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SoloQ tier list (Champions recomendados)


Kazurami '
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Nota: essa lista é focada em campeões que tem sucesso em SoloQ. É uma lista de quais campeões sugiro que usem caso se importem apenas em vencer. Há a chance de não concordarem comigo, mas os campeões listados são os que acredito estarem muito fortes atualmente, mas existem campeões igualmente viáveis que não foram citados aqui.

 

 

Nota: o vídeo está em inglês, então se você não entende a língua aconselho não assisti-lo.

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Explicação das Classificações

 

Pick or Ban: sendo curto e grosso, são campeões que você deve pegar ou banir. Eles são extremamente fortes e tem grande potencial para carregar em SoloQ;

 

Strong Tier: campeões fortes, mas que, diferentemente dos Pick or Ban, acabam deixando a desejar em algum ponto. Em outras palavras, ainda possuem alguma fraqueza que pode comprometer a partida.

 

Underrated Tier: campeões que são bons, mas que não se encaixam perfeitamente na meta atual e na maior parte dos casos é necessária muita prática para ter o maior proveito do que eles podem oferecer.

 

 

 

 

Patch 4.11 Tier List

 

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Explicação

 

 

Mid Laners

 

 

KassadinSquare.png

Kassadin: todo mid laner tem uma fraqueza. Por exemplo, Ziggs pode facilmente entrar em um efeito bola de neve, mas é um péssimo roamer. Kassadin não se encaixa nesse perfil. Ele é um ótimo roamer, tem uma lane extremamente segura, especialmente depois do nível 6, efeito bola de neve gritante, ganha da maior parte dos mid laners e não precisa de muitos itens para causar grande dano. Por conta do seu estilo de jogo e kit, destruí-lo na lane phase não é algo fácil. Mesmo que ele tenha certa dificuldade contra campeões AD, com apenas alguns itens ele pode voltar para o jogo facilmente.

 

 

YasuoSquare.png

Yasuo: o maior motivo pelo qual ele é Pick or Ban, é por conta de ele ser extremamente difícil de ser anular na partida. Seu jungler pode armar uma tenda, você pode escolher seu counter, pode evitar todas as ults dele, mas quando ele fechar dois itens (ou somente uma Statikk), ele simplesmente pode acabar com você. Isso imaginando que ele esteja PERDENDO. Caso ele consiga alguns abates, ele se torna uma bola de neve incontrolável. A combinação de somente precisar de dois itens e ter o potencial de ganhar lutas 1x2/1x3 garante a ele sua posição na lista Pick or Ban;

 

 

SyndraSquare.png

Syndra: ela tem um dos burts mais fortes no nível 6, destrói aqueles que cometem erros e pode ganhar grande parte dos 1x1. Os mid laners normalmente tem dano constante, Ryze, ou burst, Annie, mas Syndra tem os dois. Ela pode gastar tudo para eliminar alguém em uma luta e ainda ser relevante depois disso. O motivo de ela estar na lista dos Strong Picks, é pela sua Skill Cap. Se você for realmente bom com ela, poderá ganhar qualquer lane, e isso é bem assustador.

 

 

ZiggsSquare.png

Ziggs: ele recebeu alguns nerfs, mas ele está praticamente o mesmo. Ele é forte em vários aspectos: controle da lane, dano massivo em team fights, incrivelmente forte para limpar waves, dano constante, etc. A meta agora mudou para controle de objetivos como Dragão e torres. Mas é quase impossível levar torres quando um Ziggs está atrás delas. Ele pode atrasar o jogo inteiro sozinho (muitas vezes permitindo que seus aliados stompados se recuperem). O grande problema dele é que se você errar suas habilidades, você será inútil. Então, habilidade do jogador influencia no quão eficiente o Ziggs será na partida.

 

 

OriannaSquare.png

Orianna: ela é vista como o símbolo da mid lane e continuará assim por muito tempo. Ela tem ótimo dano se conseguir alguma vantagem, dano em área, excelente ult, muita utilidade com seu W e E e também consegue manter ser adversário sob pressão. Seus maiores problemas são a falta de dano no início, falta de mobilidade e dependência de sua ult. Acertar muito bem todas as suas ults é a única forma para se carregar com ela, por isso ela não está em um Tier maior. Se você consegue fazer isso, provavelmente não terá problemas.

