Jump to content

Turbine o seu Perfil

Confira a atualização e participe do clube!
Clique e saiba mais

Junte-se ao Clube de Membros VIP

Tenha destaque e diversos benefícios!
Confira Aqui

Acesse nosso Discord

Conheça nossos canais interativos
Confira Aqui
Notícia
  • Adquira já o seu VIP!
Sign in to follow this  
HoruS*

dúvidas Soluções para dúvidas frequentes sobre Delphi [Atualizado 25/01/2018]

Recommended Posts

Eae Galerah resolvi fazer o topico com intenção de ajudar a diminuir as duvidas e perguntas frequentes

O Que é Delphi ?

O Delphi, é Uma linguagem de Programação, assim como java, C++, Portugol, etc

Para Que Serve o Delphi ?

Serve para criação de Programas, um exemplo que eu notei, não tenho certeza mas eu vi que parece ser, é nossa ferramenta de STAFF, aparentemente pra mim foi criada por Delphi, não é uma linguagem tão difícil de programar, assim como nenhuma é difícil.

Onde se aplica ?

Se aplica na criação de softwares mesmo, assim como o exemplo acima, ele é muito útil, e um dos mais preferidos e completos para criação de software antes do Java.

éssa linguagem é tipo DOS?

e tipo serve pra criar programas do nada? do zero?

é isso?

Sim o delphi

e onde tu vai cria exemplo

um programa de gerenciamento de banco ou ate de

uma locadora

e onde vc fai contruir ele do zero

tipo

login

senha do usuario

ou seja sao progamas

desenvolvidos para facilitar

a vida do ser humano

em determinas empresas

O Delphi é bom ?

Concerteza o delphi da para fazer o que tu quizer

ate uma simples calculadora

abraço

A linguagem Dele e aquelas linguagens malucas de Programaçao? É dificil ?

Depende de voce ,se gostar deslancha mas se não se identificar não adianta tentar porque tem que ler bastante praticar etc

EX: codigo para testar teclas VK_BACK = Backspace

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Como posso criar um botão q finaliza o programa ??

primeiro tu tem que ir em ferramentas

dai la tem buton

e dai tu personaliza ele

pra close

dai nem prescisa do comando dentro dele

ele ja vai sair

direto hehehe

Como selecionar um item de um StringGrid via codigo. Tipo: fiz um calendário, agora queria que depois de formar o calendário ele selecionasse o dia de hj como faz???

Hidden Content

Desse modo vc terá o ano o mês e o dia atuais

lemrando q as variáveis Ano, Mes e Dia tem q ser obrigatoriamente Word

um abraço !

Como selecionar uma celula de uma string grid via codigo?

pra selecionar uma celula de uma string grid vc precisa saber qualç linha vc quer e qual coluna....

sabendo isso é só implementar o seguinte código:

Hidden Content

Queria um Tutorial encinando a usar o Firebird ! Será que alguem ajuda ?

Recomendario o IBexpert, é fácil e intuitivo, muito parecido com o designer do Paradox.

Como eud eixo os bobotes com os cantos arredondados???

Quero deixa tipo o do Windows XP.

e Alguem tem alguma skin do windows seven?

Bom brother quanto a Skins posso lhe recomendar alguns componentes.

VCLSkin.

AlphaControls

DevExpress

Ambas suítes são excelentes, mas a DevExpress é muito completa. Uso muito também o Jedi brother recomendo conferir rssrsr.

Ae gente como eu crio um programa que faça download... tipo um gerenciador igual ao do baixaki, do cross fire etc

Simples bats usar o componente HTTP ou optar pela palheta Indy

poderia me explicar com fazer com o dbexpress??

Não tem segredo irmão, simplesmente irá precisar de um SQLConnection, um Simpledataset e um Datasource, só ligar estes componentes e configurar o SQLConnection, o bom do Dbexpress é que se precisar mudar de SGBD ou seja o banco de dados, só muda o SQLConnection não precisa mudar nada no programa sem falar que é uma das melhores tecnologias, bom uso e não me arrependo.

O que é um FORM ?

R: É o local aonde voce irá inserir os componentes.

O que sao componentes ?

R: São tudo que estao nas Abas do delphi ( button, image, panel, e tudo mais, como entre outros que vc pode baixar de terceiros na internet).

O que sao Abas/Palhetas?

R:São as 'divisorias' dos componentes ( aditional, system, ADO...)

O que é Object Inspector e Tree View ?

R: Object inspector é aonde tem as informaçoes sobre determinado componente que vc inseriu, como altura, largura, cor, e tals. Tree View é aonde vc ira localizar tal componente (quando por exemplo o form ta cheio e de dificil localizaçao de algo. )

Como Salvo um Projeto ?

R: simplesmente va em archive e em salve all e escolha o local aonde será salvo o Pas e o DPR.

O que sao arquivos .Pas e .DPR?

R: sao arquivos que podem ser abertos pelo delphi, fazem parte da source do programa.

O que é source ?

R: É o codigo do programa, que pode ser lido pelo delphi e alterado pelo mesmo, que quando copilado, fará com que o programa receba as modificaçoes feitas.

O que é copilar ?

R: É fazer a SOURCE virar um EXE para poder ser executado em computadores que nao tenham o delphi (essa foi a explicaçao mais simples que pensei =P ).

Como copilar?

R: Após salvar seu programa, apenas clique em project e va em Copile Project1 ( ou estara escrito : Copile e nome do seu projeto) e será criado um Executavel na pasta que vc salvou, ou simplesmente aperte F9, que o programa será executado e copilado.

Como declaro algo na 'uses' ?

R: É muito simples, no inicio do codigo do programa estará escrito Uses , e em baixo tera todas as uses do programa, vc soh deve inserir a use que vc quer em meio as outras.

Exemplos:

inserindo ShellApi na uses:

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms;

Ficaria Assim :

uses

Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, ShellApi;

Algumas "gírias" simples relacionadas a programaçao

Leacher ou Leaacher ou Leeacher:

Geralmente isso eh falado a alguem que copia um codigo e cola pra ganhar creditos, como se ele tivesse feito.

Ripper ou Riper :

Cara que pega a source ou codigo de alguem e faz seu programa usando aquela source/codigo e nao poe creditos, ou seja, ele apenas altera uma coisa ou outra e quer ter meritos por ter 'feito' o programa.

Lammer :

Isso ja eh mais relacionado a Hack/Crack, lammer nao passa de um Hacker/Cracker Noob, que tenta passar um virus a alguem tentando enganar de forma tonta que ninguem baxa, ou seja, Lammer é mesma coisa que "Hacker NOOB".

Algo que falo a todos (programadores e iniciantes)

Se voce copiou algo , seja ele uma source, um codigo, um tutorial, e for postar ou colocar em seu programa, coloque os devidos creditos do criador, pois nao custa nada, e colocar creditos é um jeito de manter o respeito entre os programadores e diminuir o numero de rippers. Ha muitos caras que começam a programar e apenas pegam uma source, muda os creditos e acham que sao programadores, voces tem que ver que exemplos como esses nao podem ser seguidos, pois se fosse assim, haveria diversos programas iguais apenas de criadores diferentes.

OBS²:

Muitos querem mostrar que "sabem" programar, e por isso, deixam de postar suas duvidas, quero esclarecer a todos, que o forum eh para aprender e ensinar, perguntar nao o faz "saber" menos que outro e sim mostra que vc quer aprender.

Créditos : DragonBoss & Eu

• Like 1

5hTkq8b.png

Topico Muito Bom.

Eu Sempre Sigo Tudo Oq Vc Disse Ai Pra manter Respeito,

Pq Eu To Iniciando Em Delphi e Pegar Source i Nao Colocar Creditor Pra Min Esse Cara So Quer Falar So Eu Programador ¬¬...

Tipico Muito Bom Mesmo Esclarecendo Muitas Duvidas.

Abraçs

@ xVictorDlg™

Você esta fazendo o correto

sempre coloque créditos

pois assim mantem o

respetiro a todos programadores

5hTkq8b.png

Belo tutorial, boas definições, e obrigado por esclarecer dúvidas dos membros quanto ao Delphi ;)

Caso um membro esteja com dúvidas, mande-me um MP, respondo por lá, ou poste sua dúvida na área e espero poder ajudar, e espero que me ajudem quando precisar ;)

~Abraços

A Jedi uses the Force for knowledge and defense, never for attack.

-Yoda, Master.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

• Create New...