mesmas pessoas que falam "Ah, o Brasil é um lixo" não fazem nada pra mudar a situação. Tenho muitos amigos que falam "Ah, queria ser americano" ou então "Ah, queria ser europeu", vão à bosta, é o que digo a eles. Eles reclamam e não fazem nada para tentar mudar a situação. É isso que acho.

 

@OFF

 

Creitu quanto tempo *-*

Comovai/ :D

Ex- Moderador VGZ

C5QmaCT.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, antes de tudo, quero dizer que adoro o Brasil. Quando era menos esclarecido não sentia orgulho de ser Brasileiro mas com estudos, entendi a incrível história que o Brasil possui.

 

Período da Ditadura, saber quem foi Julio Prestes, Antonio Conselheiro, João Cândido Felisberto, conhecer poemas de Carlos Drummond de Andrade, saber quem foi Frei Caneca, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

 

Isto me fez tornar nacionalista, isto me fez amar o meu país. E não dados, como os que você postou.

 

Dizer que o Brasil é um país bem estruturado, ideal para se viver, e que possui avanços quando comparado com os internacionais, coisas assim só demonstram alienação (Não que você seja). Mas se fingir que o país está bom demonstra apenas que você está feliz com a desigualdade social que enfrentamos, dizer que a corrupção na política está lhe agradando.

 

Dizer que o povo brasileiro possui cultura? Bem talvez no passado tivéssemos hoje em dia, pelo menos para min, Gustavo Lima, Luan Santana, Mr. Catra, .. Não pode ser chamado de cultura.

Para min cultura é escultar Tom Jobim, Raul Seixas, Caetano Veloso. Ler textos de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto, Aluisio de Azevedo.

Mas lhe pergunto o brasileiro da importância para essa rica cultura? Por isso o país está uma M.ERDA.

 

O brasileiro é sim hospitaleiro como você disse, mas já parou para pensar de o porque sermos hospitaleiros? Nós somos dessa forma, por motivos muito mais intrínsecos, nós necessitamos aprender a linguá de outro país, pois só assim o brasileiro conseguira o ganha pão para o próximo dia. Pois se nós nos focarmos em depender de empregos que o governo nos deve providenciar, nós morreríamos. Então pergunto você acha que um brasileiro, gosta de ter de correr atrás do chamado ''gringo'', se rejeitar a aprender a sua linguá, se rejeitar a prostituir para ele, porque gostamos? Não meu amigo por que precisamos, por isso o país está uma M.ERDA.

 

Brasileiro colocou, 97,3% das crianças em escolas? Então porque o governo precisa tomar medidas de cotas, para que alunos de ensino público entrem em universidades? Porque o Brasil corre até hoje para que o índice de Analfabetismo chegue a ZERO? Sendo que esse dado foi alcançado por todo G7 a muito tempo atrás? Por isso o país está uma M.ERDA

 

Sistema eleitoral mais avançado? Mas do que adianta se estamos preso a um hipocondrismo que nos força a votar em corruptos, do que adianta eleger corruptos mais rapidamente ao poder? Por isso o país está uma M.ERDA

 

Se for para min citar os furos dos dados que você postou, deixo o post ainda maior. Mas se comparar com dados de países internacionais você verá o quanto estes são medíocres.

 

Nós criticamos o país não porque ele é ruim mais sim está ruim, não criticar seria é dizer para nós mesmos que estamos agradecidos, pela desigualdade social que enfrentamos.

 

As pessoas criticam muito o povo, mas só somos aculturados, porque para os políticos isto é o necessário para que continuemos a eleger corruptos no poder.

 

A intenção para com o post foi louvável, é realmente triste ver a quantidade de adolescentes que estão crescendo vendo o país como um lixo (Sendo que não conhecem nossa incrível história), mas mesmo com a intenção o post foi mal arquitetado e preparado.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado

Aqui no brasil eu fico meia hora ouvindo uma musiquinha ridícula, e sou repassado de atendente umas 4 vezes pra conseguir resolver meu serviço, além de ter que passar pelo serviço de atendimento automatizado "Olá, tudo bem? Meu nome é valeska, e eu serei seu atendente virtual. Antes de começarmos, gostaria de dizer que a oi tem uma promoção imperdível para assinar a oi tevê, você gostaria de ..."

