Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[ARTIGO OFICIAL] Estatísticas


'Dardos
 Compartilhar

Posts Recomendados

O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de junho de 2009. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

 

Estatísticas

Statistics

 

Artigo originalmente escrito por Tibia.com.

Tradução por Heenett e Anderslash.

 

Muitas vezes nos pedem estatísticas nas discussões de forum ou nos feedbacks que recebemos. Vários jogadores têm vontade de saber quais são as skills médias para um personagem como o dele, qual é a cidade favorita dos jogadores, e muitas outras coisas. Por essas e outras nós pedimos que a gerência de produto dividisse conosco algumas de suas estatísticas, apresentadas abaixo.

 

Nacionalidade dos tibianos

 

nationalities.jpg

 

Você se lembra da enquete onde nós perguntamos qual o seu país de origem? De acordo com essa enquete, os 5 países que concentram o maior número de tibianos foram: Brasil, Polônia, México, Suécia e Estados Unidos, sendo que o brasileiros e a poloneses juntos compõem cerca de 50% da população tibiana.

 

Essa estatística bate com as estatísticas referentes ao registro das contas: de acordo com elas, em 16 de maio de 2009 haviam cerca de 1,3 milhão de contas registradas, as quais 485.778 foram registradas como brasileiras, 296.935 como polonesas, 99.802 como mexicanas, 54.446 como suecas, e 54.221 como americanas. Logo, os resultados da enquete batem com os dados dos registros, considerando uma pequena variação na porcentagem. De acordo com essas estatísticas, brasileiros e poloneses são cerca de 60% da comunidade tibiana.

 

Sexo

 

Cerca de 1,15 milhão de contas são atribuidas a homens. Isso significa que 88,5% dos jogadores tibianos são do sexo masculino. É interessante checar que essa distribuição confere com a quantidade de personagens de cada sexo do jogo: dos 6,54 milhões de personagens, 5,38 milhões são homens e 1,16 são mulheres. Em porcentagem, isso equivale a 82% de personagens do sexo masculino. Isso mostra que o sexo masculino é claramente predominante em Tibia, seja no jogo, seja na comunidade.

 

Idade

 

Quem vai saber se isso é realmente verdade, né? Observando a idade dos jogadores de acordo com os dados de registro de contas, vemos que muitos colocam datas de nascimento falsas: Por exemplo, 9.643 jogadores disseram ter nascido em 1901, enquanto 2.124 jogadores dizem ter 5 anos de idade. Mesmo que seja possível que crianças tão jovens joguem Tibia, é difícil acreditar que existam quase 10.000 jogadores de 108 anos. Mesmo assim, uma média de todas as idades registradas reflete a verdade: de acordo com os dados, a idade média de um tibiano é de 20-21 anos, o que é plausível. No feedback form sobre Tibia e a Cipsoft, 75% dos jogadores disseram ter entre 16 e 24 anos.

 

old_dude.gif

 

 

Número de contas ativas

 

Tibia possui mais de 2,6 milhões de contas registradas, o que significa que existem mais de 1 milhão de contas tibianas não registradas, sobre as quais não possímos quase nenhum dado. Entretanto, muitas dessas contas não estão ativas. Muitas pessoas criam contas e nunca entram no jogo, e muitas contas registradas estão inativas. Por essas e outras, o número de contas que foram ativas durante um mês é diz muito mais sobre a quantidade de jogadores que Tibia realmente tem. Por exemplo, em abril de 2009 existiam cerca de 850.000 contas ativas, sendo que mais de 100.000 dessas possuíam premium time.

 

Nível

 

Agora que sabemos um pouco sobre aqueles que compõem a comunidade tibiana, vamos analisar melhor algumas estatísticas do jogo. O level médio de todos os jogadores de Tibia é aproximadamente 16,5. Essa baixa média é fácilmente explicada, quando levamos em conta que muitos personagens são criados e não muito usados. Por exemplo, dos 6,54 milhões de personagens, mais de 500.000 possuem level 1. 1,8 milhões de personagens não atingiram level 8 ainda, e mais de 5 milhões de personagens possuem levels inferiores a 20. Esses provavelmente são os personagens secundários de muitos jogadores, uma vez que temos, em média, 2,5 personagens criados em cada conta.

