Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Como configurar corretamente suas rates no CS:S


Isonix
 Compartilhar

Posts Recomendados

Come´ando

 

Depois que eu configurei direitinho a parte de rates do meu CS:S eu percebi uma melhora significativa nos hits... HS principalmente... tinha hora que dava raiva, eu aqui com a certeza de q tinha atirado na testa do cara, até sangue tinha no cara, mas o sv dizia q NÃO, NÃO ACERTOU NADA!!!

Agora ainda acontece isso, mas bem menos... isso porque o netcode do CS:S falha muito na hora de registrar os hits, é verdade, mas uma boa configura´ão das rates pode diminuir bastante esse problema.

 

(ESSE VAI SER UM LOOOONGO POST)

 

O que eu vou postar aqui é o resultado do que aprendi lendo vários tópicos em diversos fóruns e algumas coisas que eu aprendi enquanto testava essas configura´ões. Vamos às CVARS (Console VARiableS ou variáveis de console)

 

Rate

Tipo, rate deveria ser = a velocidade da sua conexão, em bytes... tipo... velox 300kbps? rate = 300000. Mas não é bem assim. Principalmente porque o CS:S nunca vai precisar te mandar tantos bytes assim em 1 segundo. Sem contar que em se tratando de ADSL, você nunca pega a velocidade nominal indicada.

Então qual seria o valor mais correto? Vamos fazer umas continhas... Se cada pacote enviado mede no máximo 256 bytes e você está rodando a 100 fps, ou seja, pedindo 100 pacotes por segundo, logo, a rate máxima necessária seria de 25600 (256 * 100 = 25600), 25000 pra arredondar.

Teoricamente, alguém que rode a 50 fps poderia baixar esse valor pra 12500 (12000) mas eu não aconselho baixar de 10000, qualquer que seja seu fps.

 

cl_updaterate e cl_cmdrate

cl_updaterate pode ser facilmente setada para o máximo de fps que você consegue no jogo... mesmo os que pegam mais do que 100 fps, normalmente limitam em 100 para ficar na mesma taxa de atualiza´ão do monitor, que normalmente é 100 na maioria das resolu´ões jogadas. Já cl_cmdrate não é bem assim, não... muitos colocam os dois em 100, mas isso é errado, cmdrate é dependente da tua taxa máxima de upload... portanto, se você tem velox 300/150, você pode enviar a no máximo 150kbps (18750 bytes por segundo), logo, setando cl_cmdrate em 100 (25600 bytes por segundo) você estará ultrapassando o limite da sua banda de upload, o que causará choke na conexão.

Nos meus testes, um cl_cmdrate de 50% do valor do cl_updaterate é suficiente para não causar choke, mas você pode ir aumentando esse valor aos poucos e checando o choke no net_graph pra ver se aumenta. Quando o choke passar de 0, você desce o valor do cl_cmdrate uns 5 pontos. Tenha em mente que toda vez q o cl_cmdrate for maior do que o fps, você terá choke. Pros que gostam de setar cmdrate em 10 ou 1 pra fingir q tem ping baixo, saibam q isso aumenta as chances dos seus hits não registrarem.

 

Outras configs importantes:

 

cl_smooth 0

o padrão é 1, e isso só é bom pra quem tem uma conexão e máquina dos sonhos... em todos os testes q eu fiz, o jogo apresentou mais performance de rede e de gráficos com o cl_smooth desativado. Sempre que desativar o cl_smooth, ative o cl_lagcomp_errorcheck, e vice-versa... nunca use os dois ligados ou os dois desligados, pois causará muitos erros de registro de hits.

 

cl_interp

Mexex no interp foi o que mais me ajudou a errar menos tiros. Pra quem joga em vários servidores diferentes, é bom deixar no valor padrão, 0.1 ou em 0.05 (o que eu uso normalmente), mas quem joga só em 1 servidor pode otimizar esse valor para ajudar no registro dos hits. Pra isso basta setar cl_interp = 1 / cmdrate real do servidor, que no caso da neoline, no net_channels eu recebo 33 pacotes por segundo, logo 1 / 33 = 0.03.

