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[Tutorial] TREINANDO O SEU PERSONAGEM


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TREINANDO O SEU PERSONAGEM

 

Através deste tutorial você aprenderá a treinar corretamente.

 

Independente da vocação escolhida, o jeito de treinar shielding skill, melee skill (axe, club, fist, sword) e magic level não se altera - a única exceção é o distance skill, que funciona de maneira ligeiramente diferente e por isso exige ajustes na disposição de treino para que ele seja mais efetivo. Sendo assim, o modo de treinar é igual para todas as vocações, variando apenas a velocidade que um mesmo skill avança entre duas vocações distintas.

 

MECÂNICA DE COMBATE

 

Quando você atacou, o golpe produziu...

fumaça ao acertar o alvo = O ataque foi parado nas defesas (defense, abreviação "Def")

faísca ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas, mas parou nas armaduras (armor, abreviação "Arm")

sangue ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas e armaduras, atingindo o alvo

 

MECÂNICA DOS SKILLS

 

HIT COUNTER (CONTADOR DE GOLPES)

Antigamente, para treinar um skill, não havia muito segredo: bastava atacar um alvo e aguardar o skill subir. Como houve muito abuso por parte dos jogadores - alguns chegavam a ficar o dia inteiro "treinando afk", a CipSoft modificou a mecânica dos skills: há um contador de hits (golpes) que trava/destrava o avanço do skill do seu personagem! Funciona assim: para a contagem começar, você precisa acertar um golpe de sangue. A partir daí, você tem exatos 30 hits até que o contador acabe e o skill pare de subir. Acontece que os hits que você recebe também contam! Sendo assim:

 

• Se não houver nada te atacando, você tem 30 hits até o contador parar;

• Se estiver sendo atacado por 1 oponente, você tem 15 hits até o contador parar;

• Se estiver sendo atacado por 2 oponentes, você tem 10 hits até o contador parar.

 

Desta forma, o recomendado é que você cause um hit de sangue antes do contador chegar ao seu limite. Caso contrário, o avanço dos seus skills (de ataque e também o shielding) irá parar.

 

DISTANCE SKILL (HABILIDADE À DISTÂNCIA)

Diferentemente das habilidades corpo-a-corpo, a habilidade à distância possui uma peculiaridade: os golpes que produzem faíscas e sangue contam em dobro para o avanço do skill. Sendo assim, tente causar a maior quantidade de golpes de faísca/sangue quanto for possível. A quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. Ademais, siga as recomendações do contador de golpes. Após um estudo detalhado, o jogador Gorak chegou à seguinte conclusão: independente da arma de distância utilizada, você conseguirá extrair a sua máxima eficiência, mesmo em skills mais baixos, estando à 2 sqm do alvo. Após o skill 74, no entanto, você já poderá ficar a 1 sqm do alvo sem prejudicar o acerto máximo da arma de distância utilizada.

 

MAGIC LEVEL (NÍVEL MÁGICO)

Nos primórdios do Tibia, para avançar o seu nível mágico, você deveria utilizar magias que gastassem mana em um valor múltiplo de 20. Exemplo: se você utilizasse a magia Antidote - 30 de mana - você estaria desperdiçando 10 de mana para o avanço do seu magic level. Hoje em dia este problema foi "corrigido", de forma que toda mana utilizada conta para o avanço do nível mágico. Sendo assim, basta que você:

 

• Sempre esteja utilizando a sua mana.;

• Mantenha a fome do seu personagem saciada, de forma que a mana esteja sempre subindo;

• Não fique por muito tempo em Zonas de Proteção (protect zones, abreviação "PZ"), pois ali a mana do seu personagem não sobe, mesmo se você estiver saciado.

Fazendo isto você garante que a sua mana esteja sempre em "movimento", garantindo um avanço constante do seu nível mágico.

 

MELEE SKILL (HABILIDADE CORPO-A-CORPO)

Basta seguir as recomendações do contador de golpes, observando que a quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. A situação ideal é aquela em que você constantemente acerta hits de sangue com valores muito baixos (próximos de 1). Lembrando que os hits de sangue não farão o seu personagem avançar skill mais rapidamente do que se ele acertasse mais hits de fumaça/faíscas: isso apenas vai impedir que o avanço de skill fique "travado".

 

SHIELDING SKILL (HABILIDADE COM ESCUDO)

Para o seu shielding skill avançar corretamente, você deve ter 2 criaturas/jogadores batendo no seu personagem. O dano recebido deve ser do tipo físico (dano mágico não conta). Você deve usar um escudo para avançar neste skill - utilizar somente a arma, seja ela de uma ou duas mãos, não irá permitir o avanço. Receber golpes de mais do que duas criaturas/jogadores não irá fazer o seu shielding skill subir mais rápido - até por que o terceiro atacante sempre quebrará a defesa.

