Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Nxtt

Membro
  • Total de Posts

    8
  • Registro em

  • Última visita

  • WCoins

    0

Posts postados por Nxtt

  1. 12 horas atrás, Phefm' disse:

    Cheguei a mexer um pouco com PHP, javascript etc... esse stack de node tem alguma coisa haver com o wordpress? To quebrando a cabeça p fazer um site por esta linha... rsrsrs ligar plugins e mais plugins, crackear... eu ouço falar do node mas não compreendo bem rsrs

    Na verdade não, NodeJS é um framework em JavaScript que permite a interpretação do código no back-end, para utilizar JS "como se fosse" um PHP. Wordpress eu mexo muito pouco, mas se quiser uma ajuda posso tentar hehe

  2. 1 hora atrás, Phefm' disse:

    Será de grande ajuda rsrs

     

    seja bem vindo.

    Espero que sim, muito obrigado hehe.

    13 minutos atrás, ORION' disse:

    Opa, seja bem vindo camaradinha!

    Gosto muito de programação, apesar de não entender nada...rsrs.

    quem sabe com seus tópicos eu não consiga aprender algo? :v

    Precisando, meu pv é aberto.

    Muito obrigado. Tomará que consiga entender sim hehe se precisar de uma ajudinha pode me chamar, estou a disposição.

  3. Após uma longa jornada de estudo sobre HTML acredito que está pronto para saber mais sobre a tríade da dominação do desenvolvimento web, pois estruturada a página com nossas varias tags e elementos, precisamos dar estilo as coisas, afinal oque seria dá internet com apenas HTML.

    Então passamos mais um passo e iremos ao CSS.

    CSS

    O CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem utilizada para definir a aparência de documentos que usam linguagens de marcação, como o HTML, XML e etc... O CSS define como os elementos contidos no documento serão exibidos em tela.

    A sua criação se deve a grande crescente das tecnologias de desenvolvimento,  as tecnologias estavam adotando cada vez mais estilos e variações para deixá-las mais elegantes e atrativas para os usuários.

    Inicialmente o estilo era todo realizado a partir de tags e atributos para o HTML. Mas isso era uma tremenda dor de cabeça aos programadores, pois era impossível definir padrões, era tudo feito manualmente elemento por elemento.

    Destas complicações, nasceu o CSS. Com isso, as linguagens de marcação passaram novamente a exercer sua função de marcar e estruturar o conteúdo do documento, enquanto o CSS encarregou-se da aplicação de estilos necessários para a aparência dela. Hoje em dia ainda é possível definir estilos por meio de atributos em tags, mas é completamente inviável desenvolver dessa forma.

    O CSS também permite que as mesmas marcações de um documento sejam apresentadas de diferentes estilos, conforme o método de renderização (como em uma tela, impressão, via voz, dispositivos táteis e etc...). A maioria dos menus em cascata, estilos de cabeçalho e rodapé de páginas da internet, por exemplo, atualmente são desenvolvidos em CSS.

    Sintaxe

    Assim como no HTML, para escrever código CSS é necessário seguir uma regra. A nossa regra é composta de três partes principais: um seletor, uma propriedade e um valor a se aplicar.

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Explicando de uma forma grotesca, o seletor nada mais é do que o nosso elemento HTML ao qual queremos aplicar a regra.

    Um exemplo prático seria:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Neste caso estamos aplicando a propriedade de background-color (que muda a cor do background) com o valor de #000 (preto) ao tag body do HTML.

    Classes

    As classes são uma forma de identificar um grupo de elementos. Através delas, pode-se atribuir a mesma formatação de estilo a vários elementos. Exemplo:

    CSS:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Desta forma declaramos no CSS uma classe chamada "classe", note que o nome das classes são declaradas com o precedente " . " (Isto é importante pois separa os elementos visto primeiro exemplo, as classes e os IDS que vamos ver no próximo exemplo.)

    Já no HTML:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    As IDS, só podem ser declaradas uma vez, então é impossível reutilizar uma ID dentro de um código HTML, vamos entender isso.

    Para declararmos uma tag no HTML devemos fazer o seguinte:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Neste caso, a página será exibida com erros pois duplicamos um ID, mas vamos entender como estilizar isso no CSS:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Neste caso o elemento HTML que tiver o id #idUm será exibido com o background na cor azul, já o #idDois será exibido com a cor vermelha. Note que precedemos o nome do id com o caractere "#".

    Com esses precedentes o CSS identifica os elementos, classes e ids.

     

    Muito obrigado pela companhia mais uma vez e por hoje é só criançada, continue seus estudos nos links abaixo e caso não tenha visto a primeira parte dessa série, deixarei o link hehe.