 

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Eu estive nos EUA recentemente, e... isso é uma mentira, eles enrolam o sanduíche/hamburger sim. Além de que a pessoa que recebe o dinheiro se chama "caixa". O Caixa, não toca na comida =/

 

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Sem comentários, é o costume deles, minha professora de ingles que morou lá em londres disse que adorava, além de ser prático e barato.

 

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Um ponto bom do brasil, tenho que reconhecer.

 

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Depende do lugar que você vai. Tanto no brasil ou na europa tem bons e maus atendentes.

 

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Me explique como colocar cenas nacionalistas em um filme pode destruir seu povo?????

 

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

É porque existe um português de portugal, e um português brasileiro mesmo. Seria a mesma língua, mas são um pouco diferentes. Até nós mesmos dizemos que falamos português. Ou você espera que os estrangeiros digam que falamos brasileiro?

 

Olha, sinceramente, não gosto do brasil. A ideia que eu tenho é de um país sujo, que as pessoas não se importam com o meio em que vivem, só querem saber de bagunça, de serem brincalhões, de não levar nada a sério. Eu estive nos estados unidos, e a primeira visão que tive daquela cidade (miami) foi maravilhosa, tudo bonito, tudo certo, nenhuma favela, aeroporto limpo, banheiros limpos, pessoas que se importam em cuidar do lugar que vivem. Depois cheguei de avião em orlando, meu deus, miami ficou feia. Só ví casas chiques, bairros bem arrumados, muito verde, tudo limpo, ruas limpas.

Olha, e quando você vê como são as pessoas... todos lá são educados, todos se desculpam o tempo todo, pedem licença, eles querem ajudar. Nas ruas de nova york (uma cidade muito maior que orlando por sinal) 90% das pessoas tem um iphone, 1 em cada 5 andam com um iphone/galaxy na mão. Falar que violência é problema de cidade grande? kkkkkkkk, vivam essa ilusão de achar certo uma cidade grande ser violenta.

Sabe porque lá é assim? Porque as pessoas são dedicadas ao seu emprego, ao estudo. EUA tem 250 anos, metade do brasil, mas parece estar 1000 anos na frente.

Dexa eu te falar: sabe quanto é o imposto lá? Se você tiver mais de 150 mil dolares no banco, o imposto é de 50%, quase igual ao brasil, que isso na verdade é cobrado em cada coisa que você compra (ou seja, lá só os ricos pagam imposto de 50%, aqui todos são obrigados a pagar) mas eu pagaria com vontade, ficaria feliz em pagar sabendo que esse dinheiro seria usado de forma correta, e não ser colocado metade no bolço de ladrões/palhaços, e a outra metade sendo distribuída para mais de seiláquantos milhões de servidores públicos que recebem entre 1 e 3 salários mínimos/mês.

 

PS: Ah, e continua votando no tiririca, é bem a cara do brasileiro mesmo, kk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Horrível. Só uma coisa que já foi citada comprova isso:

 

6ª Economia Mundial em PIB - 88ª Educação Mundial.

 

Há algo errado aí, não acham? :)

 

 

E outra:

 

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer.

 

Sinceramente, não entendi essa afirmação... a pessoa que escreveu isso está certamente errada. É facilmente comprovado pelo índice de doenças no Brasil por falta de higiene. Eu já vi uma pesquisa que retratava justamente isso, já faz algum tempo e não me lembro onde, mas os brasileiros tomam mais banhos que Europeus, enquanto na hora de lavar as mãos, são realmente pouquíssima vezes se comparado à de Europeus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edi472

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre lavar as mãos é um caso comum. No Brasil faz muito calor ( generalizando ). Logo, o brasileiro toma muito banho. Quem toma muito banho, tem sempre a sensação de corpo limpo, e acaba esquecendo das mãos. É comum nossas mães e avós falarem o seguinte, " toma banho e vem almoçar ". Isso é da nossa cultura, não quer dizer que o brasileiro seja "porco", é apenas descuido.