 

Apenas 61.021 jogadores superaram o místico level 100. Apenas 2.582 desses são mais de level 200, e apenas 57 jogadores superaram o level 300. E mais, existem somente 3 jogadores com level maior que 400.

 

Vocações

 

Qual é a vocação de um típico jogador tibiano? Temos 1,6 milhão de knights em Tibia, sendo 83.000 deles elite knights. Existem 1,2 milhões de sorcerers, sendo 68,000 desses master sorcerers. Existem aproximadamente 1,1 milhão de paladins, sendo 60,000 desses promovidos. E existe cerca de 1 milhão de druids, com 75.000 desses sendo elder druids. A partir desses dados vemos que knights são a vocação mais popular, mas que, na média, os jogadores gostam de maneira praticamente igual de todas as vocações.

 

Skills

 

Outro número interessante é a média de desenvolvimento dos skills nas diferentes vocações:

 

Para druids e sorcerers, principalmente o magic skill é importante. Como você pode ver nos gráficos, a média de desenvolvimento do magic level dos sorcerers e druids é praticamente igual. Os druids aparentemente desenvolvem o magic level um pouco mais rápido que os sorcerers, fato que pode ser explicado pelo seu estilo de jogar. A média do skill de shielding dos sorcerers e druids também se desenvolve da mesma maneira. De acordo com o gráfico, podemos dizer que, em média, um sorcerer level 100 tem magic level 65, enquanto um druid level 100, magic level 67.

 

grafico_mages_small.jpg

Clique para ampliar

 

Nos paladins, praticamente todos os skills têm um papel importante, conforme você pode ver no próximo gráfico, que mostra a média de desenvolvimento de todos os skills dos paladins. A média do magic level de um paladin dificilmente ultrapassa a marca dos 20. Mas isso não quer dizer que não existem paladins com magic level mais alto. É claro que existem números de pico e muitos paladins com números abaixo da média. De modo geral, até mesmo um paladin com level alto não tem muito magic level. O shielding dos paladins se desenvolve um pouco mais do que nos mages. Como paladins lutam à distância, obviamente este skill evolui mais. Em média, um paladin level 100 tem distance skill de 93, um magic level de 19 e um skill de arma entre 30 e 33.

 

grafico_paladins_small.jpg

Clique para ampliar

 

Para os knights, como lutadores corpo-a-corpo, o skill de shielding e de armas (como axe fighting, club fighting e sword fighting) são importantes. Como você pode ver nos gráficos, todos os três skills de armas e também o shielding se desenvolvem na mesma velocidade. Em média, um knight level 100 possui magic level 6, um shielding skill de 83, e um skill de arma de 88.

 

grafico_knights_small.jpg

Clique para ampliar

 

 

Cidades

 

Onde todos os bravos guerreiros e aventureiros moram? Qual é a população das cidades tibianas?

Aproximadamente 1,7 milhões de personagens ainda não têm vocação, então podemos dizer que eles são habitantes de Rookgaard. Thais é a cidade mais popular, com cerca de 1,8 milhões de habitantes. Carlin tem 1,4 milhões de habitantes. Apenas cerca de 150 mil personagens permanecem em Kazordoon, fazendo dela a cidade menos popular em uma área free account. Ao que parece, nem todo mundo se dá muito bem com aqueles anões mal-humorados.

Darashia é a cidade mais popular em uma área premium, com cerca de 67 mil habitantes, seguida de perto por Edron, com aproximadamente 56 mil habitantes. 19 mil tibianos já se mudaram para a mais nova cidade em Tibia, Yalahar, e apenas 4 mil aventureiros gostam do clima frio de Svargrond.

