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ABC do Design


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ta aew algo q pode ser util no dia a dia de design de vcc, divirta-se:

duvidas? pergunta ew!!!

abraÃÆ’ƒÂ§os

 

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ABNT ÃÆ’¢â‚¬â€œ AssociaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o Brasileira de Normas TÃÆ’ƒÂ©cnicas ÃÆ’¢â‚¬â€œ responsÃÆ’ƒÂ¡vel por normas tÃÆ’ƒÂ©cnicas e pelo controle de padrÃÆ’ƒÂµes industriais.

Acabamento ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ o processo de finalizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de um produto grÃÆ’ƒÂ¡fico.

Acondicionamento ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de estudo na aplicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o, transporte, estocagem e consumo de um determinado produto em condiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes reais de mercado.

Adesivo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Papel, plÃÆ’ƒÂ¡stico, metal, etc. Qualquer tipo de material que possa ser impresso habilitando a possibilidade de fixaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em qualquer uma das faces.

Adesivo de dupla face ÃÆ’¢â‚¬â€œ Ver adesivo. (fixaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em ambas as faces).

ADG ÃÆ’¢â‚¬â€œ AssociaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o dos Designers GrÃÆ’ƒÂ¡ficos. Entidade nacional sem fins lucrativos, voltada para a valorizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o e a divulgaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de trabalhos e profissionais na ÃÆ’ƒÂ¡rea do design grÃÆ’ƒÂ¡fico.

AerÃÆ’ƒÂ³grafo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Formato semelhante de uma caneta tinteiro e funcionando ÃÆ’ƒÂ  pressÃÆ’ƒÂ£o. Este instrumento borrifa tinta por meio de ar comprimido.

AgÃÆ’ƒÂªncia de publicidade e / ou propaganda ÃÆ’¢â‚¬â€œ Empresa especializada no planejamento e na execuÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de estratÃÆ’ƒÂ©gias publicitÃÆ’ƒÂ¡rias.

Airbrush ÃÆ’¢â‚¬â€œ Sistema de pintura semelhante ao aerÃÆ’ƒÂ³grafo.

Alceamento ÃÆ’¢â‚¬â€œ OrganizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o da seqÃÆ’ƒÂÂÂ¼ÃÆ’ƒÂªncia de pÃÆ’ƒÂ¡ginas para a encadernaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Ampersand ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’¢â‚¬Å“&ÃÆ’¢â‚¬Â Caractere tipogrÃÆ’ƒÂ¡fico que representa e palavra e. (Exemplo: CamarÃÆ’ƒÂ£o & CIA)

AmpliaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ ReproduÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de gravura e / ou fotografia de tamanho superior a 100 % do original.

ÃÆ’ƒâ€šngulo de retÃÆ’ƒÂ­cula ÃÆ’¢â‚¬â€œ Para a melhor ilusÃÆ’ƒÂ£o de tom contÃÆ’ƒÂ­nuo (resoluÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o), ÃÆ’ƒÂ© utilizado um determinado ÃÆ’ƒÂ¢ngulo para evitar o efeito moirÃÆ’ƒÂ©.

AnimaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em 2D ÃÆ’¢â‚¬â€œ Utilizando frames por segundo, a animaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em 2D ÃÆ’ƒÂ© desenvolvida com apenas dois eixos de trabalho. Mas um animador experiente poderÃÆ’ƒÂ¡ desenvolver animaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes em 3D (utilizando recursos 2D) atravÃÆ’ƒÂ©s de efeitos com luz e sombra.

AnimaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em 3D ÃÆ’¢â‚¬â€œ AtravÃÆ’ƒÂ©s de programas que incorporam a aplicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o dos trÃÆ’ƒÂªs eixos X, Y e Z, um objeto tridimensional pode ser modelado e animado com os recursos CAD (Computer Aided Design).

ANSI ÃÆ’¢â‚¬â€œ American National Standarts Institute (EUA) ÃÆ’¢â‚¬â€œ Semelhante a ABNT(Brasil).

Ante-rosto ÃÆ’¢â‚¬â€œ falsa-folha de rosto localizada em grande parte dos livros que precede o tÃÆ’ƒÂ­tulo da obra.

Anti-aliasing ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ um processo na computaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o grÃÆ’ƒÂ¡fica que visa disfarÃÆ’ƒÂ§ar a mÃÆ’ƒÂ¡ aparÃÆ’ƒÂªncia de imagens grÃÆ’ƒÂ¡ficas de mapeamento de pontos.

AnÃÆ’ƒÂºncio ÃÆ’¢â‚¬â€œ MÃÆ’ƒÂ­dia impressa utilizando recursos publicitÃÆ’ƒÂ¡rios.

AnÃÆ’ƒÂºncio cooperado ÃÆ’¢â‚¬â€œ AnÃÆ’ƒÂºncio com custo dividido e com objetivos similares de empresas. Um exemplo sÃÆ’ƒÂ£o os anÃÆ’ƒÂºncios de lojas de varejo.

Apple ÃÆ’¢â‚¬â€œ Pioneiro no desenvolvimento de computadores pessoais e de interfaces visualmente amigÃÆ’ƒÂ¡veis.

Arte ÃÆ’¢â‚¬â€œ Produto do trabalho do profissional ligado aos meios de expressÃÆ’ƒÂ£o: design, fotografia, ilustraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o, etc.

