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Itens que fazemos e porque (ADC)


Suckey
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Itens que fazemos e porque (ADC)

 

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Bom, dessa vez eu vou estar falando sobre itens situacionais defensivos (ou não). Irei falar um pouco sobre o que cada item faz, alguns exemplos de para que serve, e irei por champions para exemplificar melhor.

Então, tratemos dos assuntos, sim?

 

 

Então, todos sabemos que o AD Carry do time precisa ter crítico, attack speed e life steal, certo?

Bom, as vezes compensa dispensar um item de ataque (o item que você dispensa depende do seu champion/situação) para por, por exemplo, uma Guardian Angel, uma Cimitarra Mercurial, etc.

As vezes compensa por outro item de ataque ao invés de ter algo defensivo (por exemplo, ando vendo Ezreal que faz blood + espada do rei pra ter bastante life steal e não precisar de itens defensivos, porém tudo depende dos champions do seu time e do time inimigo).

 

 

Bom, comecemos falando no geral.

Alguns dos itens que compensam dependendo da situação são:

 

32px-Mercurial_Scimitar_item.png Cimitarra Mercurial - Porque? Bom, esse item é um cleanse, só que melhor. Ele tira o que o cleanse não é capaz de tirar (Ult do Warwick, do Malzahar, e por ai vai). Além de dar uma quantia bem generosa de AD e Magic Resist, tornando você mais resistente aos ataques mágicos e capaz de dar mais dano. (Para maiores informações, consulte

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para saber das vantagens de se fazer uma Cimitarra/Bandana de Mercúrio)

 

 

32px-Banshee%27s_Veil_item.png Véu da Banshee - Esse item aqui é bom contra champions como Veigar, Le Blanc, Skarner, Malphite, Thresh e outros. Te protege de uma skill inimiga (que provavelmente seria um stun/supress/snare). É um item bem atrativo pra quem não quer sofrer com um combo/heavy cc. (E pode também bloquear a perda de visão causada pela ult do Nocturne, e evitar ser visto pela ult do Twisted Fate).

Fora o fato de dar vida, mana e magic resist.

 

 

32px-Warmog%27s_Armor_item.png Armadura Warmog - Até recentemente estava sendo praticamente um item que fazia parte do núcleo da build, mas agora não é altamente necessário visto que a espada do rei é forte o bastante para anular esse item (e vários champions estão fazendo a espada, não só ADC's, como diversos bruisers também).

Portanto esse item é bom contra times que não possuem Espada do rei, sendo bom também contra os AP's.

 

 

32px-Guardian_Angel_item.png Anjo Guardião - Na season 2 era parte do núcleo da build de todo ADC, porém após pequenos nerfs simplesmente não vale tanto a pena quanto antes, porém ainda é muito bom quando se é extremamente focado por champions que não podem ser parados facilmente, e é melhor ainda quando seu time tem bastante dano, pois enquanto o inimigo espera você reviver pra tentar te matar de novo, seu time tem uma chance de matar todo mundo ou te ajudar a fugir.

Também é bom contra champions de burst com cooldown longo, visto que após o combo assassino, eles não poderão executá-lo novamente logo de cara quando você reviver.

 

 

32px-Hexdrinker_item.png///32px-Maw_of_Malmortius_item.png Hexdrinker/Malmortius - Não é um item comum para um ADC, mas ainda é bom caso queira evitar um burst vindo do AP adversário. Eu faria se necessário, porém é comum que seu time te proteja desse tipo de coisa (ou que você não seja pego por tal inimigo). Eu prefiro uma Guardian Angel do que uma Malmortius, visto que você revive e também ganha uma quantia razoavel de armadura, mas isso é minha opinião.

 

 

32px-Randuin%27s_Omen_item.png Presságio de Randuin - Me foi chamada a atenção quanto a esse item, então procurei dar uma pensada nisso, além de ter visto uma Ashe fazer em uma partida normal, enfim.

Esse item concede armor e vida, o que é muito bom para sua defesa, mas o principal é a redução de Move e Attack speed do atacante. É bom contra champions rápidos e que dependem de ataques normais (Irelia, Trundle, Jax, Tryndamere, entre outros). Não serve para inutiliza-los totalmente, mas te da um potencial de Kite muito melhor, fora a sobrevivência extra que esse item te da.

Além de que, se você encontrar o ADC inimigo, a redução de attack speed da passiva pode mudar o resultado desse 1x1 à seu favor.

Esse item é um forte counter contra Vayne, Kog'Maw e a Espada do Rei 32px-Blade_of_the_Ruined_King_item.png (e se tiver um Coração Congelado 32px-Frozen_Heart_item.png no seu time fica ainda melhor).

 

 

Falando agora pensando nos champions em si:

 

 

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Ashe - A Randuin 32px-Randuin%27s_Omen_item.png combina muito bem com seu slow, aumentando seu potencial de Kite, pois quando alguém ataca-la, sofrerá um pequeno slow, permitindo que você corra um pouco antes de bater novamente.

Espada do Rei 32px-Blade_of_the_Ruined_King_item.png + Blood 32px-The_Bloodthirster_item.png é uma opção caso seu time dê a proteção necessária. A ativa da espada do rei te ajuda no Kite e pra sobreviver um pouco mais com sua ativa, te dando um pouco de move e dando slow no alvo.

