Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[SUGESTÃO] Dicas Enem


emocorno
 Compartilhar

Posts Recomendados

Em 2009, o Enem mudou. Mas nem tanto. Na época, embora a estrutura da prova tenha sofrido transformações consideráveis - são 180 questões, antes eram 63, mais a redação - seu objetivo de avaliar as competências e habilidades dos candidatos permanece até hoje. E isso é bom. Agora a intenção do MEC (Ministério da Educação) é fazer com que o Enem 2014 privilegie o raciocínio e deixe de lado a decoreba. E se de fato isso continuar a ocorrer, o aluno só tem a ganhar.

 

O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

 

O perfil das questões é interdisciplinar, com bastante texto e interpretação. "O Enem sempre deu mais importância à leitura e ao raciocínio, nesse aspecto sempre foi o mesmo, mas hoje cobra também o conteúdo visto em sala de aula", diz Adilson Garcia, diretor do Colégio Vértice, 10º colocado no Enem 2009. Para ele, o aluno não precisa ter "neuras" com a prova. Mas vale dizer que a ansiedade antes da prova é normal. Entretanto, saiba que quanto mais preparado você estiver, menor será o nervosismo.

 

O Educar para Crescer consultou coordenadores dos mais renomados cursinhos do país e levantou algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um bom desempenho na prova.

trabalhando em vb , cmais , e tudo que há de existir para criar hack funcional KKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai fazer que curso? Pega engenharia de controle e automação da UNIFEI por exemplo, Matemática tem peso 5 enquanto Geografia/História peso 1, qual matéria você acha que tem que estudar mais? Decida qual curso e onde você quer fazer, tente achar no site o peso de cada matéria pra esse curso e comece a se planejar a partir disso. Se a nota de corte do seu curso for inferior a 750 e por exemplo... geografia tem peso 1 e você e uma droga na matéria, não fique se matando com geografia, vale mais a pena focar no que tem mais peso, comprar um livro bem resumido de geografia (como os do guia do estudante) pra você pegar pelo menos uma noção básica da matéria e estudar atualidades que vai te ajudar não só com geografia mas também redação. Acho isso válido principalmente pra quem não teve um bom ensino médio e não tem boa noção de todas as matérias, se você não tem ritmo de estudo é muito improvável que você vá conseguir desenvolver ritmo e estudar tudo o que pode cair em um ano.

 

Não recomendo fazer provas anteriores do ENEM e ficar na expectativa do estilo de prova ser parecido. Os ENEMs de 2009~2012 ficaram bem diferentes do de 2013... sem brincadeira, nas provas dos anos anteriores dava pra fazer TODAS as questões de biologia com noção básica da matéria e lógica, já a de 2013 cobrava conteúdo mesmo, tenho certeza que bastante gente se deu mal com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria o curso Engenharia do petróleo e gás

Quer isso pensando no dinheiro ou porque realmente gosta? Principalmente se você se interessou nisso por dinheiro, acho mais interessante pegar um curso bem abrangente e se especializar no que você realmente quer com pós graduação, mestrado e doutorado, é questão de ter mais opções de trabalho futuramente e não ficar tão limitado. Tenho um amigo que queria trabalhar com isso mas ele fez engenharia de produção na UERJ, passou no concurso pra Petrobras e agora exerce função de engenheiro petrolífero.

 

De qualquer forma, você disse o curso, mas onde que você quer fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fiz o Enem, mas pode te dar uma dica na hora da prova, que meu professor de geo sempre fala: Faça todas as questoes que voce sabe, tem certeza de que ta certo, e as questoes que voce ta em duvida em 2 alternativas. Depois veja a letra que voce menos marcou e marca todas que voce nao sabe com essa letra. O Enem tem mais ou menos o mesmo numero de A,B,C,D,E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fiz o Enem, mas pode te dar uma dica na hora da prova, que meu professor de geo sempre fala: Faça todas as questoes que voce sabe, tem certeza de que ta certo, e as questoes que voce ta em duvida em 2 alternativas. Depois veja a letra que voce menos marcou e marca todas que voce nao sabe com essa letra. O Enem tem mais ou menos o mesmo numero de A,B,C,D,E.

O problema de fazer isso é que você vai perder tempo tentando contar e lembrar quantas e quais letras você já marcou e se em várias questões você achar que está certo quando na verdade está errado você vai acabar bagunçando o esquema talvez até mesmo chegando ao ponto de acabar aumentar a sua chance de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fique craque em redação, álgebra [básica principalmente] e geometria. Não dá outra. São os quesitos que MAIS DÃO PONTOS.

Além desses dois, você tem que ver se tem algum mais que tenha mais peso.

Engenharia de petróleo? Conversei com um engenheiro professor um dia e ele disse que vale bem mais a pena fazer Eng. Química e depois especializar. Até porque você terá um horizonte maior e poderá mudar de ideia durante o curso.

Sem contar que com Engenharia química você vai ter um bom leque de especializações e talvez desencane do Petróleo.

 

Me adiciona no skype: leonardo.de.caires

que te mando uns arquivos que não poderia postar aqui :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de fazer isso é que você vai perder tempo tentando contar e lembrar quantas e quais letras você já marcou e se em várias questões você achar que está certo quando na verdade está errado você vai acabar bagunçando o esquema talvez até mesmo chegando ao ponto de acabar aumentar a sua chance de erro.

 

Mano, mas fazendo isso, é provavel que voce acerte mais do que voce chtar qualquer letra em todas as que voce nao sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, mas fazendo isso, é provavel que voce acerte mais do que voce chtar qualquer letra em todas as que voce nao sabe.