Arte final ÃÆ’¢â‚¬â€œ finalizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de um trabalho destinado ÃÆ’ƒÂ  produÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o grÃÆ’ƒÂ¡fica. PreocupaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o com formas, cores e tipografia para reproduÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em sÃÆ’ƒÂ©rie.

Artes grÃÆ’ƒÂ¡ficas ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de produÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em grande ou pequena quantidade de cÃÆ’ƒÂ³pias a partir de uma matriz.

ASCII ÃÆ’¢â‚¬â€œ American Standart Code for Information Interchange ÃÆ’¢â‚¬â€œ PadrÃÆ’ƒÂ£o industrial para a codificaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de sinais alfanumÃÆ’ƒÂ©ricos.

Ascendentes ÃÆ’¢â‚¬â€œ Grupos de letras minÃÆ’ƒÂºsculas que se elevam acima da altura X. (b, d, f, h, k, l).

AVI ÃÆ’¢â‚¬â€œ Audio VÃÆ’ƒÂ­deo Interleave ÃÆ’¢â‚¬â€œ ExtensÃÆ’ƒÂ£o utilizada por programas para a apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de arquivos de vÃÆ’ƒÂ­deo.

 

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Background ÃÆ’¢â‚¬â€œ Fundo de uma determinada composiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o. Ou ÃÆ’ƒÂºltimo plano de uma composiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Back light ÃÆ’¢â‚¬â€œ Painel luminoso que emite informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o impressa atravÃÆ’ƒÂ©s de lona translÃÆ’ƒÂºcida.

Backup ÃÆ’¢â‚¬â€œ CÃÆ’ƒÂ³pia digital feita por medida de seguranÃÆ’ƒÂ§a.

BalcÃÆ’ƒÂ£o de degustaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ Stand que apresenta um novo produto atravÃÆ’ƒÂ©s de um promotor ou demonstrador de vendas.

Banco de imagens ÃÆ’¢â‚¬â€œ ColetÃÆ’ƒÂ¢nea de imagens de qualquer campo ou natureza.

Bandeirolas ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cartazes pendurados tipo ÃÆ’¢â‚¬Å“varalÃÆ’¢â‚¬Â para decoraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de ponto-de-vendas.

Banner ÃÆ’¢â‚¬â€œ Propaganda desenvolvida por mÃÆ’ƒÂ­dia impressa ou digital que tem como objetivo anunciar um produto ou serviÃÆ’ƒÂ§o especÃÆ’ƒÂ­fico. Encontrada freqÃÆ’ƒÂ¼entemente na Internet.

Baseline ÃÆ’¢â‚¬â€œ SÃÆ’ƒÂ£o linhas imaginÃÆ’ƒÂ¡rias que determinam o apoio de letras de caixa alta e a altura-x das letras de caixa baixa.

Bicromia ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de impressÃÆ’ƒÂ£o a cores com dois clichÃÆ’ƒÂªs ou fotolitos, cada uma com determinada cor.

Bicromia falsa ÃÆ’¢â‚¬â€œ ImpressÃÆ’ƒÂ£o de um meio tom misturada com uma cor uniforme de plano de fundo.

Bitola ÃÆ’¢â‚¬â€œ Largura de uma coluna ou mancha tipogrÃÆ’ƒÂ¡fica.

Bitmap ÃÆ’¢â‚¬â€œ ExtensÃÆ’ƒÂ£o (bmp) utilizada por alguns programas que determinam uma imagem grÃÆ’ƒÂ¡fica formados por pontos chamados pixels.

Blend ÃÆ’¢â‚¬â€œ CombinaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o, mistura de cores ou formas.

BMP ÃÆ’¢â‚¬â€œ Ver bitmap.

Bobina ÃÆ’¢â‚¬â€œ Papel em grande escala utilizado em ploters ou em equipamentos que utilizem impressÃÆ’ƒÂµes por rolagens.

Bold ÃÆ’¢â‚¬â€œ ApresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de uma fonte com a espessura mais forte. (negrito).

BPI ÃÆ’¢â‚¬â€œ Bits per Inch ÃÆ’¢â‚¬â€œ Mede a densidade de bits em um determinado arquivo.

Brand ÃÆ’¢â‚¬â€œ marca.

Branding ÃÆ’¢â‚¬â€œ AfirmaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de uma marca ou empresa no mercado. Utilizando recursos para agregar valor ao produto ou ÃÆ’ƒÂ  consolidaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o da marca no meio.

Brainstorming ÃÆ’¢â‚¬â€œ Tempestade Cerebral ÃÆ’¢â‚¬â€œ TÃÆ’ƒÂ©cnica utilizada para a formaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de idÃÆ’ƒÂ©ias. DiscussÃÆ’ƒÂ£o em grupo que tem como objetivo determinar associaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes sobre um problema proposto.

Briefing ÃÆ’¢â‚¬â€œ InformaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes sobre o produto ou objeto a ser trabalhado. Sintetizando objetivos para serem utilizados no desenvolvimento do trabalho.

Broadsheet ÃÆ’¢â‚¬â€œ ImpressÃÆ’ƒÂ£o em grande escala com apenas um lado de apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Broche ÃÆ’¢â‚¬â€œ IlustraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o que tem como objetivo complementar informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes visuais. Exemplo: Danone ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’¢â‚¬Å“Novo SaborÃÆ’¢â‚¬ÂÂÂ.