 

TIPOS DE TREINO

 

TREINO COM MONSTROS

O treino com monstros é bem simples e também um das poucas alternativas em mundos Optional PvP. Basta pegar 2 exemplares de uma criatura desejada e treinar, procurando causar o menor dano possível ao mesmo tempo respeitando a regra do contador de golpes. No caso de criaturas que não possuem auto-cura, o ideal é treinar em um local que seja capaz de repor as criaturas que forem morrendo com o treino. Já no caso de criaturas que possuem auto-cura, esta necessidade diminui ou até inexiste. Há também o caso das criaturas replicantes (Slime), que conjuram summons infinitamente. Neste caso, basta "marcar" a criatura original (ex: deixá-la com a vida "amarelada") e atacar continuamente as suas cópias. Nos dias atuais, os monstros mais populares para se treinar são (em ordem de evolução de skill):

• Sem auto-cura

 

troll.gif Troll, islandtroll.gif Island Troll, frosttroll.gif Frost Troll, swamptroll.gif Swamp Troll

goblin1.gif Goblin, goblin1.gif Goblin Leader

rotworm.gif Rotworm, larva.gif Larva, dwarf.gif Dwarf

minotaur.gif Minotaur

carrionworm.gif Carrion Worm

cyclops.gif Cyclops

 

• Com auto-cura

 

goblinscavenger.gif Goblin Scavenger

ghoul.gif Ghoul

workergolem.gif Damaged Worker Golem

gargoyleo.gif Gargoyle

darkmonk.gif Dark Monk

monk.gif Monk

 

• Replicantes

 

slimef.gif Slime

 

monstros180p.jpg

(Treino com criatura que possui auto-cura.)

 

slime180p.jpg

(Treino com criatura replicante.)

 

TREINO COM OUTRO JOGADOR

O treino com outro jogador só é possível em mundos onde o PvP é habilitado. Para um treino eficiente, cada um dos treinantes deve ser atacado por uma criatura fraca. Para garantir o funcionamento do contador de golpes, você deve remover os seus equipamentos gradativamente, até que o seu companheiro de treino possa acertá-lo (hit de sangue) com mais frequência. Ambos devem utilizar uma arma fraca, de forma a causar o mínimo dano possível em seu companheiro de treino. Utilizar um escudo fraco também é recomendado, para garantir o acerto de ambas as partes.

 

jogador180p.jpg

(Treino com outro jogador.)

 

TREINO COM SUMMONS

Treinar com summons é relativamente simples. Primeiro, peça a um amigo druid ou sorcerer para conjurar um summon para você. Depois, coloque duas criaturas fracas para te bater, de forma a aumentar o seu shielding skill e, dependendo do summon, 2 criaturas fracas para quebrar a defesa dele. As criaturas recomendadas para um treino com summons são aquelas que possuem auto-cura. Atualmente, as criaturas recomendadas são:

 

ghoul.gif Ghoul - recomendado para um treino inicial, enquanto os skills de ataque ainda são muito baixos. Não há necessidade de quebrar a defesa

monk.gif Monk - é o summon mais popular, por possuir mais pontos de vida que um ghoul, além de se auto-curar mais rapidamente.

gozzler.gif Gozzler - esta criatura possui exatamente os mesmos atributos de resistência/auto-cura de um monk. Mas por que então o meu amigo gastaria 200 a mais de mana para conjurar esta criatura para mim? Muito simples: o gozzler não "grita" como os monks, sendo assim, não chama atenção de possíveis PKs!

 

Alternativamente, você pode convencer algumas criaturas (com uma runa de Convince Creature) e treinar nelas. Dentre todas as criaturas que se pode convencer, a mais popular delas para o treino é o Dark Monk.

 

Como você precisa atacar uma criatura conjurada por alguém, o treino com summons só é possível em mundos com PvP habilitado.

summon180p2.jpg

(Treino com Gozzler.)

 

TREINO COM TARGET DUMMIES

Após completar a quest Shadows of Yalahar, o NPC Telas, um pesquisador, permite que você use os seus protótipos de golems mecânicos para que você teste a resistência deles. Os target dummies provém um treino 100% eficiente: eles têm defesa 0, portanto sempre levam dano, e são imortais! Aqui não há preocupações. Basta colocar para atacar e esperar o skill subir. Pode utilizar a sua arma normal para atacar, não há problema! Aliás, só existe um pequeno probleminha: não há nenhuma criatura que possa te bater enquanto você treina (os dummies não atacam). Este problema só pode ser resolvido de duas maneiras:

 

• Em mundos com PvP habilitado, você pode tentar convencer um amigo mago para conjurar 2 criaturas fracas para te bater, ou;

• Você pode aguardar o evento de 1º de abril (April's Fools event) e comprar algumas Spellwands.

 

targetdummy180p3.jpg

(Treino em target dummy com 2 mad sheeps conjuradas.)

 

Abaixo, um vídeo-resumo dos principais tipos de treino conhecidos:

 

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CRÉDITOS:

 

* GrYllO

* Valéria Freitas.

* Eu :corado:

 

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