 

 

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Fizz: ele é o campeão que, sem sombra de dúvidas, pode entrar em um efeito bola de neve com facilidade. Se ele conseguir alguns abates logo no início, provavelmente ele irá estragar o jogo inteiro. Mesmo que ele esteja atrás em abates e CS, que não é difícil de negar para esse peixe, ele ainda pode voltar para o jogo, desde que ele pegue aquele abate tão querido. Seu potencial para explodir até tanks com apenas um combo de suas habilidades é assustador.

 

 

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Swainn: ele está em uma posição interessante. Um AP que pode ser muito tank não é algo comum de se ver. Seu dano é alto, difícil de matar e se ele estiver fora de controle, difícil de parar. Ele tem um bom poke no início do jogo e se você for pego pelo W dele quando estiver com 60% ou menos de vida, você provavelmente morrerá. Atualmente, a meta de composição de times é voltada para fortes engages (Wukong, Pantheon, Lulu, Vi, etc), e isso é exatamente o que o Swain quer. Se você dominar esse campeão e conseguir entrar em efeito bola de neve, poderá carregar jogos com facilidade.

 

 

KarthusSquare.png

Karthus: ele não recebeu muitas mudanças, mas está sob vigilância agora. Você não pode simplesmente escolher ele como no caso do Swain, mas em alguns casos ele pode ser muito útil. Há rumores que a Riot está planejando mudanças para criar o “League of Lategame” e isso é exatamente o que o Karthus quer. Karthus é único porque pode desferir grande dano no início de lutas e mesmo quando morre pode garantir 1000-2000 de dano com sua ult. Apesar de dar muito crédito ao seu poder no late game, seu início de jogo não é algo para deixar passar batido. Seu Q tem dano alto e permite um farm seguro. Se você jogar direito, não tem como o inimigo te matar e quanto mais cedo conseguir seus itens, mais cedo você destruirá seus inimigos.

 

 

AniviaSquare.png

Anivia: semelhante ao Karthus, não recebeu nenhuma mudança recentemente, mas ela permanece forte por conta da mudança da meta. Agora um farm excelente é o enfoque, e ela é excelente nisso. Ela limpa waves facilmente e em lutas ela contribui com dano e utilidade. Ela não é um Pick incrível por ser bem frágil, e sem sua passiva é muito fácil acabar com ela. Mas se você dominar ela, diria que talvez seja possível ganhar qualquer lane e ainda contribuir positivamente na partida.

 

 

 

AD Carries/Atiradores

 

 

 

CaitlynSquare.png

Caitlyn: se tem um campeão que pode se beneficiar agora por rushar um Gume do Infinito, é a Caitlyn. Caitlyn é a rainha do controle em lane, e talvez por isso que você a escolhe em suas partidas. Além disso, ela é ótima no late game, muito boa em kitar jogadores e difícil de alcançar em meio a uma team fight, o que significa que se ela conseguir uma vantagem no jogo, você não irá se divertir. Ela sempre foi forte e a mudanças nos itens só deixou isso mais claro.

 

 

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Lucian: ele tomou um nerf no último patch, mas ele ainda é um Top Pick AD. Seu late game ainda é muito forte. A lane phase dele agora não é tão forte, apenas deixaram ele na mesma linha de poder que os outros no early game, então ele não pode mais simplesmente ganhar com estúpida facilidade. Mas mudanças na Youmuu mudaram um pouco o estilo de jogo dele. BoTRK e Youmuu agora focam melhorar seus ataques em sinergia com sua passiva e não tanto suas habilidades, com isso o poder do Lucian foi reajustado. Para falar a verdade não temos muitos motivos para não o escolher, tirando que alguns campeões tem um dano melhor no late game. Ele se encaixa em qualquer composição de time, vai bem em qualquer lane, é forte em qualquer momento do jogo e ele é o campeão que, acredito eu, pode literalmente carregar seu time.

 

 

DravenSquare.png

Draven: se ele começar a pegar abates, ele entrará em um efeito bola de neve incontrolável. Contudo, ele é o AD com maior Skill Cap do jogo, por necessidade de apanhar seus machados para ser eficiente, por isso ele não é tão popular como deveria ser. A verdade é que ele não é ruim contra nenhuma formação na bot lane, sua passiva permite que ele se torne uma bola de neve facilmente e ele pode levar o jogo sozinho se conseguir uma vantagem muito grande.