Brush ÃÆ’¢â‚¬â€œ Escova, pincel ou brocha. Ferramenta utilizada em programas grÃÆ’ƒÂ¡ficos.

Button ÃÆ’¢â‚¬â€œ Objeto, texto ou ÃÆ’ƒÂ¡rea que podem determinar aÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes dispostas na tela do computador.

 

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CabeÃÆ’ƒÂ§a de pÃÆ’ƒÂ¡gina ÃÆ’¢â‚¬â€œ EspaÃÆ’ƒÂ§o nobre destinado a publicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de textos mais importantes.

CAD ÃÆ’¢â‚¬â€œ Computer-Aided-Design ÃÆ’¢â‚¬â€œ Programas que utilizam possibilidades de incorporar ou desenvolver objetos tridimensionais na mÃÆ’ƒÂ­dia digital. Automatizando o processo de desenho.

CADD ÃÆ’¢â‚¬â€œ Computer-Aided-Design-Drafting ÃÆ’¢â‚¬â€œ Os mesmos recursos CAD mas com inclusÃÆ’ƒÂµes de dimensionamento e entradas de textos.

CAD/CAM ÃÆ’¢â‚¬â€œ Computer-Aided-Design / Computer-Aided-Manufacturing ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de manufatura (robÃÆ’ƒÂ³tica) utilizando recursos CAD.

Caixa alta/baixa ÃÆ’¢â‚¬â€œ Indica o emprego de letras maiÃÆ’ƒÂºsculas e minÃÆ’ƒÂºsculas.

Calha ÃÆ’¢â‚¬â€œ Parte anterior da folha de um livro. Oposta ao dorso pelo qual o livro se abre.

Canoa ÃÆ’¢â‚¬â€œ Grampeamento de livros ou revistas atravÃÆ’ƒÂ©s do dorso ou dobra.

Cantear ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de corte de folhas arredondando os cantos.

Capa ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cobertura de papel, couro ou outro material que forma a parte externa de um conteÃÆ’ƒÂºdo bibliogrÃÆ’ƒÂ¡fico (livros, revistas, etc...).

Capa dura ÃÆ’¢â‚¬â€œ Capa de um livro com material rÃÆ’ƒÂ­gido.

Caractere ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ o sÃÆ’ƒÂ­mbolo utilizado em textos. (espaÃÆ’ƒÂ§o, acentos, letras, nÃÆ’ƒÂºmeros, etc... )

CartÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ definido como cartÃÆ’ƒÂ£o a folha que pesar mais de 180 gramas por metro quadrado. Menos do que isso, ÃÆ’ƒÂ© nomenclaturado como papel.

CartÃÆ’ƒÂ£o duplex ÃÆ’¢â‚¬â€œ CartÃÆ’ƒÂ£o fabricado em duas camadas sendo que uma delas possui qualidade superior.

CartÃÆ’ƒÂ£o triplex ÃÆ’¢â‚¬â€œ Semelhante ao duplex mas com trÃÆ’ƒÂªs camadas proporcionando maior resistÃÆ’ƒÂªncia.

Cartaz aÃÆ’ƒÂ©reo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cartaz destinado a ser pendurado em algum ponto de venda.

Cartazete ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cartaz de formato reduzido destinado tambÃÆ’ƒÂ©m para pontos de venda.

Cartoon ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenho humorÃÆ’ƒÂ­stico que pode ser incorporado a algum texto ou ter existÃÆ’ƒÂªncia autÃÆ’ƒÂ´noma.

CD-ROM ÃÆ’¢â‚¬â€œ Compact Disc Read Only Memory ÃÆ’¢â‚¬â€œ Disco compactado que possui alta capacidade de armazenamento.

Centralizar ÃÆ’¢â‚¬â€œ DispÃÆ’ƒÂµe fotos, textos e outros objetos a fim de determina-los em iguais distÃÆ’ƒÂ¢ncias em relaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’ƒÂ s margens.

Chapa de impressÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ Partes de materiais flexÃÆ’ƒÂ­veis que sÃÆ’ƒÂ£o destinados a impressÃÆ’ƒÂ£o offset.

Charge ÃÆ’¢â‚¬â€œ RepresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de acontecimentos cotidianos em forma de desenhos pictÃÆ’ƒÂ³ricos de carÃÆ’ƒÂ¡ter satÃÆ’ƒÂ­rico.

Claros ÃÆ’¢â‚¬â€œ Partes de uma composiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o visual que nÃÆ’ƒÂ£o possui impresso. Proporcionando em um texto ou folheto informativo mais conforto na leitura.

CMYK ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cyan, Magenta, yellow, Black. Sistema de integraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de cores primÃÆ’ƒÂ¡rias para a aquisiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de novas composiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

ComposiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ Ato de compor qualquer texto destinado a impressÃÆ’ƒÂ£o.

ComunicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ O processo de utilizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de tÃÆ’ƒÂ©cnicas para transmitir mensagens da forma mais eficaz. Utilizando conhecimentos e procedimentos de composiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o grÃÆ’ƒÂ¡fica.

Conceito ÃÆ’¢â‚¬â€œ ManifestaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o mental de idÃÆ’ƒÂ©ias ou coisas que venham a ser ou nÃÆ’ƒÂ£o desenvolvidas.

CondensaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ Recurso que tem como objetivo tornar possÃÆ’ƒÂ­vel a inclusÃÆ’ƒÂ£o de mais letras em um determinado espaÃÆ’ƒÂ§o.

Conta ÃÆ’¢â‚¬â€œ Termo utilizado para designar o atendimento publicitÃÆ’ƒÂ¡rio permanente de agÃÆ’ƒÂªncia e determinado produto, serviÃÆ’ƒÂ§o ou marca.

Conta-fio ÃÆ’¢â‚¬â€œ Instrumento para a realizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de avaliaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes de resultados de impressÃÆ’ƒÂ£o. Trata-se de uma lente que possui uma distÃÆ’ƒÂ¢ncia focal ideal que facilita a visualizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de impressÃÆ’ƒÂµes.

Contracapa ÃÆ’¢â‚¬â€œ Lados internos que podem ser utilizados como marcadores. TambÃÆ’ƒÂ©m chamada de segunda ou terceira capa.

Cor primÃÆ’ƒÂ¡ria ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cores puras que nÃÆ’ƒÂ£o resultam de misturas de outras cores. (ciano, magenta e amarelo). Na policromia, acrescenta-se o preto em conjunto com as trÃÆ’ƒÂªs.

Cores frias ÃÆ’¢â‚¬â€œ SÃÆ’ƒÂ£o elas: Azul, verde, violeta e suas variaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

Cores quentes ÃÆ’¢â‚¬â€œ SÃÆ’ƒÂ£o elas: Amarelo, vermelho, laranja e suas variaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

Cores secundÃÆ’ƒÂ¡rias ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cores que resultam da mistura de duas cores primÃÆ’ƒÂ¡rias.

Cores terciÃÆ’ƒÂ¡rias ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cores que resultam da mistura de duas cores secundÃÆ’ƒÂ¡rias.

Corpo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Altura, dimensÃÆ’ƒÂ£o, tipo de fonte que geralmente ÃÆ’ƒÂ© medido em pontos.

Cromo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Litografia em cores.

Cursiva ÃÆ’¢â‚¬â€œ desenho tipogrÃÆ’ƒÂ¡fico que se assemelha ÃÆ’ƒÂ  escrita manual. Geralmente com as letras nÃÆ’ƒÂ£o conectadas.

 

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Decalque ÃÆ’¢â‚¬â€œ TransferÃÆ’ƒÂªncia de tinta impressa de uma folha para outra atravÃÆ’ƒÂ©s de processos quÃÆ’ƒÂ­micos.

Descendentes ÃÆ’¢â‚¬â€œ Letras que se estendem abaixo da linha de base: c, g, i, p, que e y.

Desenho a traÃÆ’ƒÂ§o ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenvolvimento de qualquer arte atravÃÆ’ƒÂ©s de linhas com cores absolutas ou ÃÆ’ƒÂºnicas.

Design visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ Design grÃÆ’ƒÂ¡fico.

Diagrama ÃÆ’¢â‚¬â€œ Esquema de um plano bÃÆ’ƒÂ¡sico de trabalho grÃÆ’ƒÂ¡fico.

DiagramaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ OperaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes utilizadas para a disposiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de tÃÆ’ƒÂ­tulos, textos, grÃÆ’ƒÂ¡ficos, em uma pÃÆ’ƒÂ¡gina de publicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Didot ÃÆ’¢â‚¬â€œ Nome dado ao sistema de mediÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o tipogrÃÆ’ƒÂ¡fica.

Display ÃÆ’¢â‚¬â€œ Sistema promocional que tem como objetivo aumentar ou apresentar um determinado produto para o mercado.

DPI ÃÆ’¢â‚¬â€œ Dots per Inch ÃÆ’¢â‚¬â€œ SÃÆ’ƒÂ£o pontos por polegadas quadradas que definem a maior ou menor resoluÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de impressÃÆ’ƒÂ£o ou apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o visual.

 

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Efeito halo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Agrupamento de tinta nas bordas das letras dificultando a visualizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o. Ocorre em alguns processos de impressÃÆ’ƒÂ£o.

Egyptian ÃÆ’¢â‚¬â€œ Caracteriza a presenÃÆ’ƒÂ§a de serifas com espessura muito semelhante ÃÆ’ƒÂ  espessura mÃÆ’ƒÂ©dia de suas hastes.

Embalagem ÃÆ’¢â‚¬â€œ Recipientes que sÃÆ’ƒÂ£o desenvolvidos para o acondicionamento de produtos manufaturados ou industrializados.

Embalagem display ÃÆ’¢â‚¬â€œ Embalagens de transporte que tambÃÆ’ƒÂ©m sÃÆ’ƒÂ£o utilizadas como display no ponto-de-venda.

Embalagem econÃÆ’ƒÂ´mica ÃÆ’¢â‚¬â€œ Para consumos em grande quantidade, o benefÃÆ’ƒÂ­cio ÃÆ’ƒÂ© observado atravÃÆ’ƒÂ©s do custo do produto.

Embalagem institucional ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenvolvida para consumidores de produtos especÃÆ’ƒÂ­ficos. Restaurantes, hotÃÆ’ƒÂ©is, cantinas, etc.

Embalagem promocional ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenvolvida para apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes promocionais: Leve 3 e pague 2 !.