Mas vale um aviso... a maioria das pessoas não mexe nesse valor, deixando em 0.1 padrão, se você alterar o seu valor, as pessoas com interp maiores do que o seu aparecerão se teleportando na tela (quanto mais diferente o interp, mais feio o teleporte).

Se causar loss ou choke, vá aumentando o valor do interp até zerar os dois.

 

Um último comando: cl_cmdbackup.

Se você, olhando no net_graph 3, percebe que NUNCA tem loss, deixe o cl_cmdbackup em 0 (zero), se raramente acontece loss (meu caso), deixe em 1, e se acontece loss com frequência, deixe em 2. Isso faz com que pacotes de backup sejam enviados para o servidor, para evitar perda de dados (e consequente perda de hits).

 

Por fim, aqui vão as minhas configs de rede:

 

rate 25000

cl_updaterate 100

cl_cmdrate 70

cl_interp 0.05

cl_smooth 0

cl_lagcomp_errorcheck 1

cl_cmdbackup 1

 

Como eu sempre pe´o, postem o resultado das modifica´ões de vocês aqui... se melhorou, se piorou, etc...

 

 

 

 

Post 2

 

As fórmulas tão todas implícitas no meu texto, mas vou simplificar (generalizando):

 

1. RATE

Conexão 256kbps: rate entre 15000 e 20000

Conexão de 300kbps ou mais: rate entre 20000 e 25000 (mais que isso é exagero e desnecessário)

 

2. cl_updaterate

O ideal é um valor equivalente ao máximo de fps que seu PC te dá... tipo, se qdo vc tá com a cara na parede, num mapa leve, com 3 pessoas jogando vc tem 60 fps, deixa o cl_updaterate em 60.

 

3. cl_cmdrate

Deveria ser igual ao número de fps, mas desde que isso não ultrapasse a sua capacidade de upload, pra não causar choke (a linha engasga e os pacotes chegam atrasados). Pra calcular o cl_cmdrate máximo, transforme o seu upload máximo em bytes e divida por 256:

velox 300 tem 150kbps (150000 bits por segundo) de upload, logo:

150000 / 8 = 18750 bytes por segundo (8 bits = 1 byte )

18750 / 256 = 73

Então, 73 é o limite máximo do seu cl_cmdrate, mas este não deve ser usado, uns 20% a menos do que o máximo é o ideal, ficando entre 55 e 60. Lembrando que se vc perceber que está com choke (pelo net_graph 3), vá diminuindo de 5 em 5 esse valor até o choke zerar.

 

3. cl_interp

O ideal pra neoline é 0.03, pq o tickrate é 33 (1/tickrate), mas pra quem joga em vários servidores é bom deixar em 0.05 e pra quem não gostar de ver uns caras teleportando, deixa em 0.1 mesmo.

 

4. cl_cmdbackup

deixa em 0 (zero) e checa no net_graph 3 se não tem loss... se tiver loss, aumenta pra 1... se continuar com loss, aumenta pra 2, se continuar com loss, assina outra net. (lembrando q CPU lenta tb causa loss)

 

5. uns parametros extras q são fixos:

cl_smooth 0

cl_lagcomp_errorcheck 1

 

ou

 

cl_smooth 1

cl_lagcomp_errorcheck 0

 

----------

 

Lembrando que não é bom somente digitar isso no console e esquecer... o ideal é criar um arquivo no notepad, escrever os comandos um em cada linha e salvá-lo como autoexec.cfg na pasta "PASTA_DO_STEAM\STEAMAPPS\SEU@EMAIL\COUNTER STRIKE SOURCE\CSTRIKE\CFG\"

 

Se o arquivo já existir, apenas abra-o e adicione as configs no final do arquivo.[/b]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.