Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[Análise]Anno 2070


God Ðeath
 Compartilhar

Posts Recomendados

Numa altura em que o impacto ambiental das nossas acções é levado cada vez mais em conta e em que o futuro do planeta começa a ser colocado em causa, o tema começa a expandir-se para outros formatos. Desde a música à sétima arte, muitos têm pegado no tema apocalíptico quer para chamar a atenção das opções que tomamos diariamente quer para fantasiar uma possível escapatória este cenário. "What I’ve done" dos Linkin Park e o filme de 2009 com John Cusack, 2012 são bom exemplo disso. Ultimamente a temática das alterações ambientais tem ganho espaço no mundo dos videojogos, principalmente em jogos free to play, e é através da Ubisoft que chega Anno 2070.

 

Anno 2070 é um jogo de estratégia num cenário futurista (2070, tal como indica o nome), o jogo começa por explicar precisamente o que aconteceu, até que ponto se chegou e como é que são geridas as comunidades humanas. Este vídeo explicativo deixa-nos com algumas bases, mas quanto a jogo em si não nos dá grande informação, mas cá fica parte dela: A terra está num estado caótico devido ao aquecimento global e à consequente subida do nível da água. Os recursos são escassos e o mundo está mergulhado numa batalha de interesses de várias facções que tentam impor as suas políticas mundiais. Nós somos um comandante de uma estação aquática e vamos ter de ir cumprindo objectivos para as várias facções do jogo para tentar salvar a humanidade da extinção.

 

A interface com que nos deparamos não é muito boa e serve de exemplo para o que vamos encontrar durante o jogo. Quanto aos menus, apesar de muito completos e cheios de informação acabam por se tornar confusos. É difícil perceber como navegar e muitas das vezes a informação disponibilizada não serve para nada. Ainda que isto seja feito com o objectivo de proporcionar mais conhecimento ao jogador, no fundo acabamos por nos perder no meio de tanta coisa que não sabemos para que é que funciona. A verdade é que o conceito não está mal pensado, Anno 2070 proporciona-te vários elementos que parecem ser adequados à situação em que tu e mundo se encontram, no entanto parece que se esqueceram que o jogo deve ser divertido. Elementos como informações sobre a distribuição da população e dos recursos e algo que complementa o jogo mas não trazem nada à nossa experiência enquanto gamer e são quase dispensáveis.

 

Tudo o que fazemos irá ter uma consequência, visto que o jogo requer uma conta Uplay as tuas acções como a votação para os líderes mundiais terá o seu impacto. Cada jogador poderá dar a sua contribuição para o futuro do planeta.

 

Anno2070%20-%20estrada.jpg

Passemos aos modos de jogo que Anno 2070 tem para oferecer. Neste aspecto Anno 2070 disponibiliza três modos de jogo, a campanha, missões individuais e jogo contínuo. Nas missões individuais escolhes a tua missão e vais desenvolvendo a tua colónia e cumprindo os objectivos que te vão sendo impostos pelo jogo. O modo de campanha é muito similar as missões individuais, mas aqui terás de obedecer a uma história e aos seus desenvolvimentos. Em jogo contínuo digamos que é mais um jogo de paciência, escolhes o grau de dificuldade e depois só tens de ir jogando e evoluindo a tua “civilização” à medida que te deparas com inimigos ou adversidades. Tal como o nome indica, aqui vais jogar até que te canses pois a acção é contínua/infinita.

 

O modo online irá proporcionar a oportunidade de jogar contra outros jogadores, mas devido ao facto de precisarmos de muito tempo para desenvolver a nossa colónia poderá haver jogadores que simplesmente saiam do jogo porque este está a demorar muito tempo e ainda nem sequer viram o adversário (história baseada em factos verídicos). Quanto à ligação, é possível que haja lag, mas isso irá sempre depender da conecção à internet.