Embalagem primÃÆ’ƒÂ¡ria ÃÆ’¢â‚¬â€œ Tem como objetivo conter e proteger alimentos facilitando vendas em quantidades determinadas.

Embalagem secundÃÆ’ƒÂ¡ria ÃÆ’¢â‚¬â€œ Para conter e proteger produtos durante o manuseio do transporte.

Escala de cores ÃÆ’¢â‚¬â€œ Tabela impressa contendo um catÃÆ’ƒÂ¡logo de cores para serem utilizadas em diversas aplicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes por um designer.

Escala pantone de cores ÃÆ’¢â‚¬â€œ Marca registrada de um sistema largamente usado para a identificaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de cores.

Etiqueta ÃÆ’¢â‚¬â€œ Marcas, rÃÆ’ƒÂ³tulos ou informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes contidas em produtos, embalagens, frascos e demais mercadorias.

 

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Faixa de gÃÆ’ƒÂ´ndola ÃÆ’¢â‚¬â€œ PeÃÆ’ƒÂ§as que podem ou nÃÆ’ƒÂ£o conter mensagens para apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o e separaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de produtos.

FamÃÆ’ƒÂ­lia ÃÆ’¢â‚¬â€œ conjunto de letras que possuem a semelhantes formas estruturais.

Folder ÃÆ’¢â‚¬â€œ Folhetos explicativos, promocionais ou de divulgaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o com ou sem dobras que tem como objetivo enviar informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes a um determinado receptor.

Folheto ÃÆ’¢â‚¬â€œ PeÃÆ’ƒÂ§a impressa com uma ou mais dobras.

Fonte ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto de caracteres de uma mesma famÃÆ’ƒÂ­lia tipogrÃÆ’ƒÂ¡fica.

Fontographer ÃÆ’¢â‚¬â€œ Software de manipulaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de fontes desenvolvido pela Macromedia.

Formato ÃÆ’¢â‚¬â€œ DimensÃÆ’ƒÂµes de um impresso a ser definido: A0, A1, A2, A3, A4, etc.

Fotolito ÃÆ’¢â‚¬â€œ PelÃÆ’ƒÂ­cula transparente coberta por emulsÃÆ’ƒÂ£o fotosensÃÆ’ƒÂ­vel onde se registra, por meios fotomecÃÆ’ƒÂ¢nicos a imagem ou texto que se deseja imprimir.

FPS ÃÆ’¢â‚¬â€œ Frames per Second ÃÆ’¢â‚¬â€œ Ritmo de apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de quadros na animaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Front light ÃÆ’¢â‚¬â€œ Painel com representaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o grÃÆ’ƒÂ¡fica com iluminaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o externa ou interna frontal.

 

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Gabarito ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenvolvimento da estrutura de um diagrama sobre um suporte com dimensÃÆ’ƒÂµes determinadas.

GIF ÃÆ’¢â‚¬â€œ Graphics Interchange Format ÃÆ’¢â‚¬â€œ Arquivo com formato compactado utilizado constantemente na Web juntamente com o Jpeg.

Glifo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Sinal sintÃÆ’ƒÂ©tico que identifica uma funÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o, local ou informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

GÃÆ’ƒÂ´ndola ÃÆ’¢â‚¬â€œ Prateleiras ou unidade de exposiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de mercadorias para anÃÆ’ƒÂ¡lise e consumo.

Grayscale ÃÆ’¢â‚¬â€œ Imagens que possuem cores preto e branco.

Gray ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cinza, cor cinzenta.

Grid ÃÆ’¢â‚¬â€œ Malha para auxÃÆ’ƒÂ­lio de construÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de diagramas ou desenhos livres.

Grifo ÃÆ’¢â‚¬â€œ ItÃÆ’ƒÂ¡lico.

Grotesca ÃÆ’¢â‚¬â€œ Fontes sem serifa.

 

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HipermÃÆ’ƒÂ­dia ÃÆ’¢â‚¬â€œ UtilizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de textos, imagens, sons que possuem uma apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o nÃÆ’ƒÂ£o linear e recuperÃÆ’ƒÂ¡vel.

Hipertexto ÃÆ’¢â‚¬â€œ Estrutura que interliga textos e imagens atravÃÆ’ƒÂ©s de links ou conexÃÆ’ƒÂµes.

 

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ICOGRADA ÃÆ’¢â‚¬â€œ Entidade internacional relacionada aos assuntos do Design GrÃÆ’ƒÂ¡fico.

ÃÆ’ƒÂÂÂcone ÃÆ’¢â‚¬â€œ Signo visual que expressa o objeto que representa.

Identidade visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjuntos de elementos visuais grÃÆ’ƒÂ¡ficos que representam uma empresa, produto, instituiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o ou outros meios existentes representativos.

Ilha ÃÆ’¢â‚¬â€œ Sistema de exposiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de produtos facilitando a aquisiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em quaisquer direÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes em um local ou ponto-de-venda.

Ilustrator ÃÆ’¢â‚¬â€œ Programa desenvolvido pela Adobe Systems.

Imagem corporativa ÃÆ’¢â‚¬â€œ RelaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes de ÃÆ’ƒÂ­cones que forma a estrutura visual de uma empresa. Tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionÃÆ’ƒÂ¡rios.

Imagem vetorial ÃÆ’¢â‚¬â€œ Imagem com formato determinado por equaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes matemÃÆ’ƒÂ¡ticas.

