Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Histórias Interessantes - Operação Mãos Limpas


kazzos
 Compartilhar

Posts Recomendados

“Depois desses interrogatórios, Sr. Juiz, você vai se tornar uma celebridade, mas sua vida ficará marcada, procurarão destruí-lo física e profissionalmente, não esqueça que as contas com a Cosa Nostra nunca permanecem fechadas... O senhor ainda quer me interrogar?”

2000-006845-_20000404.jpg

Tommaso Buscetta

 

Foi um dos mais importantes membros da Cosa Nostra, a máfia siciliana. Foi um "arrependido", ou seja, colaborou com a Justiça delatando companheiros e informando o juiz Giovanni Falcone sobre as estruturas da organização e seus esquemas de corrupção de políticos.

 

Foi preso em São Paulo, em 24 de outubro de 1983, onde quarenta homens cercam sua casa e o conduzem à delegacia (comissaria).

 

Em 1984 os juízes Giovanni Falcone e Vincenzo Geraci vão ao seu encontro e lhe pedem para que colabore com a justiça, mas Buscetta inicialmente não admite nada. Extraditado, durante a viagem em avião tenta inutilmente o suicídio, ingerindo uma pequena quantidade de estricnina. Após a Máfia assassinar sua família, ele começa a revelar organogramas e planos da Máfia ao juiz Falcone e, por isto, passa a ser considerado o primeiro à quebrar a Omertà (código de conduta da Máfia), o primeiro mafioso arrependido da história.

 

Morre de câncer no ano 2000 com 71 anos de idade, ele estava no sistema de proteção à testemunha, sua cabeça valia 50 milhões de dólares.

 

 

 

 

Operação Mãos Limpas

 

mani-pulite-jpeg-crop_display.jpg

 

A Operação Mãos Limpas ou Mani pulite, foi uma investigação judicial de grande envergadura em Itália que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990, na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano em 1982, que implicava a Mafia, o Banco do Vaticano (como retratado no filme Poderoso Chefão III) e a loja maçônica.

 

Liderado pelo juiz Giovanni Falcone, durante a campanha da operação Mãos Limpas, 2.993 mandados de prisão haviam sido expedidos; 6.059 pessoas estavam sob investigação, incluindo 872 empresários, 1.978 administradores locais e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros.

 

A publicidade gerada pela operação Mãos Limpas acabou por deixar na opinião pública a impressão de que a vida política e administrativa de Milão, e da própria Itália, estava mergulhada na corrupção, com o pagamento de propina para concessão de todo contratos do governo, sendo este estado de coisas apelidado com a expressão Tangentopoli ou "cidade do suborno".

 

A operação Mãos Limpas chegou a alterar a correlação de forças na disputa política da Itália, reduzindo o poder de partidos que haviam dominado o cenário político italiano. Todos os quatro partidos no governo em 1992 - a Democracia Cristã (DC), o Partido Socialista (PSI), o Social-Democrata e o Liberal - desapareceram posteriormente, de algum modo. O Partido Democrático da Esquerda, o Partido Republicano e o Movimento Sociale Italiano foram os únicos partidos de expressão nacional a sobreviver, e apenas o Partido Republicano manteve a sua denominação.

 

 

O poderoso chefão da máfia, Salvatore Riina, que nasceu em Corleone (lembram do filme poderoso chefão? Don Corleone?) foi preso pelo juiz Falcone, mas como o Tommaso Buscetta havia previsto, "as contas com a Cosa Nostra nunca permanecem fechadas".

 

Os capangas do Salvatore, simplesmente colocaram 500 KG DE DINAMITE NA ESTRADA QUE O JUIZ FALCONE PASSAVA TODO DIA...e o resultado foi esse...

 

p2plfat.jpg

2347536-9000-rec.jpg

 

 

Falconebn.jpg

Falcone

 

Img-Riina2.jpg

Salvatore Riina

 

 

 

Apesar do assassinato, a operação continuou e a Máfia perdeu força, muitos fugiram do país para a América do Sul/Central. Mas mesmo assim, existe um estudo que atualmente na Itália, existem 160 mil estabelecimentos que ainda pagam à Máfia por "segurança", algo que movimenta em torno de 25 bilhões de dólares.

 

 

 

Bônus:

 

Muitos não sabem da ligação de Frank Sinatra com a Máfia, muitos dizem que ele só chegou aonde chegou pela influência da Máfia, inclusive, no filme Poderoso Chefão, existe um personagem inspirado no Frank Sinatra, mostrando como ele chegou à fama, e inclusive a ganhar um Oscar.

 

Na foto abaixo é possível ver Frank ao lado de diversos mafiosos, dentre eles um dos mais temíveis Dons da história e o mais poderoso dos EUA na década de 60, Carlo Gambino, e seu sucessor “Big Paul” Castellano. Essa foto foi registrada no camarim do teatro de Westchester, em New York, em 1976. Da esquerda para a direita tem-se em pé “Big Paul Castellano”, Gregory de Palma, Frank Sinatra, Thomas Marson, (Don) Carlo Gambino (o quinto, em pé), Jimmy “The Weasel” Fratiano, Salvatore Spatola e sentados Joseph Gambino e Richard “Nerves” Fusco. Todos, exceto Sinatra, eram mafiosos pesadíssimos.

 

scrotos-a-mafia-italiana-de-frank-sinatra-don-carlo-gambino-castellano.jpg

 

tumblr_nh3x0vS7pE1s8gsn8o1_500.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Não conheço muito sobre a mafia italiana mais é sempre bom saber um pouco mais dessas historias.

 

Realmente 2.993 mandatos e 6.059 investigados é algo fora do normal e korolho 500kg de dinamite é muita coisa 1 banana de TNT de 1kg ja da para fazer um estrago em uma casa pequena imagine 500kg.

 

 

Eu já prefiro historias sobre a segunda guerra mundial acho mais interessantes , fica a dica ai se quiser conquistar meu core <3

c2ahfMg.png

Membro - Bronze - Silver - [E]Estagiário - Game Zone - Browser Zone - banido - Gold - Saphire - [E]Estagiário - Combat Arms - Emerald - Point Blank - Elsword - Platinum - Titanium - Combat Arms - Moderador - Coordenador - Co-Administrador - Administrador

I'm the end of the food chain

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do assassinato, a operação continuou e a Máfia perdeu força, muitos fugiram do país para a América do Sul/Central. Mas mesmo assim, existe um estudo que atualmente na Itália, existem 160 mil estabelecimentos que ainda pagam à Máfia por "segurança", algo que movimenta em torno de 25 bilhões de dólares.

 

O que poderia nos levar a um debate muito interessante

"O que é pior, Máfia ou Tráfico?"

 

Os capangas do Salvatore, simplesmente colocaram 500 KG DE DINAMITE NA ESTRADA QUE O JUIZ FALCONE PASSAVA TODO DIA...e o resultado foi esse...

 

Gizas man!

 

Conteúdo histórico rico, postou de tanto curtir The Godfather?

eefC8E1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.