Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Entendendo a linguagem C


Set~
 Compartilhar

Posts Recomendados

- INTRODUÇÃO

A linguagem C foi desenvolvida por Dennis Ritchie em 1972 para ser utilizado com o sistema operacional UNIX. Desde então não parou de crescer, sendo até hoje usada por diversos programadores. O seu sucesso se deve a grande flexibilidade que ela oferece ao programador. Existem diversas vantagens em se utilizar C, vejamos algumas delas: possui um conjunto compacto de palavras-chaves e de tipos de dados evitando varias operações desnecessárias, uso de ponteiros que permite o acesso de baixo nível a memória, os parâmetros das funções não são passados através de referencia embora isto seja possível fazendo uso de ponteiros. A linguagem C é considerada de baixo nível ou de nível médio, o que significa obter um melhor controle do hardware podendo assim manipular bits, bytes e endereços.

 

Devido ao grande numero de programadores que utilizam a linguagem C existe uma vasta gama de compiladores C/C++ e bibliotecas disponível no mercado. Sendo alguns deles gratuitos, por exemplo, o dev-c++ para Windows e o gcc para Linux. Para que todos esses compiladores de diferentes fabricantes possam ser compatíveis entre si existe o padrão C que foi estabelecido pelo comitê criado em 1983 pela ANSI (American National Standards Institute).

 

- DEFININDO OS COMPILADORES

Os compiladores são programas sofisticados que traduz o código fonte para uma linguagem que o computador possa entender (a linguagem da maquina). O compilador lê as instruções uma por vez, verificando sua sintaxe e convertendo a instrução para a linguagem de maquina, porém não a executa ainda. Este processo é repetido até que a ultima instrução seja lida e convertida para linguagem de maquina. Caso não haja erro o compilador gera um programa em disco com o sufixo .OBJ contendo as instruções traduzidas. Este programa só será executado quando todas as rotinas necessárias para execução estiverem agregadas. Este processo é feito pelo "linkeditor" que, além disso, cria um programa com o sufixo .EXE que pode ser executado diretamente pelo sistema operacional.

 

- PALAVRAS CHAVE

O spoiler a seguir apresenta as 32 palavras-chaves existentes em C e definidas como padrão ANSI. Alguns compiladores podem fazer uso de outras palavras-chaves (palavras reservadas) que não estão presentes na lista abaixo. As palavras-chaves são escritas sempre em letras minúsculas.

 

 

 

auto

Double

int

Struct

break

Else

long

Switch

case

Enum

register

typedef

char

Extern

return

union

const

Float

short

unsigned

continue

For

signed

void

default

Goto

sizeof

volatile

do

If

static

while

 

 

 

- ESTRUTURA DE UM PROGRAMA C

Um programa é composto de uma ou mais funções. Sendo que a única função obrigatória é a main(). Esta é a primeira função a ser chamada toda vez em que o programa é executado. Toda função deve ter o seu nome precedido de parênteses "()", indicando que se trata de uma função. Os símbolos "{" e "}" representam o inicio e o termino da função respectivamente. O programa abaixo mostra a estrutura básica de um programa escrito em C. A palavra reservada void na frente da função main() indica que ela não retorna nenhum valor.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Observando o programa acima podemos perceber que existem duas formas de comenta-lo. O primeiro é utilizando duas barras "//" que comenta todo o código contido naquela linha e não há necessidade de fecha-la. O segundo é usando os caracteres /* e */ que comentam todas as instruções localizadas entre eles. Quando comentamos uma instrução estamos na realidade impedindo que elas sejam compiladas.

 

- DEFINIÇÃO DAS VARIAVEIS

Variáveis são posições da memória previamente identificadas para armazenar as informações a serem utilizadas pelo programa.Dependendo do local onde essas duas variáveis são declaradas podemos chamá-las de Locais ou Globais.

 

Variáveis locais: São aquelas declaradas dentro de funções. Essas variáveis só podem ser utilizadas pelas instruções que estão dentro do bloco em que foram declaradas. Um bloco de código inicia-se em abre-chaves ({) e termina em fecha-chaves (}). Essas variáveis locais só existem no momento em que o bloco de instrução que as contem estão sendo executado.

 

Variáveis Globais: As declarações das variáveis globais são feitas fora de todas as funções do programa. As variáveis globais ao contrario das locais podem ser acessada de qualquer parte do programa e são guardas até o termino da execução do programa.

 

- DECLARAÇÃO E INICIALIZAÇÃO DE VARIÁVEIS

Todas as variáveis precisam ser declaradas antes de serem utilizadas através da instrução:

 

<Tipo de dados> Nome_variável;

 

Toda instrução em C deve estar acompanhada de ";". O tipo de dados deve ser um dos mostrados na tabela 2 e o nome das variáveis deve seguir as regras citadas anteriormente.

A atribuição de valores para as variáveis é feita utilizando o sinal de igual "=" e obedece a seguinte sintaxe:

 

Nome_da_variavel = expressão;

 

A expressão pode ser uma simples constante ou uma formula matemática. Veja no exemplo abaixo como são feitas as declarações de variáveis e as atribuições de valores.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

A saída do programa:

str = a

valor de x: 567

x = 789.564331 e xx = 8912.781553

 

- IMPLEMENTAÇÃO DE TODOS OS CONCEITOS ABORDADOS

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

- CONCLUSÃO

Neste tópico aprendemos quais são os tipos de dados existentes, a definição de variáveis locais, variáveis globais e como elas são declaradas e inicializadas.

 

- CRÉDITOS

Julio Battisti

Set~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.