ImpressÃÆ’ƒÂ£o ÃÆ’¢â‚¬â€œ ReproduÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes grÃÆ’ƒÂ¡ficas adquiridas atravÃÆ’ƒÂ©s de equipamentos eletrÃÆ’ƒÂ´nicos.

Interatividade ÃÆ’¢â‚¬â€œ AdministraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de recursos multimÃÆ’ƒÂ­dia para a maior interaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o com um determinado usuÃÆ’ƒÂ¡rio. Proporcionando um intercÃÆ’ƒÂ¢mbio conversacional.

ISO ÃÆ’¢â‚¬â€œ International Standart Organization ÃÆ’¢â‚¬â€œ OrganizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o internacional para a padronizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de normas tÃÆ’ƒÂ©cnicas.

ItÃÆ’ƒÂ¡lico ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ determinado pelos caracteres direcionados para a direita.

 

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JPEG ÃÆ’¢â‚¬â€œ Joint Photographic Experts Group ÃÆ’¢â‚¬â€œ ExtensÃÆ’ƒÂ£o que utiliza alta compactaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o para recursos grÃÆ’ƒÂ¡ficos. Comumente utilizada na Internet para o envio e apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de fotogravuras.

Justificar ÃÆ’¢â‚¬â€œ Alinhar texto nas bordas de limite da diagramaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o. Proporciona uma regularidade na apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o das fontes.

 

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Kerning ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ o ajuste do espaÃÆ’ƒÂ§o entre letras. ÃÆ’ĉۡ utilizado para melhorar a uniformidade visual.

 

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Layout ÃÆ’¢â‚¬â€œ Prancha rÃÆ’ƒÂ­gida em que os projetos finais sÃÆ’ƒÂ£o apresentados para o cliente.

Letra ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cada sinal que compÃÆ’ƒÂµe o alfabeto.

Letraset ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de transferÃÆ’ƒÂªncia de letras atravÃÆ’ƒÂ©s do atrito.

Ligadura ÃÆ’¢â‚¬â€œ Caractere desenvolvido para a representaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de duas ou mais letras.

Linguagem visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto de elementos visuais que servem como base na ÃÆ’ƒÂ¡rea do design grÃÆ’ƒÂ¡fico.

Livreto ÃÆ’¢â‚¬â€œ Livro de pequeno porte utilizado freqÃÆ’ƒÂ¼entemente nas atividades promocionais.

Logotipo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de caracterizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o da marca utilizando recursos tipogrÃÆ’ƒÂ¡ficos, adicionando um estilo caracterÃÆ’ƒÂ­stico.

Logomarca ÃÆ’¢â‚¬â€œ Sinais ou conjunto de sinais que sÃÆ’ƒÂ£o utilizados em programas de identidade visual.

Lombada ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ƒÂ© denominada lombada, a parte que liga a capa frontal de uma revista ou livro, a sua capa final geralmente ligadas por colas, grampos ou costuras.

 

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Macintosh ÃÆ’¢â‚¬â€œ Primeiros computadores pessoais criados pela Apple Computer.

MaiÃÆ’ƒÂºsculas ÃÆ’¢â‚¬â€œ Letras com o formato de caixa alta.

Mala direta ÃÆ’¢â‚¬â€œ Mensagem de marketing geralmente desenvolvida sobre forma de folheto.

Mancha ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ o traÃÆ’ƒÂ§ado que ocupa a tipografia de uma pÃÆ’ƒÂ¡gina determinada pela diagramaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Marca ÃÆ’¢â‚¬â€œ Identidade, nome, sÃÆ’ƒÂ­mbolo grÃÆ’ƒÂ¡fico ou a combinaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de elementos que identificam uma empresa, produtos ou serviÃÆ’ƒÂ§os. Marca ou brand, sÃÆ’ƒÂ³ pode ser utilizada exclusivamente por seu proprietÃÆ’ƒÂ¡rio legal.

Marca de corte ÃÆ’¢â‚¬â€œ MarcaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes que definem as dobras ou cortes de impressos.

Margem ÃÆ’¢â‚¬â€œ Marca do papel que fica sem impressÃÆ’ƒÂ£o onde se define a parte nÃÆ’ƒÂ£o impressa e a manuscrita.

Margem de refile ÃÆ’¢â‚¬â€œ Margens de auxÃÆ’ƒÂ­lio no corte final de publicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

MatÃÆ’ƒÂ©ria ÃÆ’¢â‚¬â€œ RedaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o, artigo ou qualquer manuscrito.

Matriz ÃÆ’¢â‚¬â€œ Elemento utilizado em processos de impressÃÆ’ƒÂ£o. Seja por clichÃÆ’ƒÂª, fÃÆ’ƒÂ´rma ou telha dependendo dele a reproduÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o em sÃÆ’ƒÂ©rie.

Mesa de luz ÃÆ’¢â‚¬â€œ Mesa com tampo de vidro ou acrÃÆ’ƒÂ­lico que possui uma lÃÆ’ƒÂ¢mpada em sua parte interna, utilizada para um maior aprimoramento do desenho ou trabalho com materiais como: filmes, slides, etc.

MIDI ÃÆ’¢â‚¬â€œ Musical Instrument Digital Interface ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de gravaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o e instrumentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de audio atravÃÆ’ƒÂ©s de meios digitais.