 

 

TristanaSquare.png

Tristana: ela trás muito para um time, ela tem um escape, empurrão com seu R, boa lane phase, ótimo esteroide de ataque, o maior alcance do jogo e se encaixa perfeitamente na meta de itens. O problema dela é que ela é um campeão de all in, você realmente precisa pular no seu inimigo para aumentar seu potencial de dano e se você calcular mal seu dano, você morrerá. A falta de habilidades ofensivas significa que ela PRECISA de itens para ser relevante. Caso você vá bem na sua lane phase, você destruirá, caso não se saia bem, não fará nada.

 

 

TwitchSquare.png

Twitch: a nova Youmuu e a BoTRK tem sinergia perfeita com ele, então ele não perdeu poder. Efeito bola de neve é incrível nele e parte disso é por conta de ele poder criar emboscadas mid game, que podem garantir objetivos gratuitos para seu time. Mas não é só o lado assassino dele que é bom, ele tem um late game insano e contribui bem para as team fights. Sua lane phase está definitivamente mais fraca, por isso talvez não vejamos tantos ratos em nossas partidas. A outra razão é porque é muito arriscado jogar com ele agora (6s para ficar invisível caso receba dano...), ele não tem mais um escape. Se você estiver só um pouquinho fora de posição, pagará caro por isso. Se você estiver muito a frente de seus inimigos, um erro pode não lhe matar, mas se estiver na desvantagem ou igual, um erro pode acabar com seu time.

 

 

KogMawSquare.png

Kog’Maw: eu sei que o Kog é considerado um dos melhores ADC, mas a razão pela qual ele (e a Vayne) estão na lista de “Underrated Picks” é porque ele não é muito usado, apesar da sua taxa de vitórias. Força da Trindade sempre foi ótima nele, mas assim você não teria roubo de vida, mas a nova Lâmina de Doran ajuda a amenizar um pouco o problema. BoTRK tem ótima sinergia com seu W e combinados com Fulgor, garantem que você machuque bem os tanks, assim como os mais frágeis também. A lane phase dele é bem tranquila com seu W sem custo de mana e seu Q e E podem ser usados para farmar e pokear. Sua ult é ótima para poke a distância e muito seguro. O que ainda dificulta a vida do nosso Kog’Maw é a extrema dependência dele. Caso seu time não lhe proteja, você está morto. Você tem um slow, mas se o inimigo já estive na sua cara, esse slow não vai ajudar muito.

 

 

 

 

Junglers

 

 

 

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Lee Sinn: ele pode carregar o jogo a/em qualquer momento. O único lado negativo dele é que ele é difícil de dominar e seu dano definitivamente cai no late game. Ele ganka bem, ótimo para counter jungle, ótimo duelista, bom iniciador, traz peel para o time, pode assassinar – tudo isso no mesmo nível, se não superior, que muitos junglers que só podem fazer algumas dessas funções. Ele é “Pick or Ban” no competitivo pelo mesmo motivo que no SoloQ. Um bom Lee Sin nunca é inútil. Não tenho muito que falar, todos já experimentaram um bom stomp por conta desse campeão e por isso ele ainda é o número 1.

 

 

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Skarner: ele é o pick mais arriscado de todos, mas sem dúvida o que pode carregar loucamente. Ele tem muito dano, stun, slow, esteroides para velocidade e sua ult acaba com o dia de qualquer carry. Como a maior parte dos carry junglers ele pode duelar o jungler inimigo e alguns laners também só com o Espírito do Lagarto. Quando o jogo chega ao mid game, Skaner faz alguns itens defensivos para se tornar um escorpião bem difícil de matar, e ainda se torna extremamente chato. Considero-o um Strong Pick porque ele tem ótima sinergia com itens. Diferente da maior parte dos junglers, que acabam caindo para uma função suporte, Skaner pode oferecer muito mais.