 

Cidade - Habitantes

* Thais 1.758.998

* Rookgaard 1.698.125

* Carlin 1.359.321

* Venore 1.032.443

* Ab'Dendriel 319.129

* Kazordoon 150.941

* Darashia 67.182

* Edron 56.473

* Ankrahmun 34.392

* Liberty Bay 21.731

* Yalahar 18.964

* Port Hope 16.177

* Svargrond 4.299

 

Não estão nos gráficos os personagens de gamemasters, e nem os personagens dos membros da CipSoft. Eles geralmente vivem na Isle of Solitude, a ilha dos gamemasters. Este censo foi feito no meio do mês de maio. Já que se mudar para uma cidade diferente em Tibia nem se compara a se mudar de casa na vida real, os números variam diariamente, mas não muito.

 

Morte de jogadores

 

Diariamente, muitos aventureiros encontram a morte em muitas batalhas, seja lutando contra outros jogadores, seja contra monstros. Dando uma olhada nas estatísticas, o risco de morrer pelas mãos de outro jogador de Tibia é maior do que ser morto por um monstro. Pegando a semana de 9 a 16 de maio, por exemplo, 211.916 personagens de Tibia foram mortos por outros jogadores, enquanto apenas 161.763 personagens foram mortos por monstros. 18.529 personagens morreram por forças elementais, como fogo ou veneno, mortes que não são creditadas a outro jogador.

O monstro mais perigoso em Tibia aparentemente é o rat. Ratos foram responsáveis pela morte de 9.998 personagens naquela semana. Entretanto, os tibians são vingativos. Eles mataram 11.029.979 ratos durante a semana, significando que para cada personagem morto por um rato, 1.103 ratos tiveram que perder suas vidas. O monstro mais caçado pelos tibianos é o rotworm. 37.718.016 deles foram mortos no decorrer de apenas uma semana. Não é de se espantar que eles se escondem no subsolo.

 

Ao constatar que o PvP causa mais mortes do que lutar contra monstros, não é surpresa que a maioria dos banimentos de players são causados por mortes não-justificadas em excesso. O segundo maior motivo para banimentos é o uso de software não-oficial para jogar. Os dois motivos somados chegam a mais de 50% de todos os banimentos em Tibia.

 

Jogador típico de Tibia

 

Depois de ler sobre todos esses números, podemos tentar descrever o típico jogador de Tibia: É provavelmente do sexo masculino, cerca de 20 anos de idade, provavelmente do Brasil ou Polônia, joga em um personagem masculino que, falando de maneira geral, possui level próximo ao 20. As chances do personagem ser um knight são maiores do que ser um druid, entretanto o número de knights, druids, sorcerers e paladins é bastante equilibrado, então ele poderia, na verdade, ser de qualquer vocação. Seus skills como um knight seriam por volta de 46 em shielding e cerca de 50 em skill de armas, desconsiderando se ele usa axe, club ou swords. Se ele for um mage, seu magic level será por volta de 20. Como paladin, teria um distance skill de 52, magic level 8, e sua arma de ataque corpo-a-corpo seria de aproximadamente 22.

Já que existem muito mais free accounts do que premium accounts, nosso jogador típico é provavelmente um free account player. Seus 2 ou 3 personagens devem morar em Thais ou Carlin. Ele provavelmente já morreu em PvP antes, e talvez tenha sido vítima de um rato em seus primeiros dias. Se isso aconteceu, ele com certeza se vingou, ajudando a livrar algumas cidades de invasões de ratos.

 

Você se identificou? Você é um jogador típico de Tibia? Nos diga se a descrição criada a partir de estatísticas vale para você, ou se, o que é mais provável, é completamente diferente...

 

Esperamos que você tenha gostado de saber um pouquinho sobre nosso banco de dados!

Community Managers

 

Créditos: TibiaBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico muito bom e interessante, com informações concretas.. Idade dos jogadores... 5 anos e 108 anos...essa foi best ! oaheIOHIOHEio

bY tIm~

Um vírus.

Despercebido,

ele entra pelos seus poros sem avisar,

espalhando-se silenciosa e lentamente.

Antes que você perceba o contágio, ele já o pegou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.