 

Pra quem não sabe, Kite é basicamente o "bater e correr" e funciona mais efetivamente quando se tem slow, seja do buff vermelho, do slow de uma skill ou de um Malho Congelado 32px-Frozen_Mallet_item.png.

 

 

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Caitlyn - Ela pode manter distância em uma teamfight, tendo também uma forma de escape. Desde que o time inimigo não possua champions com fortes gap closers (como um Kha'Zix, Malphite, Jarvan e Vi), não é necessário nenhum item de defesa (e mesmo tendo esses champions, as vezes não é necessário, dependendo do seu time), porém se for necessário, uma Armadura de Warmog 32px-Warmog%27s_Armor_item.png, Anjo Guardião 32px-Guardian_Angel_item.png ou Cimitarra Mercurial 32px-Mercurial_Scimitar_item.png(caso você não tenha cleanse), servirão bem para sua defesa.

 

 

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Ezreal - Build Azul. 32px-Muramana_item.png 32px-Iceborn_Gauntlet_item.png 32px-Spirit_of_the_Elder_Lizard_item.png 32px-Ionian_Boots_of_Lucidity_item.png 32px-Last_Whisper_item.png 32px-Blade_of_the_Ruined_King_item.png 32px-The_Bloodthirster_item.png

Essa é uma build bem situacional, ela pode ser a razão da sua derrota tanto quanto a razão da sua vitória.

Você pode fazer ela em 3 ocasiões:

1- Seu time é dependente de poke nas teamfights;

2- Seu time não tem NINGUÉM que possa dar poke, assim como não tem ninguém no time para se curarem caso sofram disso, portanto seu poke tem que ser forte visto que é o único capaz disso;

3- Você está indo de Ezreal no Mid e tem outra pessoa pra ser um adc "normal".

 

Também deve ser pensado se o jogo será levado para o late game, visto que essa build não é tão forte quanto uma build "normal" lá pros 50~60 minutos de jogo, por exemplo.

Se o time inimigo for do tipo que não faz muita armor/vida, você pode matar todos facilmente com essa build.

Se você quer uma forte presença no early/mid game, esses itens são perfeitos pra você.

Se estiver perdendo sua lane, não compensa muito fazer ela, a não ser que tenha a garantia de ajuda vinda do mid e do jungle para se por à frente do adc inimigo.

 

 

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Graves - Visto que sua passiva concede armor e magic resist, você pode optar por um Anjo Guadião 32px-Guardian_Angel_item.png pra aumentar esses 2 atributos;

Um Malho Congelado 32px-Frozen_Mallet_item.png para que ninguém possa fugir de você, além de te proporcionar um Kite melhor na ausência do buff vermelho (fora a vida que é sempre bem vinda);

32px-Warmog%27s_Armor_item.png Warmog não é extremamente necessária para ele, justamente por causa de sua passiva que o torna resistente, então uma Cimitarra Mercurial 32px-Mercurial_Scimitar_item.png compensa bem mais para que nenhum CC possa te impedir de se beneficiar do seu life steal.

 

 

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Kog'Maw - Como ele é um Hyper Carry, a maior função do seu time é te proteger, mas ainda assim, é bom ter como defesa:

32px-Banshee%27s_Veil_item.png Véu da Banshee, pois qualquer stun/fear não irá te atrapalhar com esse item;

32px-Mercurial_Scimitar_item.png Cimitarra Mercurial (caso você não esteja com Cleanse e tenha muito CC do outro lado);

Uma Warmog 32px-Warmog%27s_Armor_item.png não é necessária para ele, visto que seu time provavelmente irá te proteger, porém há sempre casos em que uma se mostra necessário.

 

 

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Vayne - Do Kog para a Vayne? Sim. Pulei direto para ela pois tem um item que é muito bom com ela.

32px-Zephyr_item.png Zéfiro - Esse item é ótimo para stuns de curta duração, slows, silences e etc.

Vaynes geralmente carregam um Cleanse, portanto nem sempre é necessário uma Cimitarra Mercurial 32px-Mercurial_Scimitar_item.png (e ter os 2 é bom AS VEZES).

Esse item não necessariamente só funciona com a Vayne, porém é mais popular com ela do que com qualquer outro adc.

Uma Warmog 32px-Warmog%27s_Armor_item.png é dispensável, visto que você tem uma grande mobilidade, além de ficar invisível por uma curta duração e ainda é capaz de empurrar o inimigo (porém, se tem algum champion que te "exploda" do outro lado, é bom comprar uma mesmo assim).

 

 

 

Eu iria falar de todos os adcs, porém creio que já foi entendido a lógica por trás desses itens situacionais, e se aplica à todos os adcs. E também, creio que pensar um pouquinho nisso por conta própria é um bom exercício para um jogador. Eu dei a base, e vocês elaboram mais e melhor.

Fora o fato de que estou apenas repetindo os itens, pois são os mais usados. Cimitarra 32px-Mercurial_Scimitar_item.png, Warmog 32px-Warmog%27s_Armor_item.png e Anjo Guardião 32px-Guardian_Angel_item.png são os 3 itens mais populares para a defesa própria de um adc, portanto todos eles podem fazer (dependendo da necessidade).

Espero que tenham gostado pessoal, pretendo fazer pequenas explicações sobre itens situacionais para todas as roles, dando alguns exemplos de champions assim como fiz aqui.

Um abraço a todos.

 

Agradece ai, não cai dedo nem nada ^^

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