 

 

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Vi: ela caiu muito em popularidade, mas ainda é uma jungler muito forte. Antes, se ela não conseguisse alguma vantagem, ela poderia fazer uma build tank e ainda bater muito. Agora, se você fizer tank, não terá nem parte do dano que tinha antes. A razão pela qual ela é forte é porque, não importa como seja o desempenho dela, ela sempre será relevante. Ela pode duelar bem, boa para counter jungle, ótima para ganks, bela iniciação, trás peel, dive fácil nos carries e é a melhor para gankar a mid lane. O Q não te permite pensar muito e se combinado com um flash é um abate garantido. Se ela ainda tiver a ult... Haha

 

 

EvelynnSquare.png

Evelyn: ela está muito forte agora, na verdade desde as primeiras mudanças na jungle e nos itens de visão. O que os jogadores não notam é que a Evelyn é muito ameaçadora, esteja em efeito bola de neve ou não, ela sempre terá um impacto no jogo. Com os novos itens que garantem gold para o jungler, ela pode passar todo o tempo dos seus primeiros buffs gankando e depois farmar um pouco para se recuperar, mesmo que ela não tenha obtido abates. Esse estilo “sem riscos” é o motivo pelo qual é difícil torna-la inútil. O junglers atualmente estão conseguindo bastante ouro, isso significa que ela poderá fazer seus itens mesmo que não consiga abates. Em algum momento ela estará muito forte, e quando ela fica forte é algo muito assustador.

 

 

 

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Nocturne: estava bem sumido, mas apareceu em um jogo da LCS e existem alguns jogadores de alto elo que simplesmente carregam jogos com esse campeão. Você pode ser puro dano com ele, já que sua ult te lança para cima do inimigo e combinado com seu Fear é bem complicado para o inimigo escapar. Ele pune qualquer um que empurre a lane muito até de sua torre. Seu escudo concede durabilidade extra para lutas de equipe.

 

 

 

 

Top Laners

 

 

 

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Jax: ele sempre foi um bom top laner e tem temporadas que sua popularidade sobe no SoloQ, até que alguém descubra um counter. Ele é um hyper carry, isso significa que se ele ganhar alguns abates, você terá sério problemas. Mesmo que ele vá muito mal na lane phase, ele pode facilmente se recuperar caso deem qualquer descanso para ele. Outra razão pela qual ele é muito forte é seu dano híbrido, sendo difícil construir defesa eficiente contra ele.

 

 

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Irelia: ela está flertando com a lista de “Pick or Ban”, já que ela é o campeão mais seguro para carregar em SoloQ. Ela é raramente banida, sempre útil, ótima em lane, excelente no mid/late game e é um dos poucos campeões que podem adaptar sua build dependendo de contra quem está jogando. Quando ela fechar sua Força da Trindade ela poderá ganhar qualquer 1x1. Seu stun é provavelmente a parte mais OP de seu kit. É ótimo para team fights e na maior parte dos casos você pode matar o ADC ou APC antes que o stun acabe.

 

 

 

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Renekton: é a escolha que você pode fazer em qualquer jogo, sem medo. Com um kit muito simples, a decisão mais difícil que você pode fazer é saber quando deve usar sua barra de fúria com qual habilidade. O sustain dele é o maior problema agora, simplesmente muito forte. Você pode ganhar troca de danos, mas ele vai recuperar toda a vida tão rápido que se você não voltar para a base ele pode conseguir um abate grátis. Volte para a base e ficará para trás em CS e EXP. Renekton vencerá muitas vezes, se não sempre, sua lane, mas como os jogos devem durar mais, ele acaba ficando fraco.

 

 

 

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Shyvana: ela tem muito dano sem itens, extremamente segura, bully na lane e é muito forte em team fights. Uma de suas grandes forças, assim com o Jax, é seu dano híbrido. Se você fizer armadura, o W dela vai doer muito, se fizer resistência mágica, o Q dela te come. Combine isso com defesa e ela se torna um pesadelo de se jogar contra. Por conta disso, é muito complicado torna-la inútil. Mesmo que você ganhe sua lane, ela provavelmente será mais forte que você mid/late game.

 

 

 

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Fiora: não acredito que realmente estou escrevendo algo sobre ela. Ela é um campeão estranho, ou ela feeda ou ela carrega. Ela vai bem contra a maior parte dos atuais top laners e tem um efeito bola de neve impressionante. Logo que ela ganhar vantagem, ela vai te arrebentar com as trocas de dano rápidas e você levará um dive bonito graças a ult dela. Quando ela chega a esse ponto você não pode fazer nada, apenas sentar, chorar e torcer para que seu time te carregue. Por isso ela tem uma taxa de vitória muito boa, mas é pouco valorizada.

 

 

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Rumble: ele já entrou e saiu da meta várias vezes, mas podemos classifica-lo da seguinte forma. Se você é bom com o Rumble, como o Balls da C9, então você chegará ao Diamente 1 facilmente. Rumble tem uma lane phase um pouco difícil, mas ele brilha nas team fights. Ele é pouco valorizado agora, mas a verdade é que se ele ganha a lane, ele ganha o jogo, se ele perde a lane, ele ainda pode ganhar o jogo.

