Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Fazendo seu primeiro programinha em C++


SubCash
 Compartilhar

Posts Recomendados

1-Inciando

Primeiro devemos baixar a nossa IDE

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

uma das melhores IDEs que eu conheço(so é um pouco grandinha oO)

 

caso você tenha preguiça de baixar aqui vai outro(menorzinho)

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

menor que o visual c++, mas tambem não perde em qualidade e tem compilador proprio

 

2-Escrevendo o programa

Algum Iniciante escreveu:Nossa começa logo que eu quero saber como cria meu programa fodão!

Antes de mais nada tenha ideia que você é apenas um iniciante e não vai sair criando programas "Fodões"

Acredite a maioria dos melhores programadores de c++ começaram com um simples "Hello Word!", então deixa

de preguiça e abra logo a sua IDE.

 

Outra coisa organize-se, não tem nada pior para um programador do que se perder no proprio workspace, por isso

crie uma pasta para cada projeto que fizer, organize os scripts, os headers e os objetos em pastas separadas.

 

bem chega de embromação e vamos começar

 

#include<iostream>

Iniciante escreveu:Pra que diabos serve esse comando ai!?

bem calma, pra tudo tem explicação, esse comando se chama "diretivas" e geralmente são inciados por #(Sharp)e serve para indicar que estamos incuindo algum "header" no script.

ex:

#include<iostream>

No caso esse tal de iostream é na verdade uma biblioteca padrão do c++ por isso não necessita de .h, mas todas as outras bibliotecas necessitam da terminação .h

 

 

Código:using namespace std;

Bem o comando "using" indica que estamos usando "algo" e não precisamos repeti-los no resto do codigo que n caso é o

"namespace" "std", mas você não precisa se preocupar com ele agora

 

Código:int main()

{

}

Esse comando serve para indicar que aqui começa a função principal do programa, aqui ficarão digitados a maioria dos comandos da linguagem.

Assim como em GML(Game Maker Language) digitaremos os argumentos da função dentro das chaves('{' e '}')

 

 

cout<<"Ola mundo!" <<endl;

Aqui é o argumento de nossa função, calma que eu vou explicar:

Cout(C Output): Nada mais é que uma função pertencente ao "using namespace std;" para indicar a saida de texto na tela

 

"Olá mundo": obviamente é o que vai aparecer na tela, mas cuidado só irá aparecer o que estiver entre aspas(")

 

endl: indica que o comando cout acabou, como se fosso um ponto final

 

Código:return 0;

 

 

Esse comando varia muito dependo

do tipo da função declarado anteriormente. As funções podem retornar valores ou

variáveis que coincidam com o tipo da função. No caso significa que o programa só execute a função apenas uma

 

vez(se não me engano)

----------------------------------------------------------

Resultado final

#include

using namespace std;

 

int main()

{

cout<<"Olá mundo!" << endl;

return 0;

}

------------------------------------------------------------------

O que ira aparecer na tela

Olá Mundo!

 

----------------------------------------------------------------

bem esse foi o fim de mais um tutorial, talvez eu poste mais alguns do que eu aprendei até agora(Pouco T.T)

-------------------------------

Exercicio(Faça se quiser)

Bem meus tutoriais serão interativos e agora terão uma questão por tuto(talvez mais)

Fernando escreveu:1-Modifique o programa Oimundo.cpp, para que apareça mais de uma frase

ex:

Olá Mundo!

Que dia lindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.