Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Ajuda a entender bem essa frase do Augusto Cury?


.Chefão
 Compartilhar

Posts Recomendados

"Podemos não trair com órgãos sexuais, mas traímos no pensamento, nas intenções.

Se não traímos quem amamos, traímos a nos mesmos. Traímos nossa saúde, nossos sonhos, nossa tranquilidade."

- Augusto Cury

 

Como assim traímos nos mesmos?

Como assim traímos nossa saúde, nosso sonhos e nossa tranquilidade?

Quem entendeu da uma explicadinha ae?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que existe mais de um ponto de interpretação.

O meu é:

Se não trair a quem você está comprometido e tem o desejo de possuir outra sem ter relações carnais.Ficará em sua mente e trairá o seu desejo de estar com outra.

Fica na sua consciência o fato de trair a sí mesmo.

Posso ter complicado demais, e talvez seja mais simples do que parece mas é assim que eu interpretei.

IRAT7HM.pnga2i1hRq.png

 

By your side, By your side,

I was waiting for you, I loved you.

Hey, hi, hey look, hey, hi.

Hey, hi, hey! Look at the sky!

I’m not going anywhere!

Goodbye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira parte o naSyx já explicou muito bem.

 

Sobre a segunda frase e terceira frase : Se não traímos quem amamos, traímos a nós mesmos. Traímos nossa saúde, nossos sonhos, nossa tranquilidade.

 

Ele se refere a uma pessoa e suas características. Pessoas "estragam" a própria saúde. Traem o corpo, se ligam ao desleixo, não cuidam de si mesmos. Sobre os sonhos, muitas vezes desistimos deles, traímos nossa imaginação, ao abandonar um sonho que imaginamos ser impossível. E a tranquilidade por final, nos entregamos a esse mundo caótico, sem prezar nossa paz de espírito. Basicamente isso, é uma bela frase.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu entender...

 

"Podemos não trair com órgãos sexuais, mas traímos no pensamento, nas intenções.

Se não traímos quem amamos, traímos a nos mesmos. Traímos nossa saúde, nossos sonhos, nossa tranquilidade."

 

"Podemos não trair com órgãos sexuais, mas traímos no pensamento, nas intenções."

Acho que ele que dizer, que mesmo não fazendo o ato em si, porém nosso pensamento encarna a relação, ou seja, você não faz mais mesmo assim eu seu pensamento esta fazendo (e meio confuso).

 

"Se não traímos quem amamos, traímos a nos mesmos. Traímos nossa saúde, nossos sonhos, nossa tranquilidade."

Tem uma musica do Raul Seixas que diz assim.

 

Medo da Chuva - Raul Seixas

 

É pena que você pense

Que eu sou seu escravo

Dizendo que eu sou seu marido

E não posso partir

 

Como as pedras imóveis na praia

Eu fico ao seu lado sem saber

Dos amores que a vida me trouxe

E eu não pude viver

 

Eu perdi o meu medo

O meu medo, o meu medo da chuva

Pois a chuva voltando

Pra terra traz coisas do ar

 

Aprendi o segredo, o segredo

O segredo da vida

Vendo as pedras que choram sozinhas

No mesmo lugar

 

Eu não posso entender

Tanta gente aceitando a mentira

De que os sonhos desfazem aquilo

Que o padre falou

 

Porque quando eu
jurei meu amor

Eu traí a mim mesmo
, hoje eu sei

Que ninguém nesse mundo

É feliz tendo amado uma vez...

Uma vez[...]

 

Bem eu acho que esse trecho da musica explica toda a frase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vendedor de Sonhos - Augusto Cury

 

"...O inusitado sonho de Bartolomeu

 

Um homem branco, de cerca de trinta e cinco anos, portando camisa pólo bege, de cabelo preto bem aparado, com um rosto fechado, quebrou o clima de harmonia e disse agressivamente para o mestre:

 

— Meu grande sonho é estrangular minha esposa. — Ele não estava brincando. Parecia que estava realmente prestes a cometer um assassinato. O mestre não deu resposta, apenas esperou que o agressor continuasse expurgando sua violência. Ele continuou: — O que merece uma mulher que trai o marido?

 

Em vez de abrandar a ira do agressor, parece que colocou mais combustível:

 

— Você também é um traidor?

 

O agressor não teve dúvida. Deu-lhe um soco que o jogou longe e lhe causou sangramento no lado esquerdo do lábio.

 

Quando muitos tentavam linchar o agressor, o mestre conteve a violência da multidão:

 

— Não, não machuquem esse homem. Levantou-se, aproximou-se dele e explicou:

 

Podemos não trair com os órgãos sexuais, mas traímos no pensamento, nas intenções. Se não traímos quem amamos, traímos a nós mesmos. Traímos nossa saúde, nossos sonhos, nossa tranqüilidade. Você nunca traiu ou se traiu?

 

O agressor ficou mudo, apenas meneou a cabeça, confirmando que também era traidor.

 

Diariamente se traía com milhares de pensamentos mórbidos. Sua agressividade era a ponta do iceberg de um traidor. Quando abaixou a guarda, o mestre o bombardeou mais intensamente:

 

— Por acaso sua esposa é sua propriedade? Se não é, por que quer destruí-la ou se destruir por causa dela? Quem disse que, por traí-lo, ela diminuiu sua condição de ser humano, que teve uma história, chorou, amou, irou-se, frustrou-se? Se não é capaz de perdoá-la e reconquistá-la, por que não diz simplesmente ”Sinto muito, você me perdeu”?

 

O homem saiu de cena completamente atordoado..."

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Dentro de seu real contexto a sequencia de frases se explicam. Note que o autor não fala sobre a condição única do índivíduo, mas o confronta com a condição de outro. No caso a condição da esposa traidora e diante de sua traição questiona o traido confrontando-o com suas próprias formas de trair a sí e a outros.

 

----------------------------------------------------------------------------

 

Cury é dos poucos psicólogos cujos livros tive o prazer de ler. E lí uns poucos, mas muito interessantes.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.