Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

A TRÍADE DO DESENVOLVIMENTO WEB PARTE #1 [HTML]


Nxtt
 Compartilhar

Posts Recomendados

Se você é um entusiasta de tecnologia, trabalha com desenvolvimento ou planeja trabalhar, com certeza já deve ter ouvido sobre a tríade do desenvolvimento web (talvez até mesmo sem saber), assim chamamos as três tecnologias essenciais para qualquer desenvolvedor web, são elas: HTML, CSS e JavaScript.

Neste tópico vou destrinchar um pouco sobre cada uma dessas tecnologias; para que servem, como iniciar seus estudos nelas.

Começando pela base de toda página web e que NÃO É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, o HTML.

HTML

O acrônimo HTML é originado do inglês e significa Hypertext Markup Language, ele é a linguagem base da internet. Criada para ser uma linguagem de fácil compreensão para humanos e máquinas.

O HTML é uma linguagem de marcação e não uma linguagem de programação, diferente do que é muito falado pela internet, mas porque o HTML não é uma linguagem de programação?

  • O QUE É UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

Para ser considerada uma linguagem de programação, é necessário atender a completude de Turing, ou seja, precisa ter algumas características específicas para poder "programar um dispositivo". A completude de Turing é composta pelos seguintes elementos:

  • Fazer cálculos;
  • mudar informações contidas em algum tipo de memoria;
  • tomar decisões;
  • mudar o fluxo de execução.

Alan Turing criou a máquina teórica mínima que permite fazer todas essas operações, desde então, considera-se que qualquer linguagem de programação precisa ser capaz de realizar todas essas tarefas.

No HTML não conseguimos dar nenhum tipo de instrução lógica, muito menos fazer cálculos, mas isso não deixa a linguagem menos importante que todas as demais, pois sem ela não teríamos nenhum site rodando na internet.

Como o nome diz, por ser uma linguagem de marcação é utilizada para marcar elementos para mostrar informações, como por exemplo o título que irei colocar logo abaixo.

O que são TAGS?

Apesar de você estar apenas vendo um título, para que ele seja formado na sua tela dessa forma é necessária uma "tag" HTML que diz ao navegador o que fazer com esse trecho de informação, com essa marcação podemos dizer ao navegador algo semelhante a: "ei navegador, coloca esse texto em negrito e com a fonte maior" e assim, ele sabe exatamente oque exibir a você.

Cada parágrafo é marcado com a tag "P". Assim:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Toda tag é iniciada com <TAG> e finalizada com </TAG>.

A estrutura básica

Todo documento HTML começa do mesmo jeito. Apenas documentos com essa estrutura básica são entendidos pelo navegador como documento HTML. Então, você pode simplesmente copiar e colar esse código para começar seu site.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

A primeira linha fala ao navegador, leitores de tela, robôs de busca e etc... que se trata de um documento html.

Depois temos a tag HTML, tudo que está dentro dos símbolos de < e > é o nome da tag. Na tag HEAD, é definida propriedades da página, como título, as tags de META e etc... Já no BODY, é definida toda a estrutura de corpo do seu site, com parágrafos, títulos e blocos de conteúdo. Pense nisso exatamente da forma literal, como cabeça e corpo. E lembre-se de sempre fechar as tags usando </ e >

Criando um documento HTML

Para criar um documento HTML mais fácil do que aparenta, tudo que precisa fazer é abrir seu bloco de notas, colar nosso código padrão e salvar o documento com a extensão .html, após isso é só abrir o arquivo com o navegador e voalá. Temos assim uma página web. No caso do exemplo teremos uma página com o título "Título da página" e no corpo teremos a seguinte frase "Aqui vai todo o codigo HTML que faz seu site". Fique a vontade para experimentar e modificar sua página.

 

Muito obrigado pela companhia e continue firme em seus estudos. Vou deixar mais abaixo alguns links extremamente úteis.

 

Links

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.