    Até a próxima

    Links

    • Curtir 1
  4. Olá, me chamo Matheus e apesar da conta nova acompanho e frequento o fórum desde meados de 2011, curso Analise e desenvolvimento de sistemas e Ciências da Computação (sim, é possível fazer duas faculdades simultâneas hehe), sou programador Java, JavaScript e PHP.

    Atualmente trabalho como desenvolvedor web Full-Stack e utilizo a stack de Node, React, React Native e Angular (em alguns momentos). Tenho experiencia em PHP com Laravel e WebAPPS em Java.

    Pretendo trazer alguns conteúdos para o fórum referente a essas tecnologias, espero que seja útil a alguém hehe

    Estou completamente aberto(no melhor dos sentidos) a qualquer um para concelhos amorosos, dicas de estudo e faculdade, como fazer 2 faculs ao mesmo tempo, solução de dúvidas e bugs de código xD

  5. Se você é um entusiasta de tecnologia, trabalha com desenvolvimento ou planeja trabalhar, com certeza já deve ter ouvido sobre a tríade do desenvolvimento web (talvez até mesmo sem saber), assim chamamos as três tecnologias essenciais para qualquer desenvolvedor web, são elas: HTML, CSS e JavaScript.

    Neste tópico vou destrinchar um pouco sobre cada uma dessas tecnologias; para que servem, como iniciar seus estudos nelas.

    Começando pela base de toda página web e que NÃO É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, o HTML.

    HTML

    O acrônimo HTML é originado do inglês e significa Hypertext Markup Language, ele é a linguagem base da internet. Criada para ser uma linguagem de fácil compreensão para humanos e máquinas.

    O HTML é uma linguagem de marcação e não uma linguagem de programação, diferente do que é muito falado pela internet, mas porque o HTML não é uma linguagem de programação?

    • O QUE É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

    Para ser considerada uma linguagem de programação, é necessário atender a completude de Turing, ou seja, precisa ter algumas características específicas para poder "programar um dispositivo". A completude de Turing é composta pelos seguintes elementos:

    • Fazer cálculos;
    • mudar informações contidas em algum tipo de memoria;
    • tomar decisões;
    • mudar o fluxo de execução.

    Alan Turing criou a máquina teórica mínima que permite fazer todas essas operações, desde então, considera-se que qualquer linguagem de programação precisa ser capaz de realizar todas essas tarefas.

    No HTML não conseguimos dar nenhum tipo de instrução lógica, muito menos fazer cálculos, mas isso não deixa a linguagem menos importante que todas as demais, pois sem ela não teríamos nenhum site rodando na internet.

    Como o nome diz, por ser uma linguagem de marcação é utilizada para marcar elementos para mostrar informações, como por exemplo o título que irei colocar logo abaixo.

    O que são TAGS?

    Apesar de você estar apenas vendo um título, para que ele seja formado na sua tela dessa forma é necessária uma "tag" HTML que diz ao navegador o que fazer com esse trecho de informação, com essa marcação podemos dizer ao navegador algo semelhante a: "ei navegador, coloca esse texto em negrito e com a fonte maior" e assim, ele sabe exatamente oque exibir a você.

    Cada parágrafo é marcado com a tag "P". Assim:

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    Toda tag é iniciada com <TAG> e finalizada com </TAG>.

    A estrutura básica

    Todo documento HTML começa do mesmo jeito. Apenas documentos com essa estrutura básica são entendidos pelo navegador como documento HTML. Então, você pode simplesmente copiar e colar esse código para começar seu site.

    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

    A primeira linha fala ao navegador, leitores de tela, robôs de busca e etc... que se trata de um documento html.

    Depois temos a tag HTML, tudo que está dentro dos símbolos de < e > é o nome da tag. Na tag HEAD, é definida propriedades da página, como título, as tags de META e etc... Já no BODY, é definida toda a estrutura de corpo do seu site, com parágrafos, títulos e blocos de conteúdo. Pense nisso exatamente da forma literal, como cabeça e corpo. E lembre-se de sempre fechar as tags usando </ e >

    Criando um documento HTML

    Para criar um documento HTML mais fácil do que aparenta, tudo que precisa fazer é abrir seu bloco de notas, colar nosso código padrão e salvar o documento com a extensão .html, após isso é só abrir o arquivo com o navegador e voalá. Temos assim uma página web. No caso do exemplo teremos uma página com o título "Título da página" e no corpo teremos a seguinte frase "Aqui vai todo o codigo HTML que faz seu site". Fique a vontade para experimentar e modificar sua página.

     

    Muito obrigado pela companhia e continue firme em seus estudos. Vou deixar mais abaixo alguns links extremamente úteis.

     

    Links

    • Curtir 1
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.