 

ANNO2070_colonia.jpg

Em termos de gameplay, este é um jogo pouco orientado para a guerra pois ainda que esta marque presença passam-se horas sem que tenhamos que recorrer à violência. No fundo, começamos sempre por chegar com a estação naval e por colonizar um local, vamos construindo estruturas, regulando recursos e explorando o mapa em busca de mais locais para colonizar ou para extrair recursos. As unidades aqui são algo secundário, os edifícios e todo o tipo de estruturas é que desempenham os papéis mais importantes como o desenvolvimento económico e comunitário. As estruturas têm áreas de influência que fazem com que vão interagindo umas com as outras e para perceber como tudo isto funciona nada como dar um saltinho ao “data log”, lá encontramos umas luzes de como podemos organizar a nossa comunidade. Apesar da interacção que os edifícios proporcionam como que de uma comunidade se tratasse, a verdade é que mesmo com a explicação do “data log” continua a ser um pouco confuso como certas coisas funcionam, além disso o data log dá informação em forma de texto e em inglês. Portanto, se não sabes inglês vais andar um bocado a apanhar papéis.

 

Em Anno 2070, apesar das estruturas serem construídas instantaneamente, sempre que compramos recursos quer a outros jogadores quer na nossa estação aquática essa opção leva algum/muito tempo até voltar a ficar disponível e isso faz com que o jogo se vá prolongando durante horas. Tal como seria de esperar, construir uma civilização do zero leva o seu tempo mas para aqueles mais impacientes isto pode não ser considerado uma vantagem.

 

anno-2070-flooded.jpg

Um dos problemas que se encontra em Anno 2070 prende-se no facto dos objectivos por vezes não esclarecerem bem o que temos de fazer para os completar, ainda que o jogo nos vá dando algumas indicações sobre isso. Diz-nos onde podemos concluir determinada missão e como podemos fazê-lo, mas esquece-se que não vivemos em 2070 e não fazemos a mínima ideia do que temos de fazer para completar o objectivo. E se juntarmos isto aos menus/opções pouco intuitivos/as e por vezes confusos/as a tarefa torna-se ainda mais complicada. Conclusão, um simples tutorial em vídeo de como jogar podia resolver muitos dos problemas dos jogadores.

 

Graficamente não é um jogo muito evoluído, mas a diferença entre mudar a qualidade dos gráficos nas opções faz-se notar. Se colocarmos o nível de grafismo no máximo as texturas ficam com um melhor aspecto paisagístico e sem comprometer a fluidez do PC. Mesmo assim, não ficamos na presença de algo muito evoluído a este aspecto, vários são os jogos de estratégia que já ultrapassam este patamar visual. Não é o melhor mas também não está, nem sequer, perto do pior. Ao aumentar nível do grafismo, tal como é habitual em jogos deste género, o jogo vai-nos presenteando com pormenores antes inexistentes. Cada estrutura tem o seu próprio “movimento”, desde vermos robots a cortar madeira, maquinas a recolher carvão, os navios deixam rasto na água. Nada disto é exactamente semelhante ao que seria na realidade, apenas serve para identificar o propósito da estrutura. Se os gráficos se encontrarem no mínimo é normal que muitos dos pormenores do jogo baixem de intensidade/regularidade ou que desapareçam, mas isso não quer dizer que não existam.

 

anno%202070%20-%20agua.jpg

No que ao som diz respeito, Anno 2070 limita-se a músicas suaves e relaxantes. São melodias originais mas não têm aquele toque de misticidade que jogos de outrora tiveram, servem apenas de música ambiente. As vozes, essas parecem saídas de frases soltas e a sua entoação por vezes está um pouco fora de contexto.

 

Anno 2070 é um projecto com óptimas ideias e com potencial, contudo acaba por pecar em alguns factores como na organização e na interface pouco intuitiva. Pode tornar-se confuso ou colocar-nos em situações para as quais não nos dá conhecimento suficiente para as resolver. Possibilita uma grande longevidade, mas é apanhado pelo “reverso da moeda” pois por vezes pode tornar-se entediante. É um jogo que necessita de alguma habituação por parte do jogador, sendo caso para dizer: primeiro estranha-se mas depois entranha-se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.