 

 

 

Suportes

 

 

 

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Morgana: ela ficou super popular por conta dos seguintes fatores: o novo Gume do Ladrão Arcano e Braum/Thresh/Leona. O Gume garante ouro fácil, especialmente por conta do W dela. Além do seu Q com hitbox/duração acima do normal e sua ult, o que realmente faz ela brilhar é seu E. Esse escudo simplesmente anula qualquer CC enquanto ativo, tornado os suportes de CC pesado praticamente inúteis.

 

 

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Braum: ele é bem semelhante ao Thresh. Não importa o quanto mexam nos números de suas habilidades, por conta do seu kit ele sempre será escolhido e forte. Ele pode bloquear habilidades, incluindo ults, tem slow, knock up, trás peel para o time, tem stun, pode dar dive, e a lista continua. Algo que notei é que se ele está muito à frente ele não morre. Chega um ponto que ele pode matar você antes que você o mate. A capacidade dele de tankar tanto, até mais que muitos top laners, é o que faz dele um Pick or Ban, e ele se manterá nessa posição por muito tempo.

 

 

 

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Thresh: ele sempre será forte porque seu kit oferece muita utilidade. Ótimo poke, knockback, slow em área, um gancho, escudo e sua lanterna. Com tantas mecânicas ele pode fazer praticamente tudo. Proteger, dar dive ou inciar. Thresh é o suporte número 1 quando tratamos de criatividade. Sua lanterna é simplesmente perfeita para incríveis jogadas. Ele tem capacidade para criar um efeito bola de neve para o seu time que é impressionante e é o suporte com maior Skill Cap do jogo! Ele não é difícil para quem quer começar, mas ele tem muito espaço para que o jogador possa melhorar e se tornar incrível, como o Madlife fez.

 

 

 

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Leona: ela é praticamente o símbolo do que um suporte deve ser na meta atual. Ela é naturalmente tank com seu W, tem duas formas de CC, tem gap-closer e amplifica muito o dano dos aliados com sua passiva. Gold para suportes agora é mais fácil de ser obtido, e como defesa está muito barata, se ela tiver uma pequena vantagem ela será muito tank e não morrerá. Ela, assim com o Braum é praticamente outro top laner. O problema dela é que se ela ficar para trás, será um peso morto. Você precisa mergulhar no meio do time inimigo para utilizar suas habilidades. Caso não esteja tank o suficiente, os inimigos irão te matar e você não contribuirá em nada para o seu time. Outro elemento importante... Se você não está sendo agressivo com ela, você já desistiu e está dizendo que não pode ganhar a lane. Você precisa ser agressivo para tirar o maior proveito de suas habilidades. Quando utilizada da forma correta, ela realmente merece ser considerada um Strong Pick.

 

 

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Nami: ela ficou bem popular quase pelos mesmos motivos que a Morgana. Gume do Ladrão Arcado tem ótima sinergia com ela. Ela sempre teve um kit excelente, e, para mim, ela poderia ser considerada “Pick or Ban” agora. Ela tem sustain suficiente para carregar a lane, bom poke com seu W e E, ótimo CC com seu Q e sua ult, além de ajudar seus aliados com velocidade para escapar ou perseguir. Ela é uma escolha muito boa, mas tem problemas contra suportes tanks, como Leona e Braum. Chega um ponto que ela deixa de ser eficiente contra eles. Simplificando, se você acha que seu ADC é/será ruim, Nami é uma boa escolha para carrega-lo.

 

 

 

 

 

Fonte:

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Ahri saiu do meta ?

MDEUS CARA VC N JOGA LOL A QUANTO TEMPO?

 

Anyway

 

Irelia é o champ que mais trucida no top na moral

não deixem ela crescer...

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"The way she walks,The way she talks...How long can I pretend

Oh I cant help Im in love...

With the girl of my best friend"

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Tópico muito bom, bem organizado e explicado, parabéns.

Mornaga pode se encaixar em outras lanes também...

Jax é um mostro, e Ziggs nem se fala rs.

Valeu por compartilhar conosco :D

 

Justamente, com tem no início lá, tem vários champs que são igualmente "Apelões" mas que não foram citados, a Lissandra é uma delas.

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