Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Gírias Regionais do Brasil - Qual é a do seu Estado?


xlsvictor
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá galera da E&D de novo :D

Vim aqui trazer para vocês uma brincadeira diferente...

É uma forma de conhecer mais um pouco de todos na WC!

 

Quero ver a Staff participando também e.e"

 

.

.

.

Alguns de vocês que já me viram em outros tópicos já devem ter percebido que

sou amazonense, não pela gíria, e sim porque está escrito em baixo do meu nome...

Pois então, aqui em Manaus, temos um extenso "acervo" de palavras também... O nosso "Amazonês" :D

 

Eu evito usar gírias regionais no forúm, pois evidentemente nem 1/4 da WC iria me entender...

Um exemplo clássico é o Errorex... Alguém sabe o que é? Pois é, não passa de um simples corretivo...

Quando morei no Rio, niguem da minha sala sabia o que era...

No rio é conhecido como Liquid Paper (ou likipaper kk) e acho que em Sampa é Branquinho e.e"

 

 

-----------------------------------------------//--------------------------------------------

 

Você que é de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná

e de outras regiões do Brasil, poste aqui as gírias de seu estado!

 

Se você for postar siga esse modelo antes, para manter a organização no tópico.

Não conhece as gírias do seu estado afundo? Veja no Google, achei as minhas lá :D

 

Nome do Estado

 

[spoiler.]

 

Escreva as girias aqui

 

[./spoiler]

 

Veja o meu exemplo abaixo:

 

Gírias do Amazonas

 

 

APRESENTADO adj. – Enxerido, metido a besta.

BABAU s.m. - O mesmo que SABACU. Punição que um grupo confere a alguém por um malfeito. Todos batem com as mãos, ao mesmo tempo, na cabeça do indivíduo.

BAIXA-DA-ÉGUA s.f. - lugar hipotético; lugar pra onde se manda pessoas que estão nos chateando.

BANHO-DE-CUIA s.m. – Gíria futebolística: lençol; chapéu; situação em que o jogador com um leve toque passa a bola sobre o corpo do adversário e pega do outro lado.

BROCADO adj. - Pessoa com fome.

CACHULETA s.f. ou PLETS s.m. – Peteleco dado com o dedo na orelha de alguém.

CALDO DE CARIDADE s.m. - Caldo feito com farinha para dar sustança.

CAPAR O GATO loc. v. - Ir embora, sair.

CARAPANÃ s .m. – Pernilongo.

CEROTO s.m. – Acúmulo de sujeira na pele por falta de banho.

CHIBATA adj. – Adjetivo para expressar uma coisa muito boa.

CRUZETA s.f. – Cabide.

CURICA s.f. – Espécie de papagaio (pipa) pequeno e sem tala.

C-U-R-U-B-A s.f. – Ferida.

DINDIN s.m. – É o "sacolé" carioca [e o "geladinho" paulista]. Possui variações dentro do Estado.

DOS VERA loc. adj. - De verdade.

FANTA adj. – Sem graça, fraco.

FAZER MEUÃ exp.id. – Fazer careta, cara feia, geralmente para intimidar.

FOLÓ ou FOLOTE adj. – Frouxo.

FONAS! interj. - Interjeição usada no jogo de bolinha de gude. Quando o sujeito quer ser o último a jogar, ele grita: “FONAS !!!”

JACINTA s.f. – Libélula.

JIQUITAIA s.f. – Pequena formiga de picada dolorosa.

KIKÃO s.m. - cachorro-quente.

LAVAR U-R-U-B-U exp. id. – Estar desempregado.

LESO /é/ adj., LESEIRA s.f. – Um leso é alguém que sofre de leseira. Leseira é um abestalhamento momentâneo que acomete o leso. Se a leseira for uma característica contínua, dizemos que o leso sofre de leseira baré. A leseira baré ocorre entre os amazonenses devido ao sol quente na moleira, que frita o cérebro e queima alguns neurônios. Dizem que todos nós, amazonenses, temos nossos três minutos de leseira por dia. Mas como tudo tem seus dois lados, dizem que o sol também causa nos amazonense algo chamado tesão de mormaço, um aumento na capacidade sexual do amazonense devido ao sol quente.

MACACA s.f. Amarelinha.

MACETA /ê/ adj. 2 gen. – Grande, imenso, de proporções anormais.

MALINAR v. – fazer malvadeza gratuita [variação: reinar].

MALUVIDO s.m. – Mal comportado [desobediente].

MANGARATAIA s.f. – Nome tupi para o gengibre.

OSGA s.f. – Lagartixa branca com os olhos pretos, que anda pelas paredes da casa.

PAID’ÉGUA adj. – Algo ou alguém muito bom, muito legal.

PAVULAGEM, PAVOLAGEM, PAVOLICE ou PAVULICE s.f. – Empáfia, abestalhamento, orgulho besta.

PEIA s.f. - Sova, surra.

PINCHA s.f. – Tampinha de refrigerante.

PIPO s.m. - chupeta.

PIRENTINHA s.f. vulgar – Menina com quem só se quer ter envolvimento sexual.

PITIÚ s.m. – Cheiro [desagradável]. Geralmente associado a peixe.

PUTATEBA exp. id. – Expressão de insatisfação.