 

Já a Europa, EUA, são lugares mais frios ( generalizando ), e lá não se toma tanto banho, no entanto, há uma higiene concentrada na parte das mãos, até mesmo pela questão sensorial.

 

Cleyton, excelente tópico. Como o próprio Leão citou, também senti arrepios...

 

O maior problema da nossa nação, é a política. Há uma certa ignorância do povo brasileiro para solucionar essas questões, e uma certa burocracia em tudo. Outro grande fator, é a nossa justiça, nossas leis. A constituição é ridiculamente mal tratada, mal interpretada e julgada. Se dizem assim : Você está proibido de matar alguém !

 

Alguém diz isso como defesa : Eu não matei, mandei matar !

 

E essa pessoa ainda é inocentada. Ou seja, o brasileiro é estúpido, leva tudo ao pé da letra. E nisso não há o que negar, o EUA estão a séculos na nossa frente. A Europa também.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma certa ignorância do povo brasileiro para solucionar essas questões, e uma certa burocracia em tudo. Outro grande fator, é a nossa justiça, nossas leis. A constituição é ridiculamente mal tratada, mal interpretada e julgada. Se dizem assim : Você está proibido de matar alguém !

 

E essa pessoa ainda é inocentada. Ou seja, o brasileiro é estúpido, leva tudo ao pé da letra. E nisso não há o que negar, o EUA estão a séculos na nossa frente. A Europa também.

 

Bom pelo menos para min a culpa não está no povo em ser aculturado, e não saber votar. E sim na politica em completo!!!

 

O Brasil se encontra tão manipulado, que colocar a culpa no povo seria um erro tremendo.

 

Desde de os primórdios é claro que o homem só corre atrás dos direitos, quando sente fome, ou lhe tiram algo que matinha sua vida!!

(Revolução Francesa explicita isso)

 

Mas o brasileiro possui essa renda, o salário minimo o crédito tudo aumentou proporcionando assim uma ''qualidade de vida melhor''. Mas os governantes sabiamente souberam estruturar algo muito mais intrínseco. Os governantes erradicaram toda e qualquer possibilidade de elevar a cultura. Moro em Goiânia, e ouço de meus país que no passado aqui sempre foi um local de referência em ensino público, mas hoje a única alternatia é buscar ensino privado, pois os governantes (Marconi Perillo que o diga), pioraram gradativamente o ensino público.

 

Ceta vez meu professor me disse: Estamos sujeitos a uma política da maioria, a maioria aculturada, tem relevância sobre os culturados!!

 

O Brasileiro ficou rico, mas pobre em cultura!! E o que vemos hoje é caminhonetes gigantescas tocando funks!!

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o ensino público realmente virou um fiasco. Mas a questão não é somente a do governo. O brasileiro está procriando demais, estamos a caminho da China. Isso rende bons frutos, nosso PIB aumenta. Mas a consequência a longo prazo, é a banalização dos serviços prestados gratuitamente. Ou seja, a educação, a saúde, transporte "público", tudo é um caos, também pela "superpopulação".

 

Quanto a ter dinheiro, acesso e inclusão, é uma questão prática. O brasileiro é um mau pagador, mais da metade do nosso povo está endividado. Isso significa que estamos comprando mais que podemos, o que acarreta numa falsa sensação de poder de compra. É comum ver jovens recebendo apenas dois salários por mês, comprando carros. É comum ver jovens casando, é comum hoje em dia fazer viagens caras. Conheço pessoas que lancham fora todos os dias, fazem viagens a outros estados periodicamente, e sempre estão no vermelho.

 

Então é uma pergunta fácil, viver a vida intensamente sem pensar no gasto, ou viver a vida de modo controlado ?

 

No resto, como você citou perfeitamente Blackfex, é a falta de cultura.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.