 

Isso aí é furada. Só use em último dos últimos casos.

 

Assista aulas de redação no Youtube, veja os passos para fazer uma boa redação, pegue UM MONTE, senta o bumbum na cadeira e começa a fazer. Redação é sucesso, sério haha

 

900+ é sucesso!

 

 

Bom, tem que levar em consideração o TRI, que não importa muito quantas você acerta, mas sim QUAIS acerta.

 

Eu acertei 127 no ENEM passado e fiquei com média [tirando redação] menor que de um colega meu que acertou 113.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, mas fazendo isso, é provavel que voce acerte mais do que voce chtar qualquer letra em todas as que voce nao sabe.

Vamos supor que tem exatamente 18 questões para cada letra, se em 8 questões eu marquei C e errei essas 8, vou achar que há mais 10 questões cuja resposta é C em vez de 18, ou seja, usando esse método eu ter errado 8 questões vai me levar a errar mais 8 questões já que vou achar que marquei C o suficiente. Tá vendo o problema desse método? Quando você chuta cada questão individualmente a probabilidade de você acertar é de 20%, nesse método você além de chutar a alternativa em cada questão você ainda tem que chutar o número de vezes que 4 alternativas aparecem (acertando esses 4 chutes você vai ter certeza do número de vezes que tem que marcar a 5ª) e levar em consideração o número de acertos e erros, cada erro vai te induzir a cometer outro erro, quanto mais erros menor é a sua probabilidade de acertar a próxima questão.

 

É até que comum ver professor recomendando esse método mas eu acho que é um tiro no próprio pé, só parece interessante se você ver bem superficialmente, botando no papel vai ver que é melhor chutar cada questão individualmente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos supor que tem exatamente 18 questões para cada letra, se em 8 questões eu marquei C e errei essas 8, vou achar que há mais 10 questões cuja resposta é C em vez de 18, ou seja, usando esse método eu ter errado 8 questões vai me levar a errar mais 8 questões já que vou achar que marquei C o suficiente. Tá vendo o problema desse método? Quando você chuta cada questão individualmente a probabilidade de você acertar é de 20%, nesse método você além de chutar a alternativa em cada questão você ainda tem que chutar o número de vezes que 4 alternativas aparecem (acertando esses 4 chutes você vai ter certeza do número de vezes que tem que marcar a 5ª) e levar em consideração o número de acertos e erros, cada erro vai te induzir a cometer outro erro, quanto mais erros menor é a sua probabilidade de acertar a próxima questão.

 

É até que comum ver professor recomendando esse método mas eu acho que é um tiro no próprio pé, só parece interessante se você ver bem superficialmente, botando no papel vai ver que é melhor chutar cada questão individualmente mesmo.

 

Tipo, se voce fizer as que tem certeza que acertou, a porcentagem de erros nao vai ser alta,acredito eu, e se voce chutar uma letra para cada questao, é 20% de chance pra cada questao, voce pode acabar chutando umas 30 questoes e nao acertar nenhuma. De qualquer jeito é uma questao de sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Enem cobra muito sua capacidade em lidar com vários problemas ao mesmo tempo, não se importa muito com o que você sabe, lembrem-se disso !

O ENEM do ano passado cobrou mais conteúdo, posso estar errado mas acho que esse ano o ENEM vai cobrar ainda mais conteúdo pra ficar com mais cara de vestibular.

 

Tipo, se voce fizer as que tem certeza que acertou, a porcentagem de erros nao vai ser alta,acredito eu, e se voce chutar uma letra para cada questao, é 20% de chance pra cada questao, voce pode acabar chutando umas 30 questoes e nao acertar nenhuma. De qualquer jeito é uma questao de sorte.

Sei que é sorte, mas esses métodos onde o chute em uma questão tem influência no chute de outra tendem a exigir mais sorte ainda, por isso acho que não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo que tá me ajudando bastante e foi muito recomendado por todos meus professores que são os livros GUIA DO ESTUDANTE - EDITORA ABRIL.

Eles estão bem resumidos e tem os principais assuntos, e são muito bons.

 

Vou procurar.

 

Estou tentando reunir vários conteúdos

 

Já tenho algumas provas do enem em casa

I6q8QEH.png?1396790657

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os livros do guia do estudante acho interessante como revisão, pega 1 mês antes do ENEM e resolve exercícios de todas as matérias neles, mas como material "primário" de estudo não acho legal por faltar conteúdo. O único livro deles que não recomendo é o de Matemática, deixaram de lado muita coisa importante e tem bastante conteúdo inútil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não chegou a edição de matemática, e uma das mais essenciais só lança um mês antes do ENEM.

A matéria pode parecer bem superficial, mas é o resumo necessário para a prova.

O livro de 2012 é igual ao de 2013 mas com capa diferente, é muito provável que seja a mesma coisa com o de 2014. O problema é que é um resumo ruim, o guia do estudante não resumiu bem essa matéria em específica, recomendo muito os livros deles pra história ou geografia por exemplo, mas matemática eu detestei. Um livro bem "resumido" de Matemática que passa pela minha cabeça seria o contextos e aplicações do Luiz Roberto Dante que é volume único mas tem 624 páginas, o livro é bem resumido, é grande por que não deixa tanta matéria de lado e tem boa quantidade de exercícios. Pesquise por "Matemática: Contexto e Aplicações Volume Único" que encontra, consegui achar no mercado livre.

 

Eu chego a achar mais interessante utilizar os livros do guia do estudante pra te introduzir numa matéria em que você é leigo do que pra utilizar como resumo de última hora mas talvez isso é coisa minha mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.