QUERO CESSO / NÃO DOU CESSO exp.id. – Expressões que garantem acesso à comida que alguém está comendo. Se alguém chegar e disser “quero cesso”, quem está comendo tem de dar. Mas se o comedor se antecipar e disser “Não dou cesso”, aí morreu. Sem chances de beliscar.

RATADA s.f. – Mancada, pisada de bola.

TABERNA s.f. - Vendinha [pequeno comércio].

TACACÁ s.m. – Mingau quase líquido de goma de tapioca temperado com tucupi, jambu, camarão e pimenta.

VEXADO adj. - apressado, envergonhado.

VISAGEM s.f. – Alma de outro mundo, assombração, fantasma.

X-CABOQUINHO s.m. – Sanduíche de pão com queijo e tucumã, fruta regional de carne alaranjada.

ZOADA /zuada/ s.f. – Barulho

Nós temos um livro muy grande, mas vou postar algumas palavras aqui, que são as

que são pronunciadas pela maioria dos manauenses da gema, incluindo eu e.e"

 

*Algumas palavras foram censuradas pelo Editor... Para ficar sem ** deixei o final com um - ex: u-r-u-b-u*

 

 

 

 

Postem ai as gírias de vocês e comente as suas opiniões :o

 

 

Quis fazer algo direfente e espero que vocês curtam

e adiram (não estou certo quanto a conjugação) esse tópico...

Até + pessoas :D

giphy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrsrsrrs

Bem, é legal essas coisas de gírias regionais. Se bem que, é um pouco relativo. Eu por exemplo, sou baiana, mas como tenho muito contato com amigos cariocas, acabo pegando emprestado algumas palavras. Por exemplo, meu.

 

A maioria eu pesquisei. Sei lá... na hora dá um branco*... rs

 

Estado

Salvador

 

Algumas gírias e expressões

 

*Dar branco: Esquecer de algo.

Oxe, Oxente... A expressão mais clássica de todas. Bahiano que é baiano tem que falar. Podendo significar várias coisas. Mas principalmente, espanto, duvida, surpresa, revolta ou admiração.

Ó pái ó!: Nada mais nada menos que "Olhe para isso!" Também significa espanto ou admiração.

Comediar: Fazer de bobo.

Gastar: Além do sentido original da palavra. Significa também fazer uma pessoa passar por uma situação constrangedora.

Tirar onda: Se exibir. Fazer uma pessoa passar por uma situação constrangedora dois.

Resenha: Brincadeiras, festa, bagunça entre amigos.

Comédia: Pessoa boba e idiota.

Me saí: To fora!

Comer reggae: Levar desaforo para casa.

 

Enfim... Se eu pudesse ficava ate umas horas digitando* (ficar mais um tempo...) Mas são muitas e eu não conheço todas. Também não falo a maioria. (Não falo porque não falo. Não gosto, ou acho feio.

 

Algumas que eu pesquisei...

 

Abusar - Perturbar, encher o saco.

Arrodear - Dar a volta ao redor de. ( arrodear o quarteirão)

Breado - Sujo, melado.

Bulir - Mexer, tocar ( Não bula ai menino!)

De hoje - Expressão que significa "Há muito tempo". (Ex. de hoje que eu tô aqui esperando)

Fazer enxame - Juntar gente, fazer estardalhaço.

Filar aula - Matar aula

Inticar - Implicar, ficar de marcação.

Lapiseira - Apontador de lápis. (Clássico chamar lapiseira de grafite. Grafite de ponta. E apontador de lapiseira.

Massa! - legal! Jóia.

Na tora - Á força, obrigado.

Pocar - Furar, estourar a bola ou o balão ( Ex. A bola pocou!)

Se armar - Se dar bem.

Se arrombar - Se dar mal.

Se lenhar - Se dar mal.

Se picar - Se mandar, ir embora.

 

Legal ver como uma unica língua se desdobra em várias outras. rs

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do Estado: PERNAMBUCO

 

 

 

Girias:

 

A BOLEU – Em grande quantidade, sem limite (Ex: Comprar a boléu)

A COMO É – quanto custa (ex: A como é o quilo do tomate, seu Biu? Prá senhora é de graça, freguesa)

A PULSO – ? força, na marra. Também se usa “na lei do apulso”. (Ex: Rafael foi estudar a pulso.)

ABESTALHADO – bobo, besta, pateta.

ABILOLADO – (ver. abestalhado)

ACOCHADO – apertado (ex: Se aperreie não, doutor. Vou deixar os parafusos da roda do carro bem acochadinhos)

AFOLOSADO – frouxo, quebrado. Ex: Não sente na cadeira, doutor, que ela está afolosada!

AJEGADO – O sujeito que é bem dotado.

AGUADO – Diz-se do café sem açúcar

ALCATIFA – Carpete

ALISAR – Moldura do batente da porta

ALMA – Contração de Alma-ceboza

ALMA DE GATO – Sujeito que gosta de aprontar, tranquino, treloso.

ALMA-CEBOZA – Ver alma-seboza.

ALMA-SEBOZA – Pessoa que tem maldade na mente (ex: Ladrão).

ALPERCATA – sandália de couro

ALTEAR – aumentar o volume da TV ou do aparelho de som

AMARRAR A CABRA – Embriagar-se, ficar de porre.

AMARRAR O JEGUE – ir embora.

