- NOOB 2 Postado 20 de Junho 2011 Compartilhar Postado 20 de Junho 2011 Olá , hoje estarei mostrand um pouco sobre banco de dados e C# Neste tópico aprenderemos : Usar Banco de Dados Acess em C# não estou aqui para ensinar passo a passo , falando desde o começinho , e sim uma noção de como usar o Acess , logo de cara você entederá porque é muuito simples. - Como Funciona isso ? irei dar uma pequena explicadinha por aqui. o processo é mais ou menos esse : Aplicação -> ADO.NET-> OleDB Através do OleDB nós conseguimos conectar com vários Banco de dados. Exemplos : SQLServer Oracle Acess são só alguns exemplos não irei falar dos outros pois como irei usar o Acess neste tópico acho que ja está bom. Crie um Banco de Dados para usar. - Iniciando a Aplicação! Abra o C# e inicie uma nova Aplicação em Console. de um nome para ela Depois iremos usar a classe OleDb como ja disse no inicio do tópico.. using System.Data.OleDb; - Fazendo conexão OleDbConnection conectwc = new OleDbConnection(@"Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\banco_wc.mdb"); o nosso amigo OleDbConnection é responsavel pela conexão. ali damos o Provedor que no caso é : Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source e no Data Source coloque o caminho de onde está o banco de dados. Instrução SQL : OleDbCommand Comando = new OleDbCommand("select * from Tabela1",conectwc); select * from Tabela1 estamos selecionando nossa tabela , como eu não mudei o nome dela, ficou como Tabela1. agora vamos tratar possiveis erros : try { } catch (OleDbException erro) { Console.WriteLine("Erro."); } Agora vamos para o fim de tudo : vamos abrir nossa conexão. conectwc.Open(); Vamos "ler" nossa instrução : OleDbDataReader lendo_dados = Comando.ExecuteReader(); e vamos criar uma estrutura de Repetição while para poder mostrar o conteúdo desse jeito : while (lendo_dados.Read()) { Console.WriteLine(lendo_dados["geeks"]); } conectwc.Close(); Console.ReadKey(); e por fim , nós fechamos nossa conexão e damos um ReadKey() para ele não fechar imediatamente. Print dele funcionando : Espero que gostem... Creditos : - NOOB Abraços :B ᅠᅠMural de Coleçõesᅠᅠ Clique aqui e adquira suas medalhas Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
lipinf 8 Postado 20 de Junho 2011 Compartilhar Postado 20 de Junho 2011 Boa -NOOB. Ficou muito bom *_* Cara me surpreendo como C# é parecido com java aehuauehaue Nós somos Geeks rsrsrs Pena que de banco de dados manjo qse nada =p (por falta de vontado msm, pq parece ser simples xD (um dia eu paro pra mexer)) Bom, parabéns pelo tópico aew =D Abraço. @edit bem organizado e bem formatado ^^ deve ter dado trabalho por as cores aehuaheuah ta igualzinho no IDE *_* ᅠᅠMural de Coleçõesᅠᅠ Clique aqui e adquira suas medalhas Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Zaphey 2 Postado 20 de Junho 2011 Compartilhar Postado 20 de Junho 2011 Uhuuuul Viu, estou em 2º na lista do banco de dados, top hits =) EUAHUEAHUEA Falando sério, o tópico ficou muito bom mesmo! Vai me ajudar muito já que estou querendo aprender C# Obrigado pelo compartilhamento seu noob =) Abraços maninho :) ᅠᅠMural de Coleçõesᅠᅠ Clique aqui e adquira suas medalhas Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
DragonBoss 9 Postado 21 de Junho 2011 Compartilhar Postado 21 de Junho 2011 Maneiro =D Com esse tutorial já da pra ter noção de como se trabalhar com banco de dados visualmente também, isto é, com tabela de dados. Evito usar access em projetos grandes ( opito por sql ), mas pra pequenas aplicações ( cujo dados não necessitem de uma segurança muito grande, e que não passem de.. sei la, uns 100mb no banco de dados), o access está de bom tamanho ^^' @Off Juro que achei que era uma SS do compilador na hora que vi as cores nos codigos... hueheuehue flw, abraços Obrigado pelo tópico =D ᅠᅠMural de Coleçõesᅠᅠ Clique aqui e adquira suas medalhas Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
- NOOB 2 Postado 21 de Junho 2011 Compartilhar Postado 21 de Junho 2011 Sim , sql não muda muita coisa também. o Acess usei mais para um exemplo, quem sabe mais para frente coloca de alguns , tipo my sql , SQL server , :B esse estilo de tópico vi em um tópico sobre C++ de um tal de felipe ... Abraços! ᅠᅠMural de Coleçõesᅠᅠ Clique aqui e adquira suas medalhas Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Posts Recomendados