Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Curiosidade] Ter amigos faz bem para a saúde!


Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

"Sem amigos, não dá!"

 

amigos3l.jpg

 

 

amigos2f.jpg

 

 

Laços fortes de amizade melhoram o humor, previnem doenças, aumentam o rendimento no trabalho e fortalecem até o sistema cardiovascular. Sem contraindicação, a amizade dispensa receita médica, tem efeito imediato e de tão importante que é, tem até data comemorativa.

Festejada sempre no final de julho, a data é uma referencia ao marco histórico da chegada do homem à Lua, em 1969. E foi escolhida pelo dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele acreditava que o momento seria oportuno para o surgimento da amizade entre o homem e todo o Universo.

A comemoração foi oficialmente instituída na Argentina como um decreto, e aos poucos, foi se espalhando por todo o mundo. Pela criação do Dia do Amigo, ele foi indicado ao prêmio Nobel duas vezes.

Apesar de não ter conseguido o prêmio, Febbraro incentivou o fortalecimento das amizades verdadeiras tão valiosas quanto qualquer tipo de premiação.

Para o pesquisador americano Tom Rath, fortalecer as relações com amigos, colegas de escritório, parentes e parceiros é um grande investimento para a felicidade.

Rath estudou os impactos da amizade na vida das pessoas e constatou que, além de aumentar a satisfação diária, melhora a saúde, cura depressão e ainda evita momentos de estresse.

Entre os resultados, Rath observou, também, que quem tem grandes amigos no emprego possui sete vezes mais chance de se dedicar ao trabalho e de aumentar o nível de produtividade.

Quando a amizade é mantida ao longo dos anos, a felicidade é ainda mais benéfica e sadia.

Para o psicólogo e escritor Alexandre Bez, especialista em Relacionamento pela Universidade de Miami (EUA), a amizade verdadeira é sempre livre de interesses.

“É aquela em que a preocupação com o outro está em primeiro lugar. Existe respeito. Os amigos precisam compartilhar as mesmas ideias ou respeitar a ideia do outro, quando ela for diferente. Você sofre junto, fica alegre junto”, explica ele, autor do livro “Inveja – o inimigo oculto”.

O psiquiatra americano George Vaillat, da Universidade de Harvard, conduz uma pesquisa sobre os motivos que levam as pessoas a serem felizes e saudáveis há mais de 3 décadas.

O estudo teve inicio em 1937 e continua até os dias atuais, mostrou que pessoas de personalidade tranquila, com senso de humor e com uma rede de amigos fortalecida podem viver mais e com saúde!

Os laços de amizade podem aumentar a expectativa de vida em até 10 anos e ainda previne contra doenças.

 

amizade5.jpg

 

Viver sem amigos é tão prejudicial quanto o alcoolismo ou o Tabagismo, aponta estudos.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Brigham, nos EUA, mostrou que a amizade além de promover a longevidade, pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um individuo diante das adversidades à saúde mental e física. A falta de amigos informa o estudo, é tão prejudicial quanto o alcoolismo ou tabagismo.

Para manter uma relação sincera e verdadeira, não é preciso estar sempre ao lado fisicamente. Com o advento das redes sociais (Thanks Goku!), os laços de amizades são mantidos mesmo a longas distâncias.

Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo, Livia Goldinho estudou as relações mediadas na internet e garante que é possível ter amigos virtuais. E vai além: é possível ter amigos com o quais nunca se esteve face a face.

“A amizade é um relacionamento que se dá cada vez mais no âmbito do compartilhamento de ideias. O amigo não é necessariamente aquele que está lado a lado, mas alguém com quem o estar junto se dá através da conversa, da troca de opiniões, experiências e concepções de pensamento”, afirma.

A tese da pesquisadora, intitulada “Implicações políticas das relações de amizades mediadas na Internet”, mostrou que a força do afeto entre pessoas que nunca se conheceram presencialmente é o resultado da possibilidade e capacidade de compartilhar experiências. “E mais que isso, os sujeitos falam do inestimável valor do encontro com tais amigos na internet, da constância das prazerosas conversas online, dos sentimentos de carinho, confiança e até mesmo de preocupação com o bem-estar um do outro”, afirma a psicóloga.

“Os laços são como de uma família. Sem amigos a gente não consegue viver!”

 

amizade4o.jpg

 

 

Curiosidades

 


  • [*=center]Levantamento das Universidades de Concórdia (Canadá) e Nebrasa (EUA) mostraram que crianças acompanhadas por amigos em situação de estresse emocional têm maior autoestima e mais facilidade para superar momentos difíceis. Ter um amigo durante eventos desagradáveis, diz a pesquisa, causa impacto imediato no corpo e na mente.
    [*=center]Adicionar amigos atraentes do “Facebook” torna o dono do perfil mais popular, diz estudo publicado no “International Journal of Web Based Communities”. De acordo com a pesquisa, sinais de aptidão reprodutiva influenciam nas escolhas das amizades atuais e as pessoas sentem mais atraídas por outras com aparência saudável, feliz e produtiva.
    [*=center]Pessoas com o córtex pré-frontal maior (localizado na região acima dos olhos) possuem maior habilidade em manter amigos no círculo social. A afirmação é de cientistas britânicos que estudaram a relação do tamanho do cérebro com a amizade. Os 40 entrevistados tiveram o cérebro medido por meio de ressonâncias magnéticas.

 

amigo1h.jpg

 

 

 

 

[ADAPTADO] Folha Universal, especial,12 de agosto de 2012

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.