MÃÆ’ƒÂ­dia ÃÆ’¢â‚¬â€œ Termo utilizado para designar os meios de comunicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o no seu conjunto ou em particular.

MinÃÆ’ƒÂºsculas ÃÆ’¢â‚¬â€œ Letras de formato caixa baixa.

Miolo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto de pÃÆ’ƒÂ¡ginas internas de publicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

Mock-up ÃÆ’¢â‚¬â€œ Modelo em qualquer escala de produto ou embalagem.

Monocolor ÃÆ’¢â‚¬â€œ Arte reproduzida em apenas uma cor.

Monocromia ÃÆ’¢â‚¬â€œ ImpressÃÆ’ƒÂ£o em uma sÃÆ’ƒÂ³ cor.

MPEG ÃÆ’¢â‚¬â€œ Motion Picture Engineering Group ÃÆ’¢â‚¬â€œ Formato de compactaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de audio.

MultimÃÆ’ƒÂ­dia ÃÆ’¢â‚¬â€œ UniÃÆ’ƒÂ£o de informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes providas de diferentes recursos de som e imagens. Utiliza mais de uma mÃÆ’ƒÂ­dia para ser expressa.

Multipack ÃÆ’¢â‚¬â€œ Embalagem que agrupa um nÃÆ’ƒÂºmero determinado de um produto com finalidades promocionais.

 

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Negrito ÃÆ’¢â‚¬â€œ Letra ou fonte com a espessura mais grossa do que ÃÆ’ƒÂ© normalmente apresentada.

 

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On pack ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhÃÆ’ƒÂ­vel (shrink-wrapping). Exemplo: Leve 3 e pague 2.

Outdoor ÃÆ’¢â‚¬â€œ Cartaz de rua em grande formato que ÃÆ’ƒÂ© composto por vÃÆ’ƒÂ¡rias peÃÆ’ƒÂ§as determinando uma sÃÆ’ƒÂ³ imagem.

Outline ÃÆ’¢â‚¬â€œ Desenho de letra em que se exibe apenas os contornos.

Overlay ÃÆ’¢â‚¬â€œ Papel fino, mÃÆ’ƒÂ³vel, colocado sobre a prancha de uma arte com o objetivo de protegÃÆ’ƒÂª-la.

Overprint ÃÆ’¢â‚¬â€œ ImpressÃÆ’ƒÂµes que utilizam sobreposiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes de cores nas tÃÆ’ƒÂ©cnicas de impressÃÆ’ƒÂ£o.

 

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P&B / PxB / P/B ÃÆ’¢â‚¬â€œ Formas representativas de preto-e-branco.

PageMaker ÃÆ’¢â‚¬â€œ Software de editoraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o eletrÃÆ’ƒÂ´nica fabricado pela Adobe Systems.

Paica ÃÆ’¢â‚¬â€œ Unidade que vale 12 pontos do sistema anglo-americano de mediÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o tipogrÃÆ’ƒÂ¡fica.

Paleta de cores ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto de cores formadas por programas especÃÆ’ƒÂ­ficos de editoraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

Pantone ÃÆ’¢â‚¬â€œ Tabela de cores que auxiliam nas artes grÃÆ’ƒÂ¡ficas e nas referÃÆ’ƒÂªncias de impressÃÆ’ƒÂµes.

Paste-up ÃÆ’¢â‚¬â€œ Recursos das artes grÃÆ’ƒÂ¡ficas que utilizam colagens.

Photoshop ÃÆ’¢â‚¬â€œ Software de manipulaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de imagens criado pela Adobe Systems.

Picotagem ÃÆ’¢â‚¬â€œ PerfuraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de uma determinada superfÃÆ’ƒÂ­cie para facilitar o destaque manual.

Pictograma ÃÆ’¢â‚¬â€œ SÃÆ’ƒÂ­mbolo grÃÆ’ƒÂ¡fico muito utilizado em sinalizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes.

Plotter ÃÆ’¢â‚¬â€œ Equipamento utilizado para impressÃÆ’ƒÂµes em formato A0.

Policromia ÃÆ’¢â‚¬â€œ Processo de impressÃÆ’ƒÂ£o que utiliza as quatro cores possibilitando, uma imagem mais nÃÆ’ƒÂ­tida e fiel para com o original.

Ponto ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ considerado a menor unidade de medida tipogrÃÆ’ƒÂ¡fica.

Ponto de cola ÃÆ’¢â‚¬â€œ Utilizado na assistÃÆ’ƒÂªncia e na montagem de embalagens.

PortfÃÆ’ƒÂ³lio ÃÆ’¢â‚¬â€œ Conjunto de impressos de uma empresa ou profissional ligados diretamente nos meios de comunicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o grÃÆ’ƒÂ¡fica.

Poster ÃÆ’¢â‚¬â€œ folha ÃÆ’ƒÂºnica de papel impressa e de formato geralmente considerÃÆ’ƒÂ¡vel (A0).

PragmÃÆ’ƒÂ¡tica ÃÆ’¢â‚¬â€œ Relacionado com a semiÃÆ’ƒÂ³tica, se preocupa com as relaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes dos signos com seus intÃÆ’ƒÂ©rpretes.

Programa de identidade visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ o modo de como se comportar com uma identidade visual. Determinando a sua posiÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o no mercado e o valor agregado ÃÆ’ƒÂ  marca.

ProgramaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o visual ÃÆ’¢â‚¬â€œ Termo que identifica o campo de atuaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o do profissional de design grÃÆ’ƒÂ¡fico.

PÃÆ’ƒÂºblico-alvo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Grupo de consumidores a serem estudados e atingidos com publicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes ou mÃÆ’ƒÂ­dias de informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

 

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QuarkXPress ÃÆ’¢â‚¬â€œ Software de editoraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o eletrÃÆ’ƒÂ´nica criado pela Quark.

 

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Refilar ÃÆ’¢â‚¬â€œ Acabamento dado para determinar dimensÃÆ’ƒÂµes menores que as originais adquiridas.

ResoluÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o - Grau de apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de imagem impressa ou visualizada em tela. A melhor apresentaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o e o melhor grau de nitidez, estÃÆ’ƒÂ£o diretamente proporcionais ao aumento da resoluÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o.

RÃÆ’ƒÂ³tulo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Impresso que tem como objetivo fornecer informaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes sobre um determinado produto.

Rough ÃÆ’¢â‚¬â€œ Rafe ou rascunho, ÃÆ’ƒÂ© utilizado na primeira fase de estudos por um designer. Vem antes do layout e da arte final.

 

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Scanner ÃÆ’¢â‚¬â€œ Equipamento utilizado para transferir imagens no meio fÃÆ’ƒÂ­sico para o meio digital. Armazenando arquivos de texto, ilustraÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂµes e gravuras no campo magnÃÆ’ƒÂ©tico.

SemÃÆ’ƒÂ¢ntica ÃÆ’¢â‚¬â€œ Parte da semiÃÆ’ƒÂ³tica que estuda a relaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o do signo com o objeto que designa.

SemiÃÆ’ƒÂ³tica ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ĉۡ conhecida como a ciÃÆ’ƒÂªncia dos signos. EstÃÆ’ƒÂ¡ sendo aplicada nas ÃÆ’ƒÂ¡reas de comunicaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o visual e grÃÆ’ƒÂ¡fica.

Serifa ÃÆ’¢â‚¬â€œ TraÃÆ’ƒÂ§os finos e pequenos incorporados a determinados tipos de fontes.

Signo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Na semiÃÆ’ƒÂ³tica, ÃÆ’ƒÂ© algo que de algum modo representa alguma coisa para alguÃÆ’ƒÂ©m. Um exemplo: Uma placa com o signo - Proibido fumar ÃÆ’¢â‚¬â€œ Ela possui um sentido traduzido sem a necessidade da escrita.

SÃÆ’ƒÂ­mbolo ÃÆ’¢â‚¬â€œ Figura nÃÆ’ƒÂ£o verbal que possui expressÃÆ’ƒÂ£o visual.

Slogan ÃÆ’¢â‚¬â€œ Frase curta e de efeito que geralmente possui apelo persuasivo.

 

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Tetra Pak ÃÆ’¢â‚¬â€œ Embalagens semi-rÃÆ’ƒÂ­gidas para o acondicionamento assÃÆ’ƒÂ©ptico de alimentos.

TIFF / TIF ÃÆ’¢â‚¬â€œ Tagged Image File Format ÃÆ’¢â‚¬â€œ Formato de bitmap branco, preto e colorida.

Tipografia ÃÆ’¢â‚¬â€œ Arte ou tÃÆ’ƒÂ©cnica de criaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o simbÃÆ’ƒÂ³lica de sinais ortogrÃÆ’ƒÂ¡ficos.

Totem ÃÆ’¢â‚¬â€œ PeÃÆ’ƒÂ§a de sinalizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o vertical localizada no chÃÆ’ƒÂ£o.

Totem aÃÆ’ƒÂ©reo ÃÆ’¢â‚¬â€œ PeÃÆ’ƒÂ§a de sinalizaÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o vertical localizada no teto.

Transfer ÃÆ’¢â‚¬â€œ Decalque.

True Type ÃÆ’¢â‚¬â€œ DescriÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de fontes criadas pela Apple.

 

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Vincar ÃÆ’¢â‚¬â€œ Produzidos por pressÃÆ’ƒÂ£o, sÃÆ’ƒÂ£o utilizados para facilitar a dobragem dos papÃÆ’ƒÂ©is.

 

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Web design ÃÆ’¢â‚¬â€œ ÃÆ’ƒÂÂÂrea do design especializada nas atividades de planejamento e confecÃÆ’ƒÂÂÂ§ÃÆ’ƒÂ£o de homepage pages na Internet.

 

 

 

 

Espero ter ajudado um pokin aewww, abraÃÆ’ƒÂ§oss, ate o proximo tuto!!

 

 

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Baixem o meu screensaver aew... mto fera!

Link:

 

http://rapidshare.de/files/11580152/PSY_Sc...nsaver.zip.html

 

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Re.: ABC do Design

 

Tetra Pak ÃÆ’¢â‚¬â€œ Embalagens semi-rÃÆ’ƒÂ­gidas para o acondicionamento assÃÆ’ƒÂ©ptico de alimentos.[/b]

 

...

isso tem alguma coisa a ver com design?o__o'

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Re.: ABC do Design

 

H4k, opa, vo tentar reunir minhas tranqueira aq, pra ver se acho algo bom pra mandar pra vcs!

 

consoler, le o anunciado do topido q vc percebe feraooo :shock: ...

 

abraÃÆ’ƒÂ§o,

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