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Crie Seu Primeiro Jogo No The Games Factory


R0ck-Lee
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Crie seu primeiro jogo, passo a passo (TGF)

 

Aprenda a criar seu primeiro jogo no The games factory!

 

Antes, faremos uma pequena introdução ao the games factory:

 

The games factory é um programa criado pela click team, e ele é o antecedente do multimedia fusion, que é provavelmente a ferramenta drag´n drop mais usada.

Assim como o multimedia fusion, o the games factory é totalmente guiado pelo mouse, sendo todo baseado na lógica. Por exemplo, você coloca a causa e o efeito de tudo.

Exemplo: Se personagem toca o chão-->personagem para

Ele é uma ferramente extremamente intuitiva e fácil de se aprender. Dá pra fazer jogos de nível profissional se você souber usa-la.

Mas por causa de sua idade, esse programa não é tão poderoso quanto os programas que o sucederam. Ele tem certas limitações que chegam a atrapalhar um pouco.

Essa ferramenta é extremamente recomendada para iniciantes, já que ela dará uma boa base para outros "montadores" ou até linguagens de programação.

 

 

 

Essa matéria só ensinará o basico do basico, por que sem o basico ninguem aprende nada!

 

Em primeiro lugar, baixe o The games factory:

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Então podemos começar.

 

agora você pode baixar algumas musicas, para usar no seu game.

 

Procure no

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Abra o the games factory e você verá o Storyboard editor, que parece uma historia em quadrinhos. Essa é a parte que mostra os levels, ou seja, as fases. Clique com o botão direito do mouse no botão 2 e depois no botão 3. Agora você criou 3 frames!

6.png

 

Agora vá em file--> save

 

Agora clique com o botão esquerdo na parte branca do quadro numero 1 do storyboard, e vá em level setup:

3.png

 

vá em background e escolha a cor preta. Dê ok e feche.

 

agora clique com o botão esquerto na parte branco do quadro 1 novamente, só que vá em level editor.

 

Uma tela preta apareceu né? Agora, vá nessa barrinha que aparece lá em cima e clique nesse item com um triangulo, uma bola e um quadrado:

5.png

 

foi? Agora vão aparecer varios simbolos. Vá no "ABC" e clique nele.

 

agora a seta do mouse some e você aparece uma barra, né? Então agora aperte essa barra bem no meio da tela. aparecerá uma caixa de ferramentas de texto, como se você fosse escrever. ( e realmente irá)

 

Vá no ABC, na barra de ferramentas de texto e escolha tamanho 20. Vá nas cores e escolha amarelo e escreva "esse é meu primeiro jogo".

9.jpg

 

Agora repita o processo, cor vermelha, fonte 16:

aperte enter para continuar

esc para sair

 

agora salve!

 

agora clique na parte que a figura abaixo mostra, para você começar a programação em si , que é bem mais facil do que você pensa!

 

2.jpg

 

welcome to the event editor!

 

nessa parte não há programação, só logica!

 

Exemplo: Se tecla c é pressionada, vai pra proxima fase;

 

clique no new condition e escolha o mouse com o A. clique com o botão esquerdo nele, vá no the keyboard-->upon pressing a key: pressione enter. Agora vá na onde a figura abaixo mostra, que comanda as coisas mais importantes do jogo.

 

4.jpg

 

clique em next level.

 

Isso quer dizer: se você apertar enter-->pula para a proxima fase.

 

Viu como é fácil de entender os eventos?

 

 

Agora repita isso, só que com a tecla esc e em vez de ir em next level, vá em end the game, para que quando se apertar a tecla "esc" o jogo feche.

 

fácil né?

 

agora faça um terceiro evento, e vá no rolo de filme. Escolha o "start of level"

 

Agora na parte dos eventos faça isso na figura abaixo

 

8.jpg

 

essa parte cuida de tudo sobre musicas. Clique em play and loop music e escolha qualquer musica. Escreva 999999 no loop. Isso quer dizer que a musica ficará se repetindo sempre que acaba.

 

pronto! Agora salve.

 

vá em run-->frame, para testar seu jogo.

 

Depois de fazer o menu, volte para o Storyboard apertando o botão do lado direito do "level objects", que fica no topo da tela.

 

agora vá no level setup do frame 2 (você já sabe fazer isso =D) e escolha qualquer cor que você quizer para o céu. Agora na onde está escrito 640X480 no frame 2 do storyboard, coloque 2000X480, para o frame fique maior.

 

agora vá em edit this level->level editor, para editar essa fase.

