Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[C#]Programinha para iniciantes (Console)


lgomes.leo
 Compartilhar

Posts Recomendados

Oi, hoje eu vou ensinar como fazer um programa muito legal, tipo um Hello World em C#.

 

Esse programa, na verdade, eu aprendi com o primeiro livro que eu li sobre C#.

 

O esquema é básico, assim como o código dele.O que o programa faz é simples, mas mesmo sendo simples assim e a minha família inteira não ter ligado muito para isso este programa é gratificante, principalmente quando você manda ele compilar, só um programador de verdade sabe como é a sensação de fazer o seu primeiro programa (em tal linguagem), por menos complexo que ele seja.

 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

 

Primeiro abra o Visual Studio ou VC# (tanto faz se é 2008 ou 2010);

Crie um novo projeto de Console;

Adicione este código:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Agora vamos ás explicações (e esclarecimentos).

 

Primeira coisa que eu queria fazer é esclarecer algo que você deve ter percebido, em uma linha eu uso Console.Write e na outra Console.WriteLine e se você é um novato que ainda não aprendeu isso você deve estar seperguntando qual é a diferença entre os dois comandos.

 

A diferença é que quando eu escrevo

 

Console.Write("qualquer coisa");

 

ele simplesmente escreve na tela

 

qualquer coisa

 

Sendo assim, se eu escrever depois do comando acima

 

Console.Write("mais alguma coisa");

 

a saida dada pelo console será

 

qualquer coisamais qualquer coisa

 

Já quando eu escrevo:

 

Console.WriteLine("qualquer coisa")

 

o console escreve qualquer coisa na tela e vai para a proxima linha, tanto que se eu escrever (depois do comando acima)

 

Console.Write("Mais qualquer coisa");

(ou Console.WriteLine("Mais qualquer coisa"); )

 

Ele vai escrever na tela:

 

qualquer coisa

Mais qualquer coisa

 

Outra Explicação é:

 

Caso você esteja perguntando para que serve o \n colocado no penúltimo comando a resposta é simples: Ele serve para pular uma linha!

 

Ok agora descrição dos comandos:

 

Console.Write("Insira seu nome: ");

 

Como já vimos ele escreve na tela algo, nesse caso "Insira seu nome: ".

(note que são necessárias as aspas, senão ele vai achar que você esta tentando colocar variáveis inexistentes e de maneira erronea)

 

O próximo comando eu dividirei em duas partes, a primeira "string nome = " e a segunda em "Console.ReadLine()".

 

A primeira parte do comando declara uma nova váriavel do tipo string (criarei um post sobre variáveis em breve) e manda o C# associar a ela um valor "Console.ReadLine()", ou seja o que o usuário escrever, a partir do momento que Console.ReadLine serve para ler o que é escrito pelo usuário.

 

No próximo comando ele manda o console pular 2 linhas (pelo \n) e depois escrever "Olá, " mais o que o usuário inseriu antes como nome dele (o que deve estar armazenado na variável nome.

 

E o ultimo comando, neste caso, serve para esperar com que usuário tenha que apertar enter para o programa fechar, caso essa parte não esteja no código o programa vai fechar logo depois de escrever "Olá, pessoa".

 

Espero ter ajudado, agradeça se você gostou!

Favor me corrigir caso eu esteja errado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, porém básico para alguns (o que não é meu caso)

Já programo em Delphi e quero começar os C's da vida, achei interessante esse tutorial é simples e fácil de se fazer e você explicou todo o code!

Muito bom mesmo valeu por compartilhar!

 

Abrasz'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.