Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Delphi]Trabalhando com DataBase Engine Configuration[Delphi]


vinci327
 Compartilhar

Posts Recomendados

Trabalhando com DataBase Engine Configuration

 

 

Criando o Alias

O ALIAS é simplesmente um apelido (sinônimo) a ser dado para o banco de dados, este apelido permitirá que no lugar de falarmos para ao Delphi que a nossa base se encontra em C:\SISTEMA\... ou D:\DESENV\SISTEMA\..., simplesmente digamos se encontra em AliasX ou AliasY, isto facilitará o seu trabalho quando você por exemplo quiser modificar o diretório do sistema, basta mudar o endereço do ALIAS e não sair modificando vários formulários.

 Outra vantagem em se criar um Alias está na mudança da base, basta reapontarmos o Alias para outra base que o sistema automaticamente verá estas novas informações. Lembre-se que para isto ser possível é necessário que o nome das tabelas e dos campos sejam necessariamente os mesmos, incluindo o tamanho e o tipo (no apêndice B é encontrado uma tabela para a conversão das diversas bases de dados).

Para trabalhar com ALIAS o caminho mais interessante e com o Database Engine Configuration, no arquivo de programas do Delphi dê um duplo clique sobre o ícone , a configuração do banco de dados se divide em várias páginas:

 Drivers - Controla os arquivos de acesso locais e ODBC dos bancos de dados utilizados;

 Aliases - Controle dos sinônimos dos sistemas;

 System - Define os recursos do Windows que serão alocados pela aplicação;

 Date - Especifica os fo rmatos utilizados para campos tipo data;

 Time - Especifica os formatos utilizados para campos tipo hora; e

 Number - Especifica os formatos utilizados para campos tipo numérico.

Se atualmente você estiver utilizando a versão de desenvolvimento, os drivers que aparecerão serão: dBase, InterBase e Paradox, na versão Client/Server além desses serão colocados: Oracle, Informix, SyBase entre outros.

Mude para a página Aliases e click no botão New Alias, informe:

New alias name: AliasDisco

Alias type: STANDARD

Botão OK

 

Path: C:\SISTEMA\CADDISCO

Default Driver: Paradox

Neste momento o seu ALIAS AliasDisco foi criado para a banco de dados Paradox, no formato Padrão localizado no diretório C:\SISTEMA\CADDISCO, no menu principal escolha a opção File e Save, o BDE salvou o seu arquivo de configuração chamado IDAPI.CFG.

 Crie com o Gerenciador de Arquivos o diretório C:\SISTEMA\CADDISCO, aonde será localizado o sistema.

 Para a base dBase a única diferença seria o comando Default Driver: DBASE.

Encerre o Database Engine Configuration.

Trabalhando com DataBase DeskTop

 

Criando o Banco de Dados via Estrutura

Para criar suas tabelas, dispõe-se de duas maneiras: o modo declarações em SQL ou pela janela de estrutura, inicialmente, utilizaremos a janela de estrutura, pois além de mais simples é mais prático, a menos que você trabalhe com bases de acesso remoto, evite o modo declarações em SQL para manusear a estrutura de tabelas, principalmente tabelas simples como é o caso do Paradox ou o dBase, apesar que existem muitos fanáticos por CREATE TABLE, ALTER TABLE e DROP’s. Em seguida mostrarei como criar as mesmas tabelas utilizando o método SQL.

 Lembre-se de apagar as tabelas antes de criá-las novamente. Senão não será possível executar uma única declaração SQL.

Retorne ao Delphi, no menu principal escolha a opção TOOLS|DataBase DeskTop, maximize a tela para permitir uma melhor visualização.

Com o nosso sinônimo (ALIAS) criado iremos agora definir as nossas tabelas. Inicialmente vamos definir como nossa área de trabalho: No menu principal, opção File|Working Directory..., na opção Aliases: selecione AliasDisco, note que a opção Working Directory será automaticamente modificada para :AliasDisco:, finalmente confirme clicando no botão OK. O diretório apontado pelo Alias, agora será o default, ou seja, tudo o que fizermos será apontado para o diretório.

 

No menu principal, opção File, opção New, e opção Table..., será mostrada uma janela com os tipos de possíveis repositórios de tabelas no Table Type escolha a opção Paradox 7 e clique no botão OK. Insira os seguintes campos:

Field Name Type Size Key

COD_DISCO N *

NOM_DISCO A 60

TIP_DISCO A 3

FOT_CAPA B 3

SIG_CATEG A 2

 Dos campos, o único que merece uma explicação e FOT_CAPA ele foi escolhido neste formato (Binary) pois guardará uma imagem BitMap (extensão .BMP) da Capa do CD, todos os outros campos são caracteres alfanuméricos, com a exceção do COD_DISCO que é um campo Numérico e chave.

Para esta tabela precisamos ainda criar um índice secundário, para tanto na opção Table properties: chame a opção Secondary Indexes e clique no botão Define..., marque no campo Nom_Disco (na lista Fields) e clique no botão o campo passou para a lista Indexed Fields, clique no botão OK e digite SI_NomDisco para o nome do indice e clique no botão OK.

Para salvar sua tabela clique no botão Save as... na opção Nome do Arquivo: insira o nome da tabela - Basico.

Crie agora as seguintes tabelas:

1. Categor

Field Name Type Size Key

SIG_CATEG A 2 *

DES_CATEG A 40

2. Musica

Field Name Type Size Key

COD_DISCO N *

NUM_FAIXA N *

NOM_MUSICA A 60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.