 

Em primeiro lugar, vá na onde está escrito level objects. Escolha uma das libs, eu recomendo a fully animated caracthers. Apareceram varios personagens né?

 

10.png

 

escolha o ultimo, o que eu apontei com a seta. Clique nele e vá em resize, e escolha 75% e 75%. Essa parte é opcional, mas é recomendada, visto que o sprite do guerreiro é muito grande.Ele ficou menor. Agora clique nele com o botão esquerdo novamente, vá em movement-->select movement. Clique em plataform. Aparecerá essa caixa:

 

7.png

 

No movement, existem:

 

Speed= velocidade maxima do personagem, eu recomendo 40

Acelleration=velocidade que o personagem acelera. Eu recomendo o mesmo numero da velocidade.

Desaceleration=velocidade que o personagem desacelera. Recomendo deixar em um numero alto.

Gravity: Gravidade. Essa será a "força", que puxará o personagem pra baixo. Recomendo 30.

Jump Strenght: Essa será a força do pulo. Recomendo deixar em 70.

 

 

Agora, vá em outra lib (eu recomendo a tiles, sky and montains), e escolha um chão. Coloque ele debaixo dos pes do guerreiro. Aperte no chão com o botão esquerdo, vá em new object-->quick backdrop

 

Ué... criou outro chão... mas esse é diferente. Clique no antigo com o botão normal do mouse e depois aperte del, para deleta-lo. Agora coloque o novo embaixo dos pes do guerreiro e clique nele.

 

1.png

 

Apareceu isso no chão. Esse é um quick backdrop, que é um backdrop que você pode alongar e muito util para não precisar ficar colocando "chão" por "chão".Então... alongue ele se quizer! se não quizer, não precisa... Depois de mexer com isso, clique com o botão esquerdo do mouse no chão, vá em obstacle-->yes. Esse evento irá servir para que o chão fique "solido". Se você não colocar isso, ele será apenas um pano de fundo.

 

Se você quizer colocar outros tipos de chão, fique a vontade!

 

Tudo que voce quizer que o personagem para em cima, coloque obstacle. Enfeite bastante a fase, etc... Acabou? Então agora vamos ao editor de eventos!

 

`Primeiro evento

 

New condition---> vá no personagem-->colisions-->backdrop

 

Agora nas condições (na parte quadriculada), vá na parte do personagem-->stop

 

Isso fará o personagem parar ao tocar o chão.

Olha a lógica aí dinovo! Se ele tocar o chão, o movimento vertical dele irá parar.

 

Agora nas ações. new condition--> vá na chave de boca-->always/never-->always.

 

escolheu o always. Agora nas condições vá no rolo de filme, scrollings-->Center window in playfield-->marque o relative, vá no personagem. E coloque 0,0 no X e Y.

 

11.png

 

Pronto. Esse evento é grotescamente:

Sempre: camera seguir ponto 0, 0 do personagem.

 

Agora, faça o evento de tocar musica, sozinho, por que você aprendeu a fazer isso na matéria 2. Escolha uma musica qualquer. pronto.

 

Agora, vamos na ala do personagem novamente. new condition, personagem-->position-->test position of guerreiro: marque a flecha que aponta pra baixo.

 

Agora na condition, vá no rolo de filme, e vá no jump to level number 2. Isso fará que quando você caia no buraco, a fase recomesse. Usando esse principio você pode fazer obstcaulos.

 

Agora faça o mesmo evento, só que em vez de usar a seta pra baixo, use a seta para esse lado -->

 

aí nas ações, coloque next level (você sabe como se faz) =D

 

salve.

 

Agora teste seu jogo

 

Legal né =D

 

talvez nem tanto...

 

Agora vamos editar o terceiro frame!

 

nesse deixe a tela branca mesmo e edite ele. Coloque em letras pretas, tamanho 16:

 

parabens! Você zerou o jogo! aperte enter para recomeçar e esc para sair.

 

Faça os eventos dessa faze sozinho =D

 

O de apertar enter e--> restart the game

Esc-->end the game

Start of frame-->play and loop music "qualquer uma" 999999 times.

 

pronto?

 

Você terminou o seu primeiro jogo!

 

uma amostra Pronto. Esse evento é grotescamente:

Sempre: camera seguir ponto 0, 0 do personagem.

 

Agora, faça o evento de tocar musica, sozinho, por que você aprendeu a fazer isso na matéria 2. Escolha uma musica qualquer. pronto.

 

Agora, vamos na ala do personagem novamente. new condition, personagem-->position-->test position of guerreiro: marque a flecha que aponta pra baixo.

 

Agora na condition, vá no rolo de filme, e vá no jump to level number 2. Isso fará que quando você caia no buraco, a fase recomesse. Usando esse principio você pode fazer obstcaulos.

 

Agora faça o mesmo evento, só que em vez de usar a seta pra baixo, use a seta para esse lado -->

 

aí nas ações, coloque next level (você sabe como se faz) =D

 

salve.

 

Agora teste seu jogo

 

Legal né =D

 

talvez nem tanto...

 

Agora vamos editar o terceiro frame!

 

nesse deixe a tela branca mesmo e edite ele. Coloque em letras pretas, tamanho 16:

 

parabens! Você zerou o jogo! aperte enter para recomeçar e esc para sair.

 

Faça os eventos dessa faze sozinho =D

 

O de apertar enter e--> restart the game

Esc-->end the game

Start of frame-->play and loop music "qualquer uma" 999999 times.

 

pronto?

 

Você terminou o seu primeiro jogo!

 

uma amostra Pronto. Esse evento é grotescamente:

Sempre: camera seguir ponto 0, 0 do personagem.

 

Agora, faça o evento de tocar musica, sozinho, por que você aprendeu a fazer isso na matéria 2. Escolha uma musica qualquer. pronto.

 

Agora, vamos na ala do personagem novamente. new condition, personagem-->position-->test position of guerreiro: marque a flecha que aponta pra baixo.

 

Agora na condition, vá no rolo de filme, e vá no jump to level number 2. Isso fará que quando você caia no buraco, a fase recomesse. Usando esse principio você pode fazer obstcaulos.

 

Agora faça o mesmo evento, só que em vez de usar a seta pra baixo, use a seta para esse lado -->

 

aí nas ações, coloque next level (você sabe como se faz) =D

 

salve.

 

Agora teste seu jogo

 

Legal né =D

 

talvez nem tanto...

 

Agora vamos editar o terceiro frame!

 

nesse deixe a tela branca mesmo e edite ele. Coloque em letras pretas, tamanho 16:

 

parabens! Você zerou o jogo! aperte enter para recomeçar e esc para sair.

 

Faça os eventos dessa faze sozinho =D

 

O de apertar enter e--> restart the game

Esc-->end the game

Start of frame-->play and loop music "qualquer uma" 999999 times.

 

pronto?

 

Você terminou o seu primeiro jogo! uma amostra Pronto. Esse evento é grotescamente:

Sempre: camera seguir ponto 0, 0 do personagem.

 

Agora, faça o evento de tocar musica, sozinho, por que você aprendeu a fazer isso na matéria 2. Escolha uma musica qualquer. pronto.

 

Agora, vamos na ala do personagem novamente. new condition, personagem-->position-->test position of guerreiro: marque a flecha que aponta pra baixo.

 

Agora na condition, vá no rolo de filme, e vá no jump to level number 2. Isso fará que quando você caia no buraco, a fase recomesse. Usando esse principio você pode fazer obstcaulos.

 

Agora faça o mesmo evento, só que em vez de usar a seta pra baixo, use a seta para esse lado -->

 

aí nas ações, coloque next level (você sabe como se faz) =D

 

salve.

 

Agora teste seu jogo

 

Legal né =D

 

talvez nem tanto...

 

Agora vamos editar o terceiro frame!

 

nesse deixe a tela branca mesmo e edite ele. Coloque em letras pretas, tamanho 16:

 

parabens! Você zerou o jogo! aperte enter para recomeçar e esc para sair.

 

Faça os eventos dessa faze sozinho =D

 

O de apertar enter e--> restart the game

Esc-->end the game

Start of frame-->play and loop music "qualquer uma" 999999 times.

 

pronto?

 

Você terminou o seu primeiro jogo!

 

uma amostra

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Creditos:feion2

 

Post:R0ck-Lee

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  • 2 semanas atrás...

é molim mexer nesse programa...eu ja fiz varios jogos de arcade tipow de nave e de tankisim...

eh pra iniciante em 1 dia se aprende quase tudo eh soh saber a manha e pronto tipow OBJETO 1 colisium OBJETO 2 dai vai ter um bagui

ASSIM COM TODOS OBJETOS E COUNTER ETC>> |_|_|_|_|_|_|_|_| cada um eh um objeto dai tipow quando objeto 1 colidir com o 2 o objeto 3 vai explodir da se clcica com o botao direito no quadrado do ovjeto 3 e bota destroy pronto^^ eh soh pega a manhã

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