Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Tutorial][C++]Aula 2 - Tipos De Dados - Linguagem C


maxleon
 Compartilhar

Posts Recomendados

Nossa faz muito tempo desda do ultimo tutorial, mais...

Bom, nesta aula eu os ensinarei como comentar os seus códigos em C, e mostrarei os cinco tipos de dados da linguagem C.

 

Indice:

 

1. Comentários

2. Tipos De Dados

3. Tipo Char

 

Comentários

 

Todo programador de longa experiência afirma: Não há nada melhor do que um código bem organizado! Mas como eu vou fazer isso? Bem, é pra isso que serve os comentários. Caso seu código fique um pouco complicado de se entender, você pode usar os comentários para organizar cada comando inserido.

 

Existe dois tipos de comentários: O comentário de barra dupla // e o de barra asterisco /*.

 

O comentário de barra dupla diz ao compilador para ignorar tudo que segue ao comentário, até o final da linha. Ou seja, o comentário de barra dupla é apenas usado para fazer comentários de uma linha.

 

O comentário de barra asterisco é usado para fazer comentários de mais de uma linha, usando o par de caracteres /* */.

 

Exemplo:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Tudo Entendido? Então, Vamos aprender os cinco tipos de dados da linguagem C.

 

Tipos De Dados

 

A linguagem C possui cinco tipos de dados, sendo eles o int, char, float, double, bool.

 

int: É usado para valores inteiros. Exemplo: 150

char: É usado para texto (caracteres). Exemplo: F

float: É usado para valores de ponto flutuante (Fracionários). Exemplo: 15.20

double: É usado para valores de ponto flutuante (Fracionários). Exemplo: 15.8888

bool: É usado para expressar valores verdadeiros (True) e falsos (False).

 

Exemplo:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Bem, você pode não ter entendido este código, mais agora eu irei explicar o que eu fiz.

 

Primeiramente, eu criei cinco variáveis com os cinco tipos de dados. Eu inicializei cada variável e atribui valores para cada um de acordo com tipo de dados fornecido para a variável. E logo abaixo eu exibi o valor de cada variável na tela usando o comando cout. Então percebemos que cVar é igual a t, iVar é igual a 250, fVar é igual a 38.77, dVar é igual a 55.9999, e bVar é igual a 0.

 

Ahh...Quase me esqueci! Devemos sempre lembrar que no tipo bool, todo número diferente de 0 é True, sendo que 0 será False.

 

Tipo Char

 

É importante saber que computadores não entendem letras e nem caracteres de pontuação, e sim números. O que o conjunto ASCII faz é associar cada caractere a um numero, sendo assim, podendo trabalhar com esses caracteres. Por exemplo, a letra 'a' é associada ao número 97, e a letra 'z' ao número 123.

 

Exemplo:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

Este código acima imprime o alfabeto na tela de A a Z.

 

Bem, postarei aqui o exemplares dos nossos exercicios da nossa aula.

 

4shared.com - free file sharing and storage

4shared.com - free file sharing and storage

4shared.com - free file sharing and storage

 

Exercícios

 

Antes de mais nada, recomendo que vocês baixem este programa:

4shared.com - free file sharing and storage

 

Este programa exibe uma tabela com os cinco tipos de dados, e seus tamanhos em bytes.

 

Caso terminem o exercicio, me mandem por PM. Caso tenham alguma dúvida, faça um post ou então me mandem por PM também.

 

Bom, eu quero que vocês criem um programa que contenham cinco variáveis com novos valores, e exiba seus valores na tela. Não se esqueça de declarar as variáveis usando os tipos de dados. Ahh... e não se esquecam de por comentários Hein?!?

 

Quero que vocês imprimam na tela o alfabeto de Z a A, usando o comando for. É certo que voces não aprenderam a usar esse comando, mais com o exemplo acima, se torna bem simples. Basta Pensar!!!

 

* Dica: Use o operador matemático > (Maior), e faça com que os caracteres estejam em ordem decrescente, usando o operado de decremento --.

Bom...Esta aula termina por aqui. Na próxima aula, falaremos sobre variáveis, e aprenderemos novas sequências de escape. Até lá!

 

Tags De Busca:

C/ C++

Programação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.