AMOSTRADO – pessoa que gosta de aparecer, chamar a atenção.

APERREADO – Preocupado, com problemas, agoniado, situação de Stress, apoquentado, nervoso, em aperto financeiro.

APOIS – isso

ARENGAR – Implicar, discutir, brigar

ARRASTA-PÉ – Forró

ARRETADO(1) – muito bom, excelente, maravilhoso (ex: Êta dicionário arretado)

ARRETADO(2) – irritado, com raiva de algo ou alguém

ARRIAR (1) – quebrar, não suportar,

ARRIAR (2) – descer, baixar (Ex: Fulano arriou as calças)

ARRIBAR (1) – Subir

ARRIBAR (2) – Ir embora

ARRODEAR – dar a volta (ex: Mãe, o portão de casa está trancado. Arrodeia e entra pelos fundos, menino)

ARROMBADO (1) – é o cara que é o fodão, é o bonzão. Ver “Tampa de Crush”

ARROMBADO (2) – Bem, não precisa explicar né, o nome já diz tudo.

ASSANHADO – Pessoa empolgada, que chega junto das “muié”. Ex: Que menino mais assanhado, ja chega querendo me beijar!

AVALIE SÓ – interjeição equivalente a: imagine só, veja só.

AVEXADO – Apressado, afobado

AVEXAR – 1. Apressar, afobar. 2. Vexar, causar vergonha, humilhação.

AZURETADO – confuso, no mundo da lua

B

BACURAU – Último ônibus a passar na noite (Recife), também chamado de cata-corno. 2. Pássaro de hábitos noturnos.

BADOQUE – Estilingue, atiradeira.

BAITOLA – *****

BANDA DE P??FANOS – Zabumba. Composta por dois pífanos, caixa, bombo, tambor e pratos. Tocam em solenidades religiosas ou profanas.

BAQUE – queda.

BARROQUINHA – O mesmo que covinha (da bochecha)

BATORÉ – baixinho

BEXIGA – Utilizada em expressão de espanto. (Ex. Tá com a bexiga. Que calor da bixiga).

BICHINHO – Forma carinhosa de chamar alguem. ex: Ei bichinho, venha aqui

BIGU – pegar carona

BILA – bola de gude

BILIRO – grampo de cabelo

BILOCA – (ó) *****.

BISCOITO/BOLACHA – biscoitos são DOCES, enquanto bolachas são apenas as SALGADAS!

BITI-BITI – pereba, machucados

BIXIGA – Ver bexiga.

BIZU – dicas

BLUSA – Blusas, blusinhas femininas ou Camisas Masculinas.

BOLA DE MARRAIA – Bola de gude.

BOMBEIRO – frentista de posto de gasolina.

BORA – Oi

BORA/SIMBORA – significa vamos embora

BORBOLETA – Personagem do auto popular Pastoril. Na versão sacra, o pastoril é representado por adolescentes e crianças do **** feminino e a Borboleta é vivida pela menina mais jovem de cada um dos cordões (Borboleta).

BORESTA – Fazer nada. (Ex: Ficar de boresta)

BORIMBORA – Vamos embora

BOROCOXÔ – algo sem muito valor, desgastado. Ex.: Esse livro ta muito borocoxô.

BORRÃO – bloco de rascunhos.

BOTAR CHIFRE – O mesmo que botar gaia . Ver gaia .

BOTAR GAIA – O mesmo que botar chifre. Ver gaia .

BRINCAR DE MESTRE VITALINO – alusão ao artesão de barro mestre Vitalino que significa o mesmo que defecar. (não existe qualquer sentido pejorativo ao eminente artesão pernambucano)

BRONCA – problema (ex: Durma com uma Bronca dessas? !)

BUGIGANGA – Quinquilharia, objeto de pouco ou nenhum valor.

BULIR – mexer em algo ou com alguem.

BULIÇOSO – aquele que gosta de mexer em tudo

C

CABA/CABRA – referente a homen, menino, etc.

CABOCLINHO – O mesmo que cabocolinho. Bloco carnavalesco cujos participantes desfilam fantasiados de índio. O instrumento em forma de arco-e-flecha, marca o ritmo dos passos.

CABRA – 1. Sujeito, pessoa, elemento. 2. Fêmea do bode. 3. Mestiço de mulato e negro

CABRA BOM – (Ou caba bom ). Sujeito agradável, atencioso, educado, gentil.

CABRA DA PESTE – Homem forte, decidido. Referente a um homem ou menino de boa índole. Ex: Seu Chico ajuda a todos! Êta cabra da peste!

CABRA RÚIN – (Ou caba rúin ). Sujeito ruim, bandido, badernista, bagunceiro.

CABUETA – Variação de alcagüete, delator, dedo-duro.

CABUETAR – Variação de alcagüetar, delatar.

CABULOSO – que aperreia, nervoso, chato, peitica. Ex: Victor é cabuloso demais!

CACHETEAÇÃO – Variação de caceteação . Amolação, maçada: Deixa de cacheteação com a bola, jogador rúin!

CACIMBA – Escavação em baixadas úmidas ou leitos secos de rio, na qual a água se acumula como num poço.

CAFUÇÚ – Trabalhador braçal

CAGADO – Emprega-se para dizer que uma pessoa tem sorte: Fulano num (1) perde uma no dominó; ô bicho cagado! . (1) Ver verbete.

CAGANDO E ANDANDO – que não está nem aí, não está preocupado. Ex: Arier tá cagando e andando.

CAGANDO NA CABEÇA DA GALERA – vide “cagando e andando”.

CAIPORA – Indivíduo sem sorte e que dá azar; azarado, infeliz (Em Tupi, significa “morador do mato???.

CALDINHO – Comida típica. Uma espécie de sopa.

CALDO DE BILA – fraco, sem gosto

CALOTEIRO – quem deve e não paga. (Ex: Micróbio me deve 100 reais, caloteiro da peste !)

CAMISA – Qualquer camisa ou camiseta que possua mangas. Camisa Social, Camisetas Polo, Camisetas Normais, etc.

CAMISETA – Regata

CAMBITOS – Pernas finas

CANDINHERO – (ê) Variação de pronúncia de candeeiro . Aparelho de iluminação alimentado por óleo ou gás, com mecha de algodão em forma de pavio.

CANGAIA – o mesmo que cangalha

CANGALHA – pessoa com as pernas arqueadas.

CANGOTE – pescoço. (Ex. Dei um cheiro no cangote dela)

CANJICA – Cural

CÃO CHUPANDO MANGA – o bom, o cara que sabe tudo, o tal, o “tampa de Crush”, o “supra sumo”

CAPOTARIA – Tapeçaria

CAPOTE – Galinha de angola

CAPOTEIRO – seria o tapeceiro

CARECER – Precisar de

CATA-CORNO – (ver. Bacurau)

CATABIU – buraco na estrada

CATINGA – mau cheiro

CATITA – Camundongo

CATOLÉ – Variação de catulé. (Do Tupi). Palmeira cujo coco proporciona um óleo utilizado na alimentação; anajá; o fruto dessa palmeira.

CATOTA – meleca do nariz

CATUCAR – Cutucar

CAVALETE – Escada domestica

CEBOLA – Utilizada em expressão de espanto. (Ex. Tá ca cebola. Que calor da cebola).

CHAMEGAR – namorar, se esfregar no namorado (ex: Tás triste assim por que, mulher? Falta de chamego)

CHAPISCO – Aplicação de argamassa e areia (até cimento) no muro, para torná-lo áspero. A palavra se origina (onomatopéia) do ruído produzido pela colher do pedreiro ao jogar a massa até o momento em que ela (a massa) se choca com a parede.

CHAPOLETADA – pancada forte.

CHAVE ESTRELA – Chave Philips

CHEGAR – Expressão de despedida: Vou chegando , Vou chegar . Quer dizer: ir embora.

CHEGA TÔ/TÁ – Chego a estar. (Ex: Aqui tá muito quente, chega tô ficando suado. Essa manga tá bem madura, chega tá amarelinha)

CHEGUE – Venha cá

CHEGUEI(OU CHEGAY) – de corres berrantes, de gosto duvidoso.

CHEIRO – beijo

CHIFRE – Ver gaia

CHUMBREGAR – Ver sarrar

CHUNCHADA – Zumbido

CIRANDA – Dança típica do litoral pernambucano. Os participantes giram de mãos dadas, em círculo, com passo característico e cantam, repetindo um refrão, enquanto a cirandeira ou o cirandeiro canta versos memorizados de geração a geração, ou de improviso. Encontrada particularmente em locais como a “estrada de Paulista”, entre esta cidade e Olinda, e na Ilha de Itamaracá.

COCA-COLA/FANTA – gay (Ex: Fulano é coca-cola)

COMER BROCHA – passar por apuros, por dificuldades (ex: Comi brocha para mudar o pneu do carro)

COMER O CARTÃO – Ser demitido, mandado embora.

CONFEITO – Balas ou outros docinhos

CONTRA-CHEQUE – Holerith

CORTAR JACA – estimular, ajudar o namoro de amigos ou parentes

CORÔCA – lagartixa (no interior de Pernambuco)

CRÉU – utilizado quando algo é muito difícil (ex.: Eita negócio difícil do créu)

**-DE-BOI – problema infernal, cunfusão

CUVICO – Variação de cubículo. Pequeno cômodo.

D

DA GOTA – quando alguma goisa ou alguém é muito legal. Ex: essa cerveja é da gota de boa!

DAR O CAGÃO – defecar.

DAR O LAVRA/DAR LAVRANDO – Sair de repente, sem deixar pistas. Sair repentinamente ou simplesmente ir embora.

DAR O MIJÃO – urinar.

DAR O PIRA – vide “dar o lavra”.

DAR O TANGO NO MANGO – dar problema, quebrar, dar a louca.

DAR UM X E XO – (ê). Não pagar a dívida.

DE HOJE A OITO – de hoje a oito dias, inclusive (ex: Você viaja hoje, Biu? Não, Zé, de hoje a oito)

DE JEITO MANEIRA – de modo algum

DÊ O LAVRA – Saia em quanto é tempo

DE ROSCA – algo difícil de ser realizado, duro de sair (ex: E este gol que não sai? Parece que está de rosca)

DENTIQUERO – Dente-do-ciso

DESMANTELO – Ato ou efeito de demolir, arruinar; derribar. Ver dirmantelo .

DIABÉISSO – o que é isso (”Que diabo é isso? ???”)

DIRMANTELO – Variação da pronúncia de desmantelo; diz-se ? visão de uma mulher muito bonita ( Uma mulher dessas é um dirmantelo pra qualquer homem! ). Ver desmantelo .

DO TEMPO DO RONCA – Muito antigo, velho demais: Esse carro é do tempo do ronca.

DOR DE VEADO – o mesmo que “dor desviada”; dor abdominal que dá geralmente em quem bebe muito líquido e vai fazer exercício logo depois.

DUDU – (ver sacolé)

E

E APOI – o mesmo que: e então!

E APOIS?! – Variação de Apois, que por sua vez já é uma variação da conjunção Pois. Indica espanto ao concordar com alguma coisa: – Você está animado para ver o jogo? – E apois?! Ou: – Você tá muito feliz, num tá? – Apois num tou?!

EITA – exclamação

EM GROSSO – No atacado. (Ex: Comprar em grosso)

EMPANZINADO – cheio de comer

EMPRENSADO – dia de folga vítima de feriado prolongado

ENCARNADO – Vermelho, da cor da carne.

ENCARNAR – 1. Perseguir alguém, incomodando, aborrecendo. 2. Avermelhar, dar cor da carne a estátuas e outros objetos; 3. ser a personificação de.

ENFORQUILHAR – Prender na forquilha; dar forma de forquilha a; sentar-se deselegante a cavalo.

ENTÃO – certo

ESBORRAR – Transbordar

ESCANCHADO – Aberto, separado; com uma perna de cada lado de alguma coisa; enforquilhado.

ESCANCHAR – Abrir, alargar as pernas, quando montado a cavalo ou jumento.

ESCAVACAR – Fazer em cavacos, despedaçar, quebrar.

ESMOLÉ – mendigo, pedinte

ESPETACULOSO – Algo muito chamativo

ESPREGUIÇADEIRA – Cadeira de encosto reclinável, também chamada de preguiçosa. Consiste numa armação de madeira, ? qual se adapta um tecido (lona) ou um pedaço de couro.

ESSE MENINO OU ESSA MENINA – vocativos. Por ex: – Que horas são, essa menina? – Hora de deixar de ser enxerido, esse menino? !

ESTAR COM A BEXIGA LIXA – estar com o diabo no couro, estar com tudo.

ESTAR COM A BOBÔNICA – igual a estar com a bexiga lixa, só que no interior de Pernambuco

ESTAR COM A FEBRE – variação de “estar com a bobônica” (ambos na verdade são corruptelas de “estar com a febre bubônica”), também usado no interior do estado. Evite usar esta expressão em Recife: vão pensar que você é “matuto”!

ESTAR COM A MACACA – mais uma variação de “estar com a bobônica, com a bexiga lixa”.

ESTAR COM A MOLÉSTIA – estar mais do que com a bexiga lixa, estar muito “arretado”!

ESTAR NO RATO – pessoa que está há muito tempo sem namorada(o) ou afins.

ESTILAR – Não gostar de uma brincadeira. Aceitar mal

ESTRUIR – Desperdiçar: Pegue só o que você é capaz de comer para não estruir o resto!

ÊTA – contração de “eita”.

EU ACHO É POUCO – 1. Expressão interjetiva com intenção de desprezo, escárnio, maldição: . 2. Nome de um dos blocos que desfilam no carnaval de Olinda.

EU ME ABRO – Diz-se quando a pessoa ri com alguma coisa ou alguém: Eu me abro com as piados de Zé Lezin .

 

F

FARDA – Uniforme

FARNESIM – Variação popular de frenesi. Delírio, desvario, arrebatamento, impaciência, inquietação, gastura, arrepio, comichão, agitação nervosa.

FARRAPAR – “Dar balão”. Marcar um compromisso e não aparecer.

FAZER O BALÃO – Dar a volta com o carro em um circular.

FECHECLÉR – Zíper, fecho de calça (vem do francês “fecho ecláir”)

FERA – Sujeito recém-aprovado no vestibular; algo bom, legal, interessante.

FILAR – No colégio, olhar a prova dos outros.

FODEU A TABACA DE CHOLA! – O que já estava ruim piorou de vez! Equivalente ao espanhol “Ahora és que si fodió todo!”. Note que “chola” significa cachorra vira-lata no cio. Bem, “fodeu a tabaca” dispensa maiores explicações.

FRISOS – Enfeites cromados em um carro

FÚBA – Fubá

FULEIRO – De má qualidade (objetos), sem-vergonha (pessoas)

G

GABIRU – rato grande; estado de “rato” muito grande(vide “estar no rato”).

GAIA – Variação de galha. Chifres de corno, o indivíduo vítima de uma infidelidade. Em outros estados brasileiros existem variações como pontas, chapéu de touro. Traição carnal numa relação a dois. Botar gaia? : função ativa na relação (principalmente a mulher: traidora, gaieira (1) ); Levar gaia? : função passiva na relação (principalmente o homem: traído, gaiudo (2) , chifrudo, corno). (1) Galheira; (2) galhudo.

GALEGO – pessoa loura ou alourada.

GELO BAIANO – blocos de concreto pintados de branco usados para separar as vias de trânsito.

GIRADOR – do trânsito de veículos: circular, rotatória.

GOSTO DE G??S – (ô) Forte entusiasmo, muita disposição.

GOTA SERENA – quase o mesmo que estar com a peste. gota serena é quando o sujeito está muito danado, muito animado; ele está com a gota serena.

GRAXA – molho de comida. Ex: – Está boa a comida? – Bote mais uma graxinha, a mode lubrificar o peritônio!

GRÉIA – azoação (ex: A festa foi a maior gréia)

GUAIAMUM – tipo de caranguejo de casco azulado e carne adocicada, muito apreciado por conterrâneos pernambucanos e turistas.

GUARAN?? – denominação genérica de qualquer refrigerante. Ex: – Que guaraná você quer, Juquinha? – Coca-Cola, mainha!

I

IAPOI – o mesmo que “e apoi”.

INFELIZ DAS COSTA OCA – É um tipo de xingamento. Ex: Aquilo é um infeliz das costa oca, um mal carater, um mal elemento!

INHACA – catinga, mau cheiro.

INTERAR – (Por inteirar). Completar: Me dê aí um dinheirinho preu interar minha passagem.

J

JANTE – roda do carro

JERIMUM – Moranga (abóbora)

L

LANTERNEIRO – funcionário da oficina mecânica que corrige imperfeições na lataria do carro.

LAVRA – Ver dê o lavra.

LENDA – Uma mentira que já surtiu efeito em pequenas comunidades, afetando seu modus vivendi, e que só foi descoberta tardiamente; mentira. Ex: – Mário me disse que capotou o carro 4 vezes e depois ainda saiu andando. – Isso é lenda dele.

LESEIRA – abestalhamento, idiotice, molesa.

LESO – abestalhado, demente, idiota, doido da cabeça.

LINGUA TRELOSA – pessoa que gosta muito de zuar, que fala besteira.

LISO – sem dinheiro.

LOLÓ – mistura de éter e clorofórmio utilizada como entorpecente no carnaval (é proibido e prejudicial ? saúde: causa câncer)

M

MACACO – ganbiarra, gato e cabrito

MACAXEIRA – variedade comestível da mandioca

MACHO – Valente, brabo, cabra da peste.

MAINHA – o mesmo que mamãe; diminutivo de mamãezinha.

MALA – Ladrões, almas-sebozas, etc. (Ex: A esta hora da noite os malas estão soltos)

MAL-ASSOMBRADO – Diz-se quando uma coisa não vai bem ou não está clara: Fulano está vivendo um casamento mal-assombrado; ou: Vive metido nuns negócios mal-assombrados .

MALOQUEIRO – menino de rua, pivete

MAMULENGOS – bonecos de espetáculos para divertir as crianças. Podem ser controlados por fios ou ôcos, onde se coloca a mão dentro para dar-lhes movimento. Teatro de mamulengos: pequeno palco onde os mamulengos se apresentam.

MANEIRO – coisa leve, que não tem muito peso (ex: Esse pacote está bem maneirinho)

MANGAR – tirar sarro

MARRETAR – furtar coisas de pouco valor.

MARRETEIRO – ladrão vagabundo.

MASSA! – interjeição: muito bom, legal, excelente!; fera.

MATUTO – caipira, pessoa do interior.

MEI MACACO, MEI SAGÜIM – Emprega-se para questionar a autenticidade de alguma coisa ou pessoa. (Ex: Ele me arranjou um pedreiro mei macaco, mei sagüim?”, “Botou uma comida mal-assombrada, um negócio “rúin???, mei macaco, mei sagüim!”)

MEI PEDA, MEI TIJOLO – Ver mei macaco, mei sagüim.

MEIO-FIO – paralelepípedos que separam a calçada da rua.

METIDO A CAVALO DO CÃO – metido a besta, sujeito que pensa que é muita coisa sem ser.

METRALHA – Entulho

MOCHILA – Sacola de mercado

MONSTRO(1) – uma pessoas sinistra de atitudes estravagantes (Ex: Tu é um monstro)

MÓNSTRO(2) – pessoa entendida sobre certo assunto. (Ex: “José é um monstro no tamborim! Toca muito bem”).

MORINGA – vaso de barro onde se armazena água.

MUGUNZA – canjica

MULÉ – forma de chamar mulher

MURIÇOCA – pernilongo.

MURRINHA – O mesmo que ********do, lascado. (Ex: “Tu és uma murrinha!”).

N

NARIZINHO DE PORROTE – nariz achatado e não muito saliente.

NA TODA – Com muita pressa, na carreira, em toda a velocidade: Quando soube do que estava acontecendo, Fulano saiu na toda para o local.

NO PRÓ – sem problemas, sem bronca.

NOPRÓ – problema de difícil solução (ex: Já recebeu o dinheiro? Que nada, deu o maior nopró lá no banco)

NOS CAFUNDÓS DO JUDAS – muito longe (variantes: “nos quintos dos infernos”, “onde o vento faz a curva”, “onde judas perdeu as botas”)

NÓ CEGO – problema de difícil solução, sujeito enrolado, complicado

O

O TAMPA – sujeito bom em algo.

OIÃO – Olho grande, inveja.

OITÃO – parte do quintal que dá para os lados da casa

OLHO DE BILA – Pessoas com o globo ocular saltado. Pessoas invejosas, com “olho grande”.

OVO – nada (Ex: Não entendi OVO)

OXE, OXENTE, UXE, UXENTE – interjeições de espanto (corruptelas de “oh, gente!”)

P

PAIA – mulher feia; festa desanimada; objeto ruim, de má qualidade; o mesmo que fuleiro.

PAINHO – o mesmo que papai; corruptela de papaizinho.

PANTEL – Brabo, corajoso. Variação para o masculino de pantera (quer dizer: o macho da pantera) . Palavra criada pelos “machistas??? de Ribeirão/PE, por não aceitarem o apelido de pantera (“palavra feminina para qualificar macho?! Ôxe!!???); assim, criaram o pantel .

PARADA – Ponto de ônibus

PAREDE E MEIA – perto, vizinho. Ex: minha casa fica parede e meia com o supermercado.

PASSARINHA – Placenta de vaca frita de aparência semelhante ? filé de Fígado.

PEBA – vagabundo, de má qualidade

PEGOU AR – Expressão que significa perder a paciência ou não gostar de algum comentário. (Ex: “Ôxe! Zé não gostou da brincadeira, pegou ar!”)

PEGOU EM MERDA – Diz-se quando alguém se dá mal em alguma coisa: Fulano pegou em merda!

PEGAR EM BOMBA – Ver pegar em Merda

PEGAR EM BOMBA CHIANDO – “Pegar em bomba” agravado.

PEGAR O BÊCO – Sair fora, ir embora.

PEGUENTO – suado, suarento; pegajoso.

PEITICA – insistência, renitência.

PEREBA – inflamação, ferida em qualquer parte do corpo.

PERRENGUE – dificuldade financeira (Ex: “To passando por um baita perrengue”).

PERRONHA – sujeito que joga mal o futebol.

PERÉBA – inflamação, ferida em qualquer parte do corpo.

PICHAIM – cabelo carapinhas, enrolado.

PICHETE – o mesmo que cabelo pichaim.

PINDAÍBA – sem dinheiro, passando por uma situação difícil. Ex: Estou numa pindaíba da febre.

PIRANGUEIRO – sujeito pão-duro, avarento

PIRIQUITA/PRIQUITO/PIQUITO – ******.

PIRRAIA – Variação de pirralho. Comum aos dois gêneros. Caracterização de quem é pequeno. Criança, guri.

PISA – Bronca. (Ex: “Joana deu um pisa na filha”).

PISAR – Ir embora. (Ex: “João pisou”).

PITOCO – 1. Botão de aparelho de som. 2. Coisa ou pessoa pequena.

PITOMBA – fruta de casca marron, interior viscoso.

PÃO BOLA / PÃO REDONDO – Pão hamburguer

PÃO CAIXA – Pão de forma

PÃO COM BANHA – Diz-se quando um homem faz **** com uma mulher logo depois que outro fez: Você pensa que levou vantagem comendo Rosinha? Você comeu foi pão com banha de Fulano .

PARÊIA – Amigo, camarada (Ex.: Diga aí, parêia!)

PÉBA – vagabundo, de má qualidade; o mesmo que fuleiro, paia. De qualidade inferior, ordinário, reles.

PEGADO – “Dinheiro Pegado”, dinheiro alto, não trocado (Ex: nota de R$ 50,00)

POTOCA – Conversa sem importância. (Ex: Fulana tava lá conversando potoca)

Q

QUE NEM – igual a, tal qual (ex: Se avexe, menino, você hoje está que nem aruá)

QUEBRAR CATULÉ – “Quebrou catulé”. Diz-se quando a arma de fogo falha (não dispara); quebrar coco.

QUENGA – Mulher vulgar; ****

R

RABO PRESO – Diz-se quando alguém tem comprometimento com pessoas envolvidas em coisas ilegais ou reprováveis: Fulano não abre o bico porque tem rabo preso .

RALA-BUXO – festa onde se pode dançar, forró

RAPARIGA – Prostituta (Ex: Filho de uma Rapariga)

RATO (TOU NO RATO) – Liso, quebrado, sem dinheiro.

RELAR – arranhar (ex: Foi passear de tobogã, relou a bunda)

RESENHA – resumo, história

RISADAGEM – Riso de perder o fôlego

ROCHEDO – “O cara é Rochedo”, o cara é gente boa, de confiança

RODAGEM – estrada (mais usado no interior do estado)

ROMPER O ANO – atravessar a festa de ano novo (ex: Onde você vai romper o ano? Em Boa Viagem, é claro)

ROÇAR A PITOCA – dançar coladinho, tirar um sarro.

RÚIN – Variação da pronúncia de ru i m (í).

S

SACOLÉ – picole em saquinho – gelinho

SAIMENTO – Atrevimento, enxerimento, saliência, exibicionismo.

SARARÁ?(1) – formiga pequena, da bunda vermelha

SARARÁ?(2) – pessoa de feições negras e cabelo alourado ou avermelhado (provavelmente resultantes do cruzamento de negros e holandeses).

SARGAÇO – algas marinhas.

SARRAR – Namorar se esfregando (compatível com o “dar uns máio”)

SE ABRIR – gargalhar, rir em demasia.

SEGURAR A VELA – acompanhar um casal de namorados ao restaurante, ao cinema etc.

SEM UM TOSTÃO FURADO – sem dinheiro. Ver “liso”.

SENTIDO – 1. Triste, pesaroso: O menininho chorava de um jeito tão sentido, que dava pena. 2. Começando a apodrecer, com princípio de cheiro e sabor ruins: Esta manteiga está sentida .

SINAL – semáforo

SORÓ – bobo

SUPRA SUMO – o bom, o maioral, aquele que está acima do “tampa de Crush” e do “cão chupando manga”

SUPRA SUMO DO ** DO PATO – o bom, o maioral, aquele que está acima do “tampa de Crush” e do “cão chupando manga”.

T

TABACA – ******, perseguida, vulva

TABACA RASPADA – Nome dado á Vila do Arlen

TABACUDO – bobo, “abestalhado”, abobado, “abilolado”

TABELIER – painel do carro

TAMBORETE DE ZONA – sujeito baixinho.

TAMPA – sujeito bom em algo

TAMPA DE CRUSH – é o cara que é “muito tampa”: o tipo do sujeito que toma uma Crush quente sem fazer careta!

TARECO – Biscoito de massa de pão-de-ló.

TIRAR O CABAÇO – desvirginar.

TIRAR ONDA – Tirar sarro

TORAR – partir, quebrar; desvirginar.

TORAR UM AÇO – sentir medo intenso, passar por situação de aperto. A origem do nome tem haver com a contração dos esfíncteres.

TOTÓ – Pimbolim

TOU NO RATO – (Ver rato).

TRANCELIM – Cordão de ouro, colar.

TRAQUINO – menino traquino, o mesmo que menino agitado, levado.

TRELOSO – o mesmo que arteiro

TRIBUFU – mulher feia.

U

UM PÉ LÁ?, OUTRO CÁ? – ir e voltar rapidamente. Diz-se também “Vou num pé e volto no outro”.

UNHA DE FOME – Diz-se de quem não gosta de gastar de dinheiro.

V

VENENO DO RATO – quando alguma coisa é muito boa, ex: esse cuscuz está o veneno do rato.

VIRADO NO MOLHO DE COENTRO – estar com tudo e não dever nada a ninguém. Ser capaz das maiores realizações, por exemplo subir em um pé de coentro sem curvar seu caule.

VISSE? – Por “Viste?”. Expressão largamente difundida no Recife: Hoje eu não vou, não, visse? ; ou: Tu visse o que aconteceu?! . Essa variação da segunda pessoa (pretérito perfeito) para o imperfeito do subjuntivo se dá em muitos outros verbos: Tu olhasse? ; ou, simplesmente: Olhasse? ; Fosse? ; Chamasse; etc. Existem também as variantes pronominais com emprego do pronome na segunda pessoa e verbo na terceira: Tu quer um pedaço de bolo?. Ou este outro tipo de construção: Adoro tu ; “Tou com saudade de tu…? (Dominguinhos e Nando Cordel, Gostoso Demais ).

VIXE MARIA! – expressão de espanto, de susto. Ex.: Vixe maria! Que cangaceiro perigoso da peste!

VO NÃO – não vai

VOINHA – o mesmo que vovó; corruptela de vovozinha.

VÔTE, HOMEM! – interjeição de espanto (corruptela de “Vou-te, homem!”). Mais usada no interior do estado.

X

XEREM – Polenta

XEXERO – (ê). Por seixeiro . Caloteiro, mau pagador, passador de xexo.

XEXO – (ê). Por seixo . 1. Calhau, fragmento de rocha. 2. Calote em prostituta. Consta que, ao tempo da mineração, o minerador sem dinheiro para pagar; prostituta fingia dar-lhe uma pepita e, em lugar disto, dava um seixo; daí a expressão: Passou um xexo ou Deu um xexo .

XIMBRA – Bola de gude.

Z

ZABUMBA . Ver banda de pífanos .

ZAMBETA – de pernas tortas

ZAROLHO – vesgo, que tem os olhos trocados

ZOADA – barulho, confusão (ex: Que zoada é essa? É o trio elétrico passando)

ZONA(1) – local do baixo meretrício

ZONA(2) – bagunça, confusão (ex: Joãozinho, vá arrumar o seu quarto, que está a maior zona)

ZUADA – o mesmo que zoada.

 

XYCbA.png?1530756853

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nome do estado: GOIÁS

 

picar a mula: fujir

jogar no verde: puxar pela boca para colher informações

comer na gaveta: pão duro

orelha em pé: ser atento, esperto

veeeeeeeeeeeeéiiiiiiiiiiiiiiii: vc não sabe!!!

ihhhhhhhhhhh vééeei: não vai dar

 

entre outras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estado Goiás..

''Aneeem'' ou ''Neeeem'' : Expressão de desanimo para com algo, geralmente em ouros estados é ANÃÃÃO.

 

'Paia'' ou ''Pisada'': Teve uma atitude ''chata/ruim''.

 

''Tipo'': Dae tipo (É uma especie de frase..)

 

''Véiii'' ou ''Ou fih'': Deixa eu te contar algo.

 

''Né..'' : Ultimamente os adolescentes (Eu), tem utilizado bastante, usado quando você concorda com a afirmação que alguém fez anteriormente.

 

Se eu lembrar de mais edito... Leão sabe algumas também.. Já que é de Gyn (Abreviação